PT: a "sofisticada organização criminosa" está de volta.

Mais de cinco anos depois, o PT prepara a volta de seu ex-tesoureiro Delúbio Soares, um dos protagonistas do escândalo do mensalão. Fundador do partido e amigo do ex-presidente Lula desde os tempos de sindicato, ele foi o único a ser punido com a expulsão da legenda, em outubro de 2005. Considerado um arquivo ambulante do caso, aceitou o castigo em silêncio, sem entregar os companheiros. Agora, terá a fidelidade premiada com o retorno à sigla. Seu pedido de refiliação deve ser aprovado neste fim de semana, em reunião da cúpula petista em Brasília.

"O partido vai fazer justiça a Delúbio. Ninguém erra individualmente. Os erros são coletivos", defende Francisco Rocha, coordenador da corrente Construindo um Novo Brasil e membro da Comissão de Ética do PT. O ex-tesoureiro é acusado de montar a máquina de arrecadação ilegal que, de acordo com a Procuradoria-Geral da República, foi usada para comprar apoio ao governo Lula no Congresso. Organizava o caixa em encontros clandestinos com o publicitário Marcos Valério de Souza em quartos de hotel -"conversas entre amigos", disse à Polícia Federal. A dupla recolheu pelo menos R$ 55 milhões em recursos "não contabilizados", distribuídos a políticos e assessores em envelopes e saques na boca do caixa. "Tudo sob as ordens do denunciado José Dirceu", afirma o Ministério Público.

Delúbio assumiu a culpa pelo ex-ministro, mas responde com ele no STF (Supremo Tribunal Federal) por supostos crimes de quadrilha e corrupção ativa. O ex-tesoureiro nega o suborno a parlamentares, mas admite ter recebido e repassado "dinheiro não contabilizado" a aliados. Chegou a dizer que o mensalão seria esquecido e viraria "piada de salão". Depois abaixou o tom. Submergiu. Nas palavras de um amigo, a eleição de Dilma Rousseff selou o fim do "sacrifício" de um militante que já disse ter o PT em seu DNA. Dirigentes do partido ouvidos ontem pela Folha disseram que o pedido de refiliação, avalizado por Lula, será aprovado com folga. "As razões que levaram o PT a afastá-lo ainda se mantêm. Não vejo motivo para aprovar sua volta antes do julgamento do caso", disse o deputado estadual gaúcho Raul Pont, apontado como um dos poucos dissidentes. Nos últimos meses, o PT reabilitou outros personagens do escândalo, como Dirceu, José Genoino e João Paulo Cunha. A volta de Delúbio, após mais de 1.800 dias de degredo solitário, concluirá a fase política do resgate. Na área penal, faltará combinar com o STF, que só deve julgar o caso em 2012. (Da Folha de São Paulo)

11 comentários

Quem pode ser o melhor guardião da "rapina" senão um dos rapinadores!?...

Reply

Pelo que se percebe, o PT está "vazio". Está transparecendo que eles não tem mais nada a oferecer além da incompetência. Aliás, nunca tiveram muito a oferecer a não ser "copiar", serem corruptos mais que os outros. Agora, vão apelar novamente para as táticas antigas. Mas, tudo tem seu tempo, tudo perece, é a natureza das coisas, é fatal. Ao continuarem assim, nas próximas eleições não se elegem nem para vereador(alguém já disse isto antes). Entretanto, se conseguirem algum cargo importante, se confirmará indubitavelmente que a maioria do eleitorado brasileiro é mesmo tola e aí eu me mudo para o Paraguay.

Reply

Caro Coronel e amigos(as),

Ao lermos:
- "O partido vai fazer justiça a Delúbio. Ninguém erra individualmente. Os erros são coletivos" -
só podemos chegar a conclusão, de que, os petista estão certos, e sendo assim todo o partido deveria estar preso por conta do roubo do MENSALÃO, e o PT deveria ser extinto para dar bom exemplo de democracia e justiça.

Eles mesmos confessam que foram culpados e que são coniventes, com todas as falcatruas do PT, dentro e fora do governo.

Reply

É o partido criminoso aceitando de volta o bandido bode expiatório do mensalão, um de seus iguais.

Reply

Acho engraçado o linguajar dos petralhas. Eles chamam crime de "erro". Esse texto me fez lembrar do pulha se referindo aos crimes do pt como "erros". A morte do Celso Daniel também foi um erro? A quebra do sigilo bancário do caseiro também foi um erro? Acho que no dicionário petralha

ERRO = CRIME QUE FOI DESCOBERTO

Reply

Erros? Que erros? O nome é crime. O nome é indiciamento. Aliás, onde foi parar a grita toda sobre o mensalão que a PF sancionou em relatório?

Reply

"Comissão de Ética" no PT?
É pra rir ou pra chorar?

Reply

Apesar de detestado até dentro do partido, bilu bilu soares é absolutamente intocável e o pt sabe disso. ELE SABE DEMAIS!!!!!!!!
Benvindo bilu!

Reply

Apesar de detestado até dentro do partido, bilu bilu soares é absolutamente intocável e o pt sabe disso. ELE SABE DEMAIS!!!!!!!!
Benvindo bilu!

Reply

Coturneiro de 27 de abril de 2011 18:18

ria pelo absurdo dos absurdos e chore pela realidade nua e crua!

Flor Lilás/PR

CADEIA PARA OS CORRUPTOS

Reply

Este video é um resumo do que é o PT:

http://www.youtube.com/watch?v=wMy1qVUgC8U


Titônio Mga - PR

Reply