O problema não é o Risco Brasil. É o Risco Mantega.

O Yashá Gallazzi tuitou e indicou este blog de economia, com este post "matador":

Apareceu a notícia hoje de manhã, para delírio dos pseudopatriotas e do seu Guido Mantega: pela primeira vez na história o risco Brasil é menor que o risco EUA! Isso medido pelo preço do CDS para um ano, cujo prêmio é de 42 pontos-base para o Brasil e 49 para os yankees falidos. É a hora da virada! Ninguém segura o Brasil! Claro que seu Mantega, que provavelmente teria dificuldades em explicar como funciona uma operação de CDS, já foi à imprensa para dizer que "isso mostra solidez da economia brasileira" e que "estamos no caminho certo". Algumas observações realistas (ou ranzinzas):

- O mercado quase não negocia CDS nesse prazo, muito menos para os EUA. A ação relevante está em prazos mais longos (cinco anos) e para créditos mais duvidosos.

- A diferença entre os prêmios é praticamente irrelevante - 0.07%. Ah, o CDS de um ano para o México opera a 34 pontos-base, e não se tem notícia de alguém bradando que o risco da dívida mexicana em dólares é menor do que a dos EUA. O mesmo vale para Indonésia (39 p.b.), Chile (36 p.b.), África do Sul (34 p.b.) e Rússia (44 p.b.), para pegar alguns exemplos do mundinho emergente.

- Todos esses preços representam probabilidades muito baixas - de um evento de crédito (calote, grosso modo) no horizonte de um ano. No caso dos EUA, isso implicaria no tesouro americano deixando de pagar uma dívida em moeda local. Acho que o tal camelo passa pelo buraco da agulha antes.

- No mercado relevante, o de títulos da dívida, os EUA se financiam para um ano em dólares a 0.16%. O Brasil, para os mesmos prazo e moeda, paga algo como 0.9%. Em moeda local... bom, melhor nem começar a andar por aí...

- O velho e bom EMBI, calculado pelo JP Morgan e que costumava ser a medida mais citada para "risco Brasil", vale 176 pontos-base.

Em resumo: vai sair na capa dos jornais de amanhã, mas, como diria o Officer Barbrady, vamos nos mexer, nada para ver aqui.

Update: Bingo! Na capa da Folha de hoje:



Update 2: Seguindo a linha de um dos comentários, o CDS de 1 ano do Cazaquistão é negociado a 54 p.b. - bem perto do status de menos arriscado que os EUA. Great success!

13 comentários

eh o tipo de noticia que o povão nao tem a menor ideia do que seja...

se o Manteiga fosse candidato com essa estrategia ganharia uns 50 votos...

de familiares e "adjacências"...

Reply

Será que o ministro Mantega não sabe que há pessoas que entendem do assunto, aqui no Brasil? Passa vexame porque quer.

Reply

Me engana que eu gosto.

Índio Tonto/SP

Reply

È outro incompetente, só fala besteiras, alías, o Lulla foi muito sábio, se cercou de incompetentes já que ele não sabia nada para reinar sozinho como "Reizinho".

Reply

Sensacional, pena que a imprensa amestrada, jamais publicara isto.

Reply

Tal chamada é de deixar embasbacado qualquer um interessado no assunto. Como pode publicar algo com tal grau de plantação, conceito ruim, desconhecimento do assunto, sem dados comparativos. Absurdo. O governo quer vender o que não tem. Apela para um nacionalismo tosco.

Reply

Quando eu ouço o Margarina falando,eu paro e penso"Que idiota cabal!"
Sugiro que já que os Estados Unidos da America do Norte está à beira da falencia,que ele e o crustáceo abram os cofres do BNDS.

Reply

Se a economis brasileira é mais segura que a americana,como e por que o tesouro americano paga menos de 1% ao ano de juros,e aqui tem que pagar mais de 12% ao ano,e com tendencia de alta.Deixem de serem boçais,esquerdistas.

Reply

Os EUA falidos? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, HUÁ, HUÁ, HUÁ,
e tem mané que vai sair falando isso por ai.

Reply

Gostaria de pedir licença par divulgar aqui um NOVO partido:

www.novo.org.br

http://www.youtube.com/watch?v=hi81PZsSll4

Reply

No Jornal da Band (o dos insones) de ontem a noite, a notícia foi dada e desqualificada na mesma hora pelo âncora. Não entendi nada, mas amei.

Mas a impressão que tive é que ele estava meio constrangido. A equipe de gestão de crise não deve ter achado nada melhor e mandaram ele falar qualquer coisa, para enrolar os incautos.

Eu processei a notícia da seguinte forma. Elles querem passar para o público interno a idéia de que o Brasil é visto pelo mundo como um país sério e capaz de honrar seus compromissos, porque na verdade isso deve estar sendo questionado interna e externamente, ainda mais depois que certo acordo internacional foi chutado para escanteio.

Reply

ahahah o problema da corja de brasilia e da "emprença" é que eles acham que todos brasileiros são burros e mal informados...

Ô DÓ!

Reply

Os EUA falidos? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, HUÁ, HUÁ, HUÁ,
e tem mané que vai sair falando isso por ai.


Caro colega, se você tivesse a mínima vontade de ler sobre o assunto e ter mais informações a respeito, saberia que essa não é uma frase tão absurda quanto parece. A dívida pública dos EUA é MONSTRUOSA, e há uma quantidade IMENSA de obrigações sem fundos, como o dinheiro do Medicare e a Segurança Social. Só para você ter uma ideia, nas estimativas otimistas, essas obrigações sem fundos são de 50 trilhões de dólares. São 50 trilhões de dólares que o governo dos EUA via ter que gastar mas não tem de onde tirar o dinheiro.

Ou seja, mané é quem lê alguma coisa e já sai tirando sarro sem se informar.

Reply