Já começa errado.

Os jornais dão mais detalhes sobre o tema. O PSDB estaria montando um grupo de marketing para renovar as estratégias do partido. Continua errado. Equivocado. Novamente, lá vem o colegiado, o grupo, a divisão de poder, o assembleísmo. Cada cacique vai indicar um dos seus, ninguém vai mandar e, com o perdão da expressão, vai dar merda de novo. O que o PSDB deve fazer é definir o planejamento estratégico. E contratar gente com competência para implementar um plano de marketing, com objetivos, metas e avaliação de resultados. Transformem o PSDB em uma empresa de conquistar eleitores. O primeiro passo é fazer com que os seus líderes, governadores e diretórios obedeçam ao plano de marketing, em vez de colocar Guerra, Aécio, Serra, FHC, Tasso e não sei mais quantos broncos na área a ter crises de autoria e autoridade durante o processo. É muito simples. Definam a estratégia. Dêem o poder aos profissionais. Cobrem resultados. E vão fazer o que sabem e que estão fazendo muito mal ao ficar babando para cartinhas da Dilma: política. 
.............................................................................
Da Folha de São Paulo

Depois de amargar três derrotas consecutivas em eleições presidenciais, a cúpula do PSDB decidiu criar um núcleo de marketing dentro do partido. A avaliação de dirigentes da sigla é que a comunicação foi feita de maneira "errática" nos últimos anos A iniciativa de institucionalizar a estratégia de propaganda vai aumentar a ingerência do comando do PSDB nas campanhas. Na última eleição presidencial, Luiz Gonzalez, marqueteiro do então candidato José Serra, foi criticado por caciques da sigla por não permitir que o núcleo político interferisse em sua estratégia de comunicação.

As diretrizes de trabalho e o formato da nova estrutura serão traçados com base em estudo encomendado à MCI, empresa de marketing estratégico comanda pelo cientista político Antonio Lavareda, um antigo colaborador do comando da legenda. A MCI deverá identificar mensagens associadas ao PSDB e os programas que são vinculados pelo eleitorado às gestões tucanas. Com o estudo de Lavareda em mãos -a expectativa é que a avaliação esteja pronta em 60 dias-, o PSDB iniciará a montagem da nova equipe de propaganda.

A intenção é, inicialmente, fazer com que esse núcleo de marketing promova um intercâmbio entre programas bem avaliados nos Estados governados pelo PSDB. Com isso, os tucanos pretendem unificar ações nos oito Estados que chefiam. O comando do partido acredita que essa seria uma das maneiras de uniformizar uma imagem para o eleitorado.

Pesquisas de intenção de voto não estão previstas no estudo da MCI. "Esse núcleo [de marketing] vai interagir com os governadores e com o comando do partido. Nós erramos na comunicação", admite o presidente da legenda, deputado Sérgio Guerra (PE). A necessidade de definir uma estratégia de comunicação foi apontada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no artigo "O papel da oposição", que ficou famoso pelo trecho em que prega que os tucanos se voltem para as classes médias. No texto, o ex-presidente diz que a oposição errou ao permitir que o PT se apropriasse de conquistas da gestão tucana por não defender seu legado. Ele aponta a necessidade de unificar uma mensagem e diz que é preciso aprender a "vender o peixe"

16 comentários

Sempre é bom lembrar que quem está em crise é o governo, seu partido, sua base, seus apoiadores, seus militantes, sua base de apoio social.

Reply

"Nossa" oposição é um caso perdido e não se fala mais nisso. Os petralhas passarão, sem dúvida, dada a perecibilidade de toda obra humana. E uma vez que petralha obra muito, o peso das próprias contradições.

Reply

A turma do PSDB não aprende nunca. Vai dar com os burros n'água de novo!!!

Eles tem egos exacerbados demais para contratar profissionais para cuidar do planejamento estratégico. Acham que sabem tudo.


Chris/SP

Reply

Concordo com seu ponto de vista acerca do PSDB. Tenho criticado, aqui, o grande mal que eles cometeram, ao criar a REELEIÇÃO (diga-se, em benefício próprio). Uma gigantesca máquina, em poder do executivo, manipulando muito, é barra pesada.
A única saída é a união de EMPRESÁRIOS, em projeto próprio, homens independentes, em um novo partido. Um grande movimento nacional, onde se deve dar total atenção ao POVO e ao poder religioso, em geral, em face aos valores que defendem.
Por enquanto, há que se gastar tempo com o que ainda realmente existe.

Reply

MOBRAl
Primeiro tem q aprender a fazer politica
depois ter uma estrategia
uma pitada de coragem, que falta muuuuuito;
falta vergonha na cara
e sobretudo deixar essa maldita contabilidade eleitoral...
deixaram sangrar o Lula e ele os sangrou ate hoje
APA

Reply

Incompetentes! Não vai dar em nada! Quem não se lembra dos santinhos da campanha para presidente em 2010, que em MG esconderam o Serra, ou nem foram distribuídos???? O material era parte de uma estratégia definida, mas nem por isso foi seguida...

O que falta no PSDB é coragem de punir os que não respeitam as definições do comando, como ocorre no exército, nas empresas, etc. Toda tropa com mais de um comando está fadada à derrota!

Reply

Se no governo FHC não tivesse sido criada a reeleição, no governo Lula teria sido. Agora, três mandatos consecutivos já é demais, mas bem que o reizinho, o Lula, não o FHC, queria.
Coronel, eu não acredito mais no PSDB. Devemos jogar com PMDB, apesar de fisiológico; é a única forma factível de mudar o País, colocando o PT para escanteio.
O Lula aprendeu a lidar com a opinião pública ao longo de suas derrotas nos pleitos, os candidatos do PSDB, não. Vão perder mais uma vez, caso o pinguço seja candidato ao Planalto.
O PSDB é um partido ingênuo, sem malícia, não sabe e acha feio flertar. Se não jogar com as armas dos adversários, já entra derrotado.
Esse PUDOR do PSDB é de matar.

Reply

tô na área.
Manual para o PSDBos..

artigo 1: ESTUDAR,BATER E FAZER OPOSIÇÃO DIA E NOITE,inclusive feriados e aniversários.
artigo 2:em dúvida LEIA O ARTIGO UM.
ao trabalho vagab...


fui..

Reply

olha como faz

Os concorrentes republicanos a uma possível candidatura à Casa Branca focaram seu ataques contra o presidente Barack Obama e abriram mão de trocar ataques entre eles, no primeiro grande debate visando a indicação do partido para as eleições de 2012.

Reply

Mais um tiro no pé.

Reply
BARAO DE SERRA NEGRA mod

SENHOR CORONEL

QUASE NÃO O LEIO , POREM HOJE ACHEI SEU COMENTARIO COM MUITA LUCIDEZ, TIROCINIO,E VISÃO AO LONGE,

EMPRESARIAR E GERENÇIAR A CONQUISTA DE ELEITORES É E SEMPRE FOI TAREFA PARA QUEM MANJA DO BABADO ,
E POLITICO TUCANO É BURRO NESTE ITEM .

MUITO BEM LEMBRADO PARABENS

Reply

Será que e o marqueteiro do Serra na ultima campanha? Se for, enfia o dedo lá e puxa!

Reply

Será que e o marqueteiro do Serra na ultima campanha? Se for, enfia o dedo lá e puxa!

Reply

Eu não aguento mais marqueteiro... não dá mais pra político ser ele mesmo, sem mentiras e teatrinhos e manda-los pastar?

Eles vendem cocô dizendo que é chocolate. Coisa de oportunista.

Reply

Diante de tanta corrupção, de tanta vagabundagem, de tanta safadeza, pt,pmdb,pr,prb,pdt,ptb,psb,pds e outros quetais que no momento não me lembro, "todos corruptos" SOU MUITO MAIS PSDB, DEM,PPS! falem o que quiser, estou pouco me ligando, e viva José Serra, Alkmin e todos os politicos de oposição!estou com vocês e não abro!

Reply

Homi, deixa essa oposição prá lá e vamos de Kátia Abreu, para pelo menos perdermos de cabeça erguida.

Reply