Dilma aposta em "gestão" e no "eu não sabia" para salvar o governo.

A estratégia parece bem clara. A partir de agora, o governo vai falar mais em gestão, valorizando o lado técnico, ao mesmo tempo em que assessores vão espalhar por aí o quanto Dilma estava irritada, pois não sabia dos negócios de Palocci. Volta a tentativa de reconstruir a imagem da gestora, assessorada por técnicos e não por políticos. Os números não traem, já os políticos...  A matéria abaixo é da Folha de São Paulo.

A presidente Dilma Rousseff decidiu mudar o perfil da Casa Civil ao escolher a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para o lugar de Antonio Palocci. A nova auxiliar toma posse hoje com a missão de executar uma atuação mais técnica, com foco na gestão do Executivo federal. Segundo o novo desenho elaborado no Planalto, a presidente nomeará, em breve, novo articulador político, dando mais poderes para a Secretaria de Relações Institucionais.Hoje sob o comando de Luiz Sérgio (PT-RJ), a pasta ficou esvaziada com os superpoderes de Palocci. 
 
Dilma avaliou que não funcionou centralizar na Casa Civil as funções de gestão e de articulação política e, como antecipou a Folha, decidiu retomar o modelo que vigorou no governo Lula -quando ocupou o mesmo cargo de Palocci. Segundo assessores, ela procurava uma "Dilma da Dilma" e acredita que Gleisi pode cumprir esse papel. Petistas e interlocutores do Planalto já procuram um nome para substituir Sérgio. O mais provável é que o novo articulador político venha de uma das bancadas do PT no Congresso. O objetivo é fortalecer o diálogo com a base aliada e dar poder de fato para o futuro ministro. O PMDB, que também almeja a vaga, deve fazer acenos nos próximos dias manifestando esse desejo.

Ao contrário de Dilma quando assumiu a Casa Civil, Gleisi tem perfil híbrido, e pode ajudar nas negociações políticas com o Congresso. Ela disse que sua missão será cuidar da gestão de governo. A crise acabou sendo pedagógica para Dilma. Por determinação dela, não haverá mais a figura de um "superministro". No governo Lula, a divisão de poder entre ministros era bipolar. No primeiro mandato, José Dirceu, à época na Casa Civil, antagonizava com Palocci, então na Fazenda. Quando o primeiro caiu, o ex-presidente nomeou Dilma para o mesmo papel, tanto que ela e Palocci se desentenderam sobre política econômica.

8 comentários

Palocci foi ar-re-ca-da-dor da campanha da vovó metralha.

Só isso basta para instalar uma CPI.

Reply

Como alguns deduziam, o enredo segue: Palocci foi saído aos poucos, conforme estratagema bolado por Lula, Franklin et caterva. Lógico que não poderia ficar, a descoberta do apartamento foi um dano colateral na roubalheira, um incidente. Não se enganem. O tempo aí dessas 3 semanas foi calibrado para apagar alguns eventuais vestígios que se investigados poderiam chegar na ..campanha da Dilma. Toda a midia ficou sobre Palocci, ele quietinho lá no Palácio, acertando os detalhes para encobrir o roubo, não dele, de toda a gang; no final a entrevista fajuta na Rede Bobo. Depois, um atestado do procurador(?), a saída com altivez (?) e por fim a criação de um fato para pautar a mídia. Quantos trouxas não irão se descabelar para enaltecer as virtudes de Gleisi. Ontem no Senado foi até nojento ver a rasgação de seda para a senadora Gleisi; Pedro Simon chegou a babar nos elogios, inclusive elogios para Dilma. Agora mais um ato para criar ainda uma pauta: trazer Padilha para a coordenação e dar a Saúde para o PMDB. Lindo não? Aécio, senador Paulo Bauer e outros da oposição já disseram que tá tudo bem, que não houve corrupção, Palocci é um bom camarada e tal. CPI prá quê? Investigação, pra quê? Isso é com a polícia agora; laranjas? não é aqui. E vai ficar por isso mesmo.

Reply

Eu nem havia me lembrado que ela e Palocci se desentenderam sobre política econômica.
Preparem-se, colegas. Com uma anta como a Gleisi Hoffman na Casa Civil (perfil técnico? hahahahahhaha), o governo começará a torrar uma quantidade impressionante de dinheiro nos programas como o "Brasil sem Miséria", "Brasil sem Pobreza", "Brasil sem Unha Encravada" e afins. A Dilma já tem um perfil populista e está louquinha para continuar a farra de gastança pública. A Gleisi, como perfeita imbecil que é, acha que é só torrar dinheiro em programas sociais para um país sair da miséria.

Podem me chamar de pessimista. O Brasil está caminhando para um buraco. Ou alguém acha que um governo se endivida indefinidamente e o povo não paga o pato alguns anos depois?

Reply

... e o povo babaca vai acreditar no eu não sabia"!

Lucia

Reply

Tal qual Erê (que deixou péssimas lembranças com seu estilo “bucaneiro” de repartir o butim, digo, de gerenciar), Gleisi irá dedicar-se exclusivamente à gestão. Como ela deixou claro sua idéia de improbidade na sua intervenção no caso Palocci - roubar para o partido, tudo bem; para uso pessoal, isso nós não podemos admitir - devemos esperar uma guinada na gerência da Casa “da Mãe Joana” Civil ou teremos mais do mesmo?

Reply

Dilma vai ter que tomar muitos pileques de 51 para adquirir nova personalidade e ter condições iguais ao rei cachaça, se ela quiser ser a rainha da manguaça precisará começar logo a tomar muitos pileques mensais.
Não pode deixar a barba, que pena pois "mulheres do sexo feminino" não a tem ( transexual tem e tira a barba com depilação definitiva a laser ).
***Depois que corta o... torna-se mulher para efeitos civis, pode até se casar com um homem.

Reply

Eu ví uma reportagem na TV , e entendí que a presidente estava satisfeita com a escolha de Gleise para a casa covil .



Ou isso é um estilo enviesado , ou quem escolheu a ministra não foi ella . Afinal , que manda na casa ?

Reply

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!! Quer dizer que até hoje não ouve "gestão"... Sei não, viu...

E as obras super-ultra-mega faturadas e propagadas do PAC? E o Minha Casa Minha Mentira??

Se bem que, vamos combinar né... Pallocci estava gerindo tudo muito bem. Tanto que ganhou 20 milhões em um ano!

Reply