A volta da blogueira.

Comemoro, com especial alegria, a volta da blogueira Nariz Gelado, com o excelente artigo " Quem tem medo do PSD?". Não sei se a volta é para valer, a gente sempre torce para que seja. NG é das antigas na blogosfera, já tinha um blog político muito antes dos blogs dos grandes portais e dos grandes grupos de comunicação. Aqui vai a introdução do seu post e, logo depois, o link:

E não é que aquilo que mais irrita – ou diverte – os críticos do PSD é justamente o que mais me agrada?

O ecletismo ideológico apresentado na fase inicial de gestação da legenda é uma das coisas mais francas a surgirem na política nacional na últimas décadas. Tão franca, que desconcertou a maioria acostumada aquela farsa natural que costuma pautar o surgimento de novos partidos no país. 

Ok… Talvez “farsa” seja uma palavra forte demais. Mas está muito perto disso aquela atitude de dar a luz a uma legenda que já tem, antes mesmo de sair do berçário, suas bandeiras bem definidas, como se partidos, ao fim e ao cabo, não fossem um aglomerado de políticos que têm suas próprias agendas, reunidos por um mínimo de interesses em comum. Como se, no Brasil, o que definisse a ida de políticos de um partido para outro não fosse a maior ou menor possibilidade de realização dos seus projetos pessoais. 

12 comentários

Seja muito bem vinda, NG!! Tomara que sua volta seja pra valer.

Já inseri seu blog nos favoritos.

Parabéns!!!


Chris/SP

Reply

O partido é novo, o ideário político está em branco, está quase tudo começando do zero a zero, com exceção dos políticos que estão ingressando, pois já são bastante rodados.
Resta saber como atuarão em conjunto.

Reply

Para ecletismo ideológico, já temos PMDB, PR e outros partidos que só servem para alugar apoio. Ao que parece, o PSD será mais um. O próprio idealizador, Gilberto Kassab, já fez questão de sair da oposição e disse que ele será um partido "a favor do Brasil" (já viu alguém formar um partido dizendo que ele é "contra o Brasil"?).

O que mais existe na babel partidária brasileira é "ecletismo ideológico", que dá para se aliar a quem quer que esteja no poder.

O que nos falta são partidos de linha ideológica bem definida, como ocorre na Espanha, na Inglaterra e nos EUA, só para citar três exemplo, e de oposição.

O novo partido foge disso como o diabo da cruz. Só serviu para acomodar políticos insatisfeitos em suas legendas e para enfraquecer ainda mais a oposição.

Reply

Uma análise muito interessante do "ecletismo ideológico" que acomete nossas agremiações. Com uma dose de humor crítico, muito perspicaz. Muito interessante, por ser cáustico. E verdadeiro, porque não daria para esperar muita coisa de "ideologia" mesmo. Daria e dá para esperar em termos de atuação, cujos ensaios já mostram certos caminhos. Tomara que não levem muito a sério o "ecletismo", a ponto de não saberem o que fazer em horas críticas "para o bem do Brasil". Nos anos 60 houve até uma campanha: "Doe ouro para o bem do Brasil". O ouro foi doado. O bem está sendo esperado até hoje.

Reply

Quem é NG?

Reply

Coronel,

o anônimo aí de cima não sabe que a Nariz Gelado é sua mulher.
Agora sabe.

Sucesso para a NG!

Abraço,

Flor Lilás/PR

Reply

Flor Lilás
Quem é o Coronel?

Reply

Dois estilos, dois temperamentos, mas complementares e, nesse sentido, absolutamente fundamentais: o Coronel e Nariz Gelado. Ele é, como era de esperar, mais seco no trato dos comentaristas porém de um otimismo engajado e inquebrantável. Ela é, curiosamente, bem mais pessimista no que se refere à vida pública brasileira, embora bem mais pessoal, sempre em tom de "coração aberto". Evidentemente, ambos de escrita sempre norteada pela agudeza da crítica. Ele nos animou até a contagem do último voto nas eleições passadas. Fez mais por José Serra do que o PSDB. Não exagero. Quem frequenta este blog sabe disso. Ela cantara, já em junho, a pedra, o resultado eleitoral. Por que complementares? Porque juntos definem a conduta sensata: militância por valores (vejam aí ao lado a latitude: da defesa do novo Código Florestal ao combate à volta da CPMF) e senso de realidade, sem concessões. Estamos, nós de Oposição, bem servidos. Seria interessante que Dona Reinalda topasse a parada já sugerida pelo nosso blogueiro também querido: ter o seu próprio blog. Desconfio que a acidez de Dona Reinalda não ficaria nada a dever a Nariz Gelado. Os esposos já nos são bem conhecidos: corajosos e otimistas. Mas hoje é dia de comemorar o retorno à linha de frente de Nariz Gelado. Bem vinda!

Reply

Sempre esteve no meu favoritos, até mesmo antes do Coturno. Mesmo quando abandonou a blogosfera, eu não deletei do meu favoritos. Sempre tive a esperança que voltaria um dia. Já vou acessar ov blog. Espero que retorne um dia também o Blog do Clausewitz. São estas trincheiras que nos dão forças para resistirmos à petralhada.
Ciao gente! estou indo ao Nariz Gelado.

Reply

Novo amigo de 30 de abril de 2011 18:04

O Coronel é o dono deste blog!

Sensato, grande guerreiro do Bem.
Altamente politizado e bem informado.

Fique aqui no Coturno que você vai se "afeiçoar " ao pessoal e conhecer grandes brasileiros - pessoas honestas que desejam um país LIVRE, justo, correto, sem corrupção, sem falsos líderes que se utilizam do poder apenas para enriquecer às custas do erário.

Somos todos aliados ao ORDEM E PROGRESSO da nossa linda bandeira. Da defesa da Pátria e não de sua destruição como vemos ocorrer diariamente sob as patas malignas do PT.

Somos o Coturneiros do Coronel.

Bem vindo!

Flor Lilás/PR

Reply

Com alegria saúdo a volta desta índia de guerra chamada Nariz Gelado que já agitava a blogosfera com seus posts "pancada e objetividade" nos tempos em que o Coronel era um raléscomentarista do blog do isento. Aqui na bucólica Hansa Humboldt, este observador chato do cotidiano político Brasileiro torce para que ela continue escrevendo e criando consciência política aos que aqui frequentam e faça com que mais tipos como Carcará, Alexander the Great, Dr. Evil, de saudosa memória The Shirt e mais recentemente a Flor Lilás das araucaárias venham aqui chutem essa petralhada vagabunda que infesta a blogosfera. Vida loga aos "Nossos Caras".
Artur Von Hansa Humboldt

Reply

Artur Von Hansa Humboldt,

lindas suas palavras, as quais agradeço.

Oro por todos nós.
Para termos forças e dignidade, ânimo incansáveis para lutar contra todo esse mal que parece interminável!

Abraço

Flor Lilás das Araucárias...

Reply