Quem manda na Copa não é a" Presidenta" Dilma, é o Presidente Blatter que nem foi à reunião.

Diante da crise provocada entre o Brasil e a Federação Internacional de Futebol (Fifa) devido ao projeto da Lei Geral da Copa enviado ao Congresso, o governo Dilma Rousseff aceitou ontem rever alguns trechos da proposta. Recusou-se, no entanto, a acabar com os descontos concedidos aos idosos e estudantes na venda de ingressos para as partidas. A decisão foi anunciada após uma reunião realizada em Bruxelas entre a presidente Dilma e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Dilma aproveitou sua visita à Europa para tentar aparar as arestas surgidas nas relações com a entidade máxima do futebol. 

Na quarta-feira da próxima semana, uma missão da Fifa desembarcará em Brasília para debater com representantes do governo federal os pontos do projeto da Lei Geral da Copa que deverão ser alterados. Segundo Valcke, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, deve visitar o Brasil ainda em outubro. Na ocasião, disse, poderá ser divulgado um acordo com o resultado das negociações em andamento. "O nosso objetivo nesse encontro da próxima semana é oferecer eventualmente ao Congresso algumas sugestões adicionais para que a redação da lei deixe o mais claro possível os compromissos do Brasil com as garantias que foram anteriormente oferecidas", comentou após o encontro o ministro do Esporte, Orlando Silva. "O governo brasileiro reafirmou o seu compromisso através de garantias ofertadas à Fifa, e a presidenta reafirmou pessoalmente o empenho que fará para oferecer as condições adequadas de infraestrutura e serviços, de modo que a Copa seja um sucesso", acrescentou.

Valcke, por sua vez, disse que a Fifa nunca ameaçou retirar a Copa de 2014 do Brasil, caso o país não acolha as demandas da entidade. Mas, de forma irônica, disse que "a vida é feita de compromissos".O secretário-geral da Fifa reforçou ainda a demanda para que o governo brasileiro aceite flexibilizar a legislação nacional. "Nós sempre reconhecemos leis nacionais e regulações e trabalharemos - e estamos trabalhando - para ter certeza de que as leis permanecerão, mas também para reconhecer que a Copa do Mundo é um evento único e todas [leis] podem não ser aplicáveis à Copa do Mundo", afirmou Valcke ao lado de Orlando Silva, reforçando que a Copa deve ser vista como um "evento específico". Segundo Valcke, as exigências feitas ao Brasil são as mesmas que foram apresentadas à África do Sul em 2010 e serão feitas à Rússia para o mundial de 2018. "Nós vamos proteger nossos parceiros comerciais, a mídia e patrocinadores o máximo que pudermos. Está claro que isso é parte da discussão." 

Vários pontos da Lei Geral da Copa são alvos de críticas da Fifa. O governo recusa-se, por exemplo, a acabar com a meia entrada garantida aos idosos. "No que diz respeito ao Estatuto do Idoso, que prevê um desconto para a população idosa, informamos à Fifa que não seria suspensa a legislação sobre esse tema, como não será suspensa a legislação do país em nenhum aspecto", disse o ministro do Esporte.Outro ponto de discordância é o desconto concedido a estudantes. "Não caberia a uma lei federal intervir em leis aprovadas pelos legislativos estaduais. Isso é um impedimento constitucional", acrescentou Silva.No entanto, o governo sinalizou que não criará obstáculos à venda de bebidas alcoólicas nos estádios. "No Brasil, a proibição de venda de bebidas nos estádios está no regulamento de competições da CBF. Não há na lei federal, no nosso entender, uma proibição de venda de bebidas, o que permitiria que isso acontecesse durante o Mundial da Fifa", ponderou o ministro.

Orlando Silva também assegurou que o texto do projeto de lei poderá ser alterado para deixar claro que apenas a Fifa será responsável pelo credenciamento da imprensa e detalhar as garantias de que a União indenizará a Fifa, caso a entidade sofra algum prejuízo devido a ações ou omissões do Estado.

Em relação à transmissão da Copa, o ministro disse que será garantido o acesso às imagens para fins jornalísticos. No entanto, o texto da proposta poderá conter mais controles sobre a transmissão de jogos e o uso dessas imagens com fins comerciais. Outro ponto de atrito entre governo e Fifa é o preço dos alimentos que serão vendidos durante as partidas, uma vez que o Estatuto do Torcedor proíbe a imposição de valores abusivos. A vontade da Fifa também prevaleceu. "O preço do alimento quem vai fixar é o organizador dos eventos. Imaginamos que o mercado, a oferta e a procura, deve ser o critério de arbitragem do valor", afirmou o ministro. Valcke disse estar otimista quanto à conclusão das obras dos estádios. No entanto, demonstrou preocupação com o risco de os torcedores que vierem ao Brasil enfrentarem problemas e pagarem caro para se deslocar entre as cidades-sede. (Do Valor Economico)

23 comentários

Quer dizer que o Brasil está prestes a abaixar a calça para a FIFA? No caso seria a calcinha, né?

Mago

Reply

Num país em que um autointitulado
BISPO, aquele, o Edir amigão do lula e da sucessora, devidamente autorizado pela polícia política, tem um exército armado, tudo vale, ora ...
A Folha relata atividades de segurança privada de duas empresas controladas pela organização.
Uma vergonha. Um perigo.
Vá algum louco reclamar do barulho para ver se não acaba se repetindo o que ocorreu no banco em que o "segurança" matou um cliente...

Reply

Num país em que um autointitulado
BISPO, aquele, o Edir amigão do lula e da sucessora, devidamente autorizado pela polícia política, tem um exército armado, tudo vale, ora ...
A Folha relata atividades de segurança privada de duas empresas controladas pela organização.
Uma vergonha. Um perigo.
Vá algum louco reclamar do barulho para ver se não acaba se repetindo o que ocorreu no banco em que o "segurança" matou um cliente...

Reply

O GRANDE CIRCO FIFA.

A intromissão nas Leis do país que é escolhido(?) para o evento do CIRCO DO FUTEBOL DA FIFA é uma desmoralização para os governantes que aceitam as imposições e exigencias da Fifa. Ultrajante ao povo que é massa de manobra e paga caro para ter uma diversão popular com preços astronômicos.

Reply

Se fosse época de um governo FHC, hoje , todos os jornais estampariam matérias acusando o Brasil de ficar de joelhos perante a FIFA.
Se o Lula estivesse na oposição estaria tripudiando e entrando no STF com todo o tipo de ação,desmoralizando FHC.
Como é Dilma, não se lê uma unica linha vinda da oposição(?) .Ninguem se manifesta, ninguem reclama, ninguem contesta.
Este país, definitivamente, não tem vergonha na cara. Então, o cidadão brasileiro que para assistir o seu time jogar precisa enfrentar sol rachando de mais de 30º e não pode tomar uma cerveja,porque a lei impede.,
Agora vem a FIFA e com ela , sim, pode.Claro que não é uma simples cerveja.E cerveja do mpatrocinador da FIFA, cerveja que custara 10 x mais.
Este é o Brasilzão, vermelhinho, vermelhinho, de política e de vergonha.

Reply

Muito bom a fifa mandar ver as regras aqui no país.Quero ver os esquerdistas espernearem e a outra abaixar tanto que vai aparecer os fundilhos.A copa não é para o povo pobre é pura enganação do lula, acorda brasileiro, acorda que ainda da tempo.FORA CORRUPÇÃO,FORA PT, FORA ZÉ DIRCEU (CADEIA PRÁ VOCE).

Reply

...e ninguém questiona.
Doutor Gurgé-el, veja só mais esta, ou o senhor também é a favor, ou é uma pessoa cuja gratidão é um exemplo para a humanidade.

Reply

IMpressionante o silêncio da dita "oposição".
Nem um pedidozinho de impeachment por conta do ex e da atual Presidente assumirem compromissos - escritos, inclusive, contratos, em verdade - atentatórios à Constituição, à legislação vigente, à Federação, à independência dos Poderes e por aí em diante?!
Se nem isso configura crime para a ação da turma eleita e paga para ser do contra, ao menos apontar os danos não lhes caberia?
Ministro afirmar que mudará Lei, nem essa mer, ops, esse Congresso, merece tamanha afronta.

Reply

A telemarxista dirá ao bocó que atender ao telefone: estaremos fazendo a copa do mundo como nunca antes na história dos “mundial”.
Telemarxista = telefonista da esgotosfera.

Reply

O presidente blatter manda esclarecer que a liturgia de seu cargo não permite que ele participe de reuniões com gentalha, com canalha nem com petralha.

Reply

Já imaginaram o Obama conversando com o pessoal da FIFA sobre a Copa do Mundo nos USA ?
Algo está estranho nesta história...

Reply

Resta saber se a FIFA vai concordar com o jeitinho da ministra do desplanejamento- ao inves de mobilidade= feriadão.

Reply

A Copa do Mundo é um negócio. Um ótimo negócio para dona Fifa e um não tão bom negócio para o país receptivo.
Fazer de um contrato uma ação de patriotada, de vilipêndio da soberania nacional, é ridículo.
Leis federais deverão ser respeitadas. Os Estados que não gostarem das cláusulas que abram mão de sediar os jogos.
E se o governo federal não estiver disposto a seguir as regras do contrato que assinou no reinado do mulla, que simplesmente desista do torneio.
O que seria, a meu ver, melhor para o país. Pelo menos a roubalheira seria menor.

Reply

BEM AMIGOS, ENQUANTO NÃO SAIR NO FANTÁSTICO, NADA VAI ACONTECER.
QUER UM EXEMPLO? O CASO RICARDO TEIXEIRA, TÁ PEGANDO FOGO NA EUROPA MAS NO BRASIL NINGUÉM SABE DE NADA.
A PROPÓSITO, QUEM VAI GERAR AS IMAGENS DA COPA DE 2014?

Reply

A Fifa funciona assim: Manda quem pode, obedece quem tem juizo. Foi o Brasil quem deu as garantias e se ofereceu para realização da Copa. Os compromissos terão que ser cumpridos.
A FIFA não é o PT, não é o Congresso e não é o Senado, não é o STF, não é TCU e não é o Ministérios incompetentes. Entenderam ou precisa ser mais claro!!!!

Reply

BRASIL DE JOELHOS PERANTE A FIFA.

Reply
A mão que balança o berço mod

O ministério do ajeitamento estava presente neste conchavo, ou mais uma vez a m&*#@ foi feita a revelia dos sábios das finanças de banânias.

Reply

Agora querem uma lei que deixe o mais claro possível os compromissos do Brasil com as garantias que foram anteriormente oferecidas ?


ACREDITARAM NO 171 !!!!!!!!!

Reply

Mais uma vez, aquela charge horrível dos argentinos, com o Pelé de quatro pro Maradona se explica e se justifica.
Os brasileiros não se dão ao respeito nem sabem se impor.
Puro complexo de vira-lata petralha.
PQnosP!!!!

Reply

Se a gente fosse realmente uma nação, e o povo tivesse vergonha na cara,BOICOTARIA, essa pouca vergonha.

O idoso?? o coitado do aposentado, que mal ganha para comprar os remédios, não vai ter dinheiro, nem para 1/2, do ingresso.
Os estudantes?? aqueles que tem pais mais abastados.

Essa copa, será para os TURISTAS ENDINHEIRADOS, não para o trabalhador brasileiro.
Vão gastar o dinheiro do povo,
e o POVO VAI ASSIStIR EM CASA.


Izabel/SP

Reply

É... A FIFA VAI CARCÁ COM FORÇA NO FIOFÓ DO POVO BRASILEIRO E NEM VAI PASSAR VASELINA PARA ALIVIAR!

PARA A FIFA ESTAR METENDO ESTA BRONCA TODA NO GOVERNO BRASILEIRO SOBRE A COPA DO MUNDO DE 2014, JÁ DÁ PARA A GENTE PELO MENOS IMAGINAR QUAL DEVE SER O TAMANHO DO JABACULÊ QUE JÁ FOI ACERTADO "POR FORA"...

MAS AGORA EU PERGUNTO: E SE A CRISE FINANCEIRA MUNDIAL ACELERAR E APERTAR MUITO MAIS DO QUE JÁ ESTÁ, COMO APREGOAM ALGUMAS CABEÇAS PRIVILÉGIADAS DA ECONOMIA GLOBALIZADA COMO SERÁ ESTA COPA DO MUNDO NO BRASIL? SERÁ QUE CONSEGUIREMOS COBRIR AS CONTAS DA MESMA?

Reply

Sou idoso e não abro mão dos meu direitos. A presidAnta não tem o direito de alterar os meus direitos. Portanto conclamo a todos os idosos a não abrirem mão de seus direitos.

A proibição de venda de bebidas alcóolicas nos estadios, embora eu não goste de nenhum tipo de proibição, esta eu apoio. Agora se for para permitir, que seja permitido a venda de produtos Brasileiros.

Agora ao Mago: no lugar de "calcinha", entenda-se calçola.

Reply

Nada,os safados vão dar meia-entrada e deixar idosos assistirem,mas só quem vai pagar somos nós ,os babacas contribuintes.Copa para a Inglaterra já.Olimpiada,nem pensar.Nosso imposto é para a saúde,educação e segurança.Teremos muita despesa com presídios para botar a petralhada toda,enjaulada.

Reply