Douglas, vende para o Mercadante!

Da Folha de São Paulo:

Um hacker invadiu o correio eletrônico pessoal da presidente Dilma Rousseff e copiou e-mails que ela recebeu durante sua vitoriosa campanha à Presidência da República, no ano passado. O rapaz tentou vender os arquivos a políticos de dois partidos de oposição, o DEM e o PSDB, mas disse que não teve sucesso.A Folha encontrou-se com o hacker segunda-feira, num shopping de Taguatinga (DF), a 20 km de Brasília. Ele não quis se identificar. Disse que se chama "Douglas", está desempregado, mora na cidade e tem 21 anos.Ele afirmou que fez um ataque ao computador pessoal da então candidata em duas etapas e copiou cerca de 600 mensagens da sua caixa de entrada. Um dos e-mails que Dilma usava na época era do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

Ele disse que primeiro invadiu o site do diretório nacional do PT na internet e se aproveitou de uma vulnerabilidade da página para copiar e-mails pessoais de petistas e outros dados. Depois, "Douglas" disse que despejou no computador de Dilma um programa capaz de armazenar tudo o que ela digitasse em sua máquina. O hacker disse que decidiu vender as informações por estar "preocupado" com o nascimento do primeiro filho, previsto para breve. "Douglas" também pediu dinheiro à Folha em troca das mensagens. A Folha não paga pelas informações que publica e recusou a proposta.

O rapaz foi com os repórteres a uma lan-house onde mostrou, de relance, o conteúdo de 30 e-mails armazenados num disco rígido externo. Ele não permitiu que a Folha fotografasse ou copiasse as mensagens. A amostra que ele exibiu continha resultados de exames de saúde que Dilma teria feito em Porto Alegre (RS), instruções para a campanha eleitoral do segundo turno e uma agenda telefônica com dados de parentes e assessores da presidente. O pacote também incluía cópia do pedido feito pela Folha para ter acesso a arquivos de Dilma no Superior Tribunal Militar, mantidos em sigilo na época, depoimentos ligados ao escândalo que levou à queda da ex-ministra Erenice Guerra, comentários sobre acusações feitas contra Dilma pela ex-diretora da Receita Federal Lina Vieira, e mensagens de boa sorte na campanha.

A Presidência disse ter dificuldades para confirmar se os e-mails de fato foram extraídos ilegalmente do correio eletrônico de Dilma. Assessores que acompanhavam a presidente em 2010 foram acionados para tentar localizar as mensagens, mas o grupo não chegou a uma conclusão. "O que importa é que, verdadeiros ou falsos, esses e-mails são frutos de um ato criminoso", declarou a ministra da Comunicação Social, Helena Chagas. Dois remetentes, no entanto, identificaram no lote de "Douglas" mensagens que realmente haviam enviado para Dilma em 2010. Numa, de 7 de outubro, o jornalista Kennedy Alencar, que na época era repórter especial da Folha, pedia que a candidata confirmasse sua presença no debate presidencial que o jornal organizaria dali a dez dias. Kennedy, que hoje trabalha na Rede TV!, participou da organização do evento e foi o apresentador do debate.

Na outra, o padre e cantor Fábio de Melo desejava boa sorte a Dilma na véspera do segundo turno da eleição, "dia histórico". Ele confirmou ontem à Folha que mandou a Dilma um e-mail com esse espírito na época, embora não se lembrasse com exatidão da mensagem. "Douglas" disse que também violou o e-mail do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. O petista, que está na Europa, disse que detectou a invasão de sua caixa postal no UOL e mandou registrar a ocorrência na polícia. Dos e-mails que o hacker disse ter extraído de Dirceu, a Folha pôde ver dois. O ex-ministro disse que o conteúdo "fazia sentido" -uma conversa com o escritor Paulo Coelho, seu amigo, sobre um possível encontro na Europa-, mas não reconhecia "aqueles específicos". Dirceu disse que seu e-mail pessoal foi invadido por volta das 2h da manhã da última segunda. Segundo ele, sua senha teria sido alterada após telefonema de uma pessoa ao serviço de atendimento ao usuário do UOL. Segundo Dirceu, essa pessoa disse que perdera a senha e precisava recuperá-la e, para isso, teria fornecido dados pessoais do ex-ministro. O ex-ministro disse que, após procurar o UOL, conseguiu reaver o controle de sua caixa postal.

18 comentários

Esses ataques vão servir de pretexto para aumentar o controle da Internet. Tipo baixar um AI-5 digital, onde cada cidadao tenha um endereço com ipv6, alegando com isso que assim podem identificar atacantes.
o foco deveria ser a segurança da rede, aguentar ataques, estabilidades para grandes corporações e o Estado.
Não vigiar vigiar e punir os cidadaõs, que é uma via de mão dupla. O grande leviatã no controle de todos nós.

Reply

A Helena Chagas diz que é crime e o Mercadante chama os bandidos em geral para trabalhar. Isso é o crfime organizado. Uma tipifica e o outro oferece trabalho em nome da ciência e tecnologia. Tudo em casa, na casa da mãe dil-má.

Reply

Papo estranho desse "raquer" né oh Corona!!!.fonseca.

Reply

Quer dizer que um "Hacker" invade o provedor de Internet (UOL) da mesma empresa do jornal (FOIA) que manda um reporter tratar o cara como "uma fonte" que deve ser mantida em anonimato?

LIBERDADE DE IMPRENSA OU LIBERTINAGEM?

Assim é fácil: Basta "facilitar" o ataque, fornecendo "pistas" das mensagens, esconder a "fonte"alegando sigilo e partir pro abraço!!!!

Reply

Eu tenho UOL e não anda nada contente com o serviço deles há tempos. A Folha deveria se preocupar é com isso.

Lilyane

Reply

Deve ser um petralhinha agindo em nome da causa.
Se o material fosse importante, já teria sido devidamente Celsodanielizado...

Reply

30/06/2011 08:19
livrando a cara
de terroristas


Temos agora no Brasil uma agência noticiosa especializada em "jornalismo investigativo", em divulgar matérias do Wikileakes - de quem se diz parceira. Chama-se Agência Pública.

Ela é essencialmente de esquerda, governista e, na medida do necessário, anti-tucana. Anuncia para os próximos dias uma série de matérias e inaugura com uma delas criticando José Serra, quando governador paulista em 2007, porque pediu ajuda aos EUA para combater atos de agressão - inclusive a bomba - no sistema viário de São Paulo.

Entre os fatos aludidos à época, em 23 de dezembro de 2006 um artefato explodiu próximo da estação Ana Rosa do Metrô. No dia 25, outra bomba explodiu dentro de um trem da CPTM na estação Itapevi, matando uma pessoa, e uma segunda bomba foi encontrada e levada para um quartel. Em 2 de janeiro de 2007, um sargento da Polícia Militar morreu tentando desarmar o dispositivo.

Esta e outras matérias já distribuídas como "aperitivos" vêm publicadas nalguns saites meio socialistas, entre eles o do Paulo Henrique Amorim, do qual reverbera para a blogosfera meio assim, que se autodenomina progressista. As matérias dão ao tema o tratamento de "traição" de Serra. Traiu quem? O governo Lula.

Traiu por quê? Porque governo estadual não pode tratar de segurança pública com entidades e outros governos, tem que fazê-lo via Itamaraty ou governo federal. Então tá. Naqueles tempos de simpatias entre o PT de chefes do PCC, queriam Serra procurando o governo Lula...

Assim que assumiu o poder como governador de São Paulo, em janeiro de 2007,conta a matéria da tal agência, José Serra foi procurar o embaixador dos Estados Unidos no Brasil Clifford M. Sobel para pedir orientações sobre como lidar com ataques terroristas nas redes de metrô e trens, atribuídos por membros do governo paulista ao PCC.

O encontro foi o primeiro de uma série - descrevem vários outros, com detalhes - em que, como governador, Serra buscou parcerias na área de segurança pública, negociando diretamente com o Consulado Geral dos Estados Unidos, em São Paulo, sem comunicar ao governo federal. É o que revelam relatórios enviados à época pela representação diplomática a Washington e divulgados agora pela agência de jornalismo investigativo Pública, em parceria com o grupo Wikileaks.

Pois bem, a matéria continua, contando quem do governo paulista conversou com quem e tal, para chegar ao ponto central da coisa. Que ponto? O ponto da doutrina, o ponto G do petezéu: impedir que se promova uma lei que defina terrorismo e com isso se possa enquadrar uma baciada de criminosos que transitam impunemente, até presos sob custódia do estado brasileiro e necessariamente libertados depois. Caso de "ativistas" detidos, inclusive na fronteira tríplice.

Resumindo, não se prende terrorista no Brasil porque não há lei que defina quem o é, ao praticar o quê. E temos na matéria "investigativa" da tal agência:

“Os Estados Unidos têm pressionado o Brasil para colocar terrorismo no Código Penal e o país até agora resistiu. Este tipo de acordo é uma relação de Estado para Estado e precisaria passar pelo governo federal”.

Ah, bom. Quer dizer que ao procurar ajuda, José Serra "traiu" a "resistência" em se criar a lei que determine o que é terrorismo para poder combatê-lo.

Tive o trabalho de acompanhar o desempenho desse "pessoal", agora com a agência do Wikilieakes, para fundamentar o que sempre escrevo, que os socialistas aqui da tupiniquéia têm admiração por terroristas e os protegem. do blog Trem Azul
@fitzca

Reply

Acho tudo muito esquisito, Coronel. Primeiro, a facilidade com que os tais hackers invadem tudo. Daí, a desfaçatez de querer "vender informação"... Pode ser paranóia, mas em um governo que preferencialmente nos colocaria em correntes mentais (físicas também, mas daria mais trabalho), tanto hacker assim, nãos erá coisa do próprio governo procurando desculpas para nos vigiar?

Reply

Esse papo de hacker pode ser para dizer que quem não deve não teme, desencorajando novas e mais ousadas ações...Mas espero que sirva é de incentivo para conhecermos as entranhas do poder.

Reply

EU AGRADEÇO AOS HACKERS,PELO MENOS FAZEM ALGO.SABADO DIA 2 DE JULHO NÃO SE ESQUEÇAM PASSEATA CONTRA A CORRUPÇÃO ,VAMOS PARA A RUA.

Reply

ahahahah não passa uma agulha heim lol

Reply

Até concordo, que invasão em eimails, seja CRIME.
AGORA IMAGINO, OS CRIMES QUE CONTEM NELES!!!

Izabel/SP

Reply

Tem que regulamentar a questão do terrorismo, que já está referida no texto constitucional. Ante a inércia do Congresso, espero que o Supremo intervenha.

Reply

O discurso petista é contraditório e flutuante, de acordo com as circunstâncias e interesses em jogo.

Lula elogia Assange.

Mercadante quer convidar hackers para trabalhar no governo.

Quando um cumpanheiro comete crime, dizem que foi apenas erro.

Violação do sigilo bancário do caseiro.

Como esse hacker violou e-mails da Dilma, dizem que o crime é sério.

Esta história está muito mal contada. Vão fazer um estardalhaço para abafar escândalos maiores...

Pelo menos ninguém quis comprar esse lixo...

Reply

O Mercadante não prometeu chamar esses caras pra trabalhar no governo???? Hahahahaha...
El Bigodon não acerta uma!!!

Reply

Invadir o E-mail da figura máxima da república..

Ler e-mail particular do Zé Dirceu..

Copiar 600 e-mails Dilma-Fé..

Ameaçar divulgar na mídia..

E deixar a Petralhada atônita!

Isso Não tem Preço..

- Douglas, se manda pra Embaixada da Itália, te garanto que o Berlusconi manda um jatinho te buscar, paga a maior nota pelos e-mails, e faz uma Festa de Arromba para Itália sentir-se Vingada da Inocência de Cesare Batistti..

- Coronel, o buraco é bem mais embaixo, depois da mega-sena do palocci, a cachorrada do mercadante, aquele elogio ao FHC foi um pedido de "socorro", só agora entendemos porquê? O Kracker tem até e-mails até do Pilantra do Zé Dirceu.. Lembrem do Land-Rover, se publicar tudo, vai dar assombração petralha dinovo..

Reply

Olha, sem essa de tais xeretas ganharem moral. Não tem nada que entrar na vida pessoal das pessoas. Nada de vender informações roubadas das pessoas. Esse sujeito não pode ganhar moral alguma por causa disso. Sem essa.

Reply

Cel,
Dispois dessa!

Estou MIC Grando do UOL Laranjada.
Vou pros gringos da GVT TTranbicagem Cibernetica.
Vo Vo ce sabia que os piores Hackers sao os Chi neses?
Sao CHi Chinfrin Dil-mais da conta.
Olha só a paroximaçao da moçoila mandante!
Sacou?? Cel.
Lá na GVT, me sinto Seguro.
Nos braços deles nao tem erro!
Nem Bin Ladin usava celular, só sinal de fumaça.

Tristeza,.... sexta feira....vou trabaiar como todo mortal Nao Politico nesta Naç... Brasileira.

Gagoo Ctba

Reply