Trem-bala não sai do lugar.

Mais um atraso no cronograma e uma parcela maior de risco na conta do governo. Esse é o retrato atual do projeto do trem de alta velocidade que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro. Na melhor das hipóteses, o trem começará a circular em 2017 e a um custo maior para os cofres públicos. Só o projeto executivo custará R$ 600 milhões. A rodada de conversa com os candidatos a operar o negócio e oferecer a tecnologia do trem levou o governo a estudar assumir uma demanda mínima de passageiros. Se o número de usuários ficar abaixo do estimado, o governo compensará a operadora. Além disso, os candidatos querem um seguro contra eventuais atrasos na obra, adiantou ao Estado o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo. O leilão deverá ser realizado em julho. Leia aqui a entrevista desanimada, publicada pelo Estadão.

14 comentários

Para que gastar dinheiro com um trem bala se o brasileiro não tem educação, saude e infra-estrutura. Trem bala é para pais desenvolvido e o brasil ainda não chegou la devido ao desvio de 60 ou 80 bilhos de reais anuais.

Reply

O "projeto" dos comunistas, desde o início, foi de transformá-lo em um Trem-bola - bola para toda a kumpanherada!!!

Reply

Coronel, e o tal do PAC, hein?! Tadinho, desde que ele soube que era filho dilma búlgara, o bastardo tá sumido!

Reply

eh ridículo essa ideia de trem-bala...

não estamos falando de uma malha ferroviária que ira beneficiar a muitos...

eh apenas um trecho pequeno que já eh abastecido pelas cias aéreas...

sem contar que não haverá vantagem alguma, pois certamente o preço dos tickets ira competir com o preço das passagens de avião e o tempo de deslocamento durante o mesmo trajeto devera ser maior...

sera opção só mesmo pra quem tem medo de avião...

Reply

tô na área
Mais uns incentivos e monto uma firma-laranja para montar este tal de trem...
É mais fácil aprender a falar e escrever em chinês que esta estrovenga dar certo.


fui...

Reply

Cel,

Antes de construir o governo já pensa em compensar o que todo mundo já sabe que nascerá deficitário. É assim no Japão e na Europa. Isso é o que podemos chamar de torrar dinheiro do contribuinte.
Esse TAV será, como os campos de futebol para a copa do mundo, super-faturado. Não atenderá a questão da mobilidade das pessoas assim como os campos de futebol não servem para nada a não ser para dar circo aos tontos, ao povão. Vejam se os Estados Unidos da América, a primeira potencia do mundo tem trem bala.

Gente, esse governo do PT não sabe o que é prioridade, vamos tirar esse partidinho de merda do poder antes que eles acabem com o Brasil.

Nós precisamos de metro e onibus decentes nas grandes cidades para as pessoas se locomoverem melhor, para tirar um pouco de carros das ruas, ajudar o trabalhador, aquele que precisa de transporte decente e mais barato.

Fora PT, fora corrupção, fora incompetência.

Índio Tonto/SP

Reply

PQP. Se precisa garantir uma demanda mínima, então nem uma demanda mínima está sendo prevista.
Deve estar sobrando dinheiro.

Reply
Paulistano Estressado mod

Isso aí é mais um tiro pela culatra,que só atinge os nossos bolsos,é claro...!
Pura demagogia e roubalheira.

Reply

Coronel, o trem bala da Dilma deveria ser rebatizado de TREM LESMA.

Reply

Delírio do velhaco porque Cristina tinha anunciado o Trem-Bala argentino e o velhaco não poderia ficar atrás, só que...o "Trem-Bala de Cristina" foi ridicularizado pela população em geral e acabou ficando no papel.
Mas como nosso velhaco cascateiro não pode ficar micado, o nosso delírio continuou.

Depois de muitos movimentos populares contra, Cristina mudou o foco para Trem para Todos que era o pedido dos argentinos e tocou o projeto em frente, de 2008 para cá já existem trens de longa distancia
Entre Buenos Aires e cidades distantes.
É o resultado da força da sociedade unida por um pais melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=G7ChyQD9mPQ

http://www.youtube.com/watch?v=fd7j2DdWkEc&feature=related

Reply

Trem-bala não tem demanda e nem necessidade. Além de ser caro, tanto na implementação como na manutenção. É um sorvedouro de recursos sem retorno efetivo: nem financeiro e nem como meio de transporte. Um sistema convencional sairia muito mais barato, poderia ser integrado com outros modais, aliviando as estradas e vias urbanas.

Reply

Se o Gatilho estava emperrado, agora é o problema no cano, mas este tiro tem grandes chances de nos atingir.

Reply

A dilma não deve ter brincado de casinha quando menina, PREFERIA brincar de bandido.Talvez isso tenha deixado alguma sequela de infância.Agora siSmou de brincar de TRENZINHO.
E não adianta dizer que não compensa, que o gasto vai ser muito elevado,que ela bate o pé, e faz BIRRA!!!
TALVEZ, TENHA LHE FALTADO UMAS BOAS, palmadas quando criança.


Izabel/SP

Reply

CORONEL, não vamos CRITICAR A DILMA, HOJE É O SEU DIA, 31/10 HALLOWEEN ou o dia das bruxas.
Se hoje é o dia da Dilma devemos cair de pau no rei pinga e poupar a bruxa, hoje é o dia delas. 31-11 Halloween.

Reply