De Aldo Brasileiro para Dilma Brasileira.

Excelentíssima presidente Dilma Rousseff,

Diante da iminente votação do novo Código Florestal, e na condição de relator do projeto na Câmara dos Deputados, sinto-me no dever de prestar breves esclarecimentos sobre o assunto no sentido de ajudá-la na compreensão dos aspectos aparentemente polêmicos da matéria em discussão.

Os adversários da atualização do Código insistem na patranha de que meu relatório "anistia" desmatadores. A verdade é que a "anistia" existente e que está em vigor é a assinada pelo ministro Carlos Minc e pelo presidente Lula em junho de 2008 e renovada em dezembro de 2009, no Decreto 7.029/09.

O presidente e o ministro perceberam que quase 100% dos 5 milhões e 200 mil agricultores, 4 milhões e 300 mil deles pequenos proprietários, não teriam como cumprir a legislação alterada por força de medidas provisórias nunca votadas no Congresso, decretos, portarias, instruções normativas e resoluções absurdas do Conama.

Transcrevo a seguir o Artigo 6º do decreto em vigor e que expira em 11 de junho:

1) O  decreto suspende a aplicação das multas relativas a APP e RL
§ 1º. A partir da data de adesão ao "Programa Mais Ambiente", o proprietário ou possuidor não será autuado com base nos arts. 43, 48, 51 e 55 do Decreto nº 6.514, de 2008, desde que a infração tenha sido cometida até o dia anterior à data de publicação deste Decreto e que cumpra as obrigações previstas no Termo de Adesão e Compromisso. Importante destacar que os artigos mencionados tratam dos crimes de destruição e danificação de florestas e vegetação nativa em Área de Preservação Permanente -- APP (43) ou de impedir e dificultar regeneração de vegetação nativa (48), e em Reserva Legal (art. 48, art. 51, art. 55), que não seriam mais autuados ou seja, suspendendo na prática a lei de crimes ambientais.

2) O decreto suspende as multas já lavradas:
§ 2º A adesão ao "Programa Mais Ambiente" suspenderá a cobrança das multas aplicadas em decorrência das infrações aos dispositivos referidos no § 1º, exceto nos casos de processos com julgamento definitivo na esfera administrativa. O Programa Mais Ambiente suspende multas já aplicadas para todos os que a ele aderirem.

3) Cumpridas as exigências do Programa, as multas aplicadas não serão cobradas:
§ 3º Cumprido integralmente o Termo de Adesão e Compromisso nos prazos e condições estabelecidos, as multas aplicadas em decorrência das infrações a que se refere o § 1º serão consideradas como convertidas em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente.
Eis a "anistia" em sua plenitude. As aspas são apenas para contestar o conceito, pois de "anistia" não se trata, uma vez que não há perdão mas apenas permuta entre a infração cometida e compromisso da regularização dos proprietários.

O que proponho em meu relatório tem o exato conteúdo do decreto em vigor:

Art. 33º.
§ 4º. Durante o prazo a que se refere o §2º e enquanto estiver sendo cumprindo o Termo de Adesão e Compromisso, o proprietário ou possuidor não poderá ser autuado e serão suspensas as sanções decorrentes de infrações cometidas antes de 22 de julho de 2008, relativas à supressão irregular de vegetação em áreas de reserva legal, áreas de preservação permanente e áreas de uso restrito, nos termos do regulamento.

§ 5º Cumpridas as obrigações estabelecidas no Programa de Regularização Ambiental ou no termo de compromisso para a regularização ambiental das exigências desta lei, nos prazos e condições neles estabelecidos, as multas, referidas neste artigo, serão consideradas como convertidas em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente, legitimando as áreas que remanesceram ocupadas com atividades agrossivopastoris, regularizando seu uso como área rural consolidada para todos os fins.

Art. 34º. A assinatura de Termo de Adesão e Compromisso para regularização do imóvel ou posse rural junto ao órgão ambiental competente, mencionado no art. 33, suspenderá a punibilidade dos crimes previstos nos arts. 38, 39 e 48 da Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, enquanto este estiver sendo cumprido.

§1º A prescrição ficará interrompida durante o período de suspensão da pretensão punitiva.
§2º Extingue-se a punibilidade com a efetiva regularização prevista nesta lei.
É evidente que não há "anistia", mas a interrupção da prescrição das multas até a adequação dos agricultores aos dispositivos da legislação.  O que se busca é estimular a regularização ambiental da agricultura em lugar da solução ineficaz das multas e autuações.

Quanto à consolidação das atividades em Áreas de Preservação Permanente é de se destacar tratar-se de cultivos e pastoreio centenários de pequenas propriedades que não podem ser removidos como se erva daninha fossem. A recuperação de APPs, tanto as de topo de morro, encostas ou margem de rio deve considerar a existência do homem, de sua família, de sua sobrevivência, o que parece não estar presente na preocupação do ambientalismo neomalthusiano.

Confio na Vossa sensibilidade de chefe da Nação para arbitrar com equilíbrio e espírito humanitário a necessidade de combinar preservação ambiental e interesses da agricultura e do povo brasileiro. ONGs internacionais para cá despachadas pelos países ricos e sua agricultura subsidiada pressionam para decidir os rumos do nosso País. Eles já quebraram a agricultura africana e mexicana, com as consequências sociais visíveis. Não podemos permitir que o mesmo aconteça no Brasil. Termino relembrando o Padre Vieira quando alertou em um dos seus sermões: "Não vêm cá buscar nosso bem, vêm buscar nossos bens."

Com apreço e admiração

Aldo Rebelo

19 comentários

Falar a Presidenta não sabe, tomara que saiba ler e entender o texto, tão bem escrito por Aldo Rebelo !!!


Chris/SP

Reply

Cel

Onde ANDA ZÉ Serra para HONRAR OS 44 MILHÕES DE VOTOS QUE RECEBEU?

Será que ele só saiu do seu Retiro Espiritual para proteger o Ministro Palocci Mão Liza?

Por que será que Zé Serra defendeu Palocci?

Átila

Reply

Acho que Aldo Rebelo está jogando pérolas à porcos. A anta não vai entender nada. Seria melhor ele agendar uma reunião pra explicar melhor..

Reply

Eles estão entregando tudo a banqueiros e empreiteiras...

Reply

É muito bom que escreva para que não apareçam os eternos gigolôs das florestas prá falar merda...

Reply

O problema é que a Curupira do Acre está pegando pesado com a "presidenta", vamos ver então se a "presidenta" está com o Brasil ou com a Ararinha Azul e as ONG internacionais.

Reply

AH! PRA MIM JÁ DEU CORONEL!
QUERO O IMPEACHMENT DA DILMA JÁ!
OU ACONTECE ISTO, OU ENTÃO EU APOIO UMA REBELIÃO POPUPAR COMO A DOS PAÍSES ÁRABES.
NÃO SOU RADICAL, MAIS JÁ DEU DE TANTO ATURAR AS SACANAGENS, SAFADEZAS E PUTARIAS CONTRA O BRASIL E O SEU POVO, VINDAS DO PT E DE SEUS ALIADOS.
O PT É ÓTIMO EM ENGANAR!!!
ACERTA MIL COISAS BOAS PARA O POVO BRASILEIRO, MAS ERRA EM OUTRAS 100.000 MIL, MAS FAZ UMA PROPAGANDA A ONDE TUDO PARECE SER AO CONTRÁRIO DO QUE É...
CANSEI DE LEVAR FERRO DESTES PTRALHAS!
FORA PT! VÃO EMBORA, MAS ANTES, DEVOLVAM TUDO O QUE NOS ROUBARAM NOS ÚLTIMOS 8 ANOS E ALGUNS MESES.

Reply

Coronel veja essa,

O Coveiro do PT admitiu que as acusações publicadas na imprensa sobre o enriquecimento de Palocci e a atuação de sua consultoria "atrapalham o andamento do governo".
Atrapalham???? kkkkkkkkkkkkkkkkk esse coveiro é uma pandega, quer o que?
Que a imprensa comece a elogiar o Paloffi?

http://www1.folha.uol.com.br/poder/919668-governo-prepara-se-para-guerra-politica-no-caso-palocci.shtml

Reply

dilma brasileira??? será???

Reply

Não se sabe quem são mais perigosos e nocivos aos interesses do Brasil. Se a maioria dos 513 cidadãos que compõem a Câmara Federal, ou aqueles a quem o Exército Brasileiro está caçando no alto dos morros de favelas do Rio de Janeiro.

Reply

Pra quê ela quer tanto dinheiro e inventou de ser presidenta? Já ganhou muita grana quando era conselheira da Petrobrás e Ministra da antrológica Casa Civil. Os anteriores, ainda não foram confirmados (aguardando Comissão da Verdade).. Ouro de Moscou, prata cubana... dizem que a do cofre foi uma tal de "simone".

Vai ter olho grande assim na China!

Reply

DESOBEDIÊNCIA CIVIL ... AGUARDANDO SUGESTÕES.

BOICOTE.

ESQUECER DE PEDIR AS NOTINHAS.

MAIS ALGUMA IDÉIA?

Reply

"ONGs internacionais para cá despachadas pelos países ricos e sua agricultura subsidiada pressionam para decidir os rumos do nosso País."

Hum...acho que meu comentário sobre isso não saiu, não vi publicado ao menos, mas foi bem por aí...Devemos devolver na mesma moeda, se querem preservar pé de pau aqui, ainda mais do que já fazemos melhor do que toda a Europa, devem cortar os subsídios dos produtores deles...É toma lá, da cá. Pra cada euro dado aos produtores deles, uma árvore no chão. Ninguém precisa ter medo que seria o fim do mundo. Mas uns cortes aqui e ali, bem aumentados pela mídia com repeteco da mesma foto pra dizer que são muitas árvores cortadas( ajuda do fotoshop?)...e ele começam a baixar a bolinha. É o que a China faria, caso se metessem lá como fazem aqui. Eles já teriam colocado um chinês pobre plantando arroz, bem perto de alguma mata, pra mostrar que é assim que o país está resolvendo o problema da fome...Quem teria coragem de ir contra um chinazinho com cara de faminto vendo seus pais plantando arroz? e depois comendo um prato cheio, com os grãozinhos tudo em vota da boca cheia? Chantagem emocional? Pode ser, mas funciona pra arrancar grana de rico pros esqueléticos da África, não?
Ou fazemos a mesma chantagem promovendo "comida barata pra nossa crianças", com um dos barrigudinhos do Jequitinhonha ilustrando;ou alguma inversa,um pau derrubado e a foto de um dos donos das Ongs ao lado com a legenda"a causa disso é o subsídio dos ricos aos seus produtores".

E tem mais: campanha contra a Marina também. Foto dela em close, com aquela cara de zumbi, e legenda " esta mulher é agente de Ongs estrangeiras e não quer comida barata pra você, brasileiro". A garota propaganda da Natura não quer comida barata na mesa dos brasileiros...



¬¬

Reply

Coronel

Cada vez mais admiro este cidadão chamado Aldo Rebelo.

O texto está impecável. Resta saber se a Presidente vai entender o que ele quiz dizer com toda aquela explanação.

Amanhã será um grande dia.

Amanhã será o dia da verdade.

Amanhã acaba o reinado da representante-mor das ONGs internacionais no Brasil -

Adeus Marina Silva...

General Maximus Decimus Meridius
Curitiba/PR

Reply

Cel.
Leia lá no RA a carta que 10 ex-ministros ambientalistas dirigiram a Dilma e ao CN.

RA fez um post (título abaixo) onde ele comenta cada parágrafo do documento e dá um merecido malho nestes safados!

CARTA ABERTA DESTE BLOG AO CONGRESSO - EX-MINISTROS DO MEIO AMBIENTE QUEREM DAR UM PÉ NO TRASEIRO DO PARLAMENTO E PUNIR OS AGRICULTORES POBRES. OU: QUEM OS ELEGEU?

Um grupo de dez ex-ministros do Meio Ambiente, capitaneados pela inefável Marina Silva — a guia espiritual da tropa —, divulgou um manifesto contra a proposta de Aldo Rebelo (PC do B-SP) para o novo Código Florestal. Eles pretendiam se encontrar hoje com a presidente Dilma Rousseff. Não deu. A reunião está agendada para amanhã, dia previsto para a votação do texto. Não se depender deles! Os dez — vejam as subscrições no texto, que publico em vermelho —, abraçaram a tese de Marina e querem adiar a votação. Divulgo a íntegra do texto da turma e comento em azul.

Carta Aberta à Presidente da República e ao Congresso Nacional

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/carta-aberta-deste-blog-ao-congresso-ex-ministros-do-meio-ambiente-querem-dar-um-pe-no-traseiro-do-parlamento-e-punir-os-agricultores-pobres-ou-quem-os-elegeu/

A MULHER MOGNO AINDA HÁ DE DAR TRABALHO ATÉ O ÚLTIMO MINUTO AMANHÃ!!!


Chris/SP

Reply

Problema vai ser que ela leia, inteiramente ocupada que deve estar com o caso Palocci, já que qualquer respingo será fatal...

Reply

É muito gigolô de floresta querendo tirar proveito...

Reply

göebbels é verde e voluntário do greenpeace.

Reply

Acompanhei de perto o assunto, coturno, e o proambiente foi um programa que Nao saiu do papel, como as demais políticas publicas adotadas pelos petralhas. Alias, retrato-me, a única politica publica destes ladroes foi a de fazer petistas consultores para roubar dinheiro publico.

Reply