"Estamos combinados": o slogan das empreiteiras para as obras da Copa.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge afirmou nesta quinta-feira (14) que mesmo com o sigilo sobre orçamentos das obras da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 não é possível afirmar que não haverá combinação de preços entre empresas. A criação do Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC), segundo Jorge, é “uma forma diferenciada de licitação” que não está livre de problemas.

“O sigilo que foi aprovado é para o caso das empresas que estão concorrendo não saberem o preço antes de apresentarem sua proposta. É só uma forma diferenciada de licitação. Na verdade, o fato de ter o preço básico é uma situação, o fato de não ter, evidentemente, não implica que não possa haver combinação”, disse Jorge no Senado, onde participou do lançamento do Portal da Transparência da Copa de 2014. O Senado aprovou no último dia 6 de julho projeto que flexibiliza a Lei das Licitações 8.666 para obras da Copa. 

Pela nova regra, os concorrentes na licitação e o público só terão acesso aos valores orçados pelo governo para cada obra após o encerramento da licitação. Apenas os órgãos de controle como o TCU, terão acesso aos dados durante todo o processo. O dispositivo é defendido pelo governo como forma de evitar a combinação de preços entre as empresas.  O ministro do TCU afirmou ainda que “espera” evitar corrupção com o novo modelo de licitação adotado para obras da Copa: “Espero que possamos evitar preços superfaturados e corrupção.” (Do G1)

12 comentários

ESTÁ NA HORA DO IMPEACHMENT MEU CORONEL!

JÁ BASTA DE TANTA SAFADEZA CONTRA O POVO BRASILEIRO.

FORA PT!

Reply

Coronel,
O Marco Maia está afirmando que o PSD vai incorporar à base do Governo.
Procede?
Kátia Abreu apoiando Dilma Rousseff e a quadrilha do PT?
Onde vamos parar?

Reply

É IMPRECIONANTE! Ess governo dos PenTelhos só sabem enfiar a mão na grana. Nunca constroem nada, toda obra dá chabu, 8 anos e meio sem construie nenhum hospital, nenhuma ecola, nenhuma estrada, nenhum porto nenhum aeroporto, nada que podssa ficar como trabalho feito por esse governo de malandros. Só sabem SUPERfaturar e enriquecer em tempo récord.

Está lá no blog do Augusto Nunes:

O País quer Saber (e o MP está investigando)
Os filhos de Lula, Erenice e Nascimento ensinam como fazer para virar milionário usando apenas a carteira de identidade.

Resta saber se o MP vai ter a cara de pau de dizer que não 'encherga' indícios de enriquecimento, como fez o bolão Gurgel no caso Paloffffffff fdp!

Reply

"Transtornos marcam chegada de atletas para Jogos Militares"

"Atrasos no transporte, problemas na alimentação, falta de água quente para banho, sem serviço de internet. Esses são alguns dos problemas enfrentados pelas primeiras delegações de atletas militares que chegaram na Vila Verde, a maior das três vilas preparadas pelas Forças Armadas para os Jogos Mundiais Militares."

e isso eh só um ensaio para as Olimpíadas...

e na minha época de passar colonia de ferias no Exercito, os militares eram o que de melhor havia em eficiência, tudo funcionava...

não sei não, desconfio que essa Olimpiadas sera um tiro no pé na divulgação do Brasil no exterior...

da imprensa não falo, essa eh puxa saco e vai acobertar os fatos negativos e minimizar os problemas...

mas a informação que rolara de boca a boca eh que fara o maior estrago na imagem do pais...

Reply

E hora da oposição fazer alguma coisa, o Brasil vai falir depois dessa copa.Os ratos petistas estão vão comer o resto.
Más o problema que não temos oposição, estão satisfeito com as poucas migalhas que os petista dão à eles.

Reply

Finalmente as coisas estão do jeito, que eles queriam.
A roubalheira, LEGALIZADA.
Com as bençãos, de deputados e senadores. E não ouvi um PIO,
da oposição.

ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS record,
1 TRILHÃO e 300 BILHÕES, DE REAIS.
E nós??? CONTINUAREMOS PAGANDO, COMO SEMPRE!!!


Izabel/SP

Reply

CEL, acabei de ler que a exemplo da bola da copa na Africa do Sul que foi chamada de "Jabulani", a da copa do Brasil do PT se chamará "Jaburlamos". Nada mais apropriado. Jayme Guedes

Reply

Cel
É o Regime Diferenciado de4 Corrupção Pública e eles têm ainda a cara de pau de lançar o Portal da Transparência da Copa 2014.
A impressão que eu tenho é que a Copa não vai vingar. O dinheiro não vai chegar até as obras.
Aguardemos pois. Será um vexame mundial.
Esther

Reply

A bandidagem petista e sua base aliada estão contando as horas para meter a mão na bolada da "copa"

Não será vergonha nenhuma para os Brasileiros honestos, a não realização da Copa no Brasil.

Espero um boicote por parte da Italia, em virtude do caso battisti, e apoio de todos os demais países Europeu.

Quem votou nessa bandidagem não tem vergonha, de maneira que deixa a coisa acontecer.

Reply

Claro que, com essa coisa de RDC, criou-se mais uma fonte de renda para a corja: a venda da informação sobre os concorrentes inscritos e seus preços propostos; igual como fez o Eunício na Petrobras.

Reply

Jayme Guedes - 17:02

Que disse: "Acabei de ler que a exemplo da bola da copa na Africa do Sul que foi chamada de "Jabulani", a da copa do Brasil do PT se chamará "Jaburlamos". Nada mais apropriado."


Com a robalheira instalada na Copa do Brasil, nada mais apropriado do que chamar a bola de JABURLAMOS!


Chris/SP

Reply

Curto e grosso, o verdadeiro motivo para não divulgarem um preço base, para as obras da copa e Jogos olímpicos, é o de não possuírem a menor idéia de como se calcula isso. Não há nenhum, "Tecnico" de confiança que saiba fazer conta!

Reply