700 milhões a mais na Copa de Mato Grosso: farsa foi montada com aval da Dilma.

Após pressão de governadores, a presidente Dilma Rousseff ordenou ao Ministério das Cidades que mudasse a toque de caixa projetos de transportes para a Copa-2014. Graças à interferência, as cidades de Salvador (BA) e Cuiabá (MT) puderam trocar o BRT (ônibus em corredores exclusivos) por sistemas mais caros e com conclusão mais demorada, como metrô e VLT, o Veículo Leve sobre Trilhos. Os governadores Jaques Wagner (PT-BA) e Sinval Barbosa (PMDB-MT) capitanearam o lobby pela mudança. 

Em Cuiabá, houve inclusive substituição de um parecer técnico favorável ao BRT por outro defendendo o veículo leve, conforme noticiou ontem o jornal "O Estado de S. Paulo". Na Bahia, Jaques Wagner recebeu o sinal verde de Dilma em 5 de agosto, durante viagem no avião presidencial a Salvador. Até então, a presidente insistia nos sistemas de transporte do plano original da Copa. O BRT tinha sido priorizado pelo governo federal em 2009, sob a justificativa de que os outros sistemas não seriam concluídos a tempo do Mundial de futebol. Empreiteiras e empresas de equipamento ferroviário, entretanto, se opuseram e passaram a pressionar pela alteração. 

O ministro Mário Negromonte (PP) chegou a esboçar resistência à mexida, mas cedeu ao lobby que teve a participação até do vice-presidente Michel Temer (PMDB). Em Salvador, onde o projeto de BRT já tinha até financiamento garantido, a solução foi simplesmente retirar o plano do PAC da Copa. Dias após a determinação do Planalto, o Ministério das Cidades desconsiderou portaria interna e abriu brecha em outro programa federal, o PAC Mobilidade Urbana Grandes Cidades, para acolher o metrô soteropolitano. Além disso, ainda em agosto, Negromonte autorizou que fosse dilatado o prazo para análise dos projetos de transporte dos Estados. Em outubro, ampliou novamente o limite. 

Em Cuiabá, a troca do BRT pelo VLT representou um aumento de 140% nos custos -de R$ 500 milhões para R$ 1,2 bilhão. Segundo a reportagem do "Estado", a manobra foi feita com participação do chefe de gabinete de Negromonte, Cássio Peixoto. O jornal divulgou trechos de gravação de reunião em que a diretora do departamento de mobilidade urbana do ministério, Luiza Gomide, contou a colegas que recebera orientações superiores e que o trabalho deles era "para o governo". Na conversa, ela menciona também ter recebido instruções de Guilherme Ramalho, coordenador de infraestrutura da Copa e servidor do Ministério do Planejamento. O Ministério Público Federal de Brasília decidiu ontem investigar se houve improbidade administrativa por parte de funcionários do Ministério das Cidades.

O Planalto defendeu que "toda irregularidade" no projeto de Cuiabá deve ser investigada, mas sustentou que a mudança de modelos foi legal, amparada em projeções de demanda e amplamente discutida em público. Segundo a Presidência, o BRT teria um tempo de vida curto por conta do aumento de usuários. Além disso, o custo da troca de modelo caberá aos Estados. O caso, ainda segundo o Planalto, não afeta a posição de Negromonte. Ele segue no governo, mas deve sair na reforma ministerial de 2012. Negromonte sofre desgaste desde agosto, quando rachou a base de apoio dentro do seu partido, o PP.(Da Folha de São Paulo)

Leia aqui a coluna de Dora Kramer, no Estadão.

7 comentários

Coronel,
e haja bytes para o computador da corrupção.

Reply

Pelo que está escrito a ordem da fraude partiu da presidência, é assim que a Dilma quer fazer faxina?kkkkk, só se ela faxinar ela mesmo.
O metro de salvador é a maior piada pronta da história da cidade, são 12 anos construindo 6 Km ao custo de meio bilhão de reais imagine que o Jacques Wagner quer estender o metrô por mais 24 km até o aeroporto, em quantos anos esta obra vai terminar? e qual será o custo?
A obra vai terminar em 40 anos ao custo de 2 bilhões de reais.(por baixo).
A Dilma e o Jacques Wagner querem enrolar a quem?
Eles acham que só tem otários no Brasil!!!!

Reply

a FIFA entrou na onda de "democratizar" a Copa e o evento agora eh feito em lugares que não tem a menor condição para recebe-lo...

vai ser uma beleza a turistada sendo transportada de ônibus ate o local do evento...

irão passar por todas as maravilhosas ruas que compõem uma grande parte das cidades brasileiras...

quem perde 5 minutos, como eu, dando uma espiada nas ruas dessepaiz usando o "google earth" entra em uma depre danada...

lixo, buracos nas ruas, terrenos baldios tomados pelo mato, calcadas inexistentes ou em frangalhos, casebres sem reboco, carros velhos, amontoado de fios elétricos, postes envergados e por ai vai...

nem para dar uma "pintadinha" de leve nos muros ou nas paredes das casas o pessoal se organiza...

eh um pequeno show de horror...

Reply

A MARCA DO ZORRO!

Caramba.... o Lupi ainda não caiu e já está na fila o próximo que é o Ministro das Cidades...olha, NUNCA DANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS SE ROUBOU TANTO! Mas a ladaínha será a mesma, primeiro todos fazem cara de pásmo, cara de idiota , depois negam, depois vão apurar, depois ameaçam, depois criticam a imprensa, depois vão depor no Plenário, depois vão fazer uma vizitinha a "TIA DIRMA"( aí que mora o perigo dependendo da declaração de amor...) depois...depois depois...é como um relógio da-se voltas e mais voltas sobre um eixo e nada muda.(Z)

Reply
a mão que embala o berço mod

É de rolar de rir uns burros que não sabem nem roubar tiveram vinte anos vendo e falando do Maluf, mas pelo visto não quiseram aprender como se faz o “bem feito”, só aprenderam a fazer o malfeito por isso deixam o rabo a amostra, digitais, dólar na mala, na cueca, e por ai vai.

Reply

Isso é brincadeira. Um VLT em Cuiabá? A cidade tem 500 mil habs. Um VLT para quê? Para ir onde?

Reply

A anta esta metendo as patas na dinherama que nós seremos obrigados a pagar. Rouba-se de todas as maneiras nesse governo corrupto. Estão esquecendo do lupi ele esta apagando provas. Já tem outro na fita.

Na saúde, na educação, no saneamento básico, eu pergunto: Quanto está sendo aplicado?.

Reply