PPS, como o DEM, quer impedir deputados de irem para o PSD. No tapetão do STF.

Ontem, pelo twitter, conversei com o deputado Roberto Freire, presidente do PPS, defendendo o direito que políticos têm de criar o PSD. Ele não concordou. Quem quiser saber o conteúdo da discussão, é só pesquisar em @coroneldoblog e @freire_roberto. Hoje, a Folha Poder publica a seguinte notícia, dando sentido ao posicionamento do deputado, explicitado no twitter:

O PPS vai entrar amanhã com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a regra que permite a transferência para um partido recém-criado. O objetivo declarado da sigla oposicionista é dificultar a criação do PSD, do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.A ação questiona a resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que diz que a saída de um político para criar uma nova legenda não é motivo para a perda do mandato por infidelidade. Para o PPS, a regra contraria o princípio da fidelidade partidária. "Ele está tornando letra morta a decisão do Supremo em garantir que o mandato é do partido", afirma o presidente nacional da sigla, deputado Roberto Freire (SP). Pelo menos sete deputados do PPS já discutem uma possível mudança para a legenda. A senadora Kátia Abreu (TO), que também deixará o DEM, estima que o novo partido terá uma bancada de 40 deputados. "O PSD, na prática, está servindo como uma janela do adesismo, da traição", diz Freire.

15 comentários

Coronel ......

Será que o Senhor Pode nos explicar ou informar, o que o Jaques Wagner foi fazer na China????????????

Reply

Foram cultuar a personalidade do Mao. A Dilma sonhou com esse momento desde a época do maternal.

Reply

Se o PSD tiver um mínimo de ética e bom senso, eu voto.

Reply

Não gosto do Roberto Freire.
Ele é um comunista frustado
Em 2002 apoiou o Lula, pqe achou que ia pegar um boquina no governo.
Como não pegou, passou a fazer oposição a Lula.
Passou á apoiar o PSDB, ganhou uma boquinha aqui em SP.
Grudou no Serra em SP e ganhou p/ deputado. Pqe no seu estado não ganharia.
Em 2006 não foi candidato nem a reeleição e nem a nenhum outro cargo, pqe sabia que não ganharia nem pra vereador.
Agora fica ai querendo aparecer. É outro traidor.
Pqe ele não está ao lado do Serra, não, fica puxando o saco do Aécio.
Esse cara é um m..... bem grande.
Só lamento que o estado onde em nasci e moro votou nessa porcaria.

Reply

Coronel, a regra do judiciário foi feita por consulta do DEM e pode com nova regra impossibilitar a criação dos novos partidos e a cassação por infidelidade " in passant ", ou seja, antes de entrar no novo partido.
Esta nova regra não seria errada mas obrigaria novas eleições em S.Paulo e eleições indiretas para novo vice-governador, ou Afif entrar no PSDB.
Vice não tem cargo político, é uma função de expectativa de haver a necessidade por impedimento.
Guilherme Afif Domingues estaria livre de cassação pois não tem cargo eletivo, seria como se o primeiro na fila de um banco fosse retirado da fila, ele não atua e só pode ser governador com a renúncia de Alkimim, aí haveria eleições para governador e vice , diretas.
Resolução de juiz ou tribunal NÃO É LEI e só uma reforma política pode "pôr ordem no galinheiro".

Reply

Traidores são esses políticos interesseiros que apóiam o pt em vez de fazerem oposição. Por isso mesmo é que o PSD está juntando tanta gente que rejeita o (des)governo. O Freire acha que partido é religião? Isso é coisa de comunista (demente).

Reply

O S é de socialismo. Daí nada de mais em se tratando de esquerda, certo ?
A Senadora Katia Abreu é ou não é de direita ? Agora vai para o socialismo. Que eu saiba socialismo é de esquerda. Viram a misturada !

NO BRASIL NÃO EXISTE DIRETA E ESQUERDA, socialismo ou capitalismo, somos MERCANTILISTAS.
QUEM PAGA MAIS LEVA!
OS BRASILEIROS ESTÃO ENCANTADOS COM O SOCIALISMO, todos ficando ricos, newburqueses.
Na verdade SOMOS TODOS HIPOCRITAS, aprendemos a ser com os atores de novelas de televisão.

Reply

Tenho pensado muito qual será o cenário político/partidário do Brasil em 2013.
Sei não...,mas não vejo nada animador.
Me lembro daquela piada antiga: " O último que sair apaga a luz do aeroporto."

Reply

Socialista no nome pode ser até extrema direita criminosa, o partido nazista alemão tinha por nome:
PARTIDO NACIONAL SOCIALISTA.

Reply

Político não tem partido, tem boquinha, não tem moral, personalidade,dignidade, hombridade, ética, etc. o que elles tem é cede pelo poder e os bolso para encher de $$$$$$, o resto e conversa fiada e embromação.

Reply

Onde esta escrito cede leia-se sede (vontade de beber)

Reply

Bem amigo Coronel,

Esta é uma tese difícil!

Pra falar a verdade, eu não gosto da maioria dos políticos brasileiros que ai estão, inclusive o Roberto Freire, mas neste caso mesmo querendo ver uma nova e forte oposição de direita no Brasil (se é que o PSD vai ser de direita) e respeitando a opinião pessoal do Blogueiro, eu tenho que concordar com esse comuna do Freire...

Afinal, isto me parece mesmo com uma traição. Sim senhor!

Para mim, tal atitude, não é ética e nem correta, já que todos sabem que o cargo político é do partido, pelo menos em tese, e quem votou nos políticos, também levou em conta o partido político dos mesmos. Isto é uma questão de lógica e de justiça!

Para mim, esta atitude é muito baixa! Saiam sim, e eu os apoio se forem ser de direita e oposição de verdade. Mas entreguem seus cargos, mostrem ao povo que são contra toda a safadeza política que ai está e façam o melhor nas próximas eleições, elegendo a maioria dos prefeitos e dos vereadores do Brasil, para forçar de baixo para cima uma grande mudança no País.

Pense bem... Estes políticos se elegeram as custas do apoio dos seus antigos partidos e dos conhecidos conchavos políticos partidários que fizeram através deles, mas agora por conta de desacordos, resolveram sair dos mesmos. Muito bem é o direito deles!
Mas, isto me parece o clássico caso das pessoas que se divorciam, mas acham que devem ficar com todos os bens do casal só pra si, pois trabalharam mais que a outra parte.

Imagine só se por qualquer motivo, a atual Presidente do Brasil que é PTista e da esquerda radical, derrepente saísse do PT e se filia-se ao PSD e se declarasse de direita? Haveria uma revolta popular no Brasil, por conta dos ptistas que se sentiriam lesados.

Eu sinto é que eles deveriam ter feito uma super frente do contra dentro do DEM e obrigado aos safados do partido a fazerem o certo. Amigo, eu sou contra motins, mas até aceito que os mesmos ocorram em nome da proteção da maioria em casos muito específicos e extraordinários.
Uma boa solução para este caso, talvez fosse fazer um meio a meio, ou seja: Os que vão fundar o novo (velho) partido só poderiam usar metade dos seus mandatos sob a nova sigla partidária e a outra metade de seus mandatos, deve ser dada ao suplente do seu partido de origem.

Um grande abraço!
E fiquemos em alerta contra a ptralhada e contra os oportunistas que só pensam em si mesmos e nada na Pátria Mãe.

Reply

Os eleitores votam em pessoas.

Reply

Melhor o voto em lista fechada, uma vez eleito o deputado é do partido, só a extinção do partido daria janela para o político escolher outro partido, e se não for aceito ele tem o direito de ser SEM PARTIDO e até de tentar se eleger sem nenhum partido.
Partido é como religião, se as normas dos tribunais forem também para as igrejas, seria proibido ser ateu ou não ter religião, o estado e os pastores diriam ser um " bode de Satanás".

Reply

Caracolas! Estou a alguns dias sem ler muita coisa... e agora que estou de volta, vejo que o Kassab deu um strike em todo mundo. PT, PSDB, DEM, PPS... tá todo mundo da situação e oposição sendo engolido pelo PSD.

Fico me perguntando qual será a batuta que regerá esse partido. Me lembro muito de um presídio, onde há criminosos com os mais variados tipos de crimes.

Reply