Tucano apresenta PEC do Voto Distrital.

Em discurso nesta quinta-feira (15), o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) comunicou a apresentação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC 19/2011) modificando o atual sistema eleitoral. Em vez de eleger seus candidatos a vereador e deputado pelo voto proporcional em lista aberta, os eleitores o fariam pelo voto distrital misto. - Considero esse sistema atual esgotado e entendo que a verdadeira reforma política que o Brasil precisa é a adoção do voto distrital - disse. 

Na opinião de Aloysio Nunes, o sistema proporcional, embora já tenha contribuído muito para o fortalecimento da democracia, está esgotado pelo alto custo das campanhas eleitorais, "financiadas a peso de ouro"; pelo enfraquecimento dos vínculos partidários, pois para ser eleito o candidato tem que sobrepujar o companheiro de partido; e pela falta de transparência, "o eleitor vota no que vê e elege o que não vê, já que não sabe que, ao votar em nomes como o do deputado Tiririca, elege outro deputado do PT". O senador ainda apontou a perda de legitimidade do sistema representativo, como constatou pesquisa cujos resultados mostraram que a maioria dos eleitores, meses depois das eleições, não se lembrava dos candidatos em que votou. 

Já o voto distrital misto, que dividiria um estado em distritos, tem vantagens como a disputa em um colégio eleitoral mais restrito, explicou o senador. Em São Paulo, com 30 milhões de eleitores, os candidatos seriam mais próximos da população e disputariam o voto de 450 ou 500 mil eleitores, e poderiam propor soluções locais sem prejuízo dos grandes temas nacionais. Além disso, o sistema garante a visão geral e universal dos problemas políticos, e estimula a participação dos eleitos na discussão dos problemas nacionais, mas também os mantêm com os pés fincados no terreno da sua realidade local, acessíveis a cobranças, vigilância e vínculo de responsabilidade com seus eleitores, explicou Aloysio Nunes.

O senador demonstrou temor pelo fato de o relator da proposição na Câmara dos Deputados, Henrique Fontana (PT-RS) estar mesclando dois modelos que a seu ver são ruins: metade dos candidatos seria eleita por voto proporcional em lista aberta e preparada pelos partidos, e a outra metade seria escolhida pelo voto "distritão", com a escolha dos mais bem votados. Na opinião de Aloysio Nunes, Fontana juntou o que havia de pior nos dois sistemas e criou "um monstrengo".(Da Agência Senado)

24 comentários

Parabéns ao Senador Aloysio Nunes! Dei meu voto a ele e não me arrependo.

Que continue assim!


Chris/SP
C

Reply

Mas é mais do que evidente...

Se tem PTralha e "aliados" dando "piruadas" é por que tem corrupção, bandalheira roubo e sacanagem no meio...

... desculpe sacanagem não tem mais o TARADO sexagenário pedro novaes que financiava bacanal com dinheiro público e pagava a empregada que eventualmente comia a custa de muito VIAGARA, foi pra casa...

... antes tarde do que nunca.

Desculpem as grosserias mas não está dando mais prá aguentar essa safadeza sem limites dos PTralhas.

Tenho que partir PRÁ PORRADA COM ALGUÉM!!!!!

Reply

Coronel

Acabo de ver na propaganda partidária do PV, o imbecil do Sarney Filho, falando com todas as letras: que estão lutando com todas as energias para não permitir a aprovação do Novo Código Florestal, que vai matar os rios grandes, pois permite o desmatamento das margens dos rios pequenos.

Cabe na nossa cabeça um imbecil destes???

General Maximus Decimus Meridius

Reply

A única maneira de se curar um câncer é extirpá-lo completamente, de maneira que nenhuma célula escape e se instale em outra parte do organismo. O voto distrital misto é, do meu ponto de vista, insuficiente, pois preserva parte do sistema atual. Só o voto distrital puro tem condições de melhorar essa situação absurda que temos hoje. E ficar falando em parlamentarismo é desviar a atenção do que realmente é importante, ou mesmo colocar o carro na frente dos bois.

Reply

Qualquer pec,toda e qualquer reforma no Brasil,primeiro tem tratar de criar um dispositivo jutridíco efetivo que venha a punir todo e qualquer CORRUPTO!.Reforma com corruptos no controle não dá. Não é reforma!.

Reply

Não é à toa que Aloysio Nunes foi o Senador eleito com o maior número de votos em S. Paulo.
Tenho orgulho de ter votado nele também!
M.Rosa-S. Paulo-SP

Reply

Uma luz no fundo do tunel: Sen. Aloysio Nunes se mostra, junto com o Sen. Álvaro Dias, e poucos outros, verdadeiramente representante dos 44 milhões de votos oposicionistas. Vá em frente, Senador.

Reply

Alguns juristas já falaram que o voto em lista é inconstitucional. Será que vão colocar o "c" dos dignissímos ilibados na reta de novo?

Reply

Coronel, o eleitor não está muito interessado se é distrital ou não é. A questão é que não tem mais cabimento os brasileiros serem obrigados a votar. Ouvi dizer que só Brasil e Paraguay ainda mantêm esse resquício autoritário e coronelístico.

Reply

O Caminho para melhorar a qualidade dos políticos é o fim do voto obrigatório. Aí é que a porca vai torcer o rabo!!!

Reply

A classe média agora se fu...

Governo eleva imposto e carro pode ficar de 25% a 28% mais caro

O governo mais que dobrou a alíquota do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) para veículos importados e nacionais que não atenderem requisitos como investimentos em tecnologia e um percentual de 65% de conteúdo nacional.

Por causa do regime automotivo comum entre o Brasil e a Argentina, as montadoras que atuam no país vizinho e vendem para o mercado brasileiro também serão atingidas.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelos ministros Guido Mantega (Fazenda), Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e, Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia).

http://is.gd/OPKbUu

Reply

Coronel,

Dê uma olhada em seu email, por favor.
É IMPORTANTE.

Manoel
Gente Decente

Reply

Coronel,
Dê uma olhada em seu email.
É importantíssimo.

Manoel Gente Decente

Reply

Se deixar por conta da bandidagem petista, ele irão aprovar a proposta que beneficiam sómente eles.

Vamos lutar pelo voto distrital misto como sugere o Senador e não como o sugerido pela bandidagem.

É chegada a hora do BASTA de pt.

Reply

Sobre o manifesto da nova política.

Profundo... mas não entendi nada. Quando vai sair a versão desenhada?

Reply

COMO ANTES NA HISTÓRIA
“DESTEPAIZ” - DILMA PROMETE DE NOVO CONSTRUIR CRECHE COM SALIVA. SÓ NESTE 2011, ELA FICARÁ DEVENDO 1.695 UNIDADES!

Espalhem, façam um obséquio à verdade, estas informações.

Naquela solenidade em que Dilma estabeleceu uma relação de causa e efeito entre a educação formal e a ética — como se faltasse escolaridade aos nossos aéticos, em vez de vergonha na cara —, a presidente anunciou a construção de 6.427 creches até 2014. DE NOVO, SOBERANA?

Estava ao lado de Fernando Haddad, ministro da Educação, o maior inaugurador de universidades de papel do mundo. Dilma repetiu o bordão do antecessor: “Nunca antes da história destepaiz…” etc.

Dilma não repete, nesse particular, apenas o bordão do antecessor, mas também o vício de fazer solenidades para inaugurar intenções — a promessa das creches não é nova. No plano de governo para 2011 estão previstas:

- 1.695 creches;
- 3.288 quadras esportivas em escolas;
- 723 postos de policiamento comunitário;
- 2.174 Unidades Básicas de Saúde;
- 125 UPAs.

Disso tudo, o que saiu do papel e da saliva? Nada! O que Dilma fez nesta quarta foi reafirmar uma promessa, que não está sendo cumprida. E o mesmo vale para o resto. É compreensível que os petralhas fiquem chateados comigo, né? Eu não quero que gostem de mim. Se pudessem contestar os números e os dados, aí, sim, prestariam para alguma coisa.
(...)

Encerro
É inútil me atacar. Cadê as creches? Cadê as casas? Cadê as quadras? Cadê as UPAs?

Por Reinaldo Azevedo


Prometer é fácil, cumprir é que são elas! O pior é que os otários continuam acreditando!

Chris/SP

Reply

15/09/2011 - às 21:45

SUGESTÃO DE SLOGAN PARA O MOVIMENTO A FAVOR DO VOTO DISTRITAL

Apóie o VOTO DISTRITAL.
Zé Dirceu é contra!

Por Reinaldo Azevedo


Amigos coturneiros: NÃO DEIXEM DE VOTAR!!!




Chris/SP

Reply

Ótima iniciativa. Torço para que ela prospere.

Reply

O monstrengo relatado pelo deputado do PT, só demonstra que o partido está querendo se garantir, uma vez que não está conseguindo convencer mais ninguém de nada e sobre nada. Está tentando dificultar os partidos para poder continuar como um dos grandes. Serra e Aloysio Nunes estão demonstrando isso de forma muito clara.

Reply

Voto distrital ou qualquer outro meio é ineficaz neste país se não se mudar o regime de governo para o regime PARLAMENTARISTA, Quando um governo é corrupto e fica no mar de lama como o atual no país, o gabinete é derrubado pela oposição e outros por um voto de desconfiança, se o primeiro ministro fizer o oposto e propor um voto de confiança e for derrotado, ele teria que dissolver o gabinete de ministros e colocar novos e fazer novas negociações entre os parlamentares e partidos para a formação de novo governo ( nova coalizão ) e a crise encerra-se.
Bandos de ratos são mandados para casa e muita gaiola para ladrões.
Quando o parlamento vence um voto de desconfiança quem cai é o primeiro-ministro e o presidente da república, ouvidos os parlamentares determina que o antigo primeiro ministro ou um novo escolhido pelos partidos negociem um novo governo.
O STF, senado, FF.AA, presidente e ministérios de estados seriam irremovíveis por serem políticas nacionais do país, embaixadores e o ministro de relações exteriores só poderiam ser mandados embora por crimes ou determinação do senado ou do STF.
Com parlamentarismo a RATOCRACIA É inviável, a Itália demorou 50 anos e 60 governos para se adaptar ao regime parlamentarista e quase eles trocaram para o presidencialisno.
O parlamentarismo prescinde até da república, pois monarquias têm o regime parlamentarista e democracia em conjunto. O Irã tem república e ditadura ( Venezuela também ).
China e Cuba são ditaduras com o regime parlamentarista de fachada.
O primeiro ministro é para inglês ver e dar verniz democrático.

Reply

Oi Cel
Ufa! pelo menos eu não votei no Aluízio em vão!

Reply

Se petralha está se metendo, tem sacanagem no meio, eles não dão ponto sem nó.

Por favor, senador Aluysio Nunes,
seja a nossa voz, no SENADO, estamos precisando MUITO.


Izabel/SP

Reply

Petralhas são presidencialistas imperiais e defenderiam até governo com dois poderes,a presidente e o STF com 11 juízas, 5 por mérito e seis por critério racial, desde que todas sejam mulheres e com atestado em testes de DNA, para transexual não tentar invadir o poder feminino.
Nos estados as governadoras e prefeitas governariam sem parlamento só submissas à presidenta e ao STF.
As FF.AA. seriam renovadas, com a proibição do acesso de homens a ela pois colocaria em alto risco a democracia feminista.
Em 5 anos só mulheres seriam oficiais das forças armadas e para os homens haveria trabalhos braçais e com remuneração de um salário mínimo e só poderia trabalhar com a autorização por escrito da esposa.
Homem solteiro só trabalharia com a permissão de irmã ou se sem parente a justiça determinaria uma função que nenhuma mulher quer, como um limpador de fossa, bocas de lobo e nos aterros sanitários.
As feministas imaginam que em duas gerações os homens seriam apenas os reprodutores da espécie humana e até geneticamente modificados desde o zigoto para nenhum homem ter mais inteligência que um macaco, com a diferença que poderia aprender a falar e ser amante de uma mulher, a dona do mascote.
****ISTO SERIA A DEGRADAÇÃO FINAL DO PAÍS E SE OS OUTROS PAÍSES ADMITIREM, A REVOLUÇÃO PODERIA ATINGIR O PLANETA INTEIRO, HOMEM SERIA UM CÃO (mascote). FORA PETRALHA NAZI-COMUNISTA NOJENTA.
-
VIVA O GÊNERO MASCULINO COMO ELE SEMPRE FOI, COM CONCESSÕES PARA UMA IGUALDADE, mulher jamais poderá urinar em pé e nem homem parir, cada um na sua.

Reply

A NOMENKLATURA nacional vai lutar com todas as armas contra o voto distrital. Legislativo independente singnifica uma Brasil diferente para esses insetos. A luta vai ser dura, mas nós, os bem-intencionados, vamos vencer essa corja.

Reply