Hoje o Valor Econômico informa que apesar de todo o silêncio do governo sobre o assunto, o adiamento do leilão do trem de alta velocidade (TAV), pela terceira vez, já é dado como certo.O governo já está fazendo duas alterações brutais no projeto, em favor dos interessados: a flexibilização de locais para a construção das estações do trem-bala e a adequação dos processos de transferência tecnológica, que agora será definida com o consenso do governo e o consórcio construtor, e não mais uma decisão unilateral do poder público, como cantarolou o governo, inicialmente. Mas a bomba maior não é essa. Embora as cinco maiores construtoras do país - Camargo Corrêa, Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS e Queiroz Galvão - não confirmem, há uma expectativa de que elas entrem juntas no negócio, formando um único bloco. Obviamente, vencerão a concorrência contra qualquer outro grupo. A obra está orçada em R$ 33,4 bilhões pelo governo, embora a fatura estimada pelo mercado ultrapasse R$ 50 bilhões. Se o consórcio acima for homologado, não há dúvida alguma que será o verdadeiro trem da alegria dos maiores doadores do PT, com direito a financiamento total do BNDES.
10 comentários
A nova proposta é boa, o problema é que será mal feito, sem fiscalização e com abuso econômico, pois falta capacidade gerencial neste governo pra tocar uma obra tão complexo como o trem-bala.
ReplyCoronel,
Replyse não ultrapassar os 100 bilhões eu choche.
Ao que me parece, o Brasil está ficando dividido assim:
Reply1) Construtoras;
2) Bancos;
3) Multinacionais.
Os caras estão ficando donos de tudo.
Em todas as partes do mundo o trem bala é tremendamente deficitária, por mais que esteja otimizada a sua utilização! OS EUA não tem e nem vão fazer! A China, só está fazendo isso para manter a sua mão de obra ocupada, mas temendo um tremendo problema de operação/manutenção! O Brasil provavelmente vai criar um imposto especial para todos os brasileiros quer use ou não o trem bala (a moda do CIDE)
ReplySERÁ QUE EXISTE CORRUPÇÃO E SUPERFATURAMENTO NA MAIORIA (OU EM TODAS) DAS OBRAS PÚBLICAS DO BRASIL?
ReplyVEJAMOS:
A linha do novo TAV (TREM DE ALTA VELOCIDADE)chinês se estende por 1.318 km passando por terrenos super ruins e exigiu um investimento de cerca de US$ 32,5 bilhões, e o TAV brasileiro percorrerá cerca de 600 KM entre Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, e terá um custo final estimado praticamente no mesmo preço do trem chinês, o qual percorre mais que o dobro da distância do que percorrerá o trem brasileiro.
CORONEL,
ReplyEis aí mais uma obra que vai ter a cobertura do RDC.Este novo regime traz à luz solar a INCOMPETÊNCIA do govêrno petralha LULA/DILMA.Tempo suficiente havia para o govêrno produzir no mínimo os projetos básicos para as obras da copa, assim como também para as don trem bala.Não o fizeram em tempo, isso é desídia administrativa, eis que a omissão produziu a necessidade de se realizarem obras em regime de urgência as quais agora terão a cobertura legal do RDC, votado pelo mais submisso e vergonhoso parlamento que este país já viu.Aliás, diga-se de passagem, tudo o que de pior os brasileiros jamais viram, aconteceu nestes oito últimos anos do petralhismo, comandado por por Luis 51-o Bafo de Onça.
$trem bala$
ReplyDilma vamos primeiro olhar a saúde, educação e segurança pública que está uma vergonha.
Agora tá explicado a vontade da Dilma de construir esse TREM. A Copa não é suficiente pra desviar dinheiro???? Ó senhor!! Vai faltar verba pra tanto desvio.
ReplyGentalha!!!
ReplyPara acabar com essa roubalheira descarada só um golpe armado, pois não temos oposição, parte da Imprensa é vendida, o Judiciário, principalmente do alto escalão toma decisões muito estranhas, os políticos, em sua grande maioria, são corruptos e ladrões, os serviços públicos são precários, o crime organizando está mais organizado do que o Estado, a impunidade corre solta, não há sinais de esperança... Revolução armada já!
Reply