Mais um atraso no cronograma e uma parcela maior de risco na conta do governo. Esse é o retrato atual do projeto do trem de alta velocidade que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro. Na melhor das hipóteses, o trem começará a circular em 2017 e a um custo maior para os cofres públicos. Só o projeto executivo custará R$ 600 milhões. A rodada de conversa com os candidatos a operar o negócio e oferecer a tecnologia do trem levou o governo a estudar assumir uma demanda mínima de passageiros. Se o número de usuários ficar abaixo do estimado, o governo compensará a operadora. Além disso, os candidatos querem um seguro contra eventuais atrasos na obra, adiantou ao Estado o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo. O leilão deverá ser realizado em julho. Leia aqui a entrevista desanimada, publicada pelo Estadão.
14 comentários
Para que gastar dinheiro com um trem bala se o brasileiro não tem educação, saude e infra-estrutura. Trem bala é para pais desenvolvido e o brasil ainda não chegou la devido ao desvio de 60 ou 80 bilhos de reais anuais.
ReplyO "projeto" dos comunistas, desde o início, foi de transformá-lo em um Trem-bola - bola para toda a kumpanherada!!!
ReplyCoronel, e o tal do PAC, hein?! Tadinho, desde que ele soube que era filho dilma búlgara, o bastardo tá sumido!
Replyeh ridículo essa ideia de trem-bala...
Replynão estamos falando de uma malha ferroviária que ira beneficiar a muitos...
eh apenas um trecho pequeno que já eh abastecido pelas cias aéreas...
sem contar que não haverá vantagem alguma, pois certamente o preço dos tickets ira competir com o preço das passagens de avião e o tempo de deslocamento durante o mesmo trajeto devera ser maior...
sera opção só mesmo pra quem tem medo de avião...
tô na área
ReplyMais uns incentivos e monto uma firma-laranja para montar este tal de trem...
É mais fácil aprender a falar e escrever em chinês que esta estrovenga dar certo.
fui...
Cel,
ReplyAntes de construir o governo já pensa em compensar o que todo mundo já sabe que nascerá deficitário. É assim no Japão e na Europa. Isso é o que podemos chamar de torrar dinheiro do contribuinte.
Esse TAV será, como os campos de futebol para a copa do mundo, super-faturado. Não atenderá a questão da mobilidade das pessoas assim como os campos de futebol não servem para nada a não ser para dar circo aos tontos, ao povão. Vejam se os Estados Unidos da América, a primeira potencia do mundo tem trem bala.
Gente, esse governo do PT não sabe o que é prioridade, vamos tirar esse partidinho de merda do poder antes que eles acabem com o Brasil.
Nós precisamos de metro e onibus decentes nas grandes cidades para as pessoas se locomoverem melhor, para tirar um pouco de carros das ruas, ajudar o trabalhador, aquele que precisa de transporte decente e mais barato.
Fora PT, fora corrupção, fora incompetência.
Índio Tonto/SP
PQP. Se precisa garantir uma demanda mínima, então nem uma demanda mínima está sendo prevista.
ReplyDeve estar sobrando dinheiro.
Isso aí é mais um tiro pela culatra,que só atinge os nossos bolsos,é claro...!
ReplyPura demagogia e roubalheira.
Coronel, o trem bala da Dilma deveria ser rebatizado de TREM LESMA.
ReplyDelírio do velhaco porque Cristina tinha anunciado o Trem-Bala argentino e o velhaco não poderia ficar atrás, só que...o "Trem-Bala de Cristina" foi ridicularizado pela população em geral e acabou ficando no papel.
ReplyMas como nosso velhaco cascateiro não pode ficar micado, o nosso delírio continuou.
Depois de muitos movimentos populares contra, Cristina mudou o foco para Trem para Todos que era o pedido dos argentinos e tocou o projeto em frente, de 2008 para cá já existem trens de longa distancia
Entre Buenos Aires e cidades distantes.
É o resultado da força da sociedade unida por um pais melhor.
http://www.youtube.com/watch?v=G7ChyQD9mPQ
http://www.youtube.com/watch?v=fd7j2DdWkEc&feature=related
Trem-bala não tem demanda e nem necessidade. Além de ser caro, tanto na implementação como na manutenção. É um sorvedouro de recursos sem retorno efetivo: nem financeiro e nem como meio de transporte. Um sistema convencional sairia muito mais barato, poderia ser integrado com outros modais, aliviando as estradas e vias urbanas.
ReplySe o Gatilho estava emperrado, agora é o problema no cano, mas este tiro tem grandes chances de nos atingir.
ReplyA dilma não deve ter brincado de casinha quando menina, PREFERIA brincar de bandido.Talvez isso tenha deixado alguma sequela de infância.Agora siSmou de brincar de TRENZINHO.
ReplyE não adianta dizer que não compensa, que o gasto vai ser muito elevado,que ela bate o pé, e faz BIRRA!!!
TALVEZ, TENHA LHE FALTADO UMAS BOAS, palmadas quando criança.
Izabel/SP
CORONEL, não vamos CRITICAR A DILMA, HOJE É O SEU DIA, 31/10 HALLOWEEN ou o dia das bruxas.
ReplySe hoje é o dia da Dilma devemos cair de pau no rei pinga e poupar a bruxa, hoje é o dia delas. 31-11 Halloween.