Vejam que absurdo! O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), defendeu nesta terça-feira o sigilo de orçamentos das obras da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, conforme previsto no RDC (Regime Diferenciado de Contratações).
"Não vejo nenhum problema que possa levar à roubalheira ou falta de fiscalização. Pelo contrário, vai permitir que acabem com os cartéis".
A Lei 8.666 possibilitou, justamente, que fosse criada uma barreira contra os cartéis, permitindo que o TCU, antes dos orçamentos serem julgados, verifique se existem distorções, descalabros, esbanjamento. Com isso, os preços apresentados pelas construtoras são ajustados à realidade e a roubalheira se dá depois, na revisão dos contratos, no uso de material de baixa qualidade, nas alterações de projeto, nos famosos aditivos.
Impedir que o TCU aja antes da declaração de vitória de uma construtora é fomentar que o cartel já inicie as cotações com preços muito acima do real. Que combinem cobrar, por exemplo, 50% mais caro. Aí o governo escolhe, secretamente, uma delas. E depois ainda arca com a segunda parte da roubalheira: revisão dos contratos, uso de material de baixa qualidade, alterações de projeto, os famosos aditivos...
Isso tudo sem contar que o sigilo permite que as comissões e doações sejam combinadas no escurinho, por debaixo do pano, longe das vistas da fiscalização. Que vai haver roubalheira, por hábito e pela pressa, todo mundo sabe. O diabo é permitir que exista roubalheira secreta e roubalheira escancarada, ao mesmo tempo. Aí é um pouco demais.
16 comentários
@off: Cel, você precisa pegar o vídeo do JN de hoje (21) onde Dilma abraça uma menina cega (de MG e campeã da olimpíada de matemática) e diz a frase bizarra: "Olha para lá!" Apontando com o dedo para a direção das câmeras.... ESSA MULHER É LOUCA????
ReplyTá na cara que o objetivo desta MP é obter dinheiro para a Campanha de 2012 para governadores e para 2014 a presidência, só não enxerga quem não quer.
ReplyTudo indica que o Sarney foi convencido pela Ideli para aprovar a MP da roubalheira sigilosa.
ReplyPronto, agora a roubalheira será sigilosa e repartida!!!!
NÃO PRECISAMOS DE ESTÁDIOS DE FUTEBOL... PRECISAMOS DE HOSPITAIS, EQUIPAMENTOS CIRURGICOS , ESCOLAS, CRECHES, LIVROS,BOAS ESTRADAS, QUE O DINHEIRO DOS IMPOSTOS PAGOS PELOS BRASILEIROS SEJA INVESTIDO NO BRASIL.
ReplyE o povo brasileiro vai aceitar isso?!Aonde estão os homens de bem desse país?
ReplyCoronel, aqui no RJ existe uma resposta para essa "solicitação por debaixo do pano". É o seguinte: "por debaixo do pano, só se for pra segurar a minha..."
ReplyDesculpe... não quis ser grosseiro, apenas fazer pilhéria com este absurdo.
O Senhor das Boçalidades acaba de dar um pinto em Angela Merkel.
ReplyCoronel
ReplyOff topic
Olha a desindustrialização chegando:
http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/06/21/mercado-de-carros-cresce-mas-brasil-sofre-para-competir-com-estrangeiros.jhtm
off topic
Replyna globo não passou o acinte ao ser humano no hospital souza aguiar do rio maravilha do cabral.
um doente caiu de uma maca que estava quebrada, a maca por cima dele, o doente ficou gritando de dor e pedindo socorro por cerca de 20 minutos até que o socorreram de uma forma desumana.
esse é o retrato do brasil petralha e seus asseclas.
Coronel,
Replydoido é quem vai assistir a copa num estádio construído nestas condições. No primeiro grito de gool, desaba tudo.
Pois é Coronel
ReplyNo Rio de Janeiro, 51,2% reprovam o uso de dinheiro público em estádios.
Em São Paulo 48,7%.
No Rio somente 14,7% de alienados aprovam a queima de dinheiro publico na Copa tão badalada pelo velhaco.
http://blogdojuca.uol.com.br/2011/06/o-que-o-brasil-pensa-sobre-dinheiro-publico-na-copa/
Colega das 20:51, essa eu vi! Foi uma cena patética. Inacreditável!
ReplyA governANTA se faz de tola, ou também acha que esta acima da lei e da ética igual ao velhaco mullo e falecido.
ReplyCoronel, com lei ou sem lei os petistas e seus governos continuarão dilapidando o erário público. Em português que eles entendem: vão continuar nos roubando. Já há motivos e provas suficientes para desmontar essas quadrilhas. Por que não é feito?
ReplyEsse país ainda tem jeito? Duvido muito!
A pergunta é: depois de homologada a licitação, a estimativa e o preço continuam secretos? Se continuam, desnuda-se a desculpa do desgoverno. Falando em desgoverno, extraordinárias as propagandas partidárias do PPS, põem a nu a roubalheira dos impostos e a incompetência petista que acordou o dragão da inflação. É assim que se faz oposição, não com os punhos de renda do psdb.
ReplyCabral que espantou os bandidos de alguns lugares do Rio sofreu um atentado ( pode ser forjado ) pois seu carro oficial foi alvejado por muitos tiros e ele foi a compromissos oficiais com seu carro particular.
ReplyAcho que ele fora informado pelos bandidos do morro que teria atentado contra seu carro ou a armação teria sido feita para justificar suas UPP.
São Paulo tem cem UPP e têm outro nome, chamam-se distritos policiais e nenhum ponto da metrópole está controlada por bandidos, no máximo eles controlam uma pequena favela e depois a polícia cerca todos e dá a eles GAIOLA GRÁTIS por até 30 anos e não existem áreas onde a polícia não entra, milícias quando surgem têm seus membros presos.
SÃO PAULO JAMAIS CAIRÁ DOMINADA POR BANDIDOS PETRALHAS, talvez só pelo PMDB coligado ao outro lado.
Aqui o PMDB não era petralha pois apoiou Serra e os eleitores de Quércia em massa votaram Aloísio, o esquerdista do PSDB, a filha de Quércia pediu pois o pai estava indo conhecer " o tinhoso ".