Comunicar o quê?

Depois de alimentar a ilusão de que o PSDB foi derrotado porque não soube defender o legado de FHC, creditando ao fato todas as mazelas, os tucanos entoam um novo mantra: o  problema do partido é comunicação, comunicação, comunicação. Esta bobagem, proferida por Fernando Henrique Cardoso, José Serra e por outros emplumados vai levar os tucanos, novamente, para o fundo do poço.

Houve um tempo em que publicidade vendia qualquer coisa, inclusive produtos mal formulados, mal embalados e mal produzidos como um partido político. Havia pouca concorrência e o eleitor não tinha parâmetros para fazer comparações.  Partido político virou commodity e das ruins! Sopa de letrinhas, antro de corruptos, conluio de safados. As lideranças passaram a estar acima dos partidos e, por isso, venceu quem construiu lideranças como o PT fez com Lula, por exemplo. 

Lula não é um produto de si mesmo. É um produto da unidade partidária, é muito mais forte que a estrela que simboliza a legenda. De outro lado, que liderança é FHC, que exultou ao perder o governo para um pobre metalúrgico, sumiu nas primeiras classes dos vôos internacionais para curtir a sua vida acadêmica nas melhores universidades do mundo, aparecendo somente na hora de arbitrar, na mesa do Fasano, as divergências partidárias? Ou para elogiar a nova presidente com declarações que, obviamente, serão jogadas na cara dos tucanos na próxima campanha presidencial?

O problema do PSDB, sendo simples e direto, é não ter o que dizer para a sociedade brasileira, como partido político. É não representar uma alternativa de poder, melhor do que o que aí está. Tanto não tem que teve que voltar atrás para recuperar o tal legado de FHC, que não tem o mínimo apelo, que não tem a mínima força, que não significa mais nada para o eleitor e que José Serra fez, sim, muito bem em não utilizar nas últimas eleições. Se utilizasse teria perdido no primeiro turno ou será que os tucanos esqueceram de Geraldo Alckmin com aquele coletinho ridículo, cheio de marcas de estatais, dizendo que não iria privatizar em 2006? As pessoas que ainda lembram dos bons tempo de FHC, nos dias de hoje, odeiam o ex-presidente. Odeiam porque ele criou o fator previdenciário que hoje atormenta 9 milhões de aposentados e outros tantos milhões em vias de encerrar a sua vida produtiva. É óbvio que FHC foi um grande presidente, mas eleitoralmente é um fracasso. Lula elegeu um poste. FHC não elegeu o Serra. Deu para entender ou é preciso desenhar?

O pior não é isso. O pior é que não dá para o PSDB fazer mais do que... isso que está fazendo. Desunido, desarranjado, liderado por medíocres, rachado ao meio, apostando o seu futuro nesta farsa chamada Aécio Neves (que vai ser engolido por Eduardo Campos, do PSB, que está furos acima dele!), que tem liderado as traições entre tucanos desde 2002, o PSDB não tem o que comunicar. Não tem mensagem porque não tem produto. Não tem produto porque não tem planejamento. Não tem planejamento porque não assume a sua principal missão, que é a de fazer oposição dura, sistemática, agressiva, jamais propositiva. Vai conseguir fazer isso com dois "diplomatas" dirigindo os estados mais importantes da oposição, que se desfazem em salamaleques e elogios diante da presidente da República para obter favores e verbas?

Não, tucanos e tucanas. O problema do PSDB não é comunicação. É não ter o que dizer e não ter o que mostrar. O partido está sendo conduzido pelo velho paradigma de que oposição se faz no Parlamento e não no Executivo. Sendo minoritário na Câmara e no Senado, os corajosos como Álvaro Dias, Aloysio Nunes, Mário Couto são tratorados sistematicamente e os medrosos e oportunistas como Aécio Neves se encolhem e se escondem. Há muito que este Blog vem dizendo que a única forma do PSDB recuperar o poder é contrapor-se no âmbito estadual ao que o PT está fazendo em âmbito federal. É fazer casa mais barata que o Minha Casa, Minha Vida. É dar mais vaga do que o Prouni. É criar programas próprios, sob as mesmas marcas para que, lá na frente, o partido possa mostrar uma obra que reflita uma capacidade maior, exibindo resultados concretos. É difícil? É, é praticamente impossível, mas é a única forma de mostrar unidade, coesão e projeto de governo, não de poder.

O problema do PSDB não é comunicação. É não ter o que dizer. É não ter o que mostrar. É não ter apelo eleitoral. É ser um péssimo produto. Não se iludam, tucanos. Se não aceitarem esta dura verdade, nunca mais voltarão ao poder. E olha que atrás vem gente mais humilde e mais esperta. 
..........................................................................
Complementando...

Recentemente, a Juventude Tucana fez uma reunião em Goiânia, para definir pontos comuns a serem defendidos pelas futuras lideranças do PSDB. Refletiram, no que decidiram, a pobreza de idéias dentro do partido. Dos cinco pontos definidos como centrais, nenhum confronta a situação e tipifica um comportamento de oposição.
  1. Redução da maioridade penal. 
  2. Corrupção como crime hediondo. 
  3. Meia entrada para jovens. 
  4. Fim do alistamento militar. 
  5. Exigência de primárias par definir candidatos. 
Nada sobre drogas. Nada sobre emprego. Nada sobre saúde. Nada sobre melhoria da péssima educação que temos no país. É falta de comunicação ou é falta de mensagem?

28 comentários

Coronel,

Então, resumindo a novela, o problema é DESUNIÃO PARTIDÁRIA.

Então, ou o PSDB corta na carne ou vai morrer.

Quanto ao FHC, não gosto mais dele porque sou contra a maconha e a Dilma, pois droga faz mal a saúde!!! rsrsrsrs

JulioK

Ps.: abusei do "então" de proposito!!

Reply

Sr Coronel:


Parabéns pelo texto,brilhante.
Os tucanos estão acreditando ainda no voto útil da década de oitenta.
Da pena ver tantos políticos batendo cabeça,o que fhc fala é um despautério,o chuchu continua chuchu,o TRAÉCIO consegue se TRAÍR.
Os senadores Alvaro Dias,Mario Couto e Aloysio Nunes mantem a dignidade,porém é pouco.
Não sou partidário de Serra,votei nele no primeiro e segundo turno,o chamado voto útil,prefiro hoje a Senadora Katia Abreu para presidente,clara,objetiva e direta nos assuntos e temas tratados,água é água pedra é pedra.Os tucanos ainda acreditam que estar em cima do muro,a esperar a pedra virar água é uma posição inteligente.
De traíragem em traíragem vão levando a vida.
PSDB NUNCA MAIS

Saudações

Reply

Cel

O que os militantes do PSDB querem receber de retorno dos eleitores após DÉCADAS seus lideres errando na postura e comportamento.

Postura:

“Fiz a reforma da Previdência para que aqueles que se locupletam da Previdência não se locupletem mais, não se aposentem com menos de 50 anos, não sejam vagabundos em um país de pobres e miseráveis”
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente, maio de 1998

Comportamento Lula aumentou os valores de sua pensão presidencial e FHC ficou calado.

Postura: Além da aposentadoria de presidente também recebe, aposentadoria de professor, perseguido político (esta sem IRPF) e como senador.

Comportamento: Na época do Mensalão todo o PSDB e DEm eram a favor das investigações.

Postura:
"Eu não estou aqui para ver o PT se arrebentar. O Brasil precisa de partidos que tenham uma certa história, e o PT tem."
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente
2005

Comportamento: Na época do Crise do Palocci todo o PSDB e DEM eram a favor das investigações.

Postura:
“Prefiro ver as explicações dele. Acho normal que a pessoa tenha rendimento e esse rendimento promova evolução patrimonial. De forma alguma ia crucificar uma pessoa por causa de sua evolução patrimonial”
José Serra (PSDB) - eterno presidenciável tucano defendendo Palocci
Fonte: O Globo
17/05/2011

POSTURA:

Minha opinião é a de que a maconha pode ser tratada de forma diferente. Isto é, regulada como é o álcool e o cigarro
Fernando Henrique Cardoso, ex presidente, PSDB-SP
Fonte: Trip
21/05/2011

POSTURA DE PERDEDOR:

"Não é fácil ser oposição no Brasil"
Geraldo Alkmim, governador de São Paulo
Fonte: Estado de São Paulo
29/03/2011


Se continuar passo o dia inteiro aqui.

Agora só pensam em receber a Verba Partidaria.

Átila

Reply

Gostaria muito que Aécio Neves saísse do PSDB,ele não ajunta pelo contrário espalha.

O partido não venceu mais em Minas depois que ele passou a comandar o tucanato mineiro,ele já recebeu propostas do PSB e PMDB,acho que deveria mudar de partido mesmo.

Reply

Muito bem dito Coronel. Com traíras como Aécio Neves e Sérgio Guerra, o PSDB vai ter o mesmo fim que o DEM. E se o Serra não sair logo desse partido de traíras, melhor pendurar as chuteiras.

Por incrível que pareça, o recém-nascido PSD já tem nomes mais fortes para 2014 que o PSDB, apenas por ser mais unido.

Reply

Parabéns Coronel. A conclusão no entanto poderia ser que o PSDB não tem um comunicador. O discurso está aí disponível para todos, todos os dias.
Lula discursou o que a imprensa escrevia durante 30 anos apoiado pelos militantes e militontos úteis. Depois cuspiu no prato.
Ainda tenho dúvidas se Serra continuará flutuando. Ele tem qualidades como comunicador mas infelizmente escolheu não confrontar Lula e dançou. Sem por o dedo no nariz de Lula ou Dilma ninguém vai em frente. Eles mentem descaradamente.

Mago

Reply

Dilmas, Serras, Lulas e FHCs são passado.
O futuro é o Eduardo Campos e o Gilberto Kassab. Não se iludam: No futuro essas duas jovens lideranças estarão comandando a esquerda e a direita passando por cima de Aecios dá vida.

Reply

E o que me irrita é essas notinhas de jornal do tipo: "Dilma disse isso...", "Dilma fez aquilo...". Parece que vivemos na Coréia do Norte. Só falta dizerem que no dia do nascimento da Mãe, o céu clareou, omo nunca antes na história desse país, e que um cometa passou sobre o céu...

Reply

em 2014, o PSDB verá o resultado desta criação macabra.

44 milhões de eleitores dirão


VÁ SE f...., PSDB

O país vai inovar

elegerá o 1º presidente da república MUDO.

Não somos um país formidável?

Reply

Claríssimo, Coronel. Seu texto é a mais objetiva e contundente verdade, pena que os inúteis punhos de renda estão tão duros e engomados que impedem os tucanos de mover se quer um dedo para concretizar qualquer ação contra esses petistas corruptos, espertos e mentirosos locupletados no poder porque essa oposição hoje é apenas um bando de bundas mole.

FHC foi um excelente presidente, mas NUNCA, JAMAIS foi elogiado pelo Lula ou qualquer outro cumpanheiro pelego. Pelo contrário, avassaladora e mentirosamente DEFENESTRADO pelo PT, sem dó nem piedade, porque essa era a forma de ganhar e se manter no poder.
Já os bundões do PSDB não fizeram outra coisa se não aceitar passivamente todas as acusações mentirosas do Lula, durante 8 anos. Tão passivamente que as mentiras do Lula passaram anular e ser a verdade maior do que qualquer bem que FHC possa ter trazido ao povo.

É enojante ver tucanos como Aécio e o próprio FHC elogiar Lula ou DIlma, seus maiores inimigos , quando deveriam fazer como Lula só apedrejar para ganhar a qualquer custo o poder.

Enquanto o PSDB não fizer oposição acirrada, desmentir e mostrar a realidade contra as bravatas de Lula e Dilma, fica claro que o PT continuará reinando corruptamente neste pobre Brasil, e essa oposição de idiotas (que bajulam quando tem que agredir) continuará apenas comendo pó nas corridas eleitorais.

Reply

Esses tucanos não passam de um bando de babacas desnorteados, sendo engolidos pelos ignorantes porém muito espertos petistas. Tucanos chegam a ser motivo de pena, tamanha a facilidade com que são engolidos pela quadrilha dos pelegos.

Reply

Em relação aos pontos defendidos pela Juventude Tucana, o ponto número 2 (Corrupção como crime hediondo) poderia ser sim uma das principais bandeiras da oposição. A impunidade está no centro de todos os problemas do Brasil. Somente vamos começar a resolver os nossos problemas a partir do momento que começarmos a resolver o problema da impunidade em todos os âmbitos. Gostaria de ver de algum partido de oposição uma proposta em que engajasse todo o Brasil. Ou talvez uma iniciativa popular.

Já os os outros pontos são porcaria:

1) Redução da maioridade penal - Posição que sou a favor, mas não seria um dos pontos de confrontação principal contra este lixo de governo.

3) Meia entrada para jovens - Totalmente contra. O artigo da Kátia Abreu de ontem e publicado aqui no blog ontem articula muito bem esta posição.

4) Fim do alistamento militar - Ok, mas não é uma bandeira principal de oposição.

5) Exigência de primárias par definir candidatos - Ok, mas uma bandeira de discussão de âmbito interno.

Abraços,

Fernando M.

Reply

Coronel,
O Sr. tem total razão no que diz! Assino embaixo!
Mas o PSD que o Sr. tanto defende também não tem planejamento algum e muito menos faz uma "oposição dura, sistemática, agressiva, jamais propositiva" como o Sr. sugere! Não faz mesmo!
Por exemplo: como ser "duro e agressivo" com o Governo, como ser diferente... se no RJ vcs farão aliança com o Governador mais SÓRDIDO, CANALHA, LADRÃO e CORRUPTO que o ESTADO DO RIO DE JANEIRO já conheceu e que é totalmente CÚMPLICE do Lula e do Governo Federal? Que partido diferente é esse?
O próprio Kassab e outros do PSD já elogiaram a Dilma publicamente, portanto, fazem exatamente aquilo que o PSDB e o FHC fazem atualmente, nada de diferente!
A única que eu vejo fazendo um discurso mais inflamado é a Senadora Kátia Abreu. E mesmo assim, algumas vezes já a vimos flertando com a Dilma e o Governo Federal!
Portanto, não dá para acusar alguém por aquilo que também fazemos!
Desculpa, mas como seu leitor assíduo, me sinto no direito de contestá-lo às vezes!
Um abraço,

Rodolfo

Reply

Parabéns Cel., pela sua colocação.
Resumiu em poucas palavras o que realmente está acontecendo com o PSDB, partido ao qual sou filiada e envergonhada!
Estou apenas aguardando um sinal do Serra, que a meu ver, hoje, a única pessoa capacitada para assumir qquer cargo e principalmente a Presidencia em 2014.
O PSDB está apático, está se estinguindo, está morrendo.

Triste.

Reply

Rodolfo:

Em primeiro lugar, me inclua fora do vocês. O que defendo é o direito do PSD existir depois do que o DEM aprontou contra quem tinha voto no partido, entregando a legenda para Aécio Neves. Ponto.

Segundo lugar. Kátia Abreu aproxima-se do governo Dilma, muitas vezes, porque é presidente da CNA, que representa mais de 5 milhões de produtores rurais. Tem obrigação de tentar mudar a política agrícola do Brasil, que é uma vergonha.E tem tido sucesso, tem sido ouvida como liderança setorial, apesar do seu posicionamento político. Ela sabe separar muito bem ideologia de interesse do país. É admirável por isso.

O PSD, ao que consta, é independente, respeitando a posição dos seus filiados no que se refere ao apoio ou não ao governo. Isto vale até 2014, para que os seus membros possam ser coerentes com os mandatos que obtiveram, uns de oposição, outros apoiando o governo.

Quanto ao apoio ao PMDB no Rio de Janeiro (não ao governador), é uma aliança perfeitamente normal, pois o PSD opõem-se ao DEM e ao PR, as outras duas forças políticas do estado.

Kassab é presidente de uma nova legenda, está encerrando o seu mandato eletivo, está buscando consolidar o partido. Suas alianças são as mesmas feitas pelo PSDB e o DEM. Leia o último post.

Um abraço.

Coronel

Reply

Nenhum partido ganha sozinho a presidencia.Isso acabou.O PT só governa porque abriu as pernas.O Aécio pra mim é um crápula que deveria ser banido do PSDB se continuar desse jeito.Esse cara é um traíra dentro do PSDB.A coisa está podre dentro do PSDB e não fora dele.Não adianta criticar PT e LULA ,já viu que não adianta.A coisa certa é fazer melhorias e mostrar nas eleições.
Um amigo disse:O Brasil ainda não é um país.Concordei porque?Porque não ha judiciário decente, a classe politica é lixo humano,no executivo governantes entram quase pobres e saem com milhões de dólares em seus capitais e contas no exterior.Acredito que em 2014 Dilminha vai ganhar novamente com o apoio do Demagogo.

Reply

Coronel, obrigada pelo "desenho".
Agora não falta nada. Se o PSDB não entendeu, bom .... aí não tem conserto mesmo.

Rakel

Reply

As pessoas escolhem em quem votar usando os mesmos critérios e a mesma parte do cerebro que usam para escolher a namorada e o time de futebol.
Publicidade vende produto ruim sim e o PT mostra isso o tempo todo.
O PSDB perdeu as eleições, por que foi de Serra, por que a campanha na TV foi um suicídio e por não ter cuidado de Minas como FHC, que montou pessoalmente os comitês eleitorais no estado.
No campo dos "ses" ganharíamos se Aécio fosse o candidato, não por ele ser melhor, mas porque o povo paulista é maior, que o mineiro.
No campo dos "ses" ganharíamos se Serra esquecesse posto de saúde e blá, blá, blá de doença e colocasse no ar pessoas com telefone, com celular, com bolsa família e comprando sem parar e mostrasse que tudo isso e muito mais era obra de FHC.
Ganharíamos se Serra fosse a Minas como FHC e abrisse os comitês ignorando os do Aécio e claque.
Ganharíamos se no segundo turno Serra não tivesse caido no papinho de Alckmin e Aécio e os tivesse mandado trabalhar em seus respectivos estados ao invés de sairem pelo Brasil.
Serra foi inocente e bobo e se insistir na candidatura é melhor fazê-la em outro partido, deixando o PSDB para Aécio.

Reply

"Fim do alistamento militar"

isso aqui foi o fim da picada...

ja falei uma vez e repetirei, isso NUNCA FOI DEMANDA DA SOCIEDADE!

a tucanada só poderia estar querendo agradar aos hippies da USP e das demais universidades dessepaiz...

isso não eh bandeira de partido nem nunca foi, eh apenas uma cretinice, uma idiotice, uma imbecilidade defendida por uma juventude que nada tem a dizer sobre politica...

o 5 item então, eh mais absurdamente patético...

trata-se de uma questão interna dos partidos e a sociedade não tem absolutamente nada a ver com essas picuinhas partidárias...

já o meia entrada para jovens eh sem comentários, de tao cretino, discriminatório e oportunista que eh, não cabe o que dizer...

Reply

Mais um pitaco: Janio Quadros ou um Carlos Lacerda desmontariam Lula, Dilma ou outros da mesma laia em apenas um discurso. Esses sim sabiam comunicar, independente de gostar deles ou não. FHC sentiu na pele.

Mago

Reply

cel,

O problema do PSDB é que não tem quase nenhuma entidade grande e significativa ao seu lado, como os petralhas.
- Os petralhas tem a maioria dos sindicatos no bolso, a custa de muito dinheiro.
- Os petralhas tem todas as ongs no bolso, a custa de muito dinheiro.
- Os petralhas tem o MST e seus adjacentes no bolso, a custa de muito dinheiro. Haja vista que a reforma agraria não avança e esses fdps não falam nada.
- Os petralhas tem milhares de empregos dos cumpanheiros, pendurados em todas as estatais, sem trabalhar, soh mamando. Haja vista os Correios, empresa simbolo do governo, no quesito gestão hoje está falido.
- Os petralhas tem milhoes de cartões "BOLSA FAMILIA", muito bem administrados para captar votos a hora que quizer.
- Os petralhas tem diversos partidinhos vendilhoes, como o pdt, pr, pc do B, etc. que a custa de ministerios, obras superfaturadas, abastecem esses partidinhos de dinheiro, que na hora do voto é cobrado o retorno.
- Os petralhas tem, imagino eu, cerca de 20% petralhas roxo, que aconteça o que acontecer, não vai mudar de partido.
- Os petralhas tem que as classes C,D,E, são menos esclarecidas e acabam votando por propaganda enganosa. Nesse quesito de fato os petralhas tem feito muito bem desde a eleição de 2002.
- Somando tudo isso dá os 56% de votos que o poste obteve na ultima eleição, e olha que teve momentos que isso balançou, mas eles conseguiram reverter.

- Assim resta ao PSDB, os 8 estados que possui governadores, da oposição, trabalhar firmemente, para mostrar muito serviço para a população, com muita honestidade, que obterá credito para a eleição de 2014.

- Assim para nós, coturneiros, revista veja, etc, resta derrubar ministro por ministro, mostrar as mazelas deste governo, pois ao que parece esta apoderecendo. E depois de podre nunca mais terá vez, haja vista, Quercia, Maluf.

É isto ai coronel, muita calma, pois é nos detalhes, que quebraremos os petralhas. Por isso vamos coturnar, e deixa Kassab e o PSD pra la, ja que ele quer se juntar com o molusco, que junte.

Reply

"É falta de comunicação ou é falta de mensagem?"

Sinceramente, eu acho que é falta de inteligência mesmo.

Nenhum desses cinco 'pontos comuns' interessam à população. Aliás, qual a média de idade dessa juventude tucana?

Esse cinco assuntos não servem nem para ser tema da redação do Enem.

Reply

Os tucanos nunca foram nem serão jamais oposição!

Reply

Com perdão da expressão (e relevando a data): pqp, matou a pau!

A ceia de Natal, que traz peso a muitos, trouxe leveza e clareza ímpares ao Coronel, hehe.

Baita análise: lógica, (en)fática, objetividade total. E de graça.

Até um jumento é capaz de entender, mas tucano não é jumento, né?

Aqui pra nós, o PSDB parece um caso perdido e qualquer esforço em despertar o partido (que dirá salvá-lo) lembra tristemente a passagem evangélica que fala em deitar pérolas aos porcos...

Reply
Barao do Cambijú mod

-Bicogrande Cérebropequeno.

Reply

É o típico comportamento de avestruz: os grandes temas, esses? nem pensar... O negócio é ficar na miúda, só tratando de perfumaria. Não tem um para dizer na cara de um desses da esquerda: tu és um vagabundo e não vale o ar que respira! O único que ainda bota quente é o Bolsonaro!

Reply

Cel.

Detive-me lendo este post com mais atenção. Está com toda a razão, de A a Z!

Então se o PSDB não tem um produto para mostrar, que feche as portas!! Está com um discurso mais velho do que andar pra frente. Não dá mais!

Ler os pontos comuns da Juventude Tucana me fez entrar em parafuso. Exceção da segunda questão - elevar a corrupção a crime hediondo, pois a impunidade está acabando com o país, todas as outras são medíocres!

A única oposição verdadeira que existe hoje é dos 44 milhões de eleitores da última eleição. Nós, sim, precisamos fazer alguma coisa diante desta massa amorfa que se diz oposição.


Chris/SP

Reply