Uma das vozes mais importantes da ecologia brasileira, Evaristo Eduardo de Miranda, mestre e doutor em Ecologia pela Universidade de Montpellier, na França, e autor de uma centena de trabalhos técnicos e científicos publicados no Brasil e no exterior, membro da Société d’Ecologie de France e da Ecological Society of America, professor da Universidade de São Paulo, consultor da Organização dos Estados Americanos (OEA), da FAO e do BIRD, apóia as mudanças do Código Florestal.Confira trechos da entrevista concedida ao Estado do Paraná.
Quais os principais riscos e méritos embutidos no novo Código Florestal?
Eu li o Código. Ele tem um mérito enorme, nunca no Brasil foram ouvidas tantas pessoas para se construir um texto. Foram mais de cem audiências públicas. Ele não foi atropelado, feito com pressa. Foi um debate que durou mais de dois anos. Outro mérito é a própria lei; nos últimos 15 anos foram feitas milhares de alterações na legislação ambiental, sem debate, sem a participação da comunidade científica. Agora não. Este projeto tira a agricultura da ilegalidade. Ele respeita as áreas agrícolas consolidadas em conformidade com a legislação de seu tempo. E é um código que defende o meio ambiente. Não existe nada igual em nenhum lugar do mundo.
Qual é a expectativa em relação à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece no ano que vem no Rio de Janeiro, 20 anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como ECO-92? Muita coisa mudou de lá para cá?
Os países desenvolvidos não cumprem as metas. Todo mundo criticou os Estados Unidos por não assinarem o Protocolo de Kyoto. Mas os países que assinaram não cumpriram. Portugal, por exemplo, aumentou 19% as emissões. Os países em desenvolvimento têm todo o direito de esperar mais efetividade e compromisso dos desenvolvidos. Não existe comparação. Eles emitem muito mais. Isso também não nos isenta da responsabilidade. Mas os países desenvolvidos têm uma responsabilidade grande e estão longe de assumir. Eles só se preocupam com interesses nacionais.
Como avalia a política brasileira de redução de emissões? O controle do desmatamento é eficiente a ponto de contribuir nessa redução?
Excelente. O Brasil tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, 47% da energia brasileira vem de fontes renováveis, enquanto nos outros países esse número chega a 7%. E você ainda escuta no rádio que eles [outros países] são exemplos. A cana-de-açúcar garante 18,3% da energia do Brasil e há anos ultrapassou a contribuição das hidrelétricas. O Brasil também é um dos países industrializados com menor taxa de emissão de carbono. Graças à agricultura, o país vem cumprindo bem as metas. O país também vem registrando as menores taxas de desmatamento da história, que pode, inclusive, adiantar algumas metas de desmatamento. Mas não podemos relaxar. Avançamos muito nos últimos anos, mas precisamos avançar mais.
6 comentários
Tudo a ver com este post.
ReplyBY REINALDO AZEVEDO
11/05/2011 às 6:55
Novo Código Florestal - A paz não interessa a quem lucra com a guerra
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/novo-codigo-florestal-a-paz-nao-interessa-a-quem-lucra-com-a-guerra/
Excelente matéria! Vale a leitura.
Chris/SP
Quanto fuá por uma lei que será solenemente ignorada por todos os brasileiros...
ReplyO Congresso precisa reagir e colocar em votação o projeto do Código Ambiental. Já demonstrou que pode ser independente do Executivo. Agora, precisa derrotar aqueles que querem que tal submissão nunca termine. Reaja Congresso!!!
ReplySorry pelo Off Topic, Cel
ReplyMas, acho o assunto importante!
BY REINALDO AZEVEDO:
Farc, Chávez e Correa juntos! Ou: Uma penca de BRASILEIROS estava nos arquivos de narcoterrorista
Vejam os brasileiros envolvidos:
Nos e-mails de “Reyes” — cujo nome verdadeiro era Luis Edgar Devia — são mencionados “cinco ministros, um procurador-geral, um assessor especial da Presidência, um vice-ministro, cinco deputados, um vereador e um juiz superior” brasileiros. Algumas mensagens foram escritas durante o processo de paz da Colômbia, entre 1998 e 2002, “e envolvem um prestigioso juiz e um alto ex-oficial das Forças Armadas brasileiras”. A mesma reportagem diz que “a expansão das Farc na América Latina não incluiu apenas funcionários dos governos de Venezuela e Equador, mas também importantes dirigentes, políticos e altos membros do PT”.
NOMES DOS BRASILEIROS:
- o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu;
- o ex-ministro de Ciência e Tecnologia Roberto Amaral;
- o então deputada distrital Erika Kokay (PT);
- o chefe de Gabinete da Presidência da República na gestão Lula, Gilberto Carvalho, hoje secretário-geral da Presidência;
- o então ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim;
- o Top Top Garcia;
- o à época subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano;
- Paulo Vannuchi, então ministro dos Direitos Humanos e hoje organizador do Instituto Lula,
- além do assessor presidencial do governo Lula, Selvino Heck.
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/farc-chavez-e-correa-juntos-ou-uma-penca-de-brasileiros-estava-nos-arquivos-de-narcoterrorista/
Os petralhas são mais sujos do que páu de galinheiro !!!!!!
Chris/SP
Será que a Dilma não tem mais nada de importante para se preocupar???
ReplySe tiverem um tempinho, leiam o texto, cujo link segue.
BY R. AZEVEDO
Cueca e calcinha com mensagem! Logo dirão qual é o lado certo para acomodar “Adamastor, o Sacrílego Gigante
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/cueca-e-calcinha-com-mensagem-logo-dirao-qual-e-o-lado-certo-para-acomodar-%e2%80%9cadamastor-o-sacrilego-gigante%e2%80%9d/
Chris/SP
Eu disse no dia que o coronel pensava que a aprovação seriam favas contadas sobre minha certeza total de adiarem a votaçaõ, foi batata.
Reply-
Dil - MAMADA é matreira e petralha desde o PDT e quer sempre aprovação unâmine no congresso, semelhante ao partido comunista chinês, que se reúne uma vez cada cinco anos para a escolha do presidente da China e outras demandas, depois os cinco mil deputados nacionais ficam de recesso, o congresso do povo não é uma instituição que funciona como o congresso, precisa ser convocado pela liderança chinesa e chancela as mudanças legais propostas pelo presidente. Dilma quer fazer o mesmo aqui, só as leis já aprovadas iriam ser discutidas no congresso e o governo fazer eventual e raro ajuste, emendas redacionais do texto e para deixar mais conciso.
FORA COMUNISTAIADA DO MUNDO.
PC-PT-TALIBANS-NAZISTAS-SOCIALISTAS
são as cinco pragas modernas do mundo, ainda que nazismo não esteja no poder em nenhum país, os socialistas PÓS COMUNISTAS como a China são a bola da vez para o seu povo exterminar, como nas revoluções árabes do norte da áfrica, duvido que a OTAN vá mandar tropas combaterem o exército chinês pois eles têm a "bombinha" e podem aceitar " brincar de fogo " com o Obama, primata assassino do mundo.