Militares vetam discursos revanchistas na instalação da Comissão da Verdade.

Ao sancionar ontem a lei que cria a Comissão da Verdade e a Lei de Acesso à Informação, que foram alvo de discussões envolvendo a área militar e que sofreram críticas de importantes lideranças no Congresso, a presidente Dilma Rousseff fez questão de dar um ar institucional à cerimônia e discursou com sobriedade, contrastando com a tensão que se viu momentos antes do início da cerimônia oficial. A discussão que dominou o debate entre militares e familiares de vítimas do regime militar, nos últimos anos, foi retomada momentos antes de a cerimônia começar no Palácio do Planalto. O cerimonial previu que, além dos ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Celso Amorim (Defesa) e Maria do Rosário (Direitos Humanos), também falariam na solenidade familiares dos presos políticos.

A decisão gerou uma reação de Amorim, que, ao contrário de Rosário, entendia que a fala de familiares de vítimas poderia ser considerada uma afronta aos militares. A polêmica foi travada na antessala da presidente Dilma, testemunhada pelos ministros Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, e Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral. Diante do impasse, a própria presidente arbitrou: as falas ficariam por conta do ministro da Justiça e do presidente da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos. Os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica eram alguns dos raros militares presentes à cerimônia e, apesar de terem sido saudados por Dilma em seu discurso, em vários momentos não acompanharam os inúmeros aplausos à fala da presidente e do ministro. Limitaram-se a bater palmas no final do discurso de Dilma e Cardozo e no ato da assinatura da lei. Leia mais aqui.

30 comentários

Olha coronel,é muito barulho por nada,ou por palavras. No fim das contas a justiça que eu levo em fé mesmo é na Divina,mesmo por que a humana hoje,é isso que nós vemos. Quem matou,fez e aconteceu,se foi punido aqui,que dê Graças a Deus,pois,já vai mais leve. Os que não foram punidos aqui,não deixarão de seram pra sempre,a vida é eterna,por tanto,sabe esperar. Pronto! Escrevi como em crente,e nem sou religioso,como pode se parecer. Mas,em questão de justiça,aí eu sou totalmente crente: Fez mal a alguém. Se não ´paga hoje,pode esperar pelo futuro,quando até tiver esquecido que fez...

Reply

Os milicos foram???

Não são mais convidados nem para palanque de sete de setembro...

COVARDES!

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

...e tem mais a "milicada" não vetou nada...

Não têm peito prá isso...

... se borram de medo de uma maria do rosário, de uma gleisi, que dirá então da dillma/estella...

Quem vetou alguma coisa foi o celso - "ratito" - amorim, apenas por diplomacia e não pelo des-respeito que claramente tem aos comandantes militares...

Reply

A Pres Dilma poderia ser a primeira a iniciar o ciclo das verdades. Dizer se o objetivo dela e de seus companheiros era a implantação duma democracia ou se era a implantação dum regime comunista. E se o modelo a ser seguido seria Cuba. Uma pergunta simples e uma resposta simples. Sem mentir é claro.

Reply

Coronel!

Sou a favor de toda verdade,porem essa comissão deveria ser estendida ate os dias atuais, para descobrir por exemplo:

A morte de Celso Daniel. Mello Porto, PC farias... .etc ...

Reply

Tal comissão interessa menos a dilma e seus cúmplices que aos próprios militares, que tranquilos, sabem que cumpriram uma missão, inclusive reclamada, à época, pela esmagadora maioria honesta e de bem deste país. Somente alguns ligados a grupos extremistas é que pegaram em armas, para implantar um regime totalitário de esquerda, como todos sabem e hoje, derrotados, se dizem vítimas. Se tivessem tido sucesso, certamente não teríamos tal comissão aprovada e sancionada, como acontece agora.

Reply

E o velhote que tanto tem puxado o saco della, agora já sabemos o que tentava evitar.(Foi inútil !!!)
Reportagem de revista semanal evidencia seu papel de laranja da Disney ...
Pior assim , ficar exposto a fracassado defensor de interesses pessoais e familiares , o que não combina com a estudada biografia que pretendeu legar à história do Brasil, de grande estadista.
Mas se pudermos esperar por revanche, tema muito em moda desde 01012003, posse DESTE mesmo e continuado regime lulista,
quem sabe a verdade sobre os filhos da Silva também aparecerá...

Reply

tô na área
AI MILICADA bunda mole,podem preparar os "acessórios"para a reclusão:pasta de dente,cigarros,livros do BOFF,BETO,MARX,discos de chico,discursos de lula...fod...-se.
OU peguem este documento,rasguem e limpem o traseiro com ele e vamos que vamos.

fui...

Reply

E os militares assistem tudo isso calados ! Estão marchando rumo a desmoralização.

Reply

deixar familiares de ex-presos falarem seria o fim da picada, pois seria impossível exigir isenção ou serenidade nas suas palavras...

a decisao foi acertada...

só que eh preciso tomar cuidado com esses movimentos "republicanos" do governo petralha...

eles costuma agir assim, comendo pelas beiradas e fazendo de conta que são civilizados...

quando estamos relaxados e dispersos, eles vem e...crau!

sera impossível relaxar (e gozar, como diria Martaxa) enquanto essa cambada comunista estiver no poder...

Reply

Só uma coisa é certa: desgovernos passam, mas as FFAA permanecerão para sempre.. Graças à Deus!

Reply

Em 1966 eu servia como 1º Tenente Médico no Hospital de Aeronáutica de Recife

e vi os corpos das vítimas chegarem.

O jornalista Edson Regis chegou agonizando entrando logo a seguir em óbito.

Realmente acho que esses FDP, que se dizem vítimas da repressão,

em sua maioria não passam de criminosos covardes,

não davam assistência as suas respectivas famílias

e portanto o dinheiro do povo não deve sustentá-las.

O que vi me deixou revoltado até hoje.

Embora tenha sido transferido de volta para o Rio de Janeiro

pouco tempo depois do atentado (embarquei de volta em 24/08/1966),

sempre que penso ou ouço falarem sobre Recife, aquele quadro me vem à mente.

MACHADO

Memória Nacional que o governo quer esquecer e a todo custo tenta esconder:

Dias Ruins em 1966



Aí está um bom assunto para ser analisado pelo "Comissão da Verdade".

Poderia começar descobrindo os autores desse sangrento atentado a bomba no Aeroporto dos Guararapes,

que vitimou inocentes, e propondo reparação cível às famílias dos mortos e feridos.

Reply

Coronel,
é uma grande maneira para mudar o foco da roubalheira dessa canalha. Os otários que elegeram e reelegeram essa corja, agora com o emprego em queda livre mesmo sendo véspera natalina, não podem reclamar. Tem de sofrer muito. Burrice é caro.

Reply

QUE comissão da VERDADE , se hoje o LUPI mente e o PT aplaude inclusive o LULLA Molusco e a DILMA Guerilheira, acham a maior mentir para o povo. E as mentiras dos petralhas não serão expostas ,os assassinos, as bombas , isto não será esclarecido ao POVO, os vagabundos que não queriam trabalhar , so fazerem arruaças . Comissão da Verdade Ha Ha HA

Reply

Na minha opinião deviam deixar quieto toda essa porcaria, a comunalha está dando uma de vitima, mas na época se meteram a "tomar o poder" e implantar uma ditadura a lá Fidel, que graças aos militares foi contida.
Agora vem a parentada chorar e querer grana, nada disso, quando eles escolheram esse caminho sabiam bem no que poderia dar, ou seja:

PASSARINHO QUE COME PEDRA, SABE O RABO QUE TEM.

Reply

Comissão da Verdade ? Qual a verdade a deles , esse bando de vagabundos que queriam somente o poder , para se fartarem nos roubso como fazem hoje, com o bençaõ dos cafajestes do PMBD que aplaudem a roubalherio e roubam juntos, o maior cancer do BRasil é o PMBD, fora TEMER ,fora Sarney , ForaBarbalho ,essa corja de politicos safados.

Reply

As VERDADES que interessa ao Brasil são sobre o Mensalão, Mensalinho, Dossiês, Malas Pretas, Dinheiro nas Cuecas, Telemar, Bancoop, Paloci do Caseiro,Ministros Corruptos, ONGs Fantasmas, Laranjas, Eurenice Guerra, Taxa de Sucesdso, BNDS, BB, CAIXA, PETROBRAS.
Este negocio de Ditadura Militar é passado e o que passou passou.
Agora é a Ditadura da Corrupção.Esta sim esta aí implantada pelo PT, há quase 10 anos!
Roubam às escancaras!!!

Reply

Agora eu quero ver, se vai ser comissão da verdade, sua capanguinha soviética! Você, sua anta comunista, se você não revelar para a nação que o teu objetivo e dos teus comparsas era instalar uma ditadura comunista no Brasil, que vá para o inferno! E onde foi parar os mais de 2 milhõse de dólares que você e teu amante roubaram da casa do Adhemar de Barros? Por acaso 'foi doado' para algum asilo? E os covardes assassinatos( mais de 130)praticados pelo teu bando, vão ser esclarecidos? Por exemplo: quem era a mulher que estava no segundo carro, quando explodiram em mil pedaços, o sd que estava de sentinela num quartel de SP? E a "fichinha" dela vai para a imprensa ou não vai? Será que as supremas togas de palha, continuarão a guardá-la em um cofre? Cambada de vagabundos! Desculpem se têm erro, nem vou revisar o texto.

Reply

Coronel de do céu!!! A coisa nem começou e tem gente se babando de raiva aqui,criatura!!! Ainda bem que eu não tinha idade par nada naquela época,fui parido depois,senão ia ser capaz de sobrar para mim,que sou meio azarado. Mas,se eu fosse militar e não tivesse nada com a paçoca,nem daria bola pra isso. O melhor jeito de fazer isso não crescer,que á o que os familiares dos mortos querem,é deixando isso na indiferença. Ainda mais pra militar não envolvido.

Reply

Eu também sou a favor, de que toda verdade venha a tona.

Que dilma devolva o dinheiro que roubou, para os herdeiros do Ademar de Barros.

Que a dilma, seja responsabilizada pela morte do soldado Kosel.

Que sejam reabertos os processos, da morte de Celso Daniel e Toninho do pt.

E que todos criminosos, paguem a pena que merecem.


Izabel/SP

Reply

Podiam chamar o carlos lupi para presidir essa comissão da verdade!!!

AFINAL,NINGUÉM MENTE TAO BEM QUANTO ELE.


Izabel/SP

Reply

O anonimo das 19 de novembro de 2011 10:12 cheira como um rato petista. Racumim nele.

Reply

Volto com o post

Anônimo disse... 19 de novembro de 2011 12:45

As VERDADES que interessa ao Brasil são sobre o Mensalão, Mensalinho, Dossiês, Malas Pretas, Dinheiro nas Cuecas, Telemar, Bancoop, Paloci do Caseiro,Ministros Corruptos, ONGs Fantasmas, Laranjas, Eurenice Guerra, Taxa de Sucesdso, BNDS, BB, CAIXA, PETROBRAS.
Este negocio de Ditadura Militar é passado e o que passou passou.
Agora é a Ditadura da Corrupção.Esta sim esta aí implantada pelo PT, há quase 10 anos!
Roubam às escancaras!!!

FALOU E DISSE IRMÃO. Como disse a anta presidanta, passado é passado. Aproveito a oportunidade para dizer que os militares daquela epoca sairam do governo e não roubaram nada e nem o Presidente Militar saqueou o Palacio.

Reply

Ah que Saudade dos Milicos da Antiga,
Não engoliriam tamanhos Sapos,
tamanhas desfaçates,
tamanhas Humilhações,
Eu particularmente viraria as Costas para essa gente e os deixartia,
sem a seguranças,
sem os Ajudantes de Ordens,
Sem Azimute,
afinal não são tudo que pensam que são,
nem conseguirão sobreviver sem as FFAA,
Não conseguiriam sobreviver apenas com a grana Roubada dos Cofres Públicos,
Acho que está na hora de parar de brincar com quem é Sério,
Militares,
Acordem antes que apertem as Cordas em Vossos Pescoços...

Reply

Lembro que toda história existem três Verdades:
A Minha,
A sua e
A Verdade...

Reply

Bolsonaro, para o então Ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vanucci:

“fizeram o tenente Alberto Mendes Jr, engolir o seu próprio escroto enquanto era vivo”

http://www.youtube.com/watch?v=PY-CpYqficM&feature=related

Será que Maria do Rosário dos direitos humanos, tem estômago para ouvir?

Anistia é uma coisa, mas só no Brasil ex-guerrilheiros, que queriam a ditadura do proletariado, são regiamente indenizados é imoral e fere a democracia.
Espero que seja revisto.

Reply

Não entendi esse anônimo das 10:12. Será que ele acha que o pessoal que treinava no Araguaia era gente de família treinando joguinhos de guerra?
Se querem uma comissão da verdade, que ela investigue os dois lados, porque se foram cometidos excessos de um lado; o outro não fica atrás.
O anônimo das 15:54 também é esquisito, mas típico da massa brasileira atual: "se tá tudo bem comigo, por que me envolver?".
Neste caso, meu caro, é por uma questão de princípios. Os militares bem sabem no que isso vai dar, sabem da manipulação que haverá...
De qualquer modo, uma parte dos objetivos dessa corja está dando certo: desviar a atenção dos grandes problemas que afligem nosso País (não, o santo Lula não nos deixou no paraíso !). Ao final, a União vai despejar mais uns milhões para as famílias dos terroristas mortos. Os do outro lado não precisam, pois podem se contentar com as migalhas das pensões.

Reply

esse anônimo das 10:12 é um tremendo babaca e comunista e não saber p...de historía.
as FFAA são e sempre serão motivo de orgulho dos brasileiros honestos, que não deve ser o seu caso.
idiota.

Reply

Cel,
Esse Generais covardes levaram seus companheiros ao calabouço, sao todos TRAIDORES DA PATRIA E COMEDORES DE CARNIÇA. AS FFAA JA ERAM ENTRARA EM CENA O EXERCITO VERMELHO DO CACHACEIRO.

Reply

sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Comissão do passado
Isso não tem importância nenhuma... já faz parte do passado.
Resposta de Carlos Franklin Paixão de Araújo, companheiro de Dilma, à jornalista que perguntou onde, afinal, teria ficado o dinheiro roubado do cofre de Ademar de Barros. Artigo "As armas e os varões" na revista Piauí


http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-31/vultos-da-republica/as-armas-e-os-varoes-




Hoje será sancionada a lei que cria a Comissão da Verdade e a lei de Acesso a Informações Públicas. O maior interesse da presidente é apurar as violações de direitos ocorridas entre 1946 e 1988, e esclarecer fatos da repressão militar.


Como a maior parte do povo brasileiro nem se interessa pelo vem acontecendo agora, vai se interessar muito menos em pesquisar qualquer coisa que tenha ocorrido antes. Portanto, tal comissão tem interesse pouco... 'coletivo', diríamos assim.


Por uma questão de lógica, haveria duas alternativas para nossa presidente. A primeira: seguir o exemplo de seu companheiro de assalto ao cofre e ver o passado como assunto que já passou, deixando prá lá maiores esclarecimentos tanto sobre o destino do dinheiro, quanto as violações militares, pois tanto um quanto outro seriam igualmente sem importância. A segunda seria chamar seu companheiro e, junto com ele, nos informar para onde foi, afinal, o fruto do assalto, fato que estaria diretamente ligado à repressão militar que ela não consegue esquecer. Resumindo: abrir a comissão do passado e o destino do dinheiro do cofre de Ademar têm a mesma importânfia, ou nenhuma.




Temas interessantes para a Comissão do passado:
"A Comissão da Verdade poderá pedir à Justiça acesso a documentos privados, investigar violações aos direitos humanos, com exceção dos crimes políticos, de motivação política e eleitorais abrangidos pela Lei da Anistia, "promover a reconstrução da história dos casos de violação de direitos humanos" .

Lei de acesso à informação - ""A quebra do sigilo de dados ultrassecretos criou polêmica entre os militares e também entre os ex-presidentes e hoje senadores José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor (PTB-AL). Sarney defendeu a manutenção do sigilo eterno de documentos históricos sob pena de a divulgação desses dados motivarem a abertura de "feridas". O público teria acesso às informações da "história recente" do País. Collor defendeu a "conveniência de como e quanto enfrentar esse passado".


A nova lei vai permitir que todos os brasileiros possam consultar documentos e informações produzidos por todas as esferas da administração pública, tanto no Executivo quanto no Legislativo e Judiciário. Todos os órgãos que recebem dinheiro público terão de expor em suas páginas na internet informações completas sobre sua atuação, como contratos, licitações, gastos com obras, repasses ou transferências de recursos.""(Diogo Alcântara - Direto de Brasília)
http://puteiro-nacional.blogspot.com/

BACARIA

Reply