Para Marina Silva, "isso é o Brasil".

O vídeo abaixo abre uma série de reportagens que o Jornal da Band está fazendo sobre o crime cometido contra os brasileiros na Raposa Serra do Sol.



O artigo abaixo foi publicado por Marina Silva, em 19 de abril de 2010, Dia do Índio, em plena campanha eleitoral. Acima dá para ver o que ela comemorava.


Hoje, no momento em que você estiver lendo este post, é muito provável que eu esteja em um avião ou helicóptero, a caminho ou voltando de uma visita rápida à reserva indígena da Raposa Serra do Sol, em Roraima. São muitas horas de percurso e poucas de desfrute, mas a ocasião justifica o esforço. Além do Dia do Índio, estaremos celebrando o primeiro aniversário da reserva. A demarcação da terra aconteceu no governo do presidente Fernando Henrique, depois ela foi homologada pelo presidente Lula, mas o Estado de Roraima entrou na Justiça para impedir a homologação.

A pedido do presidente Lula, Marcio Meira, presidente da Funai, e eu fomos destacados dentro do governo para sermos uma espécie de embaixadores da causa da homologação da área contínua da reserva. A defesa foi feita pela Advocacia Geral da União com a ajuda da advogada índia Juênia. Foi a primeira vez que um índio fez uma defesa na mais alta corte do país. Ao final, os índios saíram vitoriosos em última instância, o que garantiu a conquista definitiva da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

Talvez não fique claro para muitas pessoas a importância emblemática dessa vitória. Por que usar toda essa estrutura do poder público para garantir que “apenas” cerca de 20 mil índios vivam em um território que é doze vezes maior que o da cidade de São Paulo? A resposta é que essas pessoas – para serem como são, produzirem como produzem, consumirem como consomem, pensarem como pensam e viverem como vivem – precisam desse território. É parte da identidade delas, de quem elas são. Foi lá que amadureceram uma cosmovisão, uma ciência e um mistério que é só delas. Esse território e elas são parte do mesmo corpo, não existem separadamente. Quando você subtrai o território, essa significação também desaparece.

Ainda assim, você pode estar se perguntando agora: em que isso pode ajudar o Brasil? Esse desejo de preservar não seria apenas uma atitude romântica para barrar o progresso e manter as coisas como elas são, sem benefício real para o país? A resposta é que nós temos muito a ganhar, enquanto sociedade, com um Estado que não apenas tolere, mas respeite e saiba identificar o valor do imenso patrimônio sociocultural e ambiental que ainda temos.

Existem muitos benefícios, inclusive práticos, em ter acesso ao conhecimento ancestral desses povos, mas o grande benefício de proteger esses territórios, reconhecendo e assegurando a sobrevivência de tudo o que existe nele hoje, é que continuaremos sendo uma nação múltipla e rica em suas diferenças. Seremos um país onde existe São Paulo, da forma como é, do tamanho que é, com suas virtudes e problemas, e existe também Raposa Serra do Sol, da forma como é, do jeito que os índios vivem lá.

E isso é o Brasil.

33 comentários

Agora que ela viu a merd..que deu quer tirar o c.. da reta...É política, não precisa dizer mais nada.Deram, demagogicamente, uma área maior que o Líbano para pouco mais de 100 índios. Parabéns aos politicamentes corretos.....

Reply

mas foi essa mesma imprensa que agora denuncia, que alimentava a consciência dos "ambientalistas do asfalto" para que subisse a pressão na sociedade pela remarcação...

ambientalista do asfalto eh esse bando de retardados que vivem no bem bom da civilização, com todas as facilidades e acham que cai tudo do céu...

e foi essa mesma imprensa que não economizou em demonizar os produtos rurais expulsos de la, tratados deliberadamente como "colonizadores", e sabemos que a patetada brasileira da um treco quando ouve essa palavra...

e estão fazendo a mesmíssima coisa sobre o Codigo Florestal, mordendo agora para depois - diante da kagada da realidade - assoprar e tentar cair se eximir de responsabilidades...

e pra arrematar, la esta FHC citado no texto, unha e carne com Lula e suas besteiras progressistas...

Reply

Olá, Coronel. Já disse e repito: O que o lula cachaceiro e o stf(a maioria "malas" do cachaceiro, oportunistas e idiotas) fizeram com a Reserva Raposa Serra do Sol é um crime de lesa-pátria. Deveriam ser banidos do Brasil!!! PE neles!!!

Reply

Só concordo inteiramente com a frase final do artigo: "isso é o Brasil"...

Reply

Parabéns a todos os comparsas que trabalharam nesse maravilhoso projeto ideológico!

Reply

Que coisa lamentável, um absurdo o que fizeram com a Raposa do Sol, muita terra para poucos índios, é isto que esta idiota da Marina quer para o Brasil, é isto que aqueles idiotas do STF fizeram com a raposa do Sol, pessoas que tomam decisões sem conhecer o Brasil real.
Boa parte da imprensa também é a grande responsável por esta desgraça que se tornou a Raposa do Sol.
São jornalistas aloprados que vivem nos jornais a serviço dos governos irresponsáveis e corruptos do Lulla e agora da Dilma.
Lamentável!!!!

Reply

Coronel,
Qual é o verdadeiro ponto da questão?
Não existem favelas e bem numerosas em TODAS as cidades deste país?Não existem problemas enormes na nação aonde um número enorme de pessoas não tem escolaridade suficiente para ter empregos?E,embora ESTE GOVERNO,o PeTralha,grite aos quatro ventos que a miséria está acabando,blábláblá...etc e tal,uma parte enorme da população está desempregada? O caso de terras na Amazonia Legal é vergonhoso.A ocupação de terras vem desde o início do século 20,fins do século 19,e tem tido uma consistencia:SEMPRE irregular!É irregularidade e mais irregularidade! E,para "resolver"entra o burocrata do dia,e marca,demarca,fala,faz filme,...
A Serra Raposa do Sol é cobiçada por todos-terra plana,boa para agricultura(especialmente arroz em suas várzeas)e tem diamantes lá,entre outras riquezas.Por que o governo(FHC e Lula)demarcaram como demarcaram?Não tería sido melhor ter criado uma área de tamanho menor para a comunidade indígena,com a presença dos serviços municipais,estaduais e federais lá?
As pessoas que moravam lá,por outro lado FORAM INDENIZADAS,e NINGUÉM é indenizado suficientemente!Nunca!(pergunte ao pessoal aquí em São Paulo,por ocasião de obras do metrô...!)
Ou,vamos chamar o Gen. Custer!Ele,e sua Sétima Cavalaria resolveram o problema de expansão no territ´rio oesta americano!Ora,a estrada de ferro queria avançar...
É inevitável o progresso e suas consequencias.O problema do Brasil,entretanto,é o fato de "não termos um projeto como nação!"(isto é comentário lá no vídeo.Interesses partidários,particulares,uma total separação da identidade de sermos um povo,uma pátria!
"Bons tempos" quando o ministro do desenvolvimento era conhecido como 10%!!!!(vejam voces!Eu,achando 'normal"(não é!não é!)um fato destes!
PRECISAMOS,ter um projeto de nação,já que os políticos são reflexos de nós!

Reply

Eu acho que ai tem!!!
Na época eu avisei... “ levantei a lebre”.
Essa terra deve ser a futura republica do PT.
Isso já estava programado pelos nazistas do PT.
Resta nos sabermos qual foi laranja que comprou essas terras para o PT.

Reply

A Dillaranja cuidando das mulheres e crianças do Brasil.

Empresa é acusada de turismo sexual na Amazônia.
Brasil e Estados Unidos investigam uma empresa de turismo norte-americana que organizou excursões pesqueiras na Amazônia. De acordo com o jornal The New York Times, a Wet-A-Line Tours é suspeita de explorar o turismo sexual no Brasil. Uma parceira da empresa, a Santana Ecofish Safári, que organizava passeios em
Manaus, também estaria sendo processada.
http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2011/07/11/noticiabrasiljornal,2265866/empresa-e-acusada-de-turismo-sexual-na-amazonia.shtml

Até o PAC !
http://acritica.uol.com.br/especiais/Prostitutas_da_Amazonia-Rondonia-PAC-Jirau-Santo_Antonio-Strip_tease_5_301219878.html

Reply

Ah, esses ambientalistas! Sempre tentando salvar a humanidade, sempre conseguindo piorar o mundo.

Reply

Ja imaginaram se tivermos que devolver a terra brasilis para os indigenas que aqui residiam antes da chegada dos europeus?

Marina Silva pq não de calas?

Reply

Permita-me, Coronel:

ESSA É REPRESENTAÇÃO EXEMPLAR DA APLICAÇÃO PRÁTICA DA UTOPIA DA ESQUERDA.

Reply
brasilvaifalirCOPA mod

A DILMA SABIA!!!!
Dilma sabia de tudo nos Transportes, diz diretor
Folha de S.Paulo
BRASÍLIA -- Luiz Antonio Pagot, diretor afastado do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), disse ontem, em depoimento na Câmara, que "tem convicção absoluta" de que a presidente Dilma Rousseff "sabia de tudo" o que se passava no Ministério dos Transportes.

Suspeitas de superfaturamento e fraudes em obras levaram à queda do ex-ministro Alfredo Nascimento.

Depois da sessão, jornalistas perguntaram se Dilma também tinha conhecimento de irregularidades nas obras. "É claro", respondeu Pagot.

O diretor do Dnit mudou de tom em relação ao seu depoimento no Senado, no dia anterior, quando evitou polêmica. Ontem, ele afirmou que até 2009, como chefe da Casa Civil, Dilma coordenou as reuniões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) sobre obras em rodovias federais, muitas sob suspeita de superfaturamento.

Depois, ela se afastou por causa do câncer, mas continuou a ser informada. "Até outubro de 2009, tenho convicção absoluta de que ela sabia de tudo. Depois, quando estava em campanha, não estava mais no dia a dia.

Segundo Pagot, a primeira reunião sobre as rodovias do PAC 2 foi no último dia 24, quando Dilma levou um "susto" ao verificar aumento de preços nas obras. Ela teria dado prazo para a reavaliação dos contratos, mas demitiu a cúpula dos Transportes antes.

O Planalto não quis comentar as declarações.

http://www.agora.uol.com.br/brasil/ult10102u943317.shtml

Reply

Caro Coronel! Esta mensagem está circulando na internet. Eu a repassei. O que o senhor acha? Resumindo, é o seguinte: SEGUINDO O EXEMPLO DO POVO ÁRABE, QUE SE CANSOU DO GOVERNO, OS BRASILEIROS NÃO PODEM MAIS SUPORTAR / ACEITAR QUE SEUS GOVERNANTES FAÇAM DESTE PAÍS UM NEGÓCIO DE ENRIQUECIMENTO PRÓPRIO E NOS DEIXEM AO DESCASO DA IRRESPONSABILIDADE DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS. MOVIMENTEM-SE, CRIEM GRUPOS DE DIÁLOGOS, UNAM-SE A OUTROS GRUPOS E ENTIDADES, PROCUREM A COMUNIDADE, SUAS ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO, SEUS AMIGOS, A IMPRENSA E EMPRESÁRIOS. DIGA NÃO À CORRUPÇÃO. DIA 01 DE AGOSTO DE 2011, 2a. FEIRA. DIA DA GRANDE PARALISAÇÃO".

Reply

Agora que “o progresso” chegou em Raposa Serra do Sol, essa vara seca deveria voltar lá e mostrar ao mundo os “altos índices de produtividade” daquele povo. Todos felizes trabalhando, vivendo em meio a fartura, crianças bem nutridas, com saúde e educação para todos; lavouras fantásticas produzindo acima da média nacional, nem sinal da miséria de outrora. Que convide os mentores e executores que pintaram essa paisagem “paradisíaca”. Peça para o Cabral arrumar emprestado algumas aeronaves e leve junto o FHC, o Lula, o STF, as ONGs internacionais, o Tarso Genro, a Dilma e toda a sua corja, para verem de perto a prosperidade que impera naquela reserva; que aproveite e ofereça um grande banquete, com a farta alimentação, é claro, produzida naquele paraíso.

Reply

Eu soh sairia da minha casa a tiros..
Esse pais eh o lixo da humanidade, cuspo nessa bandeira imunda. Povo fraco e covarde, governante canalhas.

Reply

A política comunista é assim mesmo,

Detruir quem produz e enche amesa da População de alimentos,
Levar a miséria aqueles que não conseguem plantar um pé de alface,
Assim foi na Reserva Raposa do Sol,
cadê o STF que fez a divisão macabra da reserva?

Reply

O General avisou, se posicionou contrário,
a experiência dizia no que daria,
mas o molusco e jobim pela teimosisa e o prazer de contrariar conseguiram Foder tudo,
agora vai lá e dá bolsas esmolas a esse povo...

Reply

Marina, STF, ONG´s, devem estar muito orgulhosos!

Parabéns: vocês difundiram a miséria - coisa linda que fizeram! Muito "humano" da parte de vocês. Estou até emocionado ao saber que posso contar com vocês, em especial a Marina (Destruidora de Mundos) para foder com minha vida e dos meus filhos e netos.

STF, vocês, senhores ministros, são o que há de melhor da espécie humana. Coisa Linda! Libertam um assassino e roubam milhares de pessoas com apenas uma caneta. São heróis.

Reply

Há 500 anos todas as terras eram indígenas. Portanto, proponho a devolução de todas as terras, começando pelas casas dos tais ministros do stf, dos ambientalistas, petistas, esquerdistas em geral. Expulsem-os de suas casas e deêm aos índios. Por falar nisso, já está na hora de um movimento "Fora STF".

Reply

Coronel

Parabéns pela reportagem.
É sabido que a Funai é controlada por petistas a muito tempo, onde a corupção é bem conhecida, o que a maioria dos brasileiros não sabem é que foram trazidos índios da Venezuela e da Guiana, quando foi efetuado o levantamento da quantidade de índios na reserva, pois o numero de indigenas nascidos na área é muitas vezes menor, na votação pelo STF teve um contra que foi do ministro Marco Aurelio, onde ele trouxe a luz apenas algumas das verdades em seu voto. Está faltando um investigação mais apurada sobre a demarcação, e com certeza aparecerão os peixes graudos, o cachaça e seus amigos.

Reply

E O GENERAL HELENO É QUE ESTAVA CERTO SOBRE ESTE ASSUNTO!
PT E SEUS ALIADOS SÃO UM BANDO DE F.D.P. E SÓ QUEREM ROUBAR A NAÇÃO!
IMPEACHMENT JÁ!

Reply

Se o governo gosta tanto de reservas, porque não criar uma reserva colônia italiana Mooca,Bela Vista e partes do Ipiranga para a criação de reserva contínua e os não descendentes dos italianos que se mudem.
Outra reserva no Bom Retiro para judeus e no centro (sé) uma reserva na área da 25 de março, de bolivianos e chineses. Os petralhas criariam 50 quase países na cidade de São Paulo e poderiam criar dez mil reservas diferentes, uma para cada etnia, assim acabaria o racismo no país ( Nenhuma pessoa teria contato legal com pessoas de outras etnias, exceto em visita às reservas dos outros povos.
***** TUDO O QUE FOI DITO ACIMA É BESTEIROL PETRALHA E CAMBADA MARINISTA e : Mudam-se as moscas mas a merda continua a mesma .

Reply

Coronel,
A propósito, vale a pena ler no Lenilton Morato o título "Colheita Maldita". Link: http://leniltonmorato.blogspot.com/

Reply

Pois é Marina Bruxa das florestas e agora??? Com certeza vc deve estar comemorando e vibrando com todo esse horror. Afinal lutou tanto por isso nao é???

Da mesma forma vem lutando contra o Codigo Florestal.

Essa bruxa do Mal quer mesmo é destruir o Brasil. Quer que os brasileiros passem mais fome, e nao tenham emprego e moradia.

Se os brasileiros nao se rebelarem e nao apoiarem o Codigo Florestal, dentro em breve estaremos num verdadeiro caos.

E viva os verdoides esquerdopatas.

Reply

Coronel, estou passando no momento o mesmo que aconteceu na Raposa Serra do Sol, aqui no Muncicipio de Gaucha do Norte MT, estão invadindo minhas terras as quais estou a quase 40 anos nelas, tenho 2 pousadas, nunca desmatei nada, só turismo, agora vou ter que devolver para os indios a nova demarcação aqui do Xingu saiu, poderei explicar com maiores detalhes por e-mail, não sei como entrar em contato com vc, meu e-mail atacatalan@uol.com.br ou ranchoxingu@ranchoxingu.com.br, gostaria muito de te passar muitas coisas, muito importante, não publique meu comentário, entre em contato comigo.
abs

Reply

tava vendo a reportagem de quinta da raposa serrra do sol os indios estão ja achando que aquila parte do estado naum faz mas parte do país que agora ão deles e ninguem entra e nem faz nada sem autorizaçao deles mesmo com medidas de urgencia falta pouco mas logo logo eles decretam aquilo um novo país e ai quero ver quem vai impedir e vivem de bolsa familia tudo que o governo quer que o povo fique dependente deles pra ser massa de manobra facil

Reply

Martin Luther King, disse:

O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons.”

Reply

Se aqueles caras que estão lá são índios, então eu sou marciano.

Reply

Natura nunca mais!

Reply

É ou não é para dar os parabéns parta o Lula, o PT, a Marina Silva e o STF?

Parabéns, seus bostas incomPTentes! Parabéns por ajudarem a dar cabo de tantas vidas tão rapidamente e lavar as mãos!

Tomara que todos que compactuaram com esse absurdo que foi a demarcação da Raposa Serra do Sol tenham pesadelos por meses!!

Reply

Que tristeza! Até quando vamos suportar tanta canalhice?
Marina é falsa, um engodo, assim como o Lulla?
De onde vem o $$$$$ que financia a sininho da floresta?
Lulla, Marina, ambientalistas e Cia., não querem melhorar as condições de vida do povo brasileiro, só querem poder e $$$$.

STF e o bando que manda no tribunal, não passam de VENDILHÕES DA PÁTRIA!
Eu tenho vergonha do Supremo Tribunal Federal! Fora ministros traidores!

Reply

Vi o vídeo e chorei! Simplesmente, chorei!

Onde vamos parar?

O RA também tem um post, já bem antigo, da época da matéria da Veja, sobre esse mesmo problema.

É isso o que temos que fazer: escancarar a incapacidade PeTralha!

Reply