Comissão de mentirinha.

Da Folha Poder, informando que a Lei da Anistia não será revisada, tornando inócua qualquer investigação que venha a ser feita pela suposta Comissão da Verdade, que só quer investigar o lado dos militares, ignorando os crimes cometidos pelos terroristas que hoje estão no poder.

A presidente Dilma Rousseff desistiu oficialmente da revisão da Lei da Anistia, que possibilitaria a punição de crimes cometidos por agentes da repressão durante o regime militar. O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, afirmou em parecer que a questão foi encerrada em abril do ano passado, quando o STF decidiu pela não revisão da lei. Em nome da presidente, Adams recomendou ao tribunal que rejeite um recurso do Conselho Federal da OAB. A entidade cobra novo posicionamento do STF quanto à submissão ou não do Brasil à Corte Interamericana de Direitos Humanos. A corte considera que crimes cometidos por autoridades estatais são crimes contra a humanidade e, portanto, não poderiam ser anistiados por leis nacionais. 

Quando era ministra da Casa Civil, Dilma defendeu a revisão da Lei da Anistia ao dizer que os crimes cometidos por agentes de repressão durante a ditadura eram "imprescritíveis" e, portanto, poderiam ser julgados a qualquer tempo. Juntamente com os então ministros Tarso Genro (Justiça) e Paulo Vanucchi (Direitos Humanos), Dilma representou uma dissidência dentro do governo e criticou duramente o parecer contrário à revisão feito pelo Advogado Geral da União à época, o hoje ministro do STF José Antônio Dias Toffoli. Durante a campanha eleitoral, a presidente evitou polêmicas e passou a se dizer contra a revisão porque não queria "revanchismos". Esperava-se, porém, que ao assumir a presidência Dilma desse atenção especial ao assunto. É a segunda vez nesta semana que Dilma recua em um tema que lhe era caro: a primeira foi a decisão da presidente de não mais se empenhar para acabar com o sigilo eterno de papéis considerados ultrassecretos.

10 comentários

Dilma tem que focar no presente. Águas passadas não movem moinho.

Reply

Tem gente dizendo que a verdade, para aparecer, não precisa de comissão; que a tal comissão é na verdade um comitê de censura, para filtrar o que deve ou não aparecer. E tudo isso deve ter ligação com essas marchas e contramarchas sobre a lei do sigilo.

Reply

Antes de ser eleita, ela dizia qualquer coisa, agora que ela está lá, quem manda é ela. Ou pelo menos ela acha.

Quem não deve não teme, não é mesmo?? mais ela deve e muito.
Imaginem certos documentos secretos sendo abertos,poderia denunciar seus crimes, como: assassinato, assaltos a bancos, terrorismo, sendo transmitido pelo jornal nacional, o coisa BOA.


Izabel/SP

Reply
brasildoPTmentira mod

E a Dilma Guerrilheira será que vai mostrar a sua VERDADE ou quer esconder!

Documentos secretos mostram que o grupo guerrilheiro de Dilma Rousseff planejando matar oficiais do exército.
O presidente brasileiro acaba de passar o fim do "segredo eterno" de documentos classificados
Pode ser mera coincidência, mas o fato de que, depois de o presidente e ex-guerrilheiros Dilma Rousseff, defendeu o fim do "segredo eterno" dos documentos considerados reservados , o Ministério da Aeronáutica do Brasil acaba de lançar um documento mantido em segredo há 30 anos que afirma que a organização guerrilheira VAR Palmares, que tinha em suas fileiras com o atual presidente, tinha decidido "para executar oficiais do Exército."


http://www.elpais.com/articulo/internacional/Documentos/secretos/indican/grupo/guerrillero/Rousseff/planeaba/asesinar/oficiales/Ejercito/elpepuint/20110415elpepuint_2/Tes

Reply

Que Corte mais vagabunda! Então silenciam em relação a guerrilheiros que torturaram, mataram, fatiaram, extriparam... Há um "viés" ideologico bem claro aí.

Mas pelo raciocínio deles, o Fidel estaria enquadrado...

Reply

Elles estão com medinho da caca dos cumpanheiros aparecer. Mas não tem jeito, tudo que está escondidinho acaba aparecendo...

Reply

Dilma, a democrata "está muito triste", "reluta"... me engana que meu nariz é vermelho, Rainha!

Reply

Izabel

Não preciso mais escrever, você leu meu pensamento. Mas teria que ser tudo bem explicadinho e desenhadinho, se não o telespectador médio do JN - tipo Homer Simpson, não entenderia nada.

Reply

Coronel, não será mais um efeito do " chega pra lá" que ela quer dar no Lulla?
O 1º passo foi a nomeação das ministras que ela escolheu;
O 2º passo foi o ELOGIO AO FHC;
O 3º passo foi a renúncia a regulamentação dos documentos secretos e apoio ao sigilo eterno;
O 4º passo foi o recuo em relação a revisão da anistia e comissão da verdade;
o próximo passo será a desfiliação do PT e quem sabe o último e definitivo será o rompimento com o grande molusco e a escolha do FHC como seu conselheiro preferido.
Conspiração a parte, não parece que tudo caminha pra isso?

Reply

Festival de mentiras a granel:
1- A anistia mesmo que fosse revogada não teria efeito para punir ninguém pois os crimes ocorreram há mais de trinta anos, em 20 o homicídio prescreve.
2- A lei da anistia é anterior à resolução dos países americanos e nenhuma lei pode agravar a situação de criminosos. Se alguém matar dolosamente outra pessoa,mesmo com todas as qualificações possíveis vai ter pena de 50 anos e 30 na cadeia por ser o prazo máximo que o estado dá para punir criminosos. A prescrição ocorre em vinte anos.
3- Tortura não era crime hediondo até 1986, a atual constituição e crimes praticados mesmo a um dia antes da constituição já estariam prescritos pois teriam 26 anos.
DELONGAR SOBRE BABOSEIRAS PETRALHAS É PERDA DE TEMPO E DINHEIRO, A COMISSÃO DA VERDADE TEM QUE OLHAR TUDO O QUE FOI FEITO POR TODOS apenas com finalidades de recompor a história do período e procura de pessoas desaparecidas. Há pouco tempo um desaparecido político foi achado vivo no Paraná, comerciante e casado outra vez, usava outro nome e depois que foi reconhecido saíu da lista dos desaparecidos políticos.
Creio que dos mil que existem, cem devem estar vivos e outros 200 teriam morrido por causas naturais neste prazo, seriam desertores dos exércitos da guerrilha e tiveram nova vida normal até morrerem.
Até o nazista Joseph Mengele viveu em Bertioga 40 anos depois da segunda guerra mundial, com outro nome " klauss altmann " e foi achado só dez anos depois da morte natural do carrasco nazista.
O Brasil é imenso e muitas pessoas desaparecem, por motivos políticos ou não e os políticos tiveram três destinos, mortos em combate e enterrados por companheiros, mortos no DOPS (governo) e pessoas que saíram de cena, o dops não pegou e viveram muito tempo até morrerem naturalmente, como um do Paraná.

Reply