José Serra sobre o Regime Diferenciado de Contratações: é um desastre institucional.


Opinião de José Serra, presidente do Conselho Político do PSDB, que não caiu do cavalo neste momento difícil para a oposição brasileira, sobre a Medida Provisoria que libera geral para a corrupção nas obras públicas. Fonte: O Globo

A imprensa, a oposição e os meios jurídicos têm enfatizado o caráter perverso da tentativa do governo de estabelecer o sigilo dos preços máximos de obras que balizam a apresentação de propostas nas concorrências públicas. O Planalto se defende dizendo que esse sigilo criaria mais incerteza para as empresas concorrentes, dificultando eventuais conluios entre elas. Assegura-se, ainda, que os referidos preços seriam registrados pelos órgãos de controle - presumo que sejam os tribunais de contas.

Sinceramente, não consigo compreender por que essa medida produziria ganhos significativos para o governo, mas posso, sim, entender o valor que teria um vazamento seletivo de informações para o setor privado, a manipulação a que isso se presta e o incentivo que representaria para a corrupção no governo.Do mesmo modo, não será difícil prever a sombra de suspeições que tornaria ainda menos transparente do que já é todo o processo de licitações de obras nas três esferas de governo no Brasil.

Digo "três esferas de governo" e mencionei acima "tribunais de contas", no plural, porque as mudanças que o governo pretende na lei de licitações valerão ou acabarão valendo, também, para todos os estados e municípios do Brasil, cujos investimentos públicos, somados, são superiores aos do governo federal. Isso não tem sido levado em sua devida conta.

Outra mudança, alarmante, enfraquecerá ao infinito a possibilidade de fiscalização de obras, o controle da sua qualidade e dos seus custos. Isto porque o novo regime de concorrência elimina a necessidade da apresentação de projetos básicos para as obras licitadas e, evidentemente, de projetos executivos. Mais ainda, acreditem: cada uma das empresas concorrentes pode apresentar o seu projeto, propor as suas soluções - um estádio quadrado, trapezoidal, espiralado, elíptico, oval, aéreo, subterrâneo -, que envolverão custos diferentes. E o poder público poderá escolher aquele de que mais gostar, mesmo que o preço seja mais elevado.

Corresponde à liberdade que você teria, leitor, se estivesse construindo uma casa, com uma ligeira diferença: você estaria fazendo isso com o seu próprio dinheiro, não com o dinheiro dos contribuintes; você, sim, é livre para satisfazer o seu próprio interesse; o governo tem de atender ao interesse público. O que começa a ficar claro é que as obras da Copa e das Olimpíadas estão servindo de pretexto para a instauração de um sistema absolutamente arbitrário, que acabará valendo para todas as obras contratadas pelos poderes públicos no Brasil: de estradas em qualquer parte a projetos alucinados, como o do trem-bala. Com um aditivo: o ingresso no tal do Regime Diferenciado de Contratações Públicas terá um preço monetário ou político, ou ambos, evidentemente. 

Creio que, apesar das críticas enfáticas de muitos, a abrangência do desastre institucional da medida provisória do governo federal está sendo subestimado. Essa verdadeira tsunami jurídica nos levaria ao padrão das antigas republiquetas da América Central e Caribe, governos à moda Somoza ou Trujillo. Ou será que se imagina que o regime brasileiro poderá seguir o modelo chinês, onde, supostamente, o Estado é o patrão de tudo e faz uma hidrelétrica como os leitores fazem suas casas? Não custa notar: vigora lá uma ditadura. Felizmente, esse mal ainda não temos aqui.

20 comentários

"O socialismo dura até acabar com o dinheiro dos outros"

Margareth Thartcher.

Reply

Tudo indica qeu o "MENSALÃO",foi o grito de "independência" proclamado contra a nação brasileira!. E a favor dos CORRUPTOS!.

Reply

Pois é ! Sr. Serra !

Sois de outros tempos. Dos tempos em que a UNE não se vendia.

Lutastes contra os governos militares mas foram os civis os grandes traidores.

A grande questão Brasileira é não ter o papulação o controle sobre os legisladores, eleitos.
ESTÁ NA HORA DE UMA NOVA GUERRA DOS FARRAPOS, contra esta NEWBURGUESIA monarquica.

Reply

O Serra demorou em falar desta MP da roubalheira, mas de qualquer forma, mesmo com atraso, está dizendo alguma coisa.
Agora o Governo quer meter a mão nas Viúvas e mulheres deste País, não satisfeito com a roubalheira que impera no governo, agora quer tirar das viúvas e da aposentadoria das mulheres para roubar mais, será que o governo ainda não está satisfeito com a roubalheira com a Copa?
Ainda quer mais?
Só tocando fogo lá no Planalto!!!
Um absurdo!!!!

Reply

Os artigos de Serra, de FHC e do falecido Paulo Renato, acertam na mosca.

Reply

Coronel,

Uma pequena reparação em relação a China: lá, quando o governo resolve fazer uma hidroelétrica, ele EXPULSA os moradores. Aqui ainda temos que aprovar o projeto da casinha, pagar o engenheiro, os impostos e etc!!!

A Dilmona não sonha com uma ditadura a la chinesa. Ela gosta mesmo é do "Prendo e Arrebento" do falecido Figueiredo!!!

JulioK

Reply

O JS eztá fazendo " consultoria" ? Este discurso /texto é apra empresarios...Quando é que ele vai falar pro povão ?

Reply

Alguem precisa fazer alguma coisa . Boiloas fazem passeatas , maconheiros idem , evangelicos , também . e nós. quando e como iremos começar a protestar contra a roubalheira que impera ? Vamos deixar que nossas viuvas morram á mingua , enquanto as " viuvas" dos petralhas ficam milionarias ?

Precisamos descobrir a técnica que os boiolas , maconheiros e evangelicos dominam para juntar milhoes de pessoas nas grandes avenidas do brasil e protestar contra mais este ataque ao bolso dos infelizes que trabalham e pagam impsotos....

Reply

Coronel

A única forma de mostrarmos à população e aos ainda pensantes o descalabro desta MP, é repercutir o artigo do Serra para cada lista de e-mails.

Lembrando neste e-mail, a cobrança dos candidatos que foram eleitos com seus votos.

É na calada da noite que esta tropa age. É na calada da noite que preparam o roubo que será feito à luz do dia. E como se legal fosse, pois terá este respaldo jurídico.

O que todos tem que entender é que esta conta será paga por nós, os mesmos palhaços que pagam a carga imensa de impostos para eles continuarem roubando descaradamente através da corrupção em todos os niveis.

A ATUAL pensa que ela simplesmente explicar com uma frase: "o pessoal não entendeu a MP", será o suficiente.

Coturneiros. Intenção sem ação é nada. Façam alguma coisa, antes que coloquem mai$ a mão no teu bol$o.

General Maximus Decimus Meridius
Curitiba-PR

Reply

sinceramente?

vai ser uma temeridade sentar em uma dessas arquibancadas construídas a toque de caixa por essas construtoras sanguessugas...

eu eh que nao entro nessa...

Reply

Porque a vitória tem sido sempre dos bandidos? Porque o Brasil está tomado pelos criminosos? Parece que não existem mais homens honestos na política, 99% das autoridades atuais faz parte da QUADRILHA do atual governo.
Das atuais autoridades está claro que não devemos esperar nada, só se rezarmos por um milagre divino que dê conta de arrazar com essa corja (como está fazendo com o mico mandante, que foi terminar seus dias com o coma andante), por obra divina.

Reply

Pena que esse molenga só resolveu botar essa voz rouca no trombone só agora. Porque não chutou o pau da barraca na campanha para presidente. Ã vitória da quadrilha foi por pouco, se tivesse feito uma campanha de combate aos bandidos socialistas, a ANTA não teria ganho.

Reply

off topic:

Se esta moda pega......
Repassando...

Acreditem. Como as intituições não merecem confiança, o povo toma as medidas necessárias.

Antonio Palocci, ilustre sanitarista e economista, confundindo esse curso superior com tráfego de influência junto ao PT, juntamente com familiares e amigos foram jantar no último final de semana em um conhecido restaurante chamado Empório Ravioli , no bairro de V. Olimpia (R. Fidencio Ramos, 15 - SP ).
Os demais comensais presentes começaram a reagir timidamente com a presença do espertalhão petista e, de mesa em mesa vieram nada elogiáveis apupos terminando em "Fora Ladrão!!","Fora Ladrão!!". O que ele fez? Levantou-se e partiu com seu séquito de amigos e familiares.

E que assim continue com todos os políticos picaretas. Os paulistanos fizeram com Palocci o que toda a nação brasileira deveria fazer sempre que se apercebe lograda, roubada, ludibriada por políticos inescrupulosos, que se aproveitam do cargo público para tirar proveito para si mesmos.

Reply

Mister Serrah deve ter consultado o consulado Americano em são Paulo para "escrever" este artigo...

Reply

alguns comentarios á noticia do cabralzinho ...feitos no globo on line por leitores que , ainda, não foram censuurados por lá:



•acm27
29/06/2011 - 14h 30m

Melhor do que a "consultoria" do Palo$$i só mesmo sendo amigo do dono da Delta. Não é mesmo Cabralzinho defensor de gay??
Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

•jconde2007
29/06/2011 - 14h 29m

TA SE VENDO QUE O CORRUPTO CABRAL APRENDEU DIREITINHO COM SEU PROFESSOR LUIS INACIO CORRUPTO DA SILVA A COMO ENROLAR O POVINHO .

TODOS PARA AS RUAS VAMOS POR ESTE CORRUPTO PARA FORA DO GOVERNO DO NOSSO ESTADO !!!!!!
Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

•MM-Serra
29/06/2011 - 14h 28m

Coitadinho, o bom moço agora quer código de conduta.

Poxa, como é bonzinho este governador.

Tão honesto, tão sincero, será que vai chorar?

FORA !

Não aguentamos mais safadezas e roubalheira.

FORA !


Onde estão os caras pintadas ?

Será que são os mesmos que fazem parte do governo agora ?

Acho que sim, pois sumiram...

ESTAMOS VIVENDO UMA CALAMIDADE PUBLICA.

Após as olimpiadas teremos um estado falido e com a volta da bandidagem nas favelas, os de colarinho somem.
Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

•Marcin_Fla
29/06/2011 - 14h 28m

o eike botou ontem no twitter : "mto melhor é dar do que receber" , esse cara é filantrópico , ajuda só por obrigação e pq é bilionário
Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

•Attom
29/06/2011 - 14h 27m

A mulher de César não basta ser honesta é preciso parecer honesta.
Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

•nandoarpoador
29/06/2011 - 14h 27m

hahahahaha esse Governador é cômico. Seria engraçado se não fosse trágico! tá se M de medo de ser investigado... e a familia tem que cortar cabelo e fazer maquiagem no werner que tem isenção de impostos, frequentar termas de baixaria (menos o paes que vai em outras termas).
Meu Deus! Que país é esse que políticos são esses? profissão: Ladrões!!!
Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

•LEIPRATODOS - via
29/06/2011 - 14h 27m

nao..nao acredito!!!! so pode ser sacanagem do o globo !!! ele falou isso ???? kkkkkkkkkkk..realmente politico brasileiro nao foi parido...foi kgdo
Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

•Marcin_Fla
29/06/2011 - 14h 26m

nossa, até parece q isso ñ acontece, isso acontece c 99% dos políticos na esfera municpal, estadual e federal!
Este comentário é ofensivo ou inapropriado? Denuncie aqui

Reply

Virou moda em" banania"(copright reinaldo azevedo) , politico aprontar todas e depois ir para a mídia e pedir desculpas.

Estão seguindo a escola americana , só que lá , o numero de otarios que caem neste tipo de encenação é infinitamente menor do que aqui, em banania..

Reply

Se der um tiro nos miolos na frente das câmaras e deixar um bilhetinho pedindo perdão (e devolvendo tudo), vou pensar no assunto.

Recado dado. No momento é pro porquinho e pro cabrito.

Mas vale pra todos os políticos.

Reply

ENQUANTO ISSO...EU NÃO AGUENTO MAIS VER E OUVIR EM TODOS OS JORNAIS DA GLOBO NA TV ELES SÓ FALAM DE FUTEBOL,É SELEÇÃO ,CAMPEONATOS, COPA… MEU DEUS CHEGAAA!!!! 70% DAS REPORTAGENS DA GLOBO ENVOLVE FUTEBOL….

Reply

O sistema jurídico brasileiro exige que para uma quebra de sigilo legal ( bancário, telefônico, postal telefônico, "internet inclusa" exige que haja provas de delito nas licitações e para obter provas contra as fraudes em licitações exige quebra do sigilo da obra, é o "efeito tostines" em círculo vicioso.
Como não é possível obter prova contra petralhas a impunidade é certa e sem prova de crime não se pode quebrar o sigilo de empresas e pessoas. Dilma poderia utilizar o esquema para ela vender um tijolo por um bilhão de dólares americanos depositados em paraíso fiscal e conta secreta ( ultrassecreta ).
Assim passariam cem anos para poder utilizar a prova que poderia no máximo incriminar os bisnetos da dama de paus, talvez o filho do REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA.
IMPUNIDADE PERFEITA CRIME PERFEITO
GOVERNO COM 80% DE APOIO ENTRE OS CONGRESISTAS.
INDIGNADIBILÍSSIMAMENTE como diria a Flor Lilás.

Reply

CORONEL, JOSE SERRA É NOSSA MELHOR OPÇÃO CONTRA A BANDIDAGEM DOS PETRALHAS.

Reply