Kátia Abreu sobre Marina Silva: "é impossível o diálogo com uma pessoa como ela".

A seguir, os principais trechos da entrevista da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) ao Valor Econômico:

Valor: A senhora está satisfeita com o texto aprovado pelo Senado?
Kátia Abreu: Estou feliz com o marco que estamos vivendo, é uma quebra de paradigma muito importante para o país. Sofremos por mais de 15 anos nas mãos de uma ditadura feita por uma minoria do Ministério do Meio Ambiente, do Conama e do Ibama. Os agricultores não tinham voz, eram voto vencido e suas palavras eram motivo de deboche. Meu sentimento de alegria não se deve à ideia de ganhar uma votação no Senado. Acredito que foi feito o que precisava ser feito. Tivemos a sorte de os parlamentares estarem antenados com o assunto, todos quiseram participar.

Valor: Como avalia a reação internacional, principalmente das ONGs ambientalistas, em relação ao texto?
Kátia: A verdade é que acabaram os dias em que só ambientalistas e ONGs internacionais comandavam esse assunto como uma procissão. Ninguém mais vai tratar de meio ambiente no Brasil como um dogma ou religião. E sei que isso deve ser desesperador para essas pessoas, afinal foram muitos anos de comando absoluto. Agora estamos saindo da verdade absoluta e partindo para um debate democrático.

Valor: Houve mudança na postura do Ministério do Meio Ambiente?
Kátia: Eu tenho que reconhecer que, embora a ministra Izabella Teixeira não tenha concordado com algumas de minhas ideias - é claro que ela não é obrigada a concordar -, ela foi importante nesse processo. Essa mudança de condução do debate derrubou a tese de que, se o ministro do Meio Ambiente não fizer tudo o que os ambientalistas querem, não é um bom ministro. É o mesmo que dizer que o ministro da Agricultura tem que atender 100% do que os agricultores querem. Essa ideia acabou. Na Inglaterra, o ministério do Meio Ambiente e da Agricultura é um só. Não há possibilidade de tratar uma coisa sem se atentar para a outra.

Valor: A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva criticou o texto aprovado pelo Senado.
Kátia: Você já viu algum criador querer matar a sua criatura? Foi ela quem construiu todo esse imbróglio. A ex-ministra Marina Silva é quem gerou todo esse desentendimento artificial. Ela é protecionista, mas eu acredito no desenvolvimento sustentável. A verdade é que a ex-ministra perdeu os argumentos e, inclusive, o apoio do Congresso, porque é impossível o diálogo com uma pessoa que pense como ela.

Valor: Que avanços a senhora destaca do texto aprovado pelo Senado?
Kátia: O cômputo da reserva legal com a APP [área de proteção permanente] é um avanço. Imagine que você tenha uma fazenda com um rio, onde a sua APP é tão larga que chega a consumir 30% de sua fazenda. Pela regra anterior, você ainda tinha de deixar mais 20% de área para reserva legal, ou seja, metade da fazenda ficava inviabilizada. Unir o somatório disso e poder ter escalas de 80%, 50% 35% e 20% foi um grande avanço. A decisão de transformar as multas em serviços ambientais também foi extraordinária.

Valor: A decisão de anistiar desmatadores tem sido muito criticada.
Kátia: Querem colar essa ideia de anistia, mas isso não é verdade. Seria anistia se tudo estivesse perdoado. Teremos de recompor áreas por um erro cometido. As regras determinam a recomposição do mesmo bioma, não necessariamente no mesmo Estado. Isso, aliás, vai dar o que falar. Imagine a situação do pampa gaúcho. Como é que aquele bioma será recomposto em outro Estado? Além disso, nós deveremos perder 30 milhões de hectares em área de produção, se tudo for cumprido à risca. Isso significa R$ 40 bilhões. Isso não é prejuízo para os agricultores?

Valor: A senhora acredita em possíveis vetos pelos deputados?
Kátia: Acho que não será um debate fácil. Essa régua de que a área de mata ciliar de qualquer rio tem que ser recomposta entre 15, 30 e até 100 metros é um negócio que não tem como virar realidade. Muita coisa não há como reverter, temos que pensar no que será feito daqui para frente. Acho que é um ponto difícil de ser aceito na Câmara e complicado para os pequenos produtores cumprirem à risca.

Valor: Acredita que um texto final seja enviado à presidente ainda neste ano?
Kátia: Acredito que todos estão com a consciência de que é preciso levar algo para casa. Por isso estou muito confiante na aprovação do código. Temos um marco inicial, há muitas regras e regulações que podem ser feitas depois. Vamos respeitar o momento e aquilo que foi possível obter. Não há verdade absoluta nessa discussão.

6 comentários

a resposta a segunda pergunta eh demolidora!!!!!!

essa eh a minha presidente!!!!!

não so o meio ambiente como todos os outros assuntos tem que ser libertados das mãos dessa corja...

Katia Abreu esta demonstrando que a solução possível eh reagir ou reagir, não ha outro caminho...

se enfiarmos cada vez mais a cabeça no buraco viveremos como vermes, sempre a reboque do que essa canalha quer...

eh reagir, mostrar a sociedade os números, os fatos e a coisa começa a mudar...

não da eh pra fazer programa eleitoral CAGÃO, sem nada mostrar e ainda ficar exibindo figuras desprezíveis na tv pra tentar ganhar uns votinhos de indecisos...

Katia Abreu joga limpo, aberto, caminha de frente em direção ao adversário, não anda de lado feito caranguejo e nem se esconde atras do muro, como a maioria desses cagões que habitam a oposição...

Katia Abreu esta se lixando para votos dos petralhas...

ela quer eh o voto de quem interessa, da gente decente desse pais...

Reply

Falou tudo Senadora Kátia, e o nome do troço é dono da verdade, só ela quem tem a chave da sabedoria ambiental, da solução de todos os problemas. Uma pergunta fica sempre no ar: Por que esse desespero em tentar desqualificar o Código Florestal?, sem ao menos lê-lo antes e, discuti-lo com as pessoas envolvidas (parlamentares) e ruralistas que sustentam esse imenso país, que inclusive foi a salvação da balança comercial do trimestre? Assim não dá, dona Marina!

Reply

Em 2014 eu quero Serra pra Presidente e Kátia Abreu como vice! Não quero nada menos do que isso!

Reply

Coronel,

Isto só prova que a tal Marina Sonhática sofre de esquizofrenia!!!

JulioK

Reply

É difícil dialogar com quem ainda acreditra no criacionismo.

Reply
Manoel Francisco Gomes mod

8/12 - 9:53 - Prefiro inverter: Kátia Abreu como presidente, em 2014. Serra, quando muito, como vice. Também pode se candidatar a senador, se quiser. Ele já deu o que tinha de dar. Tergiversa demais, ao contrário de Kátia Abreu, que deixa bem claro de que lado está. Serra ainda é muito "esquerda" em cima do muro. Precisamos de liberais no governo e Kátia, pelo menos no momento, parece-me a melhor opção.

Reply