O PT está fazendo gato e sapato com a democracia.

Da Coluna de Dora Kramer, neste domingo, intitulada "Supremacia", publicada em vários jornais do país:
O governo já conseguiu fazer com que o valor do salário mínimo seja estabelecido anualmente por decreto, pondo fim ao debate de todos os anos no Congresso. Agora, na proposta do novo Código Florestal, quer estabelecer que as permissões de plantio em área de preservação permanente nas margens dos rios sejam também decididas por decreto. Para as obras necessárias à realização da Copa o Mundo de 2014, tenta aprovar uma legislação específica para fugir dos rigores da Lei de Licitações, alegando urgência depois de ter tido quatro anos desde a indicação do Brasil para dar início aos trabalhos pelo processo normal. O controle dito “social” dos meios de comunicação só poderá ser considerado fora da agenda, como prometeu a presidente Dilma Rousseff, depois de divulgado o texto do projeto de regulação em exame no Ministério das Comunicações.

Já cooptou os movimentos sociais, desmontou a autonomia das agências reguladoras, manda na maioria dos partidos (cuidadosamente desmoralizados), influencia na redistribuição de forças dissidentes do campo adversário, estimula as lideranças que lhe parecem mais convenientes na oposição, trabalha para adaptar a reforma política aos seus interesses (por que Lula cuidaria pessoalmente do assunto?) e por aí vão os exemplos. São fatos, não visões de fantasmas ao meio-dia.

O governo caminha, devagar e no uso dos instrumentos disponíveis na democracia, para conquistar o controle das instituições construindo uma hegemonia política, social, legislativa, cultural e mais o que puder açambarcar até consolidar-se na posição de suprema instância de decisão. Faz isso nas barbas de uma sociedade inerte e de uma oposição cúmplice que parecem ter dificuldades para decodificar sinais e ligar os pontos. O avanço do Executivo sobre as instituições é esperto, pois não se dá a partir de um projeto explícita e assumidamente autoritário: acontece de maneira sub-reptícia, por meio de movimentos isolados que, no entanto, têm sempre como pano de fundo o objetivo da dominação, da prevalência absoluta de uma força política sobre as demais.

A aparência é democrática, mas a intenção é francamente impositiva, considerando-se que não se vê um só gesto plural, que aceite o contraditório como algo natural. Só o pensamento alinhado ao governismo é tido como democrático e a divergência, tachada de antipatriótica, “perdedora”, indigna de atenção. O raciocínio segundo o qual quem ganhou as eleições é quem tem razão está disseminado em todos os setores: na política, no mundo dos negócios, na sociedade e, um pouco menos, também na imprensa.

A discussão e as tentativas de votação do novo Código Florestal encerram demonstrações de sobra a respeito do acima exposto: o governo não tem maioria para aprovar o ponto que para ele é crucial – o poder de mando discricionário sobre as áreas de proteção – e, no lugar de compor, procura impor. É a lógica de sua atuação.Não há crise na base. O que existe são interesses conflitantes que permeiam todas as bancadas no tema específico do uso produtivo da terra e da preservação ambiental. O impasse se dá justamente porque o governo não administra divergências. Simplesmente quer vê-las extintas.

17 comentários

Olhe Coturno, os blogueiros progressistas estão querendo mamar mais ainda no dinheiro público:

http://encontrosp.blogspot.com/2011/04/propostas-do-i-encontro-de-blogueiros.html

"7 - Programa de afiliados do Governo Federal, nos moldes ao que existe como UOL afiliados, Google AdSense. Um do governo pra que blogueiros em geral tenham acesso e essa verba seja distribuída de acordo com o número de visitas, como já é feito;"

Reply

Por isso que partidos sem firmeza, serão presa fácil do governo, ou melhor, do Executivo. Os partidos de oposição estão esmilinguindo-se. E sem tomar um tiro de verdade. Só de bazófias. Não foi nem de bazuca. Por isso, já encheram a paciência com esse adesismo envergonhado. Porém, pior com eles, péssimo sem eles. Ao menos com eles, dá pra sentar a guasca neles e forçar alguns a sair da toca. Sem eles, nem isso será possível.

Reply

a democracia petralha eh apenas para quem concorda com eles...

se você concordar com as bandalheiras da turma, parabens, voce vive em um pais democrático...

você eh livre para bater palmas...

Reply

Coronel,

leia a pg 74 da VEJA de 18 de maio.

Corrobora os escritos de Dora Kramer e mostra uma montagem excelente para colocar a petralhada da cúpula aqui no Coturno:
Nullo, Rui Falcão, Zé Dirceu, Berzoini e Mercadante, vestidos de russos opressivos poderosos e muito comunistas.

Título: "eles querem cassar o seu voto"

FLor Lilás/PR

Reply

Dora logrou êxito em identificar tudo que já sabemos : ( em outras palavras ) um governo formado por marginais, bandidos, canhalhas e filhos da puta em geral, alinhados com a podridão socialista e comunista, promovendo "diuturnamente e noturnamente" a roubalheira, a canalhice, a patifaria, a filha da putice e toda escrotidão tão peculiar à PTralhada escroque e vagabunda.
Perguntas que não querem se calar : até quando ? quantos militares viraram melancia ? virará o Brasil uma republiqueta bolivariana de mierda seguindo o modelo do macaco venezuelano e orquestrado pela múmia assassina , o ditador cubano assassino e traficante ?

Reply

"Existe uma chave para a liberdade: PENSE! Se quiseres ser um cordeiro, seja feita a tua vontade. Não reclames, entretanto, quando fores servido em nosso grande Sabbath!"

Extraído do livro JCNE de La Sagasse.

Reply

Bravo! Bravo! Bravo! Sou fã dessa jornalista. Disse tudo o que era preciso dizer sobre o triste momento em que vivemos na triste Banânia.

Reply

CADÊ A TFP???
TEMOS Q NOS MOBILIZAR.JÁ QUE NÃO EXISTE MAIS A DIREITA.

Reply

Pura verdade.
E o Supremo, para manter um onzeavos do poder absoluto de cada um de seus ministros, ao invés de pleitear a ampliação de seu colegiado para dar conta do acréscimo de processos, para se justificar, ou se omitir, vem agora com essa proposta de redução de atribuições.... Aí tem !!!
Melhor ficar do tamanho está do que perder tudo, ser fechado, extinto, ensina uma certa lógica mesquinha.

Onde poucos mandam, ou parecem mandar, o poder individual é maior e mais saciador de vaidades.
Ah, as vaidades. Sempre presentes.
Quanto maior o cargo, o resto já sabemos.

Reply

OS SAFADOS DO PT ESTÃO BRINCANDO COM CHUMBO QUENTE!
ELES PRECISAM SE LEMBRAR, QUE MAIS DE 44 MILHÕES DE BRASILEIROS NÃO VOTARAM NELES NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES (SOMADOS OS VOTOS CONTRA A DILMA, OS BRANCOS, NULOS E AS ABSTENÇÕES)E POR TANTO NÃO OS APOIAM E NEM OS APROVAM.
OS PTRALHAS DEVEM SABER, QUE SE ATÉ MESMO OS FECHADOS PAÍSES ISLÂMICOS TIVERAM QUE ENFRENTAR UMA REBELIÃO POPULAR POR CONTA DO DESEJO DE DEMOCRACIA VERDADEIRA, AQUI ENTÃO SERÁ MAIS FÁCIL.
ALERTA:
OU O BRASIL ACABA COM O PT, OU O PT ACABARÁ COM O BRASIL!

Reply

Ótimo texto de Dora Kramer. Mas, tudo o que ela disse, nós já sabemos.

Quem parece não saber e não se importar é a nossa oposição e a base amestrada. Têm tudo para acabar com a canalhada que se arvorou do poder e está colocando nossa democracia, conquistada a duras penas, em risco!!!


ABAIXO O PT !!!

Chris/SP

Reply

Tolo é quem acredita, que ainda vivemos em uma democracia, já era.

Essa semana tivemos a prova, quando da votação, do código florestal, se não ganham por bem, ganham por mal.

A dilma, veio para fazer o trabalho sujo, para o VELHACO.

Em 2014, ele vai pegar tudo, mastigadinho.

Nossa esperança, é que ele morra até lá, não custa torcer não é??


Izabel/SP

Reply

Os miseráveis e ignorantes que o colocaram lá. Queriam isso mesmo!.

Reply

Não sei vocês, mas eu vou lutar.

Reply

O Brasil deixou de ser democracia desde que o PT surrupiou o poder, com sua corja de vagabundos, bandidos de quinta categoria. Marginais, em democracias, não prosperam, não ficam livres para cometer delinquências de maneira nenhuma. Democracia? Estamos longe disso.

Dora Kramer está certa como costuma estar. Só não concordo com uma coisa: que a "aparência é democrática". Não mais, Dora, não mais. Nem isso, sequer.

Reply

Nunca tiveram compromisso com democracia. Prezam somente a cega fidelidade ao partido e aos companheiros. Bobo de quem acreditou...

Nem sequer assinaram a Constituição. Um dia eles vão dizer isso na cara de pau, como motivo de vanglória, no Jornal Nacional ou na propaganda política ...

Aguardem.

Reply

O PT aproveitou sua aura de lindeza e preocupação com os frascos e comprimidos. Antes da eleição do Lula, eu me lembro de como era difícil não ser a favor do PT. O PT era sempre sinônimo de bondade, de justiça, de preocupação com os pobres. Quando alguém aparecia para falar algo que não fosse favorável ao Lula, as respostas eram sempre as mesmas. "Não gosta de pobre!". "Extrema-direita!". "Neoliberal!". "Você não quer um metalúrgico nordestino na presidência!" . "Elitista!".

O que o governo Lula fez foi, basicamente, gerar dinheiro do nada, financiar grandes empresas ("setores estratégicos"), torrar dinheiro em programas assistencialistas, comprar a classe média com concursos públicos. Acreditem, os resultados dessa política de expansão artificial do crédito serão desastrosos em um futuro não distante. É uma simples aplicação dos princípios da teoria austríaca dos ciclos econômicos, que já foi usada para prever praticamente todas as crises econômicas que ocorreram nos últimos anos. Dica para você, que está lendo esse comentário: proteja seus ativos. Pergunte a si mesmo se os valores dos imóveis em algumas regiões do Brasil são realistas. Pergunte a si mesmo por que muitos brasileiros parecem ser forçados a fazerem concursos públicos para terem salários melhores, e por que é tão absurdamente difícil ser empresário no Brasil sem puxar o saco do governo.

Reply