Tirando torturadores e terroristas do armário.

A Comissão da Verdade é daquelas ações que se sabe como começa e não se sabe como termina. Ao desenterrar um passado ruim tanto para a extrema direita quanto para a extrema esquerda, ambos os lados envolvidos em radicalismos, muita gente do governo pode ser  confrontado com documentos e depoimentos.

A Câmara aprovou o projeto de lei que cria a Comissão da Verdade, grupo governamental que investigará e fará a narrativa oficial de violações aos direitos humanos ocorridos entre 1946 e 1988. A apuração envolverá mortes e torturas praticadas pelo Estado na ditadura militar. O texto, mudado devido a um acordo costurado até o último momento, ainda precisa passar pelo Senado. Depois irá à sanção da presidente Dilma Rousseff.
O governo conseguiu colocar em prática seu desejo de votar a matéria às pressas, em regime de urgência urgentíssima, impedindo assim que ele fosse debatido na Casa. A pressa foi alvo de críticas de setores da esquerda, que discordam do projeto. A comissão funcionará por dois anos. Seus sete membros serão uma escolha individual de Dilma. Ao final, o grupo vai elaborar um relatório em que detalhará as circunstâncias das violações apuradas.

A expectativa é que, ao poder acessar documentos em qualquer nível de confidencialidade, ela possa indicar pessoas e órgãos estatais responsáveis pelas mortes, desaparecimentos e torturas.  A negociação em torno do projeto não foi tranquila. Inicialmente, o objetivo era que ele chegasse ao plenário da Casa sem discordâncias. Os militares aceitaram, revalidando um entendimento que já existia quando o ex-ministro Nelson Jobim ainda estava na pasta da Defesa. Mas o DEM e PSDB, depois de meses de negociação, propuseram emendas. ACM Neto (BA) e Cândido Vaccarezza (SP), líderes do DEM e do PT, chegaram a anunciar um acordo às 21h30 sobre a aceitação dessas mudanças, que foi temporariamente suspenso e, depois, voltou a vigorar.

Com os enxertos, o texto impede que Dilma nomeie dirigentes partidários, pessoas ocupantes de cargos de confiança do poder público ou "parciais" nas investigações. Ele também permite que qualquer pessoa dê informações quando quiser -não só quando convocada. No Senado, em que a relatoria deve ficar com o ex-guerrilheiro da ALN (Ação Libertadora Nacional) Aloysio Nunes (PSDB), as negociações estão adiantadas. Se o governo criar a comissão nos moldes previstos, ela surgirá sob crítica da esquerda, sua defensora histórica. Ex-resistentes do regime afirmaram que o número de membros e assessores (21, no total) é insuficiente para analisar todos os casos. Queriam vetar militares na comissão e limitar o período de análise para os anos de ditadura. (Da Folha de São Paulo)

21 comentários

Cel.
Existem estranhas lendas, que talvez agora a gente possa esclarecer.
Que estranhas relações existiram entre um então sindicalista e um então delegado (depois senador)? Não se tem notícias de que este falecido senador teria deixado outros presos saírem da cela seja lá para que fim fossem. Teriam sido “prendas” em troca de nomes?
Quem é finalmente o guerrilheiro treinado em Cuba que entregou nomes e endereços dos “cumpanheiros”.
Teria ou não recebido um milhão de dólares o “El Raton”, das mãos do Fidel para compra de armamentos, que estranhamente teriam virado bois e fazendas no Uruguai?
Teria realmente ido um sindicalista para EUA fazer um curso no Diálogo Interamericano?
E o dinheiro do cofre do Adhemar? Quanto era o montante, e onde foi parar?
Teria um torneiro mecânico, trocado na undécima hora, um dedo da mão direita por outro da mão esquerda, apesar da indenização ser menor?
Será? Será?

Reply

O assassinato do soldado Mario Koesel vai ser esclarecido?
Ladrões descarados!
Ignorantes, o Brasil perdeu nestes 10 anos de PT, de tornar-se um pais de primeira linha: mas acabaram com as estradas, universidades, corromperam as instituições, elegeram apedeutas, corruptos.

Reply

Esse negócio é pra dar satisfação aos gringos,só isso. No fim a montanha vai parir um rato.

Reply

Coronel,
Será que vão averiguar e punir de onde partiram aos ataques a Polícia Militar e incêndios a onibus em SP em 2006?
qual o propósito?
quem foi beneficiado politicamente?
e os Incêndios as Favelas em SP em 2010,
quais os motivos:
quem se beneficiou politicamente?
e as Mortes do Celso Daniel e Toninho do pt?
porque?
quem se beneficiou politicamente?
afinal foram atos de Terrorismo, ou eu tô errado???

Reply

Bom dia a todos.

Sou favoravel a abrirem todos os arquivos e que se mostre definitivamente a VERDADE a todos os brasileiros.

Podem começar a esclarecer a morte do soldado do Exécito Mario Kosel Filho, assassinado pelo grupo terrorista da Dilma.

brasiliano1@gmail.com
celsoanaruma@gmail.com

Quero um pais de maos limpas.

Reply

Brasiliano

Não é só a morte do Mario Kosel Filho, que precisa ser esclarecida. Há ainda mais 119 cadáveres, cujos nomes já foram citados, por RA num de seus posts.

Todos nós queremos a VERDADE em pratos limpos, mas não à moda dos petralhas.

Chris/SP

Reply

CORONEL, para comentar sobre isso iria levar muito tempo e espaço, mas uma coisa é certa, vai ser um verdadeiro e ligítimo tiro no pé destes fascínoras, só assim o POVO mal informado e esclarecido poderá ver realmente quem são estes canalhas que estão no poder, vai ser a história contada sem mentiras e sem distorções, e as quadrilhas e terrorristas do PT serão desmascarados, pois contra os fatos não existem argumentos, e a história não pode ser apagada, só existem os de memória curta e alienados que fazem isto.

Reply

se for levado a sério, poderá complicar muita autoridades de brasília...
dilma vana que controlava as armas e munições e que "nunca" participou de ação terrorista vai falar ?
isso foi dito durante a campanha eleitoral para camuflar a guewrrilheira....
irão aparecer todos os assaltos e assassinatos ? será?????

Reply

Essa comissão nunca cheirou bem. Querem militares como réus, mas não querem que eles façam parte da comissão. O objetivo, certamente, é a omissão da verdade, para a revelação de outra "verdade", a deles. Eles nunca se conformarão com a frustração em 31/03/1964/Cagliostro

Reply

Deixo a pergunta no ar: por que apurar-se os "abusos contra os direitos humanos" desde 1946 e não a partir de 1935, quando os patifes vermelhos assassinaram militares dormindo no Rio de Janeiro? Em Recife, ao servir ao Exército em 1968, no QG da 7ª RM, eu pude ver os buracos de balas dos tiros deferidos pelos agentes da Intentona de 35, nas paredes do QG, que ficava no Parque 13 de maio, em frente à Faculdade de Direito. Nessa Unidade Militar, o comunista Gregório Bezerra assassinou um tenente pelas costas e feriu à bala seu cunhado que era também oficial naquele quartel, na tentativa de tomá-lo de assalto no que foi impedido e preso. Passou 5 anos preso na Casa de Detenção do Recife, até ser anistiado em 1945. Somente em recife, foram mortas nesse levante comunista um total de 720 pessoas, entre militares e civis inocentes. No Rio Grande do Norte, onde tudo começou por ordem expressa de Luiz Carlos Prestes, que recebia instruções de Moscou, foram contabilizadas 20 mortes. No Rio de janeiro,na Vila Militar aconteceram os assassinatos mais covardes da Intentona de 35. Oficiais foram mortos ainda dormindo pelos capitães do EB Agliberto Vieira de Azevedo e Ivan Ramos Ribeiro, seus colegas de farda, por ordem expressa de Luiz Carlos Prestes que recebia ordens diretas de Moscou através de agentes da KGB, da qual fazia parte sua segurança e mulher, Olga Benário, executada pela Gestapo após ser extraditada por Getúlio Vagas.
As investigações partindo de 1946 deixarão de fora os crimes mais revoltantes praticados pelos vermes comunistas. Mauricio Grabois figura entre esses assassinos quando atirou e matou pelas costas um oficial seu colega de unidade quando esse subia as escadas do comando da unidade. Maurício Grabois comandou a Guerrilha do Araguaia e foi morto em combate em 1972 na selva amazônica depois de permanecer por mais de dois anos em combate com as Forças Armadas. Leiam a o livro "Verdade Sufocada",na 6ª edição, do Cel Brilhante Ustra. Pedidos através do site averdadesufocada.

Reply

350 mil funcionários públicos ocasionaram 200 mortes, e o suicídio de "sociopatas" em sua responsabilidade estatal. Quase 200 Ideolopatas Comunistas, se acharam no Direito de tirar a vida de 119 brasileiros, em nome da Utopia, Ditadura do Proletariado!

Êsse Tolos esperam "indenizações" e "vinganças" pra justificarem os "crimes" perpetuados em nome de suas "ideolopatias". Vão acabar sendo punidos nas ruas, pelo cidadão comun, já que são Assaltantes, Meliantes, Sequestradores, Torturadores, Terroristas.. Querendo se passar por Vítimas..

Reply

Boa tarde a todos.

Obrigado Chris/SP.

Eu so quis ajudar dando uma dica.
Devemos todos ajudar a tal comissao encontrar a verdade.

Espero que todos comecem a mostrar os crimes dos terroristas, especialmente aqueles ligado ao grupo terrorista da Dilma.

Reply

Quem mexe com fogo faz pipi na cama já dizia minha querida avó...A canalhada PTralha vai acabar se arrependendo de mais esta PaTifaria.

Escroques vagabundos

Reply

Coronel elles fazem a Comissão da Mentira e nós faremos a COMISSAO DE TODA VERDADE.

Quem atacou o Riocentro por exemplo e porque.???

Quem roubou o cofre do Ademar??? Quanto tinha lá dentro??? Quem ficou com esse dinheiro???

Quem matou o diretor da Ultragaz a sangue frio, na Al. Casa Branca e porque???

Quem era o sindicalista que jogava dos dois lados e entregava a cumpanherada em troca de favores como visitar a mae no seu aniversario???

Aiii, mas isso vai ser muito bom para o Brasil, mesmo.

Finalmente o povo, principalmente os jovens vão saber de toda a Verdade.

Nós sabemos pq vivemos aquele periodo de terrorismo das esquerdas. Mas os jovenzinhos nada sabem, apenas o que os professores esquerdistas contam. Vamos lá pessoal, vamos começar a contar toda a Historia

Porque somente os terroristas estao recebendo milionarias pensoes???

Quantos terroristas foram mortos pelos proprios cumpanherus?? E ai tem muitossssssssss.

Comissao de meias verdades nao interessa.

Vamos lá. Vamos contar tudo.

Coronel, nao seria interessante pedirmos aos amigos do blog que começem a nos mandar as verdades daquela época???

Cadê a ficha corrida da presidenta??? O que ela contem que está escondida . ???

Queremos colocar tudo em pratos limpos.

Alias quem começou a atacar??? O exercito ou os terroristas???

Me lembro bem das passeatas que fizemos na época. Eu era uma adolescente,mas vi milhoes de senhoras nas ruas, e todo o povo pedindo a ajuda dos militares. Eram milhoes de pessoas. Existem documentos e fotos tb em revistas da época.

Vamu lá petralhada . Agora chegou a hora da VERDADE que voces tanto esconderam até hoje.

A VERDADE SUFOCADA DURANTE TANTOS ANOS AGORA VEM A TONA. CHEGA DE MENTIRAS , ESQUERDOPATAS.

Reply

Coronel, existem muitos documentos da época em poder das Forças né???

Basta trazer tudo a tona. Beleza.

COMISSAO DA VERDADE, NAO DE MEIAS VERDADES. SERÁ BEM REVELADOR AOS JOVENS DE HOJE QUE NAO HAVIAM NASCIDO NAQUELA ÉPOCA.

ESPERO QUE TRAGAM TODA A CVERDADE DE UM SINDICALISTA DE S BERNARDO.

O DELEGADO DA ÉPOCA JA MORREU. MAS MUITA GENTE SABE QUE O TAL SINDICALISTA NUNCA PRESTOU E SE VENDIA POR POUCO. CANSOU DE ENTREGAR COMPANHEIROS EM TROCA DE FAVORES....

Reply

Que maravilha. Finalmente todos saberão a VERDADE. Mas e a verdade de um certo sindicalista ??? Considero essa uma das mais importantes de serem reveladas. Quem vai contar????

Reply

Pô Coronel,
Será que ninguém percebe o que está acontecendo neste país? Estamos sendo cozidos na água de nossa própria lagoa, como aquele sapo da estória, e não enxergamos nada nem pulamos fora da panela!
Os esquerdopatas, a cada dia mais, estão botando as manguinhas e as garras de fora, diante da passividade - ou seria aceitação - da sociedade brasileira a todas as suas ações nefastas. Ninguém reage ante a roubalheira, ante a usurpação de poderes pelo desgoverno, ante a institucionalização da corrupção, ante ao aparelhamento do Estado, ante ao esvaziamento e depauperamento das ex-Forças Armadas.
Essa comissão da inverdade é o ovo da serpente, em relação às Forças Armadas. O objetivo dos ladrões comunistas/terroristas é desacreditar especialmente o Exército, para abrir caminho para seu desmantelamento total e para a substituição da Força Terrestre por milícias do partidão. Vamos nos tornar, em breve, uma nação similar à Alemanha nazista e à Rússia stalinista.
E o povão bolsa-dependente vai aplaudir e dar a maior força a tudo isso. Os idiotas das classes média prá cima vão se F*DER de verde-amarelo!!!
É bem triste o nosso futuro a médio prazo.
E olhem que eu estou sendo otimista, pois acho que não haverá paredão suficiente prá todos os otários!

Reply

Coronel, acho que essa Comissao foi criada as pressas, porque os petralhas estao com medo das passeatas da população.

O povo acordou e elles estao desesperados.; Entao nada melhor que jogar o povo contra as FFAA.

É tudo cortina de fumaça para tirar o foco das roubalheiras.

Generais cade os verdadeiros documentos daquela época???

Vamos passar a Historia a limpó.

Reply

Comissão da verdade? será certamente a COMEÇÃO DE VERDADE, pois o governo quer fazer um trabalho que durará o mínimo de dez anos pesquisas sem chegar a culpados, sem poder para incriminar ninguém anistiado, até o passado da Dilma seria revelado e dos terroristas aliados a Dilma, não vão para a cadeia por terrorismo pois quando os crimes foram cometidos eram crimes comuns e já prescritos.
Não existia punição para tortura no tempo do Gal Dutra e posteriores até 1964, poderão saber quais foram as "forças ocultas" que levaram o insano cachaceiro Jânio Quadros à renúncia, se foi tentativa de um auto-golpe para tornar-se ditador ou uma crise de alucinação normal entre os alcoólatras. Jânio acusava o Ademar de Barros de bebum e corrupto e a vassoura era um símbolo ( a comissão da verdade tem que dizer do que, se varrer as liberdades democráticas ou a sujeira na política.
Dilma é contra uma comissão revanchista que criminalize todos os participantes (99% dos militares que participaram são hoje mortos) e muitos guerrilheiros e pretensos perseguidos da ditadura poderão ser desmascarados se a comissão descobrir que foi para aposentar.
Pode ser o fim de muitas carreiras políticas de petralhas mas cadeia não haverá, exceto pelos crimes atuais, mesmo o mensalão já está à beira da prescrição e depois Lula vai até dizer que roubou e bordou, nada poderá acontecer, nem a perda de direitos políticos do manguaça.

Reply

Nós sabemos do caso Mario Kozel Filho ,a flia morava em moema.Será que como a flia de celso daniel ela teve que ir embora???

Reply

COMBATE É COMBATE. ASSASSINATO É ASSASSINATO!
Tem neguinho aí que vai dar um tiro no pé!!

Reply