Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, declarou que não é candidato à prefeitura de São Paulo. Além disso, prega o ingresso do PSD na base aliada do governo Dilma, muito mais do que simplesmente apoiar projetos e programas que estejam dentro das diretrizes partidárias. Seria surpresa se o ex-tucano, depois de ficar oito anos no governo petista, pregasse algo diferente. Tem independência para tomar as suas posições, enquanto o partido se estrutura.
Em termos de estrutura, o PSD ultrapassou o PT em número de prefeitos no Brasil. Filiou 559 prefeitos, o que deve tornar a recém-criada legenda a terceira maior em número de governos municipais. A expectativa é que a sigla comandada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, ultrapasse o PT. O PT elegeu 560 prefeitos na eleição de 2008, mas como o PSD conseguiu cooptar alguns deles, deverá cair para a quarta colocação. O partido ainda não fez um balanço com os nomes e as siglas de origem dos prefeitos, mas calcula que até dez petistas tenham aderido. As siglas que lideram o ranking são PMDB e PSDB, que elegeram, respectivamente, 1.199 e 790 prefeitos em 2008. Ambos tiveram baixas consideráveis para o PSD, mas não a ponto de perderem sua posição.
Por último, ontem PSD e PSB formaram uma aliança na Câmara Municipal de São Paulo, formando um bloco majoritário e sinalizando que estarão unidos nas eleições municipais de 2012. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), porém, conta com o PSB na coligação tucana. O partido ainda compõe a base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT).O bloco defende que o melhor cenário seria enfrentar o PT formando uma coligação com PSDB, PSD e PSB. Ontem, José Serra (PSDB) afirmou que a aliança com o PSD seria ótima. Melhor se dissesse que é necessária. No plano nacional, PSD e PSB discutem um bloco na Câmara dos Deputados, que teria 78 parlamentares -menos do que PT, que tem 87, e PMDB, com 79. O PSB já está unido em bloco de 63 deputados com PTB e PCdoB. A união dos quatro partidos teria força para influenciar na escolha do presidente da Casa em 2013, hoje nas mãos do PMDB.
7 comentários
É só uma questão de preço e tempo, pouco tempo,....
ReplyParece que já acharam o preço,....
Oh Corona,neste importante post até agora sem coments? Meireles do pt p prefeito de Sampa,eu digo,.Nem ia ler o post,mas tu achas mesmo que o hadad tem chances? !!,Ele mesmo defende prévias.Tem uns baratos acontecendo na "inteligênticia" petista,e,não é o hadad,.Meireles seria um "doce" para a claque eleitoral formadora de opinião, paulista.Fique de ôlho!!!.advinha quem,fonsa!!!.
ReplyO Meireles sugerir que o PSD faça parte da base governista OFICIALMENTE, não é novidade.Pode-se ser governista por ação ou omissão.
ReplyO PSD já é base de governo por omissão, porque desde a sua oficialização, não emitiu um unico comentário ou critica em relação ao mar de lama do Congresso.
Quem cala consente.
Acredito que a posição do PSD em relação ao governo petista, é " Tu não me incomodas, eu não te atrapalho"
Cel
ReplyBem que eu disse que o Meirelles não é de confiança. Ele e o PT são a mesma coisa. Por isso não voto nele de jeito nenhum, nem p/ prefeito e nem p/ governador. Ele foi p/ o PSD a mando do Lula.
Esther
Vai ser difícil saber quem é socialista e quem é liberal, e/ou vice e versa.
ReplyCoronel, o PSB é um partido da base que não é petralha e não quer regime comunista, o candidato a governador Paulo Skaf é o presidente da FIESP, "o chefe do antro da burguesia", isto na linguagem petralha mouse - ina.
ReplyO FERNANDO GUGU DADÁ HADDAD tem QI de ameba e não conseguiria enfrentar um candidato de partido da mesma base da Dilma (PSB) que tem as alianças com muitos partidos e por isto não apóia a corrupção e a petralhagem, até agora os socialistas desta legenda não emporcalharam, só os do PDT ( socialistas órfãos de G.Vargas ).
O PSD SE QUISER PODE TRAIR OS RATOS E SE REDIMIR com uma agenda social democrata e independência do governo, apenas apoiar proposta que coadunem com suas opiniões.
**** O COMENTÁRIO NÃO É PETRALHA. POUPE RACUMIM PARA PETRALHAS QUE ESTÃO POR VIR DEPOIS DE 17:30.
Coronel, ás vezes, não entendo suas posições diante desse no mínimo estranho PSD. No começo achei que foi bom a criação do partido, porque se mostrava como mais uma força, mas agora parece mais um PMDB, com tudo quanto é gente lá dentro, inclusive uma quantidade absurda de picaretas. Com 559 prefeitos, garanto que a quantidade de safados deve ser enorme.
ReplyIsso não significa que o PSDB, ou o DEM sejam melhores, mas pelo menos eles fazem oposição (ruim) ao PT e ao governo. Nem isso o PSD quer fazer. Sobra o que então? Como essa quantidade absurda de pessoas vindas dos mais diversos partidos defendam alguma coisa em comum em tão pouco tempo? O partido parece que já nasceu sem posições claras, com o tempo não vai sobrar nenhuma.
Se puder me explicar esse partido, por favor... Sempre estou por aqui. Abraço!