Um resumo da crise.


Depois das fotos acima, que caracterizaram uma tentativa declarada de golpe de estado e a instalação de um governo paralelo público e escancarado, Dilma assumia decisões próprias ou o seu governo acabava sem ter começado. E assim o fez. Demitiu Palocci, como Lula não desejava. Nomeou Gleisi Hoffmann como o PMDB não queria. Indicou Ideli Salvatti como o PT nem mesmo imaginava. Sobre Ideli Salvatti apenas este blog, modestamente, furou toda a imprensa e a maior parte dos partidos, informando a decisão 48 horas antes. 

O PMDB foi o primeiro a perceber o que estava acontecendo. E, politicamente, jogou certo ao apoiar a escolha de Ideli Salvatti junto à Dilma, impondo assim mais uma derrota ao PT. O PMDB acabou saindo forte. Restabeleceu a articulação direta de Temer com Dilma. E não é uma Ideli que apoiou Renan Calheiros no seu escândalo sexual e José Sarney no seu escândalo moral que será páreo para o vice-presidente. O PMDB unido jamais será vencido e já provou isso na votação do Código Florestal. A parte desunida do PMDB é composta apenas por dois velhos e folclóricos senhores, Pedro Simon e Jarbas Vasconcelos. Só eles não gostaram da Ideli. E quando eles não gostam é um ótimo sinal para o PMDB de verdade, fisiológico, oportunista e corrupto, em quase sua totalidade.

Já o PT, bem, o PT tem não sei quantas frentes, coletivos, grupos, quadrilhas. Está até agora batendo cabeças, pois Lula foi jogado para escanteio e Dilma não quer saber de papo. Em termos de relacionamento, no sentido figurativo, Dilma amarrou na entrada do seu gabinete duas petistas que lhe têm uma fidelidade canina. Uma pitbull raivosa e uma poodle bem treinada. O Paulo Maconha e o Cândido Vagareza não são páreos para elas. São duas figuras bisonhas, sem o nível político necessário para exercer qualquer protagonismo. Dilma finalmente entendeu que se tiver o PMDB ao seu lado, não precisa de todo o PT. Pode conviver perfeitamente com alguns insatisfeitos por lá. Até mesmo tratá-los com aquela sua tradicional delicadeza, sobejamente conhecida. Ficou muito claro, de uma vez por todas, que é mais fácil unir o PMDB do que o PT.

Este blog sempre afirmou que o PMDB, com a sua volúpia pelo dinheiro público, é o avalista da nossa democracia corrupta. Ainda mais agora, quando Palocci, que gostava mais de dinheiro do que o Sarney, Renan e Jucá juntos, foi demitido. Ao que tudo indica, o PMDB saiu mais forte da primeira de muitas crises do governo Dilma. Cabe à oposição entender o que está acontecendo. Sim, ela ajudou a derrubar Palocci, mas foi muito mais pelo trabalho da imprensa e da opinião pública que isto aconteceu. Não esquecer que Serra e Aécio, os dois grandes nomes da oposição, não se posicionaram contra Palocci, muito antes pelo contrário. O grande trabalho da oposição é fortalecer o PMDB contra o PT. Encontrar pontos comuns e negociar. É o caso do novo rito das medidas provisórias, por exemplo. O grande objetivo, tanto do PMDB quando da oposição, deve ser enfraquecer o PT. Dilma, traída e sabotada pelo próprio partido, não vai mexer um dedo para evitar que isso aconteça. É uma bulldog ferida, com uma pitbull raivosa e uma poodle bem treinada montando guarda na porta. Do jeito que as coisas andam, é bom que os petistas cheguem abanando o rabinho e ganindo baixinho. Já a cachorrada peemedebista, esta vai entrar pela porta dos fundos.

Este blog, ao contrário de maior parte da imprensa, que não entendeu nada do que estava acontecendo, vai continuar contribuindo para o que de melhor pode acontecer para o Brasil: o enfraquecimento do PT e a deslulalização da política brasileira. E isso passa, necessariamente, pelo PMDB, pois sem ele ninguém ganha eleição. Portanto, os últimos dias foram muito positivos. Governo fraco, PMDB forte, PT dividido e oposição até conseguindo algumas pequenas vitórias. Obrigado, Palocci.

41 comentários

Bom!

E as entrelinhas falam ainda mais alto. rs

Abraço

http://twitpic.com/59ytug

Reply

É coronel, o senhor está correto: o remédio é amargo, mas tem de ser engolido!
E "vamo que vamo"...

Reply

Bom retrato, Coronel.
.
Agora, uma pergunta:
E se o PSDB se alia ao PMDB, o PT não voltaria a ser um partidozinho que sempre deveria ter sido?
.
E se a Dilma, petista de para-quedas se alia com PMDB, não teria mais chance de governar como ela quer?
.
Delírio meu? pode ser, mas qualquer que seja o jogo, o PT perdendo poder é melhor para o Brasil. Aécio, meu caro, acho melhor começar a sorrir para o Sarney e se afastar do PT, é a sua chance...
.
Sigo a máxima do Coronel, TODOS CONTRA O PT, DEPOIS, LOGO SE VÊ (rimou).

Reply

Até que você ama a atuação de Ideli , Coronel. Achei o texto especioso. Sim, o PMDB contrabalança ,com forças nefastas um PT nefasto. Mas daí aplaudí-lo é ir ,penso eu, longe demais.

Reply

Até que enfim uma luz no fnal do turno....

Reply

concordo integralmente...

a primeira tarefa urgente a fazer eh banir mesmo o velhaco e o velhaquismo...

depois disso, o PT volta para o esgoto de onde jamais deveria ter saído...

espero que o PMDB entenda que, se o velhaco voltar, o partido voltara para o banco de reserva, voltando a ser apenas aquele guiche aonde o lulismo passava para pegar o carimbo para realizar os seus desejos...

parece que o Temer nao se conforma com esse segundo plano eterno em que o PMDB foi colocado por Sarney e Renan...

esse negocio de atuar nas sombras de todo governo eh coisa desses dois...

acho que Temer quer o comando do pais e não apenas ficar se servindo das migalhas jogadas pelos petistas durante esses ultimos 8 anos...

extirpar o velhaco e o câncer do velhaquismo eh prioridade...

depois cuida-se do resto...

Reply

Coronel,
resumo perfeito da ópera bufa. Como sempre, esse blog que representa todos que são contra os petralhas, tem mostrado sua competência, seriedade e honestidade. Mais, não tolera os malfeitos de qualquer político, sem olhar a cor ou ideologia. É o BLOG DOS HOMENS DE BEM.

Reply

Já havia comentado antes, mas agora é bom ratificar: qq coisa é menos ruim q pt, lulla e dilma!
Assim, grande pmdb, vamos em frente!
Só assim mesmo, fogo amigo do pt mais pmdb esperto pra enfrentar dilma et alli!

Não aguento mais ver manchete (clar que não vou ler os textos) de briguinha das comadres do psdb, seja a nível nacional , seja em SP!

Agora, briga dentro do pt é legal, tem mais adrenalina, sangue inclusive!

Reply

Deus, qdo quer punir algum ser,enlouquece esse ser - e a 1ª ação para enlouquecer, é tirar o discernimento desse ser (filosofia hindú).
lulla & cia há muito tempo perderam o discernimento!
o pmdb nunca perde o discernimento, pois se entende até com Deus! rs

Reply
Cascavéis e Caninanas mod

>>

Dá um tempo ai, Coronel!

Por favor, sugiro que o senhor remova a foto com os cachorros e coloque uma outra com duas cascavéis ou duas caninanas.

Gosto muito de cachorros e tenho dois amáveis poodles em casa que são meus grandes e incondicionais amigos.

Não gostei nem um pouco da comparação das víboras com os cachorros.

Pitbuls e cães em geral simplesmente não merecem a comparação com essas duas megeras venenosas.

Aqui tem uma fotos que pode substituir perfeitamente a dos cães

<<

Reply

Se for para o nosso bem, que venha com toda a força o PMDB...

Lucia

Reply

Repito o que já falei várias vezes por aqui. Nós ainda vamos levar as mãos aos céus agradecendo ao sr. Michel Temer o salvador da democracia brasileira.

Reply

Tenho uma dúvida quanto ao Palocci:

Será que vai continuar cobrando a mesma "Taxa de Sucesso" de antes ?

Se sim, será que a GOL, Bradesco, Itaú/Unibanco, Globo, Vale, WTorre e outros continuarão pagando ?

Se sim, continuarem pagando, é porque caindo ou não, o Gatuno continua influenciando no velho,sujo e imoral esquema corrupto do PT e PMDB.

Se não pagarem, bem, se não pagarem o "Rei do Lixo" volta a ser Prefeito de Ribeirão Preto.

Afinal, o que são 20 Milhões para quem pode fazer 200 Milhões ?

Reply

VEJA teve acesso a documentos em que executivos dizem que o ex-ministro Palocci ajudou doadora de campanha do PT

Por Rodrigo Rangel, na VEJA desta semana:

Em 30 dezembro de 2010, faltando apenas dois dias para terminar o governo Lula, a construtora CAMARGO CORREA vendeu ao fundo de pensão dos funcionários da Petrobras (Petros) a participação acionária que detinha na holding de um grande banco por 3 bilhões de reais. Um negócio absolutamente normal na superfície. A transação, no entanto, só saiu depois da intervenção do ex-ministro Antônio Palocci. No ano passado, como se descobriu recentemente, Palocci acumulou as atividades de deputado federal e consultor de empresas. As tratativas com a Camargo Correia começaram quando o ex-ministro já coordenava a campanha da presidente Dilma Rousseff e foram concluídas dois dias antes da posse, quando ele era o todo-poderoso chefe do governo de transição da presidente eleita, já cotado para assumir o comando da Casa Civil. Não houve contrato formal, até onde se sabe, nem pagamento pelo serviço.

A Camargo Correa doou 8,5 milhões de reais ao comitê eleitoral da campanha petista. Doou também para a campanha do candidato tucano José Serra. Não existem provas de que o acerto com a Petros tenha sido azeitado pela doação de campanha, mas, conhecendo os mecanismos de negócios entre as grandes empreiteiras e o estado brasileiro, é lícito indagar se sem a doação o negócio sairia da mesma forma. Palocci sempre negou ter sido intermediário dos pleitos da empresa. “Não houve nenhuma prestação de consultoria”, respondeu a VEJA, por escrito quando ainda era ministro. Repetiu o desmentido em sua entrevista ao Jornal Nacional. A empreiteira também nega: “Mais uma vez, de forma expressa e específica, reforço que o ministro Palocci jamais prestou serviço ao Grupo Camargo Corrêa e ou suas empresas controladas ou coligadas de qualquer natureza por qualquer via em qualquer momento”. VEJA teve acesso a documentos que mostram o contrário.

Leia integra da reportagem na edição impressa da revista

Por Reinaldo Azevedo


E A SUJEIRA SEGUE EMERGINDO!


Chris/SP

Reply

Esta é a melhor e mais corajosa análise da crise ocorrido no governo da petezada do carvalho, nos últimos dias, englobando o papel e a situação de todas as forças políticas envolvidas. Parabéns, Cel.

Se-Gyn

Reply

Como ficaria a situação Coronel.Se viesse a a contecer o casamento da presidente Dilma com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso?.jdean.

Reply

Parabéns Coronel pela análise política perspicaz e de altíssimo nível. Essa semana que passou vai entrar para a história como a primeira semana do fim do lulopetismo. O PT está totalmente sem nomes, nem mesmo para um eventual retorno do apedeuta. Cabe à oposição, como vossa análise brilhantemente salienta, saber se unir ao PMDB, PP, etc e virar essa página de nossa história

Reply

Continuo torcendo para o Temer. Vamos juntos escorraçar essa bandidagem petista.

Dos corruptos trataremos depois.

Entenderam ?

Reply

Veja desta semana: o "dono" do apartamento do Palocci lava dinheiro para o PCC. PCC? Aquela malta cangaceira que tocou o horror em SP, em 2006, apagando o efeito mensalão e jogando às cordas um chuchu, assim estancando a hemorragia do molusco que ia sangrar até morrer? Coincidência, heim…

Reply

Se suportei o PT com suas mentiras até hoje, não custa aplaudir o fisiologico PMDB até o final do mandato. Torço por Temer para presidente até 2014. Ai tchau PT, volta a oposição raivosa e nunca mais se elege nem para inspetor de quarteirão. pelo bem do Brasil decente, o melhor caminho é o PMDB de ratazanas politicas no poder. Tamo mal né recruta zero??? torcendo pelo PMDB para o Brasil melhorar lá prá frente. Nunca pensei que chegaria a isso, mas, graças a Deus dependo só de meu trabalho.(pago imposto e não vejo nada em troca). vamo lá, não ta morto quem peleia.

Reply

Legal sua análise, Coronel. Espero que algum dia esta história acabe com a prisão de toda a quadrilha do pt.

Reply

Por ironia do destino já começou a implosão do PT: através, vejam só, pelo PMDB!

Reply

O enfraquecimento do PT pode colaborar para colocar os radicais de esquerda em seus devidos lugares, mas temo que só até 2.014. Infelizmente, partido fraco ou partido pequeno não é garantia de não-eleição de presidente. A maioria da população, especialmente depois do bolsa-família, é muito vulnerável ao discurso de demagogos e não pensa nas consequências futuras de seu voto. Veja a eleição de Collor em 89, a recondução de Sarney ao congresso, o caso Tiririca no ano passado e muitos outros. Resumindo, PT fraco não implica necessariamente Lula fraco. Vamos precisar de um ótimo candidato em 2.014, um que seja respeitado pelo povo, que conheça seus medos e costumes, e que saiba se dirigir a ele.

Reply

"O PMDB com sua volúpia pelo dinheiro público é o avalista da nossa democracia corrupta". Valeu, Coronel! Esta fase se encaixa perfeitamente no que se passa em Brasília e que muitos cegos não querem ver.

Reply

Briga de gambás (para ver quem fede mais)
PT de Lula x PMDB do Sarney?
PT do Chavista metido a comunista ou o PMDB do ex-presidente mais cabaço deste país (que conseguiu terminar o mandato com 1 ano a mais)???
Até o FHCoca ou a filhinha do Fujimori são menos piores.
Mas se for assim que venha o PMDB. Nem a pior das doenças pode com o PT. PMDB vai ser quimioterapia, como foi o regime militar de 1964-85.

Reply

Era uma vez, uma professora que se tornou vereadora. Na outra eleição, não conseguiu ser vice prefeita. Não venceu como deputada estadual. Resolveu sair do PT para entrar no PMDB. Hoje ela é prefeita, com média-baixa popularidade, tendo como vice a esposa de um dos "profissionais" da política local. O PT naquela cidade se tornou cinzas - não só com a saida da nossa protagonista, mas com o assassinato do líder do partido na câmara - líder que era CONTRA o governo MARIA ANTONIETA DE BRITO, prefeita de Guarujá.
A história vai se repetir: E não será com a Antonieta, os Mariano, o Duíno...

Reply

Discurso da Dilma essa semana em Blumenau - sc.
“Agora, senhoras e senhores, com a palavra a senhora presidenta da República, Dilma Rousseff.”

Dilmá, Dilmá, Dilmá, Dilmá, Dilmá!

Com a palavra:

“Eu queria primeiro dá boa tarde a todas as, as mulheres de Blumenau. E queria também desejá um comprimento muito fraterno a todos nossos companheiros homens aqui presentes”.

“Queria comprimentá o Pedro Eccel, presidente da Associação dos Municípios do Meio Vale de Itajaí. E queria…”

Ela ouve um sussurro, para, aguça o ouvido, repete o que ouviu e concede, contrariadíssima:

“Paulo Eccel. Cê vê que o pessoal às vezes erra. Peço desculpa ao Paulo, mas escreveram Pedro, viu? Pois é, alguma pequena confusão…”

“Porque ter um teto é uma questão de segurança. Ter uma família e ter um local onde você possa desenvolver suas relações afetivas é o direito de todo ser humano, das mulheres, porque é lá que elas criam seus filhos, é lá que ela estabelece essa relação familiar que vai criar brasileirinhos e brasileirinhas pra serem os futuros adultos. A casa é, eu diria, um símbolo do cerne de uma nação. É lá que um país tem segurança também, porque essa primeira segurança de sabê que seus filhos vão tê abrigo. Essa questão da proteção que é algo que a humanidade busca desde que cumeçô a se transformá e virá cada vez mais humanos. Nós precisamos de abrigo porque o abrigo nos dá proteção. Todos brasileiros têm direito à proteção de um teto, de um lar, onde criar seus filhos. Por isso, eu tenho imenso orgulho desse programa Minha Casa, Minha Vida, orgulho não porque o estado brasileiro parô de achá que todo mundo tinha de encontrar um jeito de tê casa independente de quanto ganhava. E nós mudamos essa compreensão”.

Reply

Comentário muito lúcido. É esse meu entendimento também. Pelas muitas bobagens publicadas na grande imprensa, pensei que só eu tinha entendido dessa maneira. Tuitei esse ponto de vista, sem eco. Parabéns mais uma vez, Coronel, pela clareza da exposição e pela inteligência da compreensão dos fatos. Sua visão ajuda, e muito, a lançar luz nas trevas do emaranhado de pormenores em que se perdem analistas reverenciados pela mídia mas esculpidos em pau oco.

Reply

Ah, Coronel, que bom seria se fosse simples assim! O petismo é uma doença social, profundamente entranhada na alma dos brasileiros e nas suas instituições. Um exemplo entre milhares, este na página B4 do Estadão: "Aeroportuários planejam greve contra modelo de privatização de aeroportos". Qual o problema? "Não somos contra parcerias com o setor privado, mas não aceitamos o limite de 49% para a participação da Infraero. Além disso, defendemos que as atividades-fim dos aeroportos continuem nas mãos do Estado". Esse é o caldo de cultura do petismo; é isso que torna inviável qualquer governo (PMDB, PSDB, whatever) que deseje se afastar desse caminho que nos leva direto para o brejo. Belo Monte? Os ecologistas bloqueiam. Melhorar a educação? Os "representantes" de gays, negros, índios, mulheres oprimidas, etc. impedem: em vez de aprender a escrever e a fazer contas, os guris devem aprender sobre "cidadania", "aceitar a diferença", "sustentabilidade", etc. Melhorar a segurança? Impossível, porque milhares de ongs e organizações "de direitos humanos" começam imediatamente a denunciar a "cultura do encarceramento", a "criminalização do problema das drogas", a "violência policial", etc. Cortar gastos do governo? Nem pensar! Tão logo alguém levanta a ideia e propõe uma medida qualquer, bilhares de corporações ditas sindicais (que são a base do petismo) saem às ruas exibindo velhinhos em cadeiras de rodas, crianças sem braços, mães sem leite para dar aos filhos, etc., tudo isso causado por falta de verbas públicas. E isso tudo, claro, devidamente amplificado pela imprensa - petista na alma, no sangue, no ectoplasma, porque o petismo é uma resposta (burra, falsa, irresponsável, mas extremamente simples e atraente) aos males que acumulamos ao longo de 500 anos, e os subintelectuais que se acreditam nossos guias não estão à altura de estudar esses males, compreendê-los, procurar soluções razoáveis para eles. Não têm estofo para isso - e por isso foram seduzidos pelas soluções fáceis do petismo. Ao bloquear o PT no governo, o que a dupla Dilma & PMDB faz é, em primeiro lugar, abrir as comportas do submundo político-policial brasileiro e seus dossiês (Temer, Sarney, Ideli...). Se resistirem e insistirem, vêm os "movimentos sociais", os camisas marrom do petismo. Se resistirem e insistirem... - que Deus nos livre do que virá em seguida. O petismo não tem limites para se manter no poder, Coronel. Guarde este post, para lê-lo em Paris um dia...

Reply

Senhores,

Não seja ingênuos...

A Dilma é fiel ao Lula até a morte!!!

Corja!

Reply

É isso aí, bela análise.
Só uma coisa:"O grande trabalho da oposição é fortalecer o PMDB contra o PT". Precisa antes definir qual oposição, não é? Ou o Aécio e o Serra vão se tornar amiguinhos de repente? Não vão, pelo contrário. A guerra entre eles inviabiliza qualquer partido,bloco ou grupelho de oposição verdadeira.
Outra coisa: na segunda foto,reparou a carinha de quem quer aparecer da Marta? A loura não pode ver um flash! Ahahahaha...

Reply

O PMDB TEM VOLÚPIA PELO DINHEIRO PÚBLICO; JÁ O PT TEM TESÃO MULTI-ORGÁSTICO. ESTAMIS FUDI...

Reply

Se for para o pt. de ferrar, que venha o pmdb. Nada como um dia após o outro.
Se for para se livrar, do velhaco
sou até capaz de votar no pmdb, apesar de ser um partido bem corrupto,nada pior que o pt.


Izabel/SP

Reply

Anonimo 16:41

voce articulou,e redigiu TUDO o que eu me preparava para dizer!Concordo 100%!!!
Só me faltaria dizer,entertanto,que temos o Lula.Ele é feito do mesmo material dos "grandes"ditadores que as raças já produziram,e ele deverá se reinventar e protelar seu fim,que não deverá ser macabro:talvez com idade avançada,morto em seu próprio leito,de uma enfermidade "normal",o que daí,SEMPRE me faz ranger os dentes...

Reply

Essa sempre foi e, pelo jeito, sempre será a desgraça do brasileiro: escolher o menos pior e apoiá-lo. Até que esse mesmo menos pior o traia.Nenhum deles é confiável e todos só querem que o povo continue pagando seus impostos escorchantes.Só uma hecatombe mudará esta situação.Enquanto isso, o povo vai pagando e morrendo, abrindo espaço para outros que continuarão pagando e morrendo...Maldição!

Reply
Luz para Todos mod

Dilma esta fazendo um excelente trabalho. Vai conseguir destruir a Raça Petralha em menos de 1 ano. Nos só conseguiríamos isso, na melhor das hipóteses, em 5 ou 10 anos.

Reply
Luz para Todos mod

Agora só falta torcermos para Ideli fazer o que melhor sabe fazer: desastres verbais. Assim os petralhas vão ficar ainda mais p. da vida com a Dilma. Vão querer peitar o poste, que por sua vez vai querer mostrar quem manda. nesse momento o molusco volta a fazer presepada para mostrar que ele e' o cara. Pronto circo armado outra vez, mais alguns degraus para o inferno vai descendo essa corja maldita...

Reply

Coronel so mesmo o senhor para me fazer rir diante de tantos desmandos do desgoverno. Essa foto da Barbie das araucarias e da Idelouca está fantastica. Estao muito bem representadas. Valeu. he he he...

Reply

QUE VENHA O PMDB TIRANDO ESTES LADRÃOS ASSUMA QUEM QUISER JA ESTAMOS FERRADOS MESMO. SUA ANALISE É UMA VERDADE SEM PAR ADREIIIIIIIIIIII.

Reply

Avaliando a iminente falência da IV República, enlameada na pequena intriga política e no frívolo carrossel das recomposições ministeriais, De Gaulle cunhou uma de suas muitas frases frias e cortantes: "A situação política, meus amigos, está se deteriorando satisfatoriamente". Quando a IV República foi derrubada, em 1958, na seqüência de uma crise política e militar motivada pela independência da Argélia, De Gaulle foi chamado de novo para chefiar um governo de unidade nacional.
Creio que a nossa situação política também caminha bem, deteriorando-se satisfatoriamente, mas ainda tenho dúvida se o nosso De Gaulle não seria Lula, por absoluta inapetência das nossa oposição...

Reply

Para dizer a verdade, Dilmá só ganhou mesmo porque houve uma união de toda a esquerdalha nacional que se juntou para bater num cara só - o Serra. E olha que mesmo assim ele ainda fez 44 milhões de votos. Porisso mesmo - o Coronel já disse - e eu concordo: o pitbosta não tem todo esse poder, não!!!

Reply