Brasil vai criar banco de dados sobre corrupção. Haja bytes!

O Brasil deverá ganhar um cadastro da corrução, um documento minucioso que mapeará os desvios e onde mais atuam os fraudadores do Tesouro. Trará informações sobre investigações em curso, inquéritos policiais, denúncias formais da promotoria e da procuradoria, ações judiciais e sentenças de primeiro e segundo graus, quando houver. A proposta para criação do cadastro da corrupção foi apresentada na reunião da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), que se realiza em Bento Gonçalves (RS).

Wellington Cabral Saraiva é o autor da proposta. Ele é procurador regional da República em Recife. Atualmente, ocupa uma cadeira no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O próprio órgão já tem o seu cadastro dos desmandos com a coisa pública. Mas é um acervo restrito às ações de improbidade administrativa, instalado há três anos. Esse novo arquivo, que a Enccla aprovou ontem, mira a corrupção e também o peculato e outros crimes contra a administração. Abrange não apenas ações judiciais em curso, mas também fiscalizações da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas.

Saraiva observa que a medida é compatível com uma exigência de organismos internacionais que contemplam as principais convenções do planeta contra a fraude, tratados dos quais o Brasil é signatário. Nessa condição, o País é avaliado pelo Gafi (grupo internacional de combate aos delitos financeiros), pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ONU e OEA, que patrocinam as mais importantes convenções contra a corrupção. O Brasil tem sido alvo de críticas recorrentes pelo desleixo e a resistência à transparência de dados estatísticos sobre a corrupção.

Essa reprovação não acarreta sanções diretamente, mas traz repercussão inclusive no plano econômico. O conselheiro do CNJ anota que será implantado um software com programa especial para armazenar tanta informações. "Vai ser possível o Brasil medir a extensão da corrupção e dos danos por ela provocados", argumenta Saraiva. "Se perguntar ao Judiciário e ao Ministério Público quantos são os condenados ou denunciados por corrupção não vai ter resposta, salvo um ou outro Estado mais organizado", alega ele.

São Paulo é uma exceção. A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social da Capital, por exemplo, pleiteia a condenação de agentes ímprobos à devolução de R$ 32 bilhões aos cofres públicos. "O Brasil é intensamente criticado por organizações internacionais por não dispor de dados consolidados", ressalta. A meta é inaugurar o cadastro já em 2012. Saraiva não acredita em resistência dos órgãos públicos. "É descuido", diz.(Do Estadão)

17 comentários

Só vai ter bagrinho.
Político, nem pensar !!!!

Reply

Garanto que terão problemas com o computador-servidor desse banco de dados que deverá ser gigantesco para conter tantos corruptos do governo Dilma/Lula.
Por falar na dupla, está aí solto o famigerado dragão da inflação que o Lula/Dilma criaram com tanto carinho.

Reply

Coronel,
eu me lembro, quando pequeno, aqueles computadores IBM ocupando toda uma sala e bem mais lato que eu. Ficava admirando a velocidade que eles liam os catões perfurados, processando os dados numa rapidez impressionante. Hoje, para para esse bancos de dados da corrupção, temos que ter muitos e muitos terabytes para atender essa demanda. Demanda elástica, é claro.

Reply

haja bytes [2]!!!!!

imaginem o tamanho do HD pra guardar tanta falcatrua...

Reply

Coronel,

Quero ver se os chefes de quadrilha, o CAMPO MAJORITÁRIO vai aparecer nesta lista.

Lulla, Dirceu, Delúbio, o Land Rover, o Gebuíno e demais bandidos de peso irão aparecer na lista?

Reply

Puxa, mas então o Palocci vai aparecer em destaque. Quantos "malfeitos" essa pessoa aparece? Malfeitos porque foram descobertos; os que não são, são os benfeitos.

Reply

Coronel e Coturneiros,

já imaginaram quantos quilômetros de papel teríamos se tudo fosse impresso?
Quantas voltas ao redor do globo terrestre?

Esse é o atual brazil - o da corrupção explícita e IMPUNE!

CADEIA AOS CORRUPTOS E CORRUPTORES!

Flor Lilás/PR

Reply

Contanto que em um dia não apareça na VEJA um escândalo de "desvio" de verbas na ENCCLA...

Reply

MARCA DO ZORRO!

Vão é? Isto vai nos custar uma fortuna e não vai dar em nada, não seria melhor o Brasil empregar esta grana toda e criar PRISÕES ESPECIAIS PARA QUEBRAR PEDRAS OU TRABALHAR EM MINAS DE CARVÃO para os corruptos e corruptores?(Z)

Reply

Coronel,

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,uniao-ignora-r-265-bi-enviados-a-ongs,802610,0.htm

Depois desta, dá ou não vontade botar o quartel na rua e subir a rampa?

Reply

Coronel, me permiota a ensinar a esses caras como pegar corrupto:
1-Carro do sujeito.
2-casa em que mora.
3-Gerente de banco que não informar movimentação atípica ou suspeita, cana
4-Banco que não informar, multa e prisão dos responsáveis.
5-Escola da crianças.
6-Gasto com CC.
Para estas medidas, bem simples,não precisa de banco de dados algum.
Só vergonha na cara. Como comentei uma vez aqui, vá no estacionamento dos almirantes e veja os carros, vá na PF e veja os carros.
Na Marinha: GolMil, Palio. Honda 92. Na PF: já vi Mercedes. Pajero, Hilux e , provavelmente, blindados.

Reply
a mão que embala o berço mod

Eu NÂO ACREDITO em ladrões, mas que elles existem, existem.

Reply

Essa borra não vai funcionar em sua plenitude porque os grande beneficiados com a corrupção são justamente quem está no topo da pirâmide sócio econômica/política é só olhar a foto produzida entre o péliso e o João R$ 50 p. rocha, é um escárnio, um pé na bunda, um tapa na cara e uma escarrada na cara do povo em geral, isso só acontece em um pais de baixa hombridade, baixo calão e baixo nível, esperar o que quando essa escoria chamada elite que o velhaco e sua corja pertencem forma a parte podre que subjuga o povo em beneficio de uns poucos.
Assim como temos gente bem intencionada, em varai áreas, temos também a parte podre do povo como um todo, só que justamente essa parte podre é a que mais pratica o que a de pior em termos de atitude.

Reply

Espero que não desapropriem meu notebook para servir de complemento ao acervo, afinal, nem todos os had's do planeta serão suficientes para armazenarem tantos dados. Se duvidar, terão que reativar o ENIAC.

Reply

... e será mantido e guardado, à sete chaves, pelo banco PanAmericano.

Reply

Será que vão ter coragem de colocar o nome, dos corruptos???
Mais de todos os corruptos MESMO!!
poderiam começar, com o nome do VELHACÃO,né não???


Izabel/Sp

Reply

Gastar-se-á milhões com esse BANCO DE DADOS, mas.....para fazer o quê com ele , afinal ?

Colocar na gaveta ?

Colocar os ladrões no xilindró ?

Quem os condenarão?

ESSE NOSSO JUDICIÁRIOS VENDIDO ?

Reply