Para a professora Maria Tereza Sadek, o Supremo Tribunal Federal sofreu um "desgaste extraordinário" com as duas liminares que limitam poderes do Conselho Nacional de Justiça concedidas na última segunda-feira, 19. Em uma dessas liminares, o ministro Marco Aurélio Mello decidiu que o CNJ só pode atuar em casos já julgados pelas corregedorias dos tribunais regionais. Na segunda liminar, o ministro Ricardo Lewandowski suspendeu a inspeção do CNJ nas folhas salariais dos tribunais - ação da qual ele próprio é alvo.
Segundo a diretora do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais e professora do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, pouco importa que essas liminares tenham amparo legal. "O que seria de se estranhar é por que uma questão que começou a ser discutida, que estava na pauta para ser votada em setembro, recebe essas duas liminares no último dia de reunião do STF", questiona. Para Maria Tereza, a disputa entre CNJ e STF dá a ideia de que os juízes resistem a qualquer tipo de investigação. "O CNJ só incomoda porque está trabalhando", afirma.
Segundo a diretora do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais e professora do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, pouco importa que essas liminares tenham amparo legal. "O que seria de se estranhar é por que uma questão que começou a ser discutida, que estava na pauta para ser votada em setembro, recebe essas duas liminares no último dia de reunião do STF", questiona. Para Maria Tereza, a disputa entre CNJ e STF dá a ideia de que os juízes resistem a qualquer tipo de investigação. "O CNJ só incomoda porque está trabalhando", afirma.
Ela comentou ainda a informação divulgada na quarta-feira, 21, de que tanto o presidente do STF e também do CNJ, Cézar Peluso, como o ministro Ricardo Lewandowski, receberam verbas extras de até R$ 700 mil da Justiça paulista relativa a auxílio moradia. "Por que entre quase 400 desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo apenas 17 receberam o que lhes era devido? Essa é a pergunta. Se era legal o que tinham a receber, por que alguns e não outros?", questionou, referindo-se à notícia divulada no jornal Folha de S.Paulo de que houve revolta no próprio Tribunal contra esse fato. Leia entrevista aqui, aqui e aqui.
9 comentários
O sr. Marco Aurelio de Melo é um cancer no Estado Brasileiro.Um crápula que deveria ser expulso do STF e não aposentado compulsoriamente.É mais um bandido de toga que quer esconder a verdade.
ReplyUma coisa o STF conseguiu com essas duas medidas oportunistas e mais que absurdas...
Reply... CONSOLIDAR O TÍTULO QUE LHES CAI COMO UMA LUVA ...
- BANDIDOS TOGADOS!
Sr Coronel:
ReplyEstão aproveitando os dias de festa,para jogar para de baixo do tapete,toda PODRIDÃO E DESONESTIDADE PRATICADA POR JUÍZES DE DIREITO.
Em nome da decência,que deve imperar sempre,estou esperando a renuncia dos juízes envolvidos no caso da justiça em São Paulo,esses juízes não tem mais MORAL para julgar nada.
Fica para o povo brasileiro, A HUMILHAÇÃO DE CHAMAR BANDIDO DE EXCELÊNCIA.
JUSTIÇA LENTA, BUROCRÁTICA E CORRUPTA É UMA HERANÇA MALDITA.
OS JUÍZES DECENTES E HONRADOS TEM QUE SE MANIFESTAREM
DEUS SALVE O BRASIL.
NÃO SE TEM MAIS JUÍZES EM BERLIM.
Saudações
O STF poderia ser chamado de:
ReplySTP - SUPREMO TRIBUNAL dos PETRALHAS
Há nove anos estamos vendo no país uma "reengenharia" da ética e da moral, principalmente respaldados por esses "ministros" sem méritos e sem moral, inclusive respondendo a processos na justiça, nomeados sem nenhum critério, exceto o das cotas, onde é levado em conta apenas a conveniência dos PTralhas.
É impressionante como as "interpretações" desses magistrados, ferem frontalmente o texto constitucional, principalmente quando o caso é defender seus interesses ou os interesses de quem os nomeou.
O povo assiste a isso tudo mansamente inerte.
Cada vez menos vozes se elevam contra essas aberrações cometidas por esses baderneiros e terroristas que a nove anos governam nosso país.
Se esses dois ministros acusados de se beneficiarem, e agirem em causa própria, tivessem um pouco de dignidade, eu lhes diria:
ReplyPEÇA PARA SAIR !
É o minimo que eles poderiam fazer para tentar limpar a sugeira toda esparramada sobre a Justiça Brasileira.
PEÇA PARA SAIR !
Existe um tribunal, cujas decisões irão nortear a vida de milhões de pessoas...
ReplyCuriosamente o critério DO MÉRITO, universalmente aceito como o mais justo é justamente o único critério JOGADO NO LIXO.
Para você fazer parte desse tribunal, basta que você seja primo de um governante mesmo que ele tenha sido cassado, ou então que sua mulher seja "amiga de compras" da mulher de outro governante.
Não precisa nem ter sido juiz na vida, nem mesmo juiz de futebol. Mesmo provando a sua INCOMPETÊNCIA, levando bomba em dois concursos, mesmo assim você será aceito.
Se tiver respondendo a processos criminais na justiça, também não é problema. Se você for "adevogado" de um governante ou de seu partido, porta aberta! pode entrar!
Sua vida pregressa não importa mais, ficou no passado...Você agora só responde a DEUS!
Nem precisa mais apresentar declaração de Imposto de Renda!!!
Enriqueça À vontade!!!!!
A Receita Federal nada pode contra você!!!!
Notório saber! Que nada! isso é letra morta é só para "ingles ver". Se for interesse do partido você entra e pronto. Principalmente se vc for um procrastinador nato, aquele que posterga decisões ou então que pede "vistas" a um processo que você está "careca" de conhecer só para adiar a decisão a pedido do partido.
Não vamos nos esquecer de acrescentar os "cotistas" (futuramente entrarão gays, índios e quilombolas) afinal não importa o teor do que será produzido, temos é que ser políticamente corretos e mostrar que agradamos a todos.
Se vocês estão notando alguma semelhança com a suprema corte de um país???
A sensação de potência, de domínio, de superioridade e, ao mesmo tempo, o comportamento completamente submisso não à Lei, mas aos seus nomeadores durante os últimos 9 anos, está levando a nossa justiça suprema à uma completa desmoralização, o que representa um enorme perigo para todas as nossas instituições. Cagliostro
ReplyO processo do mensalão do pt e seus 40 ladões esta digitalizado a 4 anos, está acessível a todos os magistrados da alta corte que, por preguiça ou desídia, acessaram os arquivos do banco de dados.
Replymas para ser ministro não tem que ter um saber juridico supremo,ou,é tudo historia da carochinha ,;nós não somos tão burros como eles que se expõem baseado na impunidade de suas leis.fora daí canalhas
Reply