Há um mês, o presidente venezuelano Hugo Chávez beijou a imagem de gesso do médico José Gregorio Hernández (1864-1919), idolatrado como santo em seu país, em agradecimento à “cura” de seu câncer. Jogo de cena. A foto acima, feita duas semanas atrás, desvela a realidade. O rosto inchado, a pele ressecada, a ausência de cabelos e o aspecto cansado compõem o retrato de um homem doente, muito doente. “Sua aparência mostra que o tratamento continua, e que o câncer ainda está ativo ou poderá voltar”, diz o oncologista Ademar Lopes, de São Paulo...
Em Havana, Chávez recebeu tratamento no Centro de Investigaciones Médico-Quirúrgicas (Cimeq). Seus leitos são reservados para membros do Partido Comunista, militares e artistas do país. Embora seja considerado o melhor da ilha, o Cimeq tem tomógrafos com mais de dez anos de uso e outros aparelhos que são pequenos “frankensteins”, montados com peças de equipamentos antigos holandeses e franceses. Há três anos, um cardiologista do Cimeq teve um tumor no pâncreas e veio a São Paulo se tratar. Suas despesas foram pagas por um mês pelo governo da ilha. Um telegrama da missão diplomática americana de 2008, divulgado pelo WikiLeaks, afirma que o chefe do Cimeq, um neurocirurgião, foi à Inglaterra fazer uma cirurgia no olho e, desde então, retornava periodicamente para acompanhamento...
Chávez recorreu, na ideologia e na medicina, aos cubanos. Com isso, não curou seu país, nem a si próprio. Leia mais em Veja.
29 comentários
Soube ontem ,que os cubanos que fizeram exame para poder atuar no brasil sòmente um passou ,e ai a faculdade de medicina do ceará vai receber os medicos cubanos,para que os mesmos melhorem o nível,e depois atuem nas parte mais isoladas que os médicos brasileiros não podem ir por verdadeira falta de estrutura,imaginem o que vai ser ,coitado dos povos indigenas.
ReplyDURANTE VÁRIOS ANOS ,POR MOTIVO DE TRABALHO ,TIVE CONTATO COM AS ETES O SENAI EOUTROS ,POSSO DIZER A MELHOR FORMAÇÃO TÉCNICA TEM O SENAI,E ISSO NÃO É DE AGORA ,AS ETES AO MEU VER DEVIAM SUBSTITUIR O SEGUNDO GRAU ,POR DAREM AO ALUNO NOÇÕES BASICAS PARA O INÍCIO DE SUA ATIVIDADE PROFISSIONAL,POR TER CURSO DE SECRETARIADO ,ELETROT´CNICA,ELETRONICA ,TÉCNICO EM INFORMÁTICA,AUTCAD,WEBDESIGNERE OUTROS.
ReplySP GRAÇAS AO GOVERNO PSDB ,FORMADO POR PESSOAS QUE DÃO VALOR AO CONHECIMENTO,TEMOS EXCELENTES ESCOLAS ,OS ALUNOS É QUE ESTÃO UMA MERDA.
Aplausos para o Chavez (nunca me ví fazendo isso), 1000 vezes mais honesto que o Lula. Se fosse como o Lula , já estaria num super hospital do Estados Unidos, pois dinheiro tem a vontade para tal. Já o Lula Pinóquio da Silva, alardeia que o SUS "beira a perfeição"e "ama o cheiro do povo", e está lá, no Sirio e Libanes, hospital "dazelites" que tanto "odeia"! PALHAÇO!
ReplyÉ a conhecida Projeção,
Replyeu também tenho esse Sonho,
mas????
Cel
ReplyPena que estes médicos cubanos não cuidaram dos nossos PeTralhas!
Átila
Coronel,
Replyisso é INSUPORTÁVEL!!
Esse governo espúrio e com ideologia comunista podre, vai trazer a escória da medicina cubana para cá!
O PT inteirinho deveria ser obrigado a se tratar com elles!
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - ACORDE!
ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA - ACORDE!
Nullo, criatura sórdida - vá se tratar e morrer em Cuba!
Entre com Hugo Chavez - seu irmão - e de mãos dadas entrem no abismo do inferno.
Flor Lilás/PR
Bisturi ideológico
ReplyFONTE :http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,medicos-formados-em-cuba-,799027,0.htm
Share/Bookmark
Postado por Orlando Tambosi às 09:06 1 comentários
Preparem-se: despesa do cursinho para "médicos" formados em Cuba sairá do nosso bolso.
ReplyPrivilégios para quem estudou em Cuba. Tudo em nome da ideologia.
O governo vai bancar uma espécie de cursinho para que médicos formados em Cuba possam atuar no Brasil. A ideia é facilitar a revalidação dos diplomas, oferecendo um reforço gratuito em universidades brasileiras com assuntos que não foram abordados na graduação cubana, como noções do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso seria dado antes da prova para reconhecimento de diploma. Sem a validação, profissionais não podem trabalhar no Brasil.
Atualmente, para ter autorização de exercício profissional, médicos formados em outros países precisam passar por um exame organizado nacionalmente, o Revalida, ou se submeter a provas feitas por algumas universidades federais, que não aderiram ao exame nacional.
O processo, no entanto, não é fácil. Este ano, dos 677 inscritos no Revalida, 65 foram aprovados. Em 2010, quando a prova foi lançada, os resultados foram muito mais baixos: dos 628 candidatos, apenas 2 tiveram permissão para trabalhar no Brasil. Com o curso de reforço, médicos brasileiros formados em Cuba teriam mais chances de serem bem-sucedidos no exame de validação.
Assinado em setembro durante uma visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Cuba, o acordo entre universidades estaduais e a Escola Latino-Americana de Medicina (Elam), de Cuba, permite ainda que, durante o período de aperfeiçoamento, profissionais trabalhem, numa espécie de estágio. (Continua).
Share/Bookmark
Postado por Orlando Tambosi às 10:41 3 comentários
"Já relatei o que eu fazia como militante http://bit.ly/vNUwyb.
ReplyQuase nada. A minha verdadeira ação revolucionária foi outra, esta sim, competente, profícua, sistemática: MENTI DESCARADAMENTE DURANTE 30 ANOS!"
Miriam Macedo
a corja de degenerados continua mentindo, roubando e tentando transformar o Brasil numa Cuba.
NÃO PASSARÃO!
cel,
ReplyBem que o velhaco podia ter ido a Cuba se tratar.
rapaz, antes de marcar alguma consulta agora eh preciso verificar o diploma da faculdade aonde o medico se formou...
ReplyNesse ponto a Dilma e o Lula são mais espertos. Usam a elite como bode expiatório, mas não a eliminam para poder aproveitar de suas vantagens. No caso tratamento médico de primeiro mundo.
ReplyO Chávez é muito burro mesmo. Será que ele não parou para pensar sobre o motivo que levou o Fidel Castro a ser operado por um médico espanhol? Tivesse ele aceitado o convite da Dilma para se tratar em São Paulo, a chance de cura seria maior.
ReplyCORONEL,
ReplyEsses governos comunistas sempre se sustentaram montados na repressão às liberdades individuais,à liberdade de informação,na mentira, na farsa. A chamada "cortina de ferro" que durante décadas manteve a derrotada URSS sob a ilusão de uma potência econômica e um paraíso social, é uma característica desses regimes que não prosperaram economicamente simplesmente porque nunca conseguiram conciliar a liberdade individual com a planificação dos meios de produção que impuseram às suas economias.
Coronel,
Replynada mais justo, já que o velhaco não quer se tratar no SUS que, segundo ele, é de primeiríssimo mundo, fosse ser tratado com o seu amigo irmão Fidel Castro.
Coronel, elles nao sao médicos. Sao açogueiros que resolveram tentar a vida em outra esféra, só isso.
ReplyJa que nao tem justiça nessipaiz pelo menos a justiça divina anda fazendo uma faxina. Pena que nem o Capeta quer receber os cumpanheru ...
ReplyLula deveria se tratar no SUS, com os médicos cubanos.
ReplyO ponto culminante do marketing será o encontro de Gianechini com Lula.
ReplyMago
Hugo Chávez cometeu um erro fatal ao adiar ao máximo a realização de exames médicos para verificar a causa dos sintomas de fraqueza e mal-estar que o acometeram há pouco mais de um ano. O câncer que vitimou o caudilho venezuelano poderia ter sido extirpado se tivesse sido diagnosticado em sua fase inicial. Os médicos cubanos que o examinaram há poucos meses certamente perceberam que pouco havia a ser feito além de lhe ministrar terapias de natureza paliativa, dado o estágio avançado do câncer que o atingiu. Em tais circunstâncias, não é de se estranhar que Chávez tenha descartado a possibilidade de recorrer a centros de excelência em tratamento oncológico situados no Primeiro Mundo ou mesmo em países emergentes como o Brasil, pois a revelação da gravidade de sua doença dificilmente seria compensada por sua cura.
ReplyEu tenho uma sugestão: Autorizar os médicos cubanos a trabalhar no Brasil, mas só para atender o Congresso Nacional e a turminha do palácio do Planalto. Não é chique?
ReplyOs turistas chegam em cuba e os locais ficam te pedindo dinheiro, caneta, boné, qualquer coisa, pra venderem e fazer dinheiro, muitos sobrevivem com apenas dezenas de dólares por mês! Essa turma destruiu a ilha, casas caindo aos pedaços e carcarças de carros espalhadas nas ruas! Lamentável o povo cubano viver nesta situação degradante.
ReplyQue absurdo. Ao invés de melhorar o nível da medicina brasileira , o PT quer importar incompetência. E pior, pondo em risco nossas vidas. Imagine um despreparado desses aí de plantão nas emergências dos hospitais.
ReplyO tratamento mais eficiente vem dos USA. Cuba é muito boa para baboseiras alternativas como cartilagem de tubarão.
ReplyEles que voltem pra Cuba que os pariu!
ReplyÉ bem provável que os médicos cubanos tenham se rendido às razões políticas. Existem médicos bons por lá também. Isso não quer dizer que o ensino seja bom, apenas permite constatar a extensão do crime imposto aos cubanos pelas suas múmias dirigentes.
ReplyMago
Coronel, veja que coincidencia,na mesma página de um jornal de Natal podemos acompanhar como é tratada a saúde nestepaís.
ReplyPrimeiro para quem não tem dinheiro.
1- O caos no HWG e o álcool-gel
Autoridades políticas foram finalmente ver de perto a situação caótica, digna de um hospital de campanha, em que funciona o maior centro de emergência do estado, o Hospital Walfredo Gurgel. A visita do representante do Ministério da Saúde, acompanhado do Secretário Estadual de Saúde, Domício Arruda e do deputado federal Henrique Alves (PMDB) - será que ele já havia estado lá? - foi além do anúncio de inclusão no SOS Emergência do Governo Federal. Foi o encontro entre dois mundos opostos. Era interessante observar as reações de ambas as partes: a dos salvadores da pátria, que adentravam no hospital representando as três esferas de poder e prometendo mudanças, e a dos sofridos pacientes, amontoados em macas nos corredores, à espera de leitos de UTI, entre fezes, sangue e ferimentos abertos. Alguns apelavam em pedidos de providências, bombardeavam os visitantes com reclamações. Até uma funcionária gritou que estava ali há 30 anos e ainda não tinha visto melhorias. Mas uma das cenas mais emblemáticas ocorreu quando, após a coletiva mas ainda dentro do hospital, uma senhora que acompanhava as autoridades passou um recipiente de álcool-gel de mão em mão. Era como se a substância pudesse desinfectá-los, rapidamente, da tragédia que presenciavam. O gesto público pareceu dar força à voz da funcionária antiga e desesperançada. Diante da cena, espera-se que a lavagem das mãos perante os pacientes tenha sido só uma infeliz coincidência, porque, para quem padece nas macas, a única motivação é a esperança. Só.
2- Aquí pra quem tem dinheiro sobrando
Antes de viajar para SP, onde se submete tratamento de quimioterapia, o deputado Agnelo Alves (PDT) delegou as tarefas da CCJ ao deputado Tomba Farias (PSB). Agnelo pediu a Tomba para não interromper - nem amenizar - os trabalhos da comissão.
Agnelo volta a Natal na próxima quarta, a tempo de participar do ato político que será a solenidade de entrega do título de cidadão natalense a seu filho, ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), na Câmara Municipal de Natal.
VIVA A REVOLUCION...COMPADRE!
ReplyA MARCA DO ZORRO!
ReplyASSISTO SEMPRE DR HOLLYHOOD, FATÁSTICO O CUIDADO QUE SE TEM COM O PACIÊNTE, ASSISTO SEMPRE AMAURY JR. SOBRE MATÉRIAS NOS EUA, MARAVILHA! E TEM IMBECIL, BITOLADO, CABEÇA DE BAGRE, ZERO À ESQUERDA QUE AINDA QUER DEFENDER CUBA! ENTRE VIVER NA CAMA EM CUBA E VIVER NA LAMA EM LAS VEGAR QUE VENHAM AS LAMAS EM TONELADAS!!!!(Z)