ONGS sem controle: R$ 26,5 bilhões repassados sem registro pelo governo petista.

Nos últimos três anos, 54% dos recursos repassados pelo governo federal a ONGs por meio de convênios não foram registrados no sistema criado para acompanhar a execução desses gastos, o Siconv. O número está em estudo da Enccla (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro), que reúne instituições de Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade civil. Os dados mostram que, de setembro de 2008 a junho deste ano, R$ 26,5 bilhões não foram cadastrados no Siconv, o que contraria a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e dificulta investigações. 

O grupo ressalva, no entanto, que o governo pode exercer outros tipos de controles. Segundo a Enccla, um dos órgãos com mais recursos fora do Siconv é o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), do Ministério da Educação. Procurado, o ministério disse controlar convênios e contratos em sistema próprio, mas estuda a transferência de dados para o Siconv. Segundo o Ministério do Planejamento, "grande parte dos convênios vigentes podem não estar no Siconv por terem sido celebrados antes da existência do sistema". A pasta diz também estar em curso um processo de integração das ferramentas. 

A incapacidade de órgãos do governo em transferir dados para o sistema foi mencionada pelo ministro-chefe da CGU (Controladoria-Geral da União), Jorge Hage, em entrevista à Folha e ao UOL. Segundo ele, essa é uma uma das razões para não haver filtros anticorrupção mais eficazes. "O Serpro não tem condições de atender às demandas de toda a Esplanada", declarou Hage.(Da Folha de São Paulo)

7 comentários

É muita grana saindo pelo esgoto da corrupção.

Reply

a roubalheira esta generalizada...

estão saqueando o pais...

e ainda querem falar mal dos portugueses por episódios ocorridos ha 500 anos...

Reply

Caro Coronel,
o Sr com certeza tem com levantar em matéria para que possamos comparar. Quanto mesmo que o Governo dispões todos os anos para financiar as SAFRAS ANUAIS. Acho que é de relevante importância esse paralelo, do que é DADO para vagabundo e do que é FINANCIADO (com retorno e com juros) àqueles que produzem. Por favor.

Reply

Cel
Vc se lembra de quando surgiram irregularidades de ONGs e o Apedeuta da Silva impediu que fossem investigadas? Ningué mais fala disso mas eu me lembro muito bem.
O interesse era todo dele, já que o dinheiro da corrupção é dividido com ele que leva a maior parte, né?
Esther

Reply

E o Collor caiu por um Fiat Elba!!!!
Pode ter lá todos os seus defeitos, mas ele fez muito mais pelo BR, com a abertura para importações e afins...do q o tal ''Governo do Povo do PT'' anda 'fazendo' nestes 9 anos.
FORA corruPTos. Impeachemnt para DILMA já!

Reply

A lili da alegria é chegada numa ong, e a filha do vagabundo-cachaceiro também tem sua ong.

A bandidagem travou no senado a CPI das ongs. Precisam ser investigadas sim, e seus responsáveis, constatado uma irregularidade, deve prestar contas com a justiça.

Reply

enquanto isso, hoje ví no JN um grande show do ministério publico...um MEGA CONGRESSO tudo de gratis... é claro...passagens hospedagens...almoços...custando milhões dos que trabalham para sustentar essa gente que ganha 25 mil por mes...

e para que mesmo esse congresso?

para advogados falarem sobre a sustentabilidade da AMAZÔNIA...

será que essa gente sabe a diferença entre PAU E CACETE?

Reply