PGR: 111 anos de cadeia para José Dirceu, o "chefe da quadrilha" do Mensalão.

A quadrilha de Mensalão, em montagem do Estadão.Clique para lembrar a cara de cada um dos quadrilheiros. Muitos deles estão aí, na ativa.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ontem ao STF (Supremo Tribunal Federal) a condenação de 36 réus por envolvimento no esquema do mensalão. Somadas, as penas máximas chegariam a 4,7 mil anos de prisão. O parecer de 390 páginas, ao qual a Folha teve acesso, é a última peça a ser enviada por Gurgel antes do julgamento do caso, denunciado em 2006 por seu antecessor, Antonio Fernando Souza. "O Ministério Público Federal está plenamente convencido de que as provas produzidas no curso da instrução, aliadas aos elementos obtidos no inquérito, comprovaram a existência do esquema de cooptação de apoio político descrito na denúncia", escreveu Gurgel.

Se o caso for julgado procedente e nenhum dos crimes prescrever, o publicitário Marcos Valério de Souza, acusado de operar o esquema, poderá ser condenado a até 527 anos de prisão. O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), chamado de "chefe da quadrilha", e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pegariam até 111 anos. Mesmo que o STF opte pelas condenações máximas, a legislação limita o cumprimento de pena a 30 anos, além de estabelecer regras para que os condenados diminuam suas penas. Os réus sempre negaram a existência do esquema. Depois de mais de cinco anos de processo, em que foram realizados diversas perícias e tomadas centenas de depoimentos, o procurador-geral concluiu que ficou comprovada a existência do esquema criminoso, revelado pela Folha em 2005. O STF não estabeleceu prazo para o julgamento. O processo do mensalão é um dos mais complexos que a Corte já recebeu.

"Foi engendrado um plano criminoso voltado para a compra de votos dentro do Congresso Nacional. Trata-se da mais grave agressão aos valores democráticos que se possa conceber"
, escreveu Gurgel sobre a suposta distribuição de dinheiro em troca de apoio político ao governo do ex-presidente Lula. Segundo o parecer, o grupo "agiu ininterruptamente" "entre janeiro de 2003 e junho de 2005 e era dividido em núcleos específicos, cada um colaborando com o todo criminoso em busca de uma forma individualizada de contraprestação". Marcos Valério é apontado como "líder do núcleo operacional e financeiro" e José Dirceu, como "chefe da quadrilha", reeditando a expressão usada por Antonio Fernando Souza na denúncia.

"Marcos Valério, na condição de líder do núcleo operacional e financeiro, foi juntamente com José Dirceu, pessoa de fundamental importância para o sucesso do esquema ilícito de desvio de recursos públicos protagonizado pelos denunciados", afirma o documento. Segundo Gurgel, o esquema tinha por objetivo, "mais do que uma demanda momentânea (...), fortalecer um projeto de poder do PT de longo prazo". Sobre Dirceu, ele escreveu: "Partindo de uma visão pragmática, que sempre marcou a sua biografia, José Dirceu resolveu subornar parlamentares federais, tendo como alvos preferenciais dirigentes partidários de agremiações políticas". "A força do réu é tão grande que, mesmo depois de recebida acusação por formação de quadrilha e corrupção ativa pelo pleno do STF, delitos graves, ele continua extremamente influente dentro do PT, inclusive ocupando cargos formais de relevo", concluiu o procurador. Gurgel pediu a absolvição de dois réus: o ex-ministro Luiz Gushiken e Antônio Lamas.

Atendendo pedidos, republicamos a quadrilha abaixo, já acrescida do seu líder máximo:


43 comentários

Ao longo de quase meio século de vida e quase três décadas dedicadas ao jornalismo político, nunca vi, acompanhei e noticiei um caso como o do Mensalão do PT.

Esta rede criminosa, comandada pelo Zé Dirceu, foi a instauração do Estado Corrupto de Direito no Brasil.

Reply

Bem, se o Ministro Joaquim Barbosa não sentar em cima e ficar ouvindo a "voz das ruas" por muito tempo, ainda dá para mandar essa turma para o xilindró.
A pergunta que não quer calar:
E "O CHEFE" "cuma" é que fica? Vai ficar livre, leve, solto e rico, dando pala por ai?

Reply

O PGR fez a parte dele, mas duvido que o STF tomado por petista condene alguém.

Reply

Coronel,

Essa compilação de bandidos é linda!! Ver todos juntinhos é maravilhoso!!

Agora é só esperar que o Barbosinha honre os bagos que deve ter, pois é isso que esta faltando nesse Brasil!!

JulioK

Reply

Meu caríssimo Coronel...

Me permita seu espírito DEMOCRÁTICO discordar de Vsa.

O processo do MENSALÃO não é complexo coisa nenhuma.

Se torna complexo quando um ministro do STF o empurra com a barriga por mais de cinco anos, enquanto alega dores nas costas "insuportáveis" ao tempo em que enche a cara nos botecos de Brasília.

Durante esse tempo, zé dirceu e o restante do bando ficaram nababescamente ricos com "consutorias" e "taxas de sucesso", podendo contratar, inclusive o caríssimo "adevogado" de cezare battisti.

O processo se torna complexo quando a "corte" que o julga, é uma corte POLÍTICA, indicada por um indivíduo que sequer sabe falar o português, formada por indivíduos que não tiveram ao menos competência de serem aprovados em concursos para juiz de primeira instância, e isso por DUAS VEZES CONSECUTIVAS!!!

O processo se torna complexo quanto o Procurador Geral da República se esmera em contorcionismos circences para "livrar a cara" do principal mendatário desse processo de roubo desbragado aos cofres públicos que se chama luis inácio e, dessa maneira, ser reconduzido ao cargo que ora ocupa.

NINGUÉM TEM DUVIDAS DISSO PORRA!

O Processo é de uma simplicidade que faria corar de vergonha qualquer estudante de Direito do primeiro período(desde que não seja da UNB ou da UniCamPT).

Os MENSALEIROS são ladrões comuns que, partiram da premissa da impunidade e, com o aval de luis inácio, roubaram o dinheiro dos impostos de todos os contribuintes brasileiros...

... E COMO LADRÕES DEVEM SER JUGADOS!!!

Reply

O processo do Mensalão é uma excelente oportunidade de a nossa sociedade dar uma demonstração de que, mesmo anestesiada pela espiral do silêncio e pela revolução gramsciana, ainda de forças para se indignar.

Reply

Tão corajoso e cruel contra os adversários, vamos ver se pelo menos seu cronômetro funciona
direito contra os amigos dos amigos, sem trocadilho referente à facção carioca, esta aliás, eficientíssima , como o próprio nome diz ....

Reply

Tudo não passa de simplório jogo de cena. Nada vai acontecer. Infelizmente.

Reply

Coronel.

No título está escrito 11 anos.

No texto diz 111 anos.

Precisaria arrumar

Um abraco

Reply

Mais de cinco anos de processo, e ainda por cima o STF não estabelece prazo para o julgamento.

Que negócio é esse? Eu vejo por aí que acusados aguardam o julgamento atrás das grades. É ignorância demais a minha, esse caso não é igual aos outros, ou estou sonhando? Onde está o MP com seus promotores para defender a sociedade desses bandidos? Não podem é continuar por aí como se fossem cidadãos honestos, cumpridores de seus deveres.

Reply

Eu não acredito nos ministros do stf (atual). Não são isentos, são subordinados do poder executivo e cumprem as ordens recebidas. Como o caso envolve o pt, aguns dos ministros deveriam se afastar do caso.

Não vou citar nomes, mais tem um que já foi filiado de carteirinha e advogado do partido. Outros indicados pelo partido.

É uma vergonha.

Reply

O PGR disse 11? Sendo BEM otimista, será, então, no máximo 4 anos, com a pena privativa de liberdade sendo substituída por restritiva de direitos (leia-se prestação de serviço à comunidade -1 mísera hora de tarefa por dia de condenação).

Reply

Muitos deles, Coronel? Acho que todos eles. Qual deles iria se desfazer de uma mamata assim tão fácil? Só os que já passaram para o outro lado da vida. rs

Reply

Coronel,
aposto. Um tribunal que absolve um terrorista e assassino devidamente condenado na Itália num regime democrático, vai condenar os mensaleiros? Ministros que por suas decisões recentes mostraram que não respeitam a Constituição, não condenarão seus amigos ou os amigos de quem os nomeou.

Reply

Depois que Dirceu se fortaleceu tanto, agora é que não dá nada mesmo...
Deixaram a cobra criar mil asas, submeteram-se passivamente e agora fingem que esperam uma decisão que já foi tomada lá atrás quando não prenderam a corja, demonstrando com toda a clareza quem manda e que cadeia é só para torturar, amedrontar e calar os adversários ou detentores de segredos perigosos...

Reply

Cel,

Não ví a cara do Lula na montagem do Estadão, afinal, êle tem ou não culpa no cartório? Para quem o "chefe" Dirceu trabalhava? Quem era o capo de tuti capo ?

Índio Tonto/SP

Reply

Acho que o que mais destoa da realidade é o tal de João Paulo Cunha ser presidente da CCJ...

Só no Brasil, o país bananeiro das jabuticabas.

Reply

Mais de 5 anos o processo na mão de um juíz da Suprema Corte e até agora sem julgamento, é de arrepiar qualquer cidadão de bom senso neste país, parece que é uma indicação de só julgar depois de prescrito os crimes.
Enquanto isto o Valdemar da Costa Neto continua comprando deputados com o dinheiro dos contribuintes lá no Ministério dos Transportes como se viu no vídeo da Isto É, o Dirceu livre, leve e solto faturando fortuna com a sua Consultoria, o Delubio retornando as hostes do PT para continuar as suas maracutaias.Tudo isto é uma vergonha!!!!

Reply

Escuta, cadê o sócio do Marcos Valério, o CRISTIANO PAZ??

Ficou de fora porquê?


E não é do irmão dele o tal Instituto Inhotim, um monumento à lavagem explícita de dinheiro?
Esse mesmo irmão do Cristiano Paz que recebeu Dilma durante a campanha e tem laranjas comandando um tal de jornal METRO, planfleto PTralha????

CADÊ O CRISTIANO PAZ, SÓCIO DO MARCOS VALÉRIO, PGR???

Reply

Ah! Tá lá a foto! Não ficou de fora não. Que susto!

Reply

Agora é a hora da porca torcer o rabo no STF. Há 36 réus. Pela lei, o prazo para as defesas é comum, e depois a causa está pronta para o julgamento. Devem apresentar alegações finais em cinco dias, a contar da intimação comum. Se o STF abrir prazos separados, o processo vai demorar mais 2 anos, por causa da demora das intimações. Cinco dias ou dois anos? Vamos ficar muito atentos.

Reply

Infelizmente não estão enquadrados o PT e o maior responsável(o velhaco).

Reply

OBRIGADO, Coronel!!!

Mas muito obrigado mesmo por escrever o que precisa ser escrito; para comentar o que precisa ser comentado.

E obrigado por ter colocado a foto do molusco onde ela deveria estar: bem no topo. No topo da sujeira.

Um abraço, continue o excelente trabalho!

Reply

Coronel,
isto,é para dizer aos incautos,que o "governoda muié,esta combatendo a corrupção!" Não vai dar em nada!O Supremo é grande e forte,e já faz um tempinho que estão acima de qualquer lei,ou decencia,ou lógica!TUDO COBRA CRIADA pelo grande Babarolixá da Banania!

Reply

Coronel,

que país lamentável esse.

Todos sabemos que esse processo dará em nada...

Adeus justiça, adeus punição para essa corja.

O STF, a CGU estão comprados...

Flor Lilás/PR

Reply

se existisse JUSTIÇA nesse pais, eles já estariam presos a muito tempo...

Reply

Coronel, na minha opinião o X da questão é o pedido de "vistas" pelos demais Ministros, após o voto do relator. São 10 Ministros. Será que eles já estão estudando o processo?

Reply

Belo cadastro pra se começar a faxina.

Reply

Não tem jeito de fazer uma campanha para incluir o Lula nessa aí? Deixa eu olhar mais uma vez as fotos, mas acho que ele não está lá não.


Ôh Corona. Quando eu clico em Nome/URL, não aparece nada. Isso está assim desde hoje de manhã. Aí sou obrigado a postar como anônimo. Sei lá com que nome vai sair?

Reply

Coronel, Em certos casos, antes de fornecer o link para a visualização de um quadro como esse, coalhado de figuras sinistras e criminosos dos mais variados tipos, o blog deveria fazer como a TV e publicar uma advertência: "Não recomendável para menores de 16 anos". Precisamos proteger nossas crianças, Coronel!

Reply

Delmagico tem razão,
Deviam enquadrar o partido inteiro também. O que que o PT tem que presta? Nada.

Reply

Só não venha o STF com cestas básicas para quadrilheiros. O Brasil exige é cadeia da grossa para essa bandidagem; para servir de exemplo de que o crime não compensa, até então...O STF tem em mãos uma grande responsabilidade. Mostrar definitivamente ao país que não vale a pena ser corrupto. Estamos de olho.

Reply

Isso é mais um fato que me deixa muito envergonhado.
E depois vem um patriota (nada contra) e diz que o brasileiro não é patriota, nem sabe cantar o hino e etc...

Mas se você prestar atenção, o brasileiro tem CRISE de Identidade, o que temos de bom no nosso país?? temos a maior carga tributária, maior volume de corrupção de dinheiro público, maior gasto da máquina pública, maior preço dos combustíveis e etc........
Até no futebol, o brasil ja era...hoje o brasil ´e o pais do vôlei!!

Reply

Ué...porque será que não li,
nenhuma vez o nome do VELHACO???
Ai... esqueci
ele não sabia de NADA!!!


Izabel/SP

Reply
Manoel Francisco Gomes mod

Duvido que alguém seja condenado. Os meliantes também sabem que não serão, por isso estão tranquilos. Não perdem um minuto de sono, pensando no assunto. Os crimes prescreverão.

Reply

Formação de quadrilha e corupção ainda dão cadeia?

Reply

Coronel, o processo do mensalão será uma mega-pizza pois todos os crimes principiais como formação de quadrilha prescrevem em agosto e com o novo código de processo penal, todos os crimes que condenem a menos de 6 anos ( exceto racismo,terrorismo (antipetismo) e tráfico de drogas ) ninguém fica preso até o trânsito em julgado do primeiro processo, para o réu deixar de ser primário. Ainda existe a transação penal e depois a condenação a prestação de serviços à comunidade, lá daqui a 2 anos as penas de 111 anos passam a 20 anos e poderão ser pagas como cestas básicas ( cada uma quitando um mês da pena e fiança para liberdade condicional imediata a todos).
A PETRALHADA NOJENTA NUNCA DÁ PONTOS SEM NÓ E TODOS OS OPOSITORES POLÍTICOS PODERIAM SER EQUIPARADOS A RACISTAS ( por presumirem que todos os nordestinos são petistas ou o inverso ou uma cor determinada e conseguir condenação a 20 anos em crimes hediondos como racismo, prática do nazismo e apologia, os dossiês eles compram todos na praça da Sé em S.Paulo por 1 milhão de reais, tudo documento "quente".

Reply

Não vai acontecer nada, a maioria do STF foi indicada pelo poderoso chefão, Lula. No final, os mensaleiros todos vão ficar livres, leves e soltos.

Reply

Falou e disse tudo o Anonimo das 8:49.

O pior foi subir em um avião e ter o desprazer de ir sentada atrás do chefe da sofisticada organização criminosa... que de sofisticada nada tem. São todos ladrões e assim devem ser julgados mesmo.

Reply

Coronel, a foto do Paulo Rocha está errada...

Reply

Caro Coronel, não se anime muito não! Vão pagar por seus crimes com cestas básicas. E o STF ainda vai fazer isso contrariado. São uns lambe botas do Executivo e do Legislativo.

Reply

O Zé Dirceu não perdeu e não perderá uma noite de sono por conta deste "julgamento". A "preocupação" do Roberto jefeerson não passa do mais cínico teatro.

Reply

Quando ainda jovem imaginei que o partido dos trabalhadores era a solução do Brasil,pois eu estava muito enganado e decepcionado. O partido dos trabalhadores que hoje era para distribuir rendas, distribui esmolas para se manter no poder,como bolsa escola, bolsa gás, pura compra de votos, e o mais grave o PT não é mais partido é uma quadrilhade ladrões safados.Jamais votarei nessa quadrilha.

Reply