Aprovado fim do sigilo eterno em documentos oficiais.

O Senado aprovou no início da noite desta terça-feira em votação simbólica o projeto de lei que põe fim ao sigilo eterno de documentos oficiais e que regula o acesso a informações do governo. Foi mantido o texto da Câmara e rejeitados os destaques apresentados pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) , principal opositor à imposição de um limite temporal para o sigilo de documentos oficiais. O texto segue agora para a sanção presidencial. Mais cedo, por 43 votos a nove, o Senado já havia rejeitado o substitutivo de Collor. Antes disso, o senador chegou a gastar uma hora para ler seu substitutivo na tribuna no Senado, a ponto de o presidente da casa, o senador José Sarney (PMDB-AP) - outro opositor ao fim do sigilo eterno - pedir que Collor concluísse a leitura. Ao terminar a defesa do sigilo eterno, Collor ganhou apoio para que seu substitutivo tivesse preferência de votação. Como previsto, no entanto, a tática de vencer seus colegas pelo cansaço não funcionou e o substitutivo foi rejeitado. O projeto sobre a Lei de Acesso à Informação Pública já poderia ter sido convertido em lei se não fosse justamente a oposição de Collor, que preside a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado e há meses segura o projeto. A própria presidente Dilma Rousseff ensaiou atender a demanda de Collor e Sarney - ambos ex-presidentes da República -, mas, após a má repercussão, recuou e voltou a defender a proposta de limitar a 50 anos o sigilo dos documentos oficiais.(O Globo)

5 comentários

finalmente Sarney perde uma?

ou pra nao perder agora passou a defender o fim do sigilo?

porque essa gente eh tinhosa...

quando vislumbram uma derrota partem para por em circulação uma posição contraria da que tinham antes, vide o velhaco oportunista que muda de lado e de discurso como quem troca de cueca...

Reply

Claro que nesse mato tem coelho, mas deve ter também cobra, lagartos e muitas raposas.
É bom mesmo que elle fique e mostre para os imbecis que acreditaram na faxina da anta que governa, ou governANTA que era só jogo de cena, esta provado que ella não manda borra nenhuma e que o loteamento do desgoverno era uma questão pré-estabelecida para o apoio da corja.
Pena que os punhos de renda tenham o rodoanel mais que na reta, ou são tão safados quanto os petralhas.

Reply

Vamos poder ver os 'cartões corporativos' que a petezada e seus alinhados usam para enfiar a mão grande no dinheiro público?

Reply

De todos os sigilos o que mais me interessa é o dos cartões corporativos na era lullantra. Tô morrendo de curiosidade para saber quanto luLLa, o maior Filho da P_ta do Brasil, o presidente dos frascos e comprimidos, gastou em Whisky 12 anos e picanha as custas dos trouxas que pagam impostos nos seus 8 anos de farra em Brasilia!!!!
Será um ótimo material de campanha, se um dia voltarmos a ter oposição!
Gino/SP

Reply

ETERNO NEM O INFERNO COM SATANÁS.
PAGOU O PECADO O SOFREDOR SAI E JESUS PEDE AO PAI NOVA CHANCE AO INFELIZ.
" De todas as ovelhas que meu pai me confiou NENHUMA SE PERDERÁ

Reply