Sem dúvida alguma, Aécio deveria ler mais.

Ciro Gomes, o boquirroto desequilibrado, afirmou na última semana que Aécio Neves deveria ler mais. Acertou. Abaixo, a redação do Enem que o mineiro publica como artigo, hoje, na Folha de São Paulo, intitulado "Sonho brasileiro". O PSDB tem o seu Chalita.

"Dados do Ministério da Justiça indicam uma corrida de estrangeiros em busca de regularização de seu status de imigrantes no Brasil. Os números impressionam: 961 mil pessoas em 2010 e 1,466 milhão só nos primeiros seis meses de 2011 buscaram os guichês da Polícia Federal para obter legalmente o direito de construir sua vida, ou reconstruí-la, entre nossas fronteiras. O número de brasileiros morando no exterior caiu à metade. Estão minguando as levas de compatriotas nossos sinceramente iludidos com as miragens do "American dream", e também de algum "European dream". Eram os filhos para quem a nossa pátria não estava sendo mãe gentil. Hoje, os excluídos do passado buscam a possibilidade de um novo acolhimento. 

Nas duas últimas décadas, a estabilidade econômica, o robustecimento do PIB, ainda que abaixo de nosso potencial, e a consequente abertura de novos horizontes de trabalho tiveram o condão de arrefecer a urgência do exílio forçado. Ao se constatar, na frieza das estatísticas oficiais, que o Brasil vai readquirindo, 500 anos após o ciclo das descobertas, o endereço de um novo Eldorado, pergunto-me se o sonho dos estrangeiros inspira, como deveria, a alma e a consciência dos brasileiros. É da natureza do sonho extrapolar as pequenas conquistas do cotidiano, ir além das benesses do consumo e do crediário, tão alardeadas pelos mercadores de ilusão do Planalto, deixar-se levar pela fantasia (desde que alicerçada na realidade) capaz de nos fazer dizer, com orgulho: "Eis aqui o meu lugar, o lugar da minha escolha, o lugar no qual o futuro será capaz de receber afetuosamente as gerações que irão me suceder". 

Se o português, o norte-americano, o boliviano, o coreano aqui desembarcam a bordo da confiança de uma terra de promessas, o que falta ao Brasil para bafejar nossa juventude com a mesma primavera de esperança? A janela para o sonho, a gente sabe, é a educação. Mas, para muitos de nossos jovens, a janela permanece fechada. Vejam o baixo nível de aprendizado, o alto grau de repetência e o abandono precoce dos estudos, os currículos esclerosados e as escolas pouco atraentes à verdadeira aventura que é o conhecimento. E não é só isso. O programa Primeiro Emprego, uma das bandeiras da campanha do PT em 2002, ficou muito longe de apresentar os resultados prometidos. O ProJovem, anunciado com pompa e circunstância, seguiu o mesmo caminho e também fracassou. A inquietude da juventude, no Brasil e no mundo, está clamando: queremos sonhar. A nós nos cabe a responsabilidade de abrir portas e responder: aqui vocês têm as condições para construir esse sonho. Esse é o seu lugar."

16 comentários

kkkkkkkkkkkk...

eh um dos artigos mais bregas que eu já li em toda a minha vida...

faz os pensamentos do tio Chalita parecerem perolas de pura logica...

"A inquietude da juventude, no Brasil e no mundo, está clamando: queremos sonhar."

aaahhhh, vomitei no teclado!

os apoiadores desse sujeito deveriam se envergonhar de aparecer aqui no blog para defende-lo...

o cara esta tentando se transformar em uma mistura de Chalita com Marina Silva...

show de horror...

texto fraquíssimo, parece que foi retirado de algum desses livros mequetrefes de auto-ajuda...

Reply

Sr Coronel:


Ontem sonhei,sonhei com um Brasil FRATERNO,onde a HONESTIDADE imperava,a DIGNIDADE estava no atendimento dos mais humildes,nas filas do sus,ontem sonhei,que políticos não dirigiam carros após noitada e em estado etílico alterado.Ontem sonhei, que a palavra de um político é lei,ontem, hoje e sempre,que a traição era o pior dos atributos humanos.Ontem sonhei que nem todas as crianças do Brasil terão o futuro garantido, pois o povo brasileiro acreditava nos políticos.Ontem sonhei.
Hoje acordei e me deu uma vontade de versejar
o nome do verso SONHO DE UM TRAÍRA

UMA VEZ TRAÍRA
SEMPRE TRAÍRA
TRAÍRA SEMPRE
HEI DE SER
SEJA NA TERRA
SEJA NO MAR
SEJA NO AR
TRAÍRA ATÉ MORRER

Saudações

Reply

Este Ciro merece ser esquecido, principalmente pelo pessoal de São Paulo.

Reply

É o pessoal técnico que veio por conta da F1 vai deixar o país assustado com os preços da cidade de São Paulo. Tudo subiu MUITO entre 2010 e 2011 e mostrou para eles porque São Paulo é um das cidades mais caras do mundo.

Reply

Coronel,

nenhum petista escreveria texto mais elogioso ao governo petralha do que Traecius...

sinceramente, depois de ler que tudo vai tao bem que ate americanos (quá-quá-quá) resolveram fazer suas vidas no Bananão, pra que votar no Traecius?

deixem a búlgara la, ora bolas...

Reply

Coronel,
não é possível que alguns mineiros ainda queiram tomar para si as criticas contra o Aécio Silvério Neves. Todas elas justas e merecidas.

Reply

Estou impressionada. Ele montou uma equipe de primeira linha. Não entendo porque não tem um redator que consiga aprofundar-se nos temas. Aliás, porque não tem um redator que escolha temas que possam ser discutidos com profundidade.

Reply

Atualmente, o fator educação é o que pesa mais no desenvolvimento do país. Já apresentava certa quéda antes do PT, que por motivos óbvios está desmantelando o que resta. Aprimoramento da educação é o que menos interessa eleitoralmente a esse governo. Cagliostro

Reply

Que babaquice.

Reply

Simplesmente RIDÍCULO!!!

Reply

Como ele tem coragem de usar a palavra EDUCAÇÃO se, junto com Anastasia, ordenou que a Assembleia Homologativa de MG votasse contra os professores? Aprovaram uma lei que ignora completamente o piso nacional estabelecido pelo MEC. MG é o único, repito ÚNICO, estado no sudeste que não segue a LEI FEDERAL, aprovada legalmente pelo Congresso e ratificada como constitucional pelo STF. Os profs. de MG vão receber,em forma de subsídio, R$ 1450,00 daqui a 4 anos, mesmo valor do piso já para o ano que vem. Por que MG, por manobra clara de seus governantes (são dois: o ventríloquo-Anastasia e o virtual-Aécio), pode se dar ao luxo de não cumprir LEI FEDERAL, inclusive recebendo recursos FEDERAIS (Fundeb) para que seja pago o piso? Desrespeita flagrantemente uma lei e quer “pagar” de estadista? Conta outra!

Reply

"Um novo acolhimento", onde? E em quê? Já que cargos de melhor qualificação não encontram brasileiros em condições de exercê-los nos números demandados. Se há qualificados, falta a experiência a esses profissionais. Quem estaria ocupando tais cargos seriam estrangeiros e não brasileiros repatriados. Se levas de brasileiros estão preferindo ficar no Brasil, é porque estão sendo demandados para trabalhar em cargos e funções aquém de suas formações, para ganhar um pouco mais de salário. O que ingênuos elogiam como bom, enchendo a bola do PT, na realidade é uma distorção no mercado de trabalho. Não é só o senador por Minas Gerais que precisa ler mais. Todos precisam ler mais ainda. A oportunidade de desnudar o quadro de emprego e desemprego no Brasil pode r agora, com fraqueza do governo nessa área e a incompetência do ministro mantido pela presidente.

Reply

vou melhorar meu comentário...

na boa, esse texto eh mais sem pe nem cabeça do que aqueles que o tal do frei Boffe escreve la no esgoto do isento...

as besteiras e e os termos telúricos são os mesmos...

só faltou Traecius citar a "Mãe Terra"...

ou relatar algum encontro com duendes...

Reply

Do blog a Lupa do Economista.


"Empregos de baixa qualificação"

10:59 AM, NOVEMBRO 23, 2011

"Hoje li no Valor Econômico uma reportagem esclarecendo que em termos líquidos a criação de empregos tem sido positiva apenas para vagas que demandam mão-de-obra menos qualificada e que, portanto, pagam salários menores. Empregos “ruins” é que estariam sendo criados, sugere a tônica da reportagem.

Mas devemos ver com maus olhos a maior expansão desses empregos de menores salários/qualificação? Creio que não, pois eles justamente dão trabalho a pessoas que estão mais abaixo na escala social. É utópico, por outro lado, pensar que pessoas com baixíssimo capital humano (que é infelizmente a realidade da maior parte dos brasileiros) conseguiriam se encaixar em vagas com altos salários.

A saída é investir inquebrantavelmente em melhoria do capital humano das pessoas, não execrar empregos que pagam menos".

Reply

Traíra, crise na Europa e USA força brasileiro a voltar. Tenho amigos no exterior pendurados no Seguro Desemprego, que na França por exemplo chega há dois anos. "Entende a quebra do do EURO?"

Reply

Cel
Texto risível kkkkkkkkkkkkkkk.
Ah, quer dizer que os brasileiros estão voltando dos USA para o Brasil Maravilha? Nada mais mentiroso.
Minha filha mora lá, onde fez a Faculdade, mestrado e doutorado e tb. trabalha. Apesar da crise ela tem um ótimo emprego de professora na universidade de Delaware. Ela não pretende voltar p/ cá, assim como inúmeras amigas brasileiras que lá se radicaram. Podem estar querendo vir p/ cá aqueles brasileiros sem nenhuma qualificação. P/ se ter 1 bom emprego lá, só com doutorado.
Esse Aecim só falou besteira. É um texto completamente fora da real, não sei se mais parecido com a fala de Lula oui do Chalita, Paz e Amor. Onde é que ele pensa que vai?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Esther

Reply