PSDB, de volta ao passado.

Nada contra a economista e advogada Elena Landau, mas as suas primeiras declarações de volta ao PSDB, para ser a artíficie dos novos posicionamentos do partido, sairam com cheiro de mofo: "Saí porque achei que estávamos perdendo a identidade, a capacidade de dar respostas e formular. E, do ponto de vista da minha trajetória pessoal, ficava frustrada a cada eleição quando as privatizações (o programa criado pelo ex-presidente Fernando Collor e aprofundado por Fernando Henrique Cardoso) não eram defendidas". Meu Deus, vão começar tudo de novo!É a mesma burrice mercadológica de achar que o eleitorado está preocupado com quem fez ou deixou de fazer algo que já está incorporado, deglutido e devidamente processado pelas pessoas. 

Elena Landau continua: "As privatizações foram muito boas para o país e tenho orgulho de ter participado delas". E o Brasil com isso, minha senhora? O que o seu orgulho representa para o eleitor? Absolutamente nada! O brasileiro não quer saber como era não ter um celular, mas em quantas vezes pode comprar um tablet. Será que é tão difícil entender? E a tucana continua: "A gente não pode simplesmente dizer que o mundo começou agora. Não se pode discutir questões de fundo, tanto sociais como econômicas, sem resgatar o passado, a competência que o PSDB teve de mudar, de fazer a virada". É assim que o PSDB quer ganhar eleições, fazendo uma volta a um passado irrelevante para 90% dos brasileiros. 

A grande realidade que fica escancarada com este tipo de depoimento é que o PSDB não tem mais nada a fazer para frente. Não tem um projeto de país. Não tem um projeto de governo. Não tem nem mesmo um projeto de partido, pois não consegue unir as suas lideranças. Para encerrar, Elena Landau avisa que o partido precisa "atender a uma classe emergente que está além do assistencialismo". Esta classe emergente não existe. É óbvio que existe um novo grupo que subiu na vida e que não precisa de Bolsa Família, mas está deitando e rolando no Minha Casa, Minha Vida e no Prouni. Este é o novo assistencialismo. É receber oportunidades para financiar Miami em 24 vezes e o Corsa 1.0 em 48 prestações. No tempo do PSDB era o frango. Agora é o salmão importado do Chile.  O PSDB está de volta ao passado. Está mais velho do que o Fernando Henrique Cardoso, infelizmente. Nunca mais chegará ao poder central, por absoluta fadiga do principal material de um partido: as novas idéias. ( As declarações de Elena Landau foram dadas ao Jornal Valor Econômico)

23 comentários

Caro Amigo. Certíssima sua análise. Esse partido está completamente perdido, não lutando pelo presente e nem pelo futuro e principalmente de costas para 44 milhões de órfãos.Abs

Reply

Off topic


VOTO DISTRITAL - OU SE APRIMORA A DEMOCRACIA, OU O PAÍS VAI À BRECA!

Eu os convido a entrar na campanha em favor do voto distrital. Não vamos melhorar a democracia brasileira se não melhorarmos a qualidade da representação. Essa é uma boa luta! By Reinaldo Azevedo


http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/voto-distrital-ou-se-aprimora-a-democracia-ou-o-pais-vai-a-breca/



Chris/SP

Reply

Corretíssimo o seu comentário. Na realidade, se o PSDB simplesmente deixar de existir da noite para o dia, será preciso colocar um aviso neste sentido para que se perceba!

O triste é que a direita no Brasil não existe e nem existirá tão cedo: foi lentamente esmagada pelo esquerdismo que a tudo e a todos domina. A esquerda arrasou o campo político e, no embalo, destruiu a Nação, hoje reduzida a um mero acampamento.

Dá inveja ver como os Estados Unidos conseguiram manter incólume o seu sistema por mais de 200 anos, alternando republicanos e democratas no poder, apesar de todas as mazelas "micro" que se sabe existirem, mas no "macro" o sistema funciona. Especialmente o sistema de "Checks and Balances" em que qualquer dos ramos da Administração Pública tem seus poderes limitados pelos demais, evitando a abusiva concentração de poderes. Se o Brasil tivesse em funcionamento um sistema de "Checks and Balances", o PT jamais poderia ter feito o que fez.

Reply

Até no nome, Landau, a coisa é velha. O carro Landau era um trambolho sem tamanho, atravancando tudo, e um posto de gasolina andante, consumindo tudo. Boa parte da tucanada, em sua profunda timidez política, que raia a covardia, é burra ou tem o rabo preso. Ou as duas coisas. O pt cairá e passará, como toda obra humana (no caso, desumana), mas pelas próprias contradições. Nós estamos vendidos com essa gente. Que Deus nos livre e guarde.

Reply

Coronel,sou um leitor assíduo do seu blog pela sua oposição corajosa. Mas vc., que não tem medo de ser de direita, incorporou o programa do adversário.Endossa o argumento do adversário: que a oposição perde porque não tem um novo "programa".
Partido de direita tem que lutar por menos imposto e menos intervenção do estado na economia! Só isso! o resto a atividade privada toma conta.
O verdadeiro objetivo da direita é diminuir o tamanho do Estado e com isso evitar que gigolô de pobre se aproprie da maquina do Estado. Vc. acha que eles gostariam de gerenciar a escassez? E isso exige mais privatizações que os políticos e a classe média sanguessuga odeiam. Privatizações e diminuição do estado não sairam da minha agenda de direitista.

Reply

Cesar, você não entendeu!

Privatização não é mais pauta. PSDB privatizou, PT privatizou, ninguém dá a mínima para isso. O eleitor não está interessado de onde vem o celular dele, se é de uma estatal ou de uma empresa privada. O PSDB tem mania de homenagear a si mesmo, seus líderes são pavões. Ninguém lembra qual a moeda existia antes do Real. O que o povo quer saber é de futuro, bem-estar, saúde e outros temas. Como vai ser, não importa. É bullshit!

Coronel

Reply

Cel

Desde 20001 o PSDB só perde e esta se reduzindo a uma Cooperativa de amigos!

Cada povo tem a OPOSIÇÃO que merece!

Por onde anda o Zé Serra. Só fica no Twitter? Acha que o povão vive no Twitter? Vai desaparecer!

Átila

Reply
observadordepirata mod

Que democracia é essa que uma pessoa sem voto chega ao poder? Que democracia é essa, com essa forma de suplência? Depois reclamam que os partidos viraram máfias e com proprietários, que fazem ditatorialmente o que bem entendem. Pegam um Tiririca da vida e por conta do caminhão de votos que recebem , elegem mais 5 apaniguados escolhidos a dedo! Vamos acabar com essa pouca vergonha.

Reply

Cel,

Um de seus leitores se referiu aos 44 milhões de órfãos do PSDB. Acredito que ele estava se referindo aos votos recebidos pelo Serra.

Queria fazer uma observação que acho oportuna: não vá achando o PSDB que ele "TEM" 44 milhões de votos, porque não tem. O Serra recebeu esta montanha de votos por absoluta falta de alternativas para o eleitor. Tivesse havido um tertius de direita nas últimas eleições, mas de uma direita "de gente" não essas picaretagens que andam por aí, o PSDB teria minguado uma barbaridade.

Só mesmo uns sonhadores e iludidos é que acham que o PSDB tem todo esse cacife.

Certíssimo está esse seu outro leitor que diz que a bandeira da direita é simples e se resume em dois pontos: Estado mínimo e mais privatizações.

Reply

tô na área
CORRIGINDO O EDITOR:
o PT não privatizou E SIM PARTIDIZOU(SIC)eheheheh.

fui..

Reply

Privatização é tema atualíssimo. Temos 200 grandes empresas estatais onde impera a fisiologia de políticos de plantão e barnabés de privilégios adquiridos. Por extensão de sua definição chegamos ao tamanho do estado ideal.

Nada mais arrasador para eleitorado petista que sempre bradou contras as privatizações do que zunir nos seus ouvidos que a educação de qualidade está privatizada nas escolas particulares e a saúde também nos planos privados.

Acorda, meu irmão. Um argumento desse bem montado detona a demagogia petista.

E se for para fazer política no oba oba, sem conceitos e definições, não haverá diferença nenhuma entra a turma do Sarney e do Lula e das outras.

Reply

Cel,

Queria corrigir meu último comentário em que eu dizia ser simples a bandeira de um verdadeiro partido de direita no Brasil: Estado mínimo e mais privatizações.

Na realidade, é mais simples ainda: apenas ESTADO MÍNIMO pois incluir "mais privatizações" nesta receita é redundante. Não deve sobrar ninguém, nem o sacrossanto Banco do Brasil!Privatização total.

O Estado deve apenas nortear as políticas macro e só. Que sobreviva o Banco Central e olhe lá. Só se for independente mesmo.

Reply

Caro J.Brasil:

Nós podemos, aqui dentro, discutir e concordar em 100% sobre privatizações. Estou falando do mundo lá fora. O eleitor está cagando e andando para isso. Não há como montar discurso para isso. É um discurso vão, tolo, fora da vida real. Ninguém quer saber onde vai fazer: se é numa estatal, numa privada ou numa linha de montagem na China, que usa mão-de-obra escrava. As pessoas querem passar em concurso público amigo e amam a estatais! Pode crer!

Um abraço.

Coronel

Reply

O caso coronel é que quem não gosta de privatizações pensa também no futuro e não no passado,na hora de votar. E eu sei que o primeiro pensamento é: E a Petrobrás? Aí o PT deita e rola nesse medo.

Reply

Cel,

Seu leitor "O Editor" está certíssimo também. O que o brasileiro mais almeja é um carguinho público, uma tetinha legal para mamar forever. Há algumas semanas atrás fui visitar um parente em Portugal que organizou uma pequena recepção em minha homenagem: devia haver umas 30 pessoas reunidas. Conversa vai, conversa vem, fui sabendo das atividades de cada um: havia um bancário e um gerente de concessionária. Todos os demais eram funcionários públicos, falando mal do Governo que lhes oferecia a teta pródiga. O resultado desta prática e desta mentalidade está retratado na situação prá lá de precária em que se encontra o País (o deles e o nosso também).

Reply

Coronel, na fieira de argumentos com que o lixo petista conquistou a mente do eleitorado está demonização das privatizações de FHC. Penso que abordar esse tema corretamente pode render votos pra valer.

Muitos dos dirigentes do PSDB, e militantes, são contra privatizações por absoluto desconhecimento de sua definição.

"LULA O TEMPO TODO ATERRORIZOU O ELEITORADO CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES NESSA ÚLTIMA ELEIÇÃO; NENHUMA VEZ FOI CONTRAPOSTO AO IGNARO POR QUAL MOTIVOS ELE NÃO CRITICA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, INACESSÍVEIS AO POBRE"!

Existe a força para quem sabe. Mas a oposição em geral é fraca; o PSDB goiano é fanzaço do Lula.

VIVA O BRASIL!

Reply

Como vai chegar ao poder somente com essas duas bandeiras? A grande maioria da população nem tem a percepção da quantidade de impostos que paga, embutido em tudo o que compra.

Além do mais, num país com uma população do tamanho do nosso, será sempre necessário grandes investimentos sociais, principalmente em saúde e educação.

Em tempo, o quadro político tenebroso que temos hoje é fruto de muitos e muitos anos de falta de investimento em educação e cultura.

Reply

Com educação de boa qualidade (e sem aparelhamento) para todos, o eleitorado se preocuparia com questões menos imediatas e até questionaria a entrada de produtos chineses.

Reply

O PSDB, CADUCOU!!!
Tem que reagir, e rápido.
Aproveitar essas denúncias de CORRUPÇÃO, se fazer OUVIR.
ACORDAR DESSA INÉRCIA, antes que seja tarde demais.


Izabel/SP

Reply

Coronel, grande parte do PSDB são de petistas enrustidos, porque eles não "saem do armário"? defendem o mesmo que o Lula no momento de privatizar.
Se os PT-SDB resolverem ficar todos barbudos ou sapatonas ( ou chic ) eu não sei qual do PSDB vai apagar a luz da sede nacional do partido.
50% petralhas, 35% PMDB ( em cima do muro ou PICOLÉS DE CHUCHU ),e o resto vai para o PSD ( os poucos que não são HIPÓCRITAS.

Reply

Pelo lixo que somos, nosso país é um milagre de um santo desconhecido. Mas já creio que nem ele acredita em alguma grandeza para o nosso destino. De modos que, se não piorar, já está é bom demais.

Reply

O Coronel mostrou uma lucidez que me faz pensar que talvez haja uma salvação pra direita no Brasil.
Achei que ele era somente um papagaio de pirata do Serra, mas vejo que realmente tem uma pessoa pensando no futuro das oposições por trás do anonimato.

Espero que você consiga fazer o PSDB te ouvir e acordar para a realidade.

Reply

Coronel, tdo bem. Mas eu queria saber o que vc sugere.
Obrigado.

Reply