Para os helênicos.

Nota publicada em O Globo, na coluna do Moreno. 

Na mitologia grega, Heleno foi filho do rei Príamo e da rainha Hécuba, de Tróia. Heleno recebeu de Apolo o dom da adivinhação, pelo que predisse que a viagem de Páris à Grécia seria nefasta. Com efeito, no seguimento da viagem desencadeou-se uma guerra. Durante a guerra e após a morte de Páris, Heleno aspirou à mão de Helena, mas foi-lhe recusada em favor de Dêifobo. Irado, Heleno retirou-se para o monte Ida. Lá, os gregos, a conselho do adivinho Calcas, o capturaram e torturaram até que ele expusesse o que era necessário para tomar Tróia. Heleno disse-lhes que eles venceriam se recuperassem as flechas de Héracles, em posse de Filoctetes; se roubassem o paládio troiano, coisa que conseguiram com o célebre estratagema do cavalo de Tróia; e se persuadissem o filho de Aquiles, Neoptólemo, a juntar-se à guerra. Neoptólemo estava escondido da luta em Esciro, mas os gregos convenceram-no a ir a Tróia. Depois de seus pais serem mortos pelos aqueus na guerra, Heleno foi escravizado por Neoptólemo, de quem ganhou a liberdade e a confiança ao impedi-lo de zarpar com o resto da frota dos aqueus, predizendo uma terrível tempestade. A partir desse ponto, há duas versões para o destino de Heleno:

1. Foi levado para o Épiro, onde Neoptólemo deu-lhe a mão de Andrómaca, viúva de Heitor, (que também se tornara sua escrava), e declarou-o herdeiro do seu trono. Quando o filho de Aquiles morreu às mãos de Orestes, Heleno e Andrômaca assumiram o reino onde, mais tarde, receberam a visita de Enéas.

2. Foi levado para o país dos Molossos e ali Neoptólemo deu-lhe a mão de sua mãe, Deidamia. Posteriormente, Héleno fundou uma cidade na Molóssia, onde viveu pelo resto da vida.

Fonte: Wikipedia:

"Vivemos sob a forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que depende não de poucos mas da maioria, é democracia

Péricles, Oração fúnebre, in Tucidides: A Guerra do Peloponeso, Livro II, 37.

20 comentários

Coronel,

o senhor falou tudo com este post. Extremamente revelador. Quem sabe, sabe!

Parabéns.

Reply

Não importa. Heleno para presidente.

Reply
Johnnie Walker mod

Não faço idéia se o Gen Heleno tem alguma pretensão política após a passagem para a reserva remunerada. No meu ponto de vista, seria uma boa liderança, capaz de mobilizar muita gente insatisfeita com o descalabro existente em toda a esfera pública.

Reply

CARLOSSILVA - VITÓRIA/ES carlossilva66@bol.com.br

O POVO BRASILEIRO ESTA ENTREGUE À PRÓPRIA SORTE, NUM DESGOVERNO SEM FIM, SEM OPOSIÇÃO, SEM CONTESTAÇÃO, SEM SAÚDE, EDUCAÇÃO, INFLAÇÃO CAMUFLADA EM AUMENTO DIÁRIO DOS PRODUTOS DE CONSUMO, GASOLINA CHEGOU AOS R$ 3,00, OBRAS SUUUPEERFATURADAS E INACABADAS, ETA GOVERNO DESGRAÇADO COM TANTO BANDIDO INFILTRADO NO PODER. NOSSA ESPERANÇA ESTA SOMENTE NELE.
VEJAM O VÍDEO EM QUE A IDIOTA MOR FAZ PAPEL DE TOLA PERANTE JORNALISTA PORTUGUES ANTES DE VIAJAR AQUELE PAÍS.

http://www.youtube.com/watch?v=cHu8M37qZqg

Reply

Coronel,
bons tempos quando as FFAA eram comandadas por homens sérios competentes e de coragem.

Reply

Entendi que o Ministro Nelson Jobim aconselhou o Coronel a não se desgastar, e isso é o papel de um superior.

Não vi nada demais nessa notícia, a não ser comprovar a liderança do Nelson Jobim,

Diga-se de passagem, não gosto muito do Nelson Jobim, mas uma coisa é certa. Ele está mil pontos acima dessa cambada de petralhas. Por isso já se falou que ele sairá do governo, o que não sei se é verdade.

Reply

Apenas uma idéia: o general Heleno talvez ñão queira entrar numa parada de candidato a presidente, mas ele poderia sondar, achar um candidato e coordenar essa candidatura, ele q e´ bom estrategista.
Claro q com suporte de um bom mkt eleitoral, honesto.

E o gen Heleno avaliazaria essa candidatura, claro q mantendo a rédea curta.

Agora, se formos depender de dem, psab etc, tamo frito!

Reply

Acabar com as comemorações de 31 de março foi um ato compreensível, pois desde os anos FHC as Forças (des)Armadas foram minadas pelos revanchistas de plantão, as FFAA foram sacaneadas, tiveram que reduzir seus efetivos na marra por falta de grana, faltavam até fardas para os novos soldados.
Em 1997 a Capitânia dos Portos em Paranaguá ficou sem dinheiro para pagar a luz e agua da sede.
Comemorar 64 ficou meio sem lógica depois de trucidarem as FFAA.
Recolocar o Brasil nos eixos depende hoje, somente dos 44% que trabalha para bancar a mordomia da caterva que se infestou o governo.

Reply

Coronel, antes de qualquer coisa: esse Moreno da coluna do O Globo é muito nojento. Suas notinhas são, na grande maioria, ridículas, vulgares, quando não nojentas. Não tenho NENHUMA afinidade com seu pensamento tosco, e aí nem comento o conteúdo da nota. Desculpe, mas aproveitei para dizer o que acho desse sujeito.

Reply

Cel,
Sao todos uns covardes, cantam de galo com a plebe na tropa, enquanto os guerrilheiros lhe cagam na cabeça, pobre FFAA.

Reply

Bem, golpe militar não é nada a comemorar.

Se fosse para simplesmente deter os comunoterroristas, não seria preciso uma DITADURA para tal.

É sempre assim, sempre se suplantam - ou se impedem - as ditaduras alheias para se impôr as próprias. É assim desde a antiguidade, até os dias de hj.

Nessa história toda, o inocente mesmo foi o povo(além dos inocentes q morreram).

Não é preciso ditadura para deter outra. Ponto.

Reply

PS: Não sou petralha


**Aviso antes q venham os rótulos de sempre.


**E aviso ao Coronel q não transforme meu comentário em post em seu blog, obrigada.

Reply

NORMAL
É OFICIAL OU SEJA SE AJUSTA CONFORME A CONVENIENCIA DO CORPORATIVISMO QUE AS "ESTRELAS" NOS OMBROS EXIGEMM HEHEHEHEHEHEHEH

Reply

Bem caro Coronel,

O General Heleno é um grande estrategista (pelo menos parecia ser) e talvez a sua estratégia para o momento seja aguardar a próxima jogada do adversário... Mas, a tempos acho que estamos mesmo por nossa conta no Brasil, o que é muito triste, pois não sabemos mais em quem confiar.

A coisa está muito feia...
Ontem ao conversar via e-mail com um grande amigo norte americano (membro do TEA PARTY e ex Força Delta), sobre a situação das Forças Armadas e da política brasileira e também sobre o cenário mundial, veja o que ele me aconselhou na sua despedida (subtrai o nome dele por óbvia segurança):

My conclusions: Today's world is a dangerous place, whether it be the U.S. or Brazil. Keep your guns loaded and have plenty of ammunition on hand to protect yourself and your loved ones.

Regards and hugs,

Reply
Claudio somente mod

Morena Flor disse...2 de abril de 2011 13:16

Como é que se combateria os movimentos guerrilheiros se o presidente Jango era alinhados com os movimentos de extrema esquerda?
Imagine movimentos comunistas agindo hj dentro do Brasil planejando a tomada do poder e o PT, PCB, PSOL, PSTU...no governo. Qual a chance deles combatê-los? O PT sequer classifica as FARC que sequestra, mata, rouba como grupo terrorista e dá abrigo pra um terrorista italiano pq ele é de esquerda! O que vc esperaria do PT e do outros vermelhos em uma situação de conspiração comunista no Brasil? Que eles combateriam isso?
Procure entender o contexto e examinar as história antes de criticar os militares. Os crimes praticados por militares contra civis foram errados, mas se os comunistas tivessem ganho a guerra esse número teria se multiplicado por umas mil vezes e vc moraria em uma ditadura.

Reply

Quer dizer, depois de ser impedido de fazer o seu discurso,
foi brindar com o jobim???

Eu acho que o General, AMARELOU.


iZABEL/sp

Reply
Barao do Cambijú mod

Jobim está ministro da defesa, não é Exército, não é Marinha, não é Aéronautica.
VIVA A PÁTRIA
REPASSEM
31 DE MARÇO DE 1964 - 31 DE MARÇO DE 2011
Há quarenta e sete anos, nesta data, respondendo aos reclamos da opinião pública nacional, as Forças Armadas Brasileiras insurgiram-se contra um estado de coisas patrocinado e incentivado pelo Governo, no qual se identificava o inequívoco propósito de estabelecer no País um regime ditatorial comunista, atrelado a ideologias antagônicas ao modo de ser do brasileiro.

À baderna, espraiada por todo o território nacional, associavam-se autoridades governamentais entre as quais Comandantes Militares que procuravam conduzir seus subordinados à indisciplina e ao desrespeito aos mínimos padrões da hierarquia.

A história, registrada na imprensa escrita e falada da época, é implacável em relatar os fatos, todos inadmissíveis em um País democraticamente organizado, regido por Leis e entregue a Poderes escolhidos livremente pelo seu povo.

Por maiores que sejam alguns esforços para “criar” uma história diferente da real, os acontecimentos registrados na memória dos cidadãos de bem e transmitidos aos seus sucessores são indeléveis, até porque são mera repetição de acontecimentos similares registrado pela história em outros países.

Relembrá-los, sem ódio ou rancor, é, no mínimo, uma obrigação em honra daqueles que, sem visar qualquer benefício em favor próprio, expuseram suas carreiras militares e até mesmo suas próprias vidas em defesa da democracia que hoje desfrutamos.

Os Clubes Militares, parte integrante da reação demandada pelo povo brasileiro em 1964, homenageiam, nesta data os integrantes das Forças Armadas da época que, com sua pronta ação, impediram a tomada do poder e sua entrega a um regime ditatorial indesejado pela Nação Brasileira.

Rio de Janeiro, em de Março de 2011

CLUBE NAVAL E ENDOSSADOS PELOS
CLUBE MILITAR
CLUBE DA AERONÁUTICA

ESTAMOS VIVOS GRUPO GUARARAPES

Reply
ADRIANO CASTRO mod

ESSE EXÉRCITO DE MER**, ESTÁ CADA DIA MAIS MELANCIA. LAMENTÁVEL...

Reply

Vamos esperar para ver qual o cargo que o Gen. Heleno vai assumir quando for exonerado do cargo atual, daqui a quatro meses.
Eu tinha muito orgulho dele, mas acho que ele "MELANCIOU".
OBS. O verbo "MELANCIAR", é usado, aqui no Coturno Noturno, para identificar os militares do Exército, que se alinham ( se vendem) com os PTralhas, e Terrorista. Como é o caso do atual comandante. Ele é o melancia CHEFE. A maior vergonha do EB!

Reply

Que coincidência... é só o Heleno chamar...

Reply