PSDB do Serra agora quer as mesmas prévias do PSD da Kátia Abreu. Pois é...

Vejam o que a senadora Kátia Abreu (futuro PSD-TO) escreveu na Folha de São Paulo, no último dia 6 de abril, sobre uma das colunas mestras do futuro partido: 

As prévias não podem ser opcionais, devem ser obrigatórias. Um partido de militantes, e não de dirigentes autoritários.

Agora vejam esta matéria de hoje, da mesma Folha de São Paulo:

(...) Serra defende a adoção de primárias já no ano que vem para a definição do candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo. De acordo com serristas, a consulta mais ampla poderia evitar o assédio aos delegados do partido. Na semana passada, durante viagem a Brasília, ele pediu ao líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), uma cópia do projeto que prevê critérios para funcionamento de primárias no país. "Serra é a favor das primárias para o ano que vem em São Paulo", afirmou o senador paranaense "Primárias são necessárias. Como vamos escolher os candidatos a prefeito, governador", justificou o deputado Jutahy Magalhães (BA), um dos interlocutores mais próximos de Serra.

(...)O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), hoje um opositor do ex-governador de São Paulo dentro do partido, afirma que não está descartada a consulta. Guerra, porém, frisa que há obstáculos jurídicos para sua implementação. "As primárias não podem ser divulgadas. Como fazer primárias sem divulgação?",
questiona o presidente do partido.

10 comentários

Instituiu-se a política da fanfarronice.

Reply

Serra defendendo previas?

quem te viu e quem te vê!

sempre achei que a falta de previas era a raiz dos problemas das duas candidaturas de Serra - a do ano passado e a outra em que ele desistiu e ficou o Alckmin como candidato...

o partido sempre ia dividido para as eleições...

previas são sadias e vitais para partidos verdadeiramente democráticos, como ocorre nos EUA...

disputam la dois candidatos e ao final da votação o derrotado passa a apoiar o vitorioso, sem puxadas de tapete...

desconsiderem as previa dos petralhas...

essas são apenas teatrinhos para enganar tontos, já que quem decide tudo por la eh a meia-duzia de sempre...

Reply

Cel

Serra perdeu, desapareceu e não se posicionou como oposição!

Depois que outros criaram o PSD ele esta querendo embarcar no navio.

Ai tem coisa!

Átila

Reply

Ter que votar no serra ou em qualquer candidato do psdb é muito doloroso! Mas, graçãs ao pt, esse partido ainda continua recebendo votos. Voto distrital e facultativo!!!!

Reply

José Serra não assimilou ainda a derrota? Será que não viu que a fila andou? Joga o jogo do momento, o que melhor for conveniente pra se manter na disputa. Sinceramente, xingam o Aécio, mas o Serra não é diferente deste. Sou anti PT, votarei em quem for o candidato de oposição, mas convenhamos, Serra já foi. Deixe outro entrar. O egoísmo não vai levar a oposição a lugar nenhum.

Reply

Infelizmerte, mais uma vez, Serra está demonstrando a que vem. O “racha” no PSDB se deu principalmente porque ele se negou a aceitar prévias, que dariam oportunidade também a Aécio. Só falta que logo logo ele venha a "aderir." E ainda há gente que chama o Aécio de traíra... [Em 2014 meu voto é do Eymael... (-: ]

Reply

Não adianta somente discutir questoes internas do partido. Não ao voto em lista e ao voto obrigatório!

Reply

Coronel, escrevi muitos comentários defendendo a lista fechada nas eleições e que a ordem da lista seja decidida em eleições primárias,ou seja, só entre todos os filiados do partido político. Não há risco do caciquismo, pois em uma lista com 500 nomes para deputado federal e 6 para senador, quando elegem dois ou quatro
quando elege um. O povo todo nas eleições diretas determina o número de deputados de cada partido, seria proibida a coligação proporcional.
Oss tiriricas não teriam votos e sim os partidos, só os partidos poderiam participar da propaganda política e transmitir ao povo o matiz ideológico da legenda, as promessas, tudo feito pelo partido.
Os candidatos majoritários poderiam coligar partidos e a escolha do candidato ao cargo e vice seria feita por eleições primárias com os filiados dos dois partidos participando. A propaganda dos majoritários poderia mostrar os candidatos falando e prometendo em nome DOS PARTIDOS aos brasileiros.

Reply

As eleições primárias diretas teriam uma função de estimular a população a se filiar nos partidos políticos, inclusive no PT, pois com uma nova lei, a legenda petralha acabaria reformada por centro-esquerdistas e os partidos comunistas se fundiriam definitivamente ao PT. O PSDB seria o partido de centro, variando de acordo com coligações para a centro-direita.
O PSD ficaria com o eleitor de direita moderada e centro-direita.
O moribundo DEM poderia ser tomado por extremistas de direita e de esquerda, como stalinistas.
Nazistas e stalinistas já fizeram acordo durante a segunda guerra,
o acordo Molotov-Ribbentrop que logo foi quebrado por Hitler, o que transformou a guerra européia em uma guerra mundial. Na verdade houveram duas guerras simultâneas, a Guerra entre Japão e USA pelo domínio de ilhas do Pacífico, o Japão queria também uma área da China como cabeça de ponte na Ásia.
O Brasil, atacado pelos USA com navios semelhantes aos alemães entrou em guerra com alguns soldados, no fim da guerra e tomou parte da Itália.
Porque o país não foi ajudado pelo Plano Marshal? só os derrotdos e os europeus? se fosse o Brasil beneficiado por este plano o PIB estaria 10 vezes maior e não teria passado por terrorismo e ditadura.

Reply

Eu gosto das prévias. Na atual conjuntura petralha, onde o candidato no poder passa 3-4-5 anos fazendo companha em nome da sua pupila sob as barbas das justiças civil e eleitoral e ninguém faz nada, é sim necessário definir quem é o candidato o quanto antes para massificar o nome dessa pessoa... e ter uma chance nas eleições.

Reply