A forte segurança do 7 de Setembro impediu o contato de integrantes da marcha com participantes do desfile oficial. O sucesso do protesto ocorreu uma semana após congresso do PT demonstrar que não apoia nenhum tipo de 'faxina' anticorrupção no governo e de considerar que esses movimentos eram parte de uma 'conspiração midiática' e uma forma de promover a 'criminalização generalizada' da base aliada ao Planalto.
Sem partidos. A marcha evitou as referências partidárias. Membros do PSOL tentaram levar bandeiras do partido, mas foram impedidos de seguir adiante com os adereços. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) ensaiou entrar na marcha, mas, advertido, preferiu apenas acompanhá-la discretamente.
Vestidos de preto, com narizes de palhaço, faixas e cartazes, os manifestantes criticaram a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), na semana passada, o voto secreto no Congresso, os recentes escândalos de corrupção no governo e a manutenção do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no comando do Legislativo. Pediram até a destituição de Ricardo Teixeira da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Exigiram, ainda, a aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa - que depende de julgamentos no Supremo Tribunal Federal (STF). Uma faixa vinculava o nome do ditador líbio Muamar Kadafi à política brasileira, lembrando que qualquer um pode se candidatar, independentemente da ficha criminal. 'Kadafi, não importa o seu passado, no Brasil você pode ser deputado.' Em oito meses de gestão, Dilma foi obrigada a trocar Antonio Palocci, Alfredo Nascimento e Wagner Rossi por conta do envolvimento deles em suspeitas de corrupção na Esplanada.
O protesto começou tímido no Museu Nacional de Brasília, por volta de 9h, com 2 mil pessoas, mas foi engrossando com a adesão de quem foi ao desfile oficial. No fim, ao meio-dia, na Praça dos Três Poderes, a marcha chegou a 25 mil pessoas, segundo balanço da PM. A rede social Facebook foi a principal ferramenta de convocação, observou Luciana Kalil, 30, uma das organizadoras do protesto. As faixas levadas à manifestação tinham frases fortes e bem- humoradas. Havia dizeres como: 'País rico é país sem corrupção' (referência ao slogan do governo federal; 'País rico é país sem pobreza'); 'Fim do voto secreto'; 'Corrupto safado, pede para sair' (referência bem-humorada ao filme Tropa de Elite); 'Contra Sarney e sua gangue'; 'Menos ratos e mais ratoeiras'; 'Deus, salve o Brasil'; 'Não precisa de CPMF, basta não roubar', e 'Jack horroriza' (alusão à deputada Jaqueline Roriz, flagrada em vídeo recebendo maços de dinheiro do esquema de corrupção no Distrito Federal).
'A absolvição de Jaqueline foi o estopim para essa marcha', disse o estudante Marcos Maia, de 18 anos. Um manifestante estampava a mensagem: 'Quer ficar rico? Pergunte-me como'. E trazia nos ombros reprodução do rosto do ex-ministro José Dirceu, réu no processo do mensalão, escândalo da gestão Lula. Conhecida por aparecer vestida de diabo após a absolvição de Jaqueline Roriz, Leiliane Rebouças, de 36 anos, ressurgiu com o mesmo figurino, mas carregando uma nova mensagem: 'Infernize a vida de um corrupto. Constranja-o em público'. Vestida de preto, a aposentada Alzerina Salles Pereira, 66, celebrou a marcha. 'Aqui no Brasil o dinheiro sobra para poucos, enquanto muitos passam fome.'
Um grupo de estudantes se destacou no meio da multidão com baldes e vassouras para completar a 'faxina' anticorrupção do governo Dilma. Os jovens foram 'limpar' o Ministério da Agricultura, pasta envolvida no escândalo de corrupção nos últimos meses que culminou na queda do ministro Wagner Rossi. 'Vamos tentar ir além, já que parece que ela (Dilma) não está muito a fim de continuar com o serviço', disse o estudante Arthur Alves, de 20 anos. A estrela do PT teria ficado de fora do protesto não fosse o boné de militante da estudante de psicologia Ana Márcia, 53 anos. 'Com o PT é que as coisas estão saindo do tapete', afirmou. Questionada sobre a lógica do discurso - já que muitos dos envolvidos em escândalos são petistas -, ela admitiu: 'Infelizmente, o PT fez muitas concessões'. (Do Estadão)
21 comentários
O "planalto central", após passar a madrugada digerindo os números, deverá hoje e nos próximos dias, sair com uma nova roupagem (cara mesmo) típica dos comunistas - "Não é bem assim... coisa e tal...". Que não se comece agora com dózinha pra cima de comuna - Nunca se esqueçam disto: comunista não têm dó de ninguém - está em seu dna ELIMINAR SEUS OPOSITORES, literalmente se necessário. Vamos lá pessoal, ontem foi só a primeira batalha de uma LONGA E DURA GUERRA!!!
ReplyA mensagem dada por Reinaldo Azevedo - NÃO, VOCÊS NÃO PODEM!!!, foi destaque não só nas ruas (veja post no blog de RA), como também foi citada por Juan Arias, do Jornal El Pais, "NO, VOSOTROS NO PODÉIS!".
ReplySe os políticos vagabundos acham que podem tudo, a resposta foi dada pelos cidadãos honestos deste país.
É só o começo...
Chris/SP
Ela é estudante de psicologia desde os 20 anos ou estudante recente? Com a lógica que respondeu parece ser pra lá de veterana.
ReplyMago
mas o que essa petralha estava fazendo la?
Replye ainda pra me afirmar barbaridades desse quilate, que eh o governo do PT que esta fazendo aparecer a sujeira toda?
concessões eh o kacete!
o nome eh CORRUPÇÃO!
esse foi o jeito que o velhaco arranjou para governar e obter unanimidade, relativizando, oficializando e banalizando a corrupção em todas as esferas publicas...
só maluco para se consultar com uma psicologa dessas depois de formada...
tem as ideias mais desconexas e cínicas que se poderia ter...
bom, eh petralha, isso deve ser normal entre o grupo...
Bom dia a todos.
ReplyFinalmente entendi que aquilo que chamamos de roubo, eles chamam de concessao.
Quem recebe a arrecadaçao é a Erenice6%, oDirceu ou a quadrilha ops...o partido.
O STF fica também recebe?
O molusco fica com quanto?
Com 53 anos e ainda esta estudando, veja so que gracinha.
brasiliano1@gmail.com
Totalmente alienada.Não gosto do PT,não sou amigo de petistas,odeio a cor vermelha,odeio barbichas e finalmente,odeio ladrões.E se vier com historia de que não é comunista e sim socialista,afloram em mim os instintos mais primitivos.Chega.Vocês não podem.
ReplyA estrela do PT teria ficado de fora do protesto não fosse o boné de militante da estudante de psicologia Ana Márcia, 53 anos. 'Com o PT é que as coisas estão saindo do tapete', afirmou. Questionada sobre a lógica do discurso - já que muitos dos envolvidos em escândalos são petistas -, ela admitiu: 'Infelizmente, o PT fez muitas concessões'.
ReplyPelo visto, boa parte do protesto, não elevou o tom contra o partido centro da roubalheira. Isso quer dizer que o comportamento da manifestação soou como parcial. Se não fosse a timida exposição da estudante de psicologia, a legenda imunda teria sido poupada em 100%.
E deixaram a dona Ana Márcia desfilar a estrela-guia da corrupção no meio de gente honesta?
ReplyUma esquerdóide esquerdofrênica estudanta de psicologia?
ReplyEssa pelega acadêmica infiltrada quer se apropriar de um movimento apartidário a favor de seu partido bandido, o PT.
Aprendeu muito bem a mentir, como todos os petralhas, pois sabemos muito bem que a gerentona fez uma faxina medíocre contra a corrupção gestada nos 9 anos de desgoverno petista.
Deviam ter queimado o boné desta FDP.
Desculpe, coturneiros, pelo que vou dizer a essa senhora, pelas palavras mais uma vez não apropriadas, pela indignação do ato e do discurso covarde dessa senhora:
VTNC!
CORONEL,
ReplyUma vez petista, petista até morrer. Ora, o que está saindo de patifaria não estava escondido sob o tapete, estava e está exposto a luz do dia,bem no centro do "sistema solar da corrupção" instalada há mais de oito anos no Palácio do Planalto.Só não vê quem não quer ou só não sabe quem é trouxa.Estimativas dão conta de aproximadamente 60 bilhões de reais roubados só no governo LULA/DILMA.
O PT com seu incontido desejo de amordaçar a imprensa acabou de colocar a carapuça na própria cabeça.
Como cristão que sou, acredito que,desde que o arrependimento seja sincero, todo pecador merece perdão. Talvez a petista estudante de 53 anos (isto não quer dizer que seja uma estudante profissional do tipo que se encontra nos DCE's) esteja começando a ver a luz!
Reply53 anos e essa vadia do PT ainda está estudando???? Aliás porquê permitiram que essa cadela participasse da manifestação????
ReplyESTAVA NO MOVIMENTO EM SAMPA E FIZEMOS BASTANTE BARULHO, MAS POUCO FOI DIVULGADO...
ReplyMAS ELES QUE NÃO SE ESQUEÇAM QUE ESTAMOS EM ALERTA MÁXIMO E DE SACO CHEIO!
ONTEM EM SAMPA TINHAM ATÉ EX-PTISTAS NOS PROTESTOS! E ATÉ MESMO GENTE FALANDO EM RADICALIZAR SE NADA MUDAR NOS PRÓXIMOS MESES...
SÓ TEM UMA FORMA DE MELHORAR...
IMPEACHMENT JÁ E CADEIA DE TODA A GANG COM DEVOLUÇÃO DO QUE FOI ROUBADO NOS ÚLTIMOS 8 ANOS E POUCOS MESES.
O pt, fez muitas cosseções??
Replyclaro que sim, as mais espúrias, as mais corruptas, as mais SUJAS.
Essa sra.petralha, tem muito que estudar, sobre política sobre pt.
A cara da dilma no Estadão estava impagável, quem é que está roubando
o meu dia, a minha festa...simplesmente o povo brasileiro.
Izabel/SP
Nossa que vergonha, estou parecendo petralha: errei
Replyo correto é concessão
Izabel/SP
Deveriam ter lavado as escadarias da Casa Civil, celeiro de bravos!
ReplySenti falta de críticas a Dilma e palofi . Parece que as pessoas só conseguem lembrar de fatos dos últimos 15 dias.
Tem um comentarista muito agressivo, chamando a militante petista de cadela. Isso é uma falta de respeito, parece coisa dos tais ratos.
ReplySe ela foi lá, já é uma boa coisa. Significa que ela tem alguma autonomia de pensamento em relação à seita.
Mas acredito que outros foram camuflados, no sapatinho, para não serem punidos...
Carcará,
Replyse todas as ONGS, todos os políticos corruptos e asseclas devolvessem o dinheiro que roubaram nos últimos quase 9 anos desse governo PODRE do PT, em especial os Nullos da SIlva e corruptela, teríamos um hospital Einstein em cada capital do BR para o SUS!!
Abraço,
Flor Lilás/PR
A futura psicóloga é mesmo uma alienada!
ReplyMaria,SP
Erro de digitação por trocar uma letra ou omitir, passa por desliza do teclado que é máquina. Izabel, erros em acentuação como os circunflexos em excesso é marca registrada tua.
ReplyTodos sabem que você não é inculta e nem simpatizante do apedeuta, O REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA ,o velhaco inominável, senão o Coronel não publica este comentário.
Gosto de teus comentários Izabel.
Notícias normais...
ReplyJá está se tornando corriqueiro. Qualquer dos telejornais que nos entram casa adentro todas as noites trazem, no seu conteúdo, 50 a 60% de notícias que tratam de violência, corrupção, desmandos, impunidades. Já se tornou corriqueiro e nem ao menos nos causam algum tipo de indignação ou revolta. Nós nos acostumamos muito rápido a não dar mais importância a esse tipo de coisas. Sem qualquer intenção de crítica, podem observar: qualquer que seja a notícia a Fátima Bernardes a transmite com um sorriso “Mona Lisa” nos lábios. O semblante grave que uma notícia ruim exigiria não aparece.
Ficaria cansativo listar aqui todas as barbáries que andam acontecendo. Excluindo-se os canais de notícias, os telejornais de canais abertos desfilam atrocidades desde as 17:00 horas e seguem noite adentro. A gama atinge desde crianças – de qualquer idade, sendo estupradas e mortas até políticos dizendo que é normal locupletar-se com dinheiro público.
Essa falácia de que está sendo feita uma faxina já está cansando. Os postulantes a cargos públicos, indicados ou não, deveriam ser alvo de investigações antes da sua posse ou investidura no cargo. Desde muito cedo ouvi falar em “atestado de bons antecedentes”. Será que só vale para alguns?
Entra governo, sai governo e a ladainha é sempre a mesma: o “meu” governo será moralizado. Como seria possível, se para compô-lo eu me cerco de pessoas que já têm um histórico de desonestidades em seu currículo?
Outra coisa que já está cansando é esse negócio de “Comissão da Verdade”. Pára com isso, gente. Investigar um dos lados dos personagens daquela época parece que já começa com vistas a uma imensa dose de parcialidade. Não existe intenção de mostrar “a” verdade: apenas o que interessa a alguns virá à tona. Acredito que a sociedade brasileira pode e deve interessar-se por este assunto. Existe ONG para tudo. Por quê não se criar a ONG “Passando a Limpo”? Ela já começaria sem recursos governamentais para que funcionasse. Estima-se que haja mais de 300 mil associações sem fins lucrativos no nosso país. Quem as gerencia? Para onde vão os recursos arrecadados? Será que existe um controle de funcionamento e de gastos – que envolve dinheiro do povo?
Não estou pregando uma “revolução”. Acho, isto sim, que temos que parar de “aceitar pacificamente” o que estão fazendo com o nosso país e com a nossa gente. Não temos o direito de ficar quietos, vendo a banda (ou o bando) passar. Isso faz parte das mais básicas noções de patriotismo. Indignar-se é parte dos nossos direitos mais básicos. Temos, sim, a obrigação de querer e de lutar (no bom sentido) no sentido de legar aos nossos filhos e netos uma verdadeira NAÇÃO.
Em 2012 teremos novas eleições. Uma das formas de ajudar a fazer um Brasil melhor é a escolha consciente a respeito de quem vamos eleger. Não pode haver aquela história de achar que agora o fulano ou a fulana deve ter “melhorado”. Se a pessoa já esteve lá, com poder a ela delegado, e não fez o que lhe era devido, perdeu a vez. Se “meteu a mão na grana do povo”, vai aproveitar a nova oportunidade e roubar mais.
A Reforma Política passa pelas nossas mãos. As promessas de concretizá-la nunca saíram do papel. Aproveitemos para fazê-la com o nosso voto.
Abraços.