Ontem, no post "O DEM em extinção", onde este blogueiro recebeu dezenas de xingamentos, naturalmente deletados, está escrito:
Considerado o último prego no caixão, a saída de Raimundo Colombo, governador de Santa Catarina, o maior nome do Democratas em cargo executivo, é apenas uma questão de tempo.
Hoje o governador catarinense está dando uma longa entrevista a Josias de Souza, da Folha de São Paulo. Encontrou um verdadeiro "ovo de Colombo" para justificar a sua saída: quer uma fusão imediata do DEM com o PSDB, que consideramos impossível naquele mesmo post. E ainda joga com a divisão do tucanato, informando que um dos motivos para exigir a fusão é que eles têm um candidato à presidência: Aécio Neves. Para que ninguém perca o contexto histórico, foi justamente a intereferência de Aécio Neves, por intermédio de Rodrigo Maia, que odeia Serra, que acabou com o DEM. Colombo é um mestre em dar tapas de luva. Leiam a entrevista:
- Cogita trocar o DEM pelo PSD? Minha opinião é a de que enfrentamos uma crise nos partidos. Não é uma crise apenas do DEM ou do PSDB, é de todos os partidos. Claro que quem está no governo tem um nível de proteção maior. A conveniência em torno do governo aproxima. Mas os partidos estão longe da sociedade. Hoje, não passam de sopas de letrinhas.
- Por isso cogita deixar o DEM? Sou sincero, digo que o DEM se enfraqueceu muito. Hoje, não tem uma proposta. A capacidade que o partido teria de se reconstruir depende de uma parceria. O PSDB precisa compreender isso e apresentar um projeto de fusão. Os tucanos estão deixando o nosso partido sozinho. Não sei se falta diálogo ou se os nossos líderes, do DEM, não querem isso.
- As cúpulas das duas legendas já descartaram a fusão imediata. Como fica? Se não houver isso, eu vou realmente vou reestudar minha posição. Vivo uma angústia pessoal.
- Acha que a fusão resolveria os problemas da oposição? A gente tem que ter um projeto. Não podemos continuar com o discurso da CPMF. Nós derrubamos, eu ajudei. Mas, na verdade, fomos nós mesmos que criamos. Parece que esse é o único discurso que temos. Aí não vai! Estamos longe do cotidiano das pessoas. Somos prisioneiros de brigas internas. Para mim, é muito pouco. Não me satisfaz.
- Não receia que, migrando para o PSD do prefeito Kassab, um partido sem fisionomia nítida, terá o mesmo problema de falta de discurso? Concordo. Mas é preciso considerar que foi o único fato novo na política brasileira. Começa a trazer a nu essa realidade partidária. Que opção a gente tem? Falei com o José Agripino. Disse que não há decisão tomada. Mas afirmei que, do jeito que está, não há interesse.
- Discorda da opinião dos que chamam Kassab de oportunista? Não acho correto ficar falando mal dos que saíram. Isso é muito pobre. Até pouco tempo, ele estava conosco. Aí era um grande líder. Por que saiu virou um grande safado? Não não faz sentido.
- Soube que o sr. esteve com FHC. Conversaram sobre o quê? Eu pedi a ele que liderasse esse processo [de fusão]. Mas senti que eles também têm os problemas deles. Vou ficar parado? Não dá.
- Ouviu de FHC algum apelo para que permaneça no DEM? Não. Sinto que o encaminhamento é para adiar o debate [sobre fusão] para depois da eleição municipal de 2012. Acho que é um erro político. Corremos o risco de sair da eleição menores do que somos hoje.
- Não teme que o eleitor tenha dificuldade para entender a troca de partido? Não. Primeiro porque não estou mudando minha posição política de oposição. Segundo porque há, hoje, uma confusão ideológica.
- Que confusão? Não há mais diferenças nítidas entre os partidos. Eles já não representam uma corrente na sociedade. O eleitor vota pela personalidade do candidato. Diante dessa crise, as divisões internas enfraqueceram o DEM. Não conseguimos olhar para fora do muro. Não vou ficar limitado a isso. Se for para ficar do jeito que está, vou procurar alternativa. Estou provocando o partido. E o PSDB teria de contribuir
- Que contribuição o PSDB teria que dar? Eles têm candidato à Presidência e nós não temos. Isso aglutina as ideias em torno de um projeto.
- O candidato seria o Aécio Neves? Não há dúvida, é o Aécio. A disputa está longe, mas toda a expectativa está em torno dele.
- Há um prazo limite para a sua decisão sobre a troca de partido? Teremos que fazer esse encaminhamento em pouco tempo. Espero que haja uma reunião entre PSDB e DEM em que se discuta a possibilidade de construir um projeto comum, que passa pela fusão. Se não houver, aí não dá para mim. Não posso demorar demais. É preciso verificar quando o novo partido será registrado no TSE. Esse é o prazo legal.
- Na hipótese de não vingar a fusão com o PSDB, enxerga algum outro caminho? Legalmente, não há outra hipótese. Qualquer outro caminho me sujeitaria à perda do mandato.
- Havendo a mudança de partido, o Bornhausen vai junto? Estamos afinados. A decisão será conjunta.
- Acha que a migração para um partido mais identificado com o governo facilita a sua gestão como governador? Não é isso que me move. Não estou mudando de posição. Não estou indo para a base do governo.
- Mas a maioria do PSD é governista, não? Acho natural que um partido, na fase de constituição, tenha esse caráter meio híbrido. Se disser, de saída, que é governo, não forma quadros. Com o tempo, vai se firmando sua fisionomia. De minha parte, se for para o PSD, não mudarei de posição.
- Como avalia o governo Dilma? Há avanços nítidos na política externa. Temos problemas com a inflação. Vejo uma duplicidade entre Fazenda e Banco Central. Mas a presidente tem se posicionado bem. Na minha opinião, ela está mais à altura do cargo do que o antecessor.
- Diria que é grande a chance de trocar de partido? Diria o seguinte: o esvaziamento do DEM é muito forte. O momento não é de ficar discutindo questões internas. Temos de buscar uma convivência mais próxima com a sociedade. Se fizermos fusão com o PSDB, temos condições de renovar os sonhos e abrir novos canais de diálogo com a sociedade. Sem isso, a chance de eu optar pela troca é muito grande.
13 comentários
O cenário é municipal.
ReplyE Lulla, no varejo, trabalha bem.
PSDB, DEM e PPS já deveriam ter sinalizado no sentido oposto do que estão fazendo...
Pela entrevista, ele está por um fio!
ReplyChris/SP
Serra deu a resposta que Aécio merecia.PSD irá com Katia Abreu e Raimundo Colombo representar os 47 Milhões.
ReplyPo Coronel, justo para esse panaca do Josias?
ReplyEssa cobra careca tá sempre inventando idiotices e o Colombo vai dar moral para ele?
Mandou mal, mas concordei com boa parte da entrevista!
Olha, se a mesma pergunta "o que acha do governo Serra?", fosse feita a um petista, caso Serra tivesse vencido, ele espinafraria o Serra. Agora, qualquer oposicionista elogia a nova presidente petista, de uma forma que um quase correligionário faria. Ao que deu para ver, ele foi muito correto na campanha no apoio ao Serra. O DEM não poderia dar razão ao ex-presidente petista a razão, quando ele falou em extirpar o partido. Isso vai para as campanhas até o fim dos tempos.
ReplyCoronel
ReplyEnquanto estamos vendo um problema no esfacelamento do DEM, vejo uma oportunidade unica, ja a alguns meses me filiei ao DEMOCRATAS, levo pessoas amigas e que pensam como nos a se filiarem, vamos tornar o partido em CENTRO DIREITA, e com pessoas que tem o mesmo pensamento, tem oregiza aos PETRAMULAMBOS E AMOR A DEMOCRACIA, faa um post convocando as pessoas e divulgue esa ideia, acho que achamos nosso caminho.
PiToquio
"meio híbrido"!!??
ReplyJa tenho ate minha campanha quase pronta, vejam a ideia e peço que comentem sobre ela, façam sugestões, vamos aproveitar o feriaão:
ReplyCoronel siga a ideia:
Exemplo:
Uma pessoa no video diz que é a favor da Educação e quer que seus filhos e familiares estude e trabalhe, em um quadro ao lado aparece um petramulambo com aparencia de um vagabundo que realmente são dizendo: ELES SÃO DE DIREITA - Ex 2 - Somos contra invadir terras de partculares, principalmente fazendas e lotes urbanos, e lá no canto no video aparece o VAGABUNDO PETRALHA dizendo: ELES SÃO DE DIREITA, este povo idiotizado do nordeste não sabe o que é direita, esquerda, centro, centro direita. EDx 3
Somos contra o casamento de Gays e Lesbicas e não quero que meu filho se torne um - olha no canto direito do videom " ELES SÃO DE DIREITA", e assim vai, teria como vc desenvolver esta ideia para ficar palatavel em um programa de TV, logico pode cobrar!!! rsrsrsr
PiToquio
TAPAS DE LUVA??? MAIS UM FIDALGO COM PUNHOS DE RENDA! CADE A OPOSIÇAO PARA BAIXAR O PORRETE COMO OS PETRALHAS MERECEM?
ReplyEssa não. Ele acha que Dilma está bem, que está "mais à altura do cargo do que o antecessor" ???
Reply1º- impossível alguém ser pior que o velhaco;
2º - isso não é coisa que alguém da "suposta" oposição diga;
3º - explicação para a 2ª aí acima: o próprio Colombo já deu quando classifica o novo partido de HÍBRIDO (!?!).
Sinto muito, Coronel, mas assim fica difícil.
Não entendi, Coronel. Se houver fusão com o PSDB, o Colombo vai todo serelepe apoiar o Traécio pra presidente?
ReplyFoi o que ele deu a entender. O "tapa com luvas de pelica" ficou por sua conta.
Eu entrei para o Dem porque me identifico com o ideário do partido.
Replypolíticos perdem eleição e desaparecem da vida pública.
Não me importo se a ou b vão mudar de partido, pois a cada eleição o povo sempre renova uma grande parte dos eleitos.
essas pessoas que dizem que sairão do Dem não serão mais lembradas em pouco tempo.
o candidato eh quem?
ReplyTraecius?
kkkkkkkk...
la vamos nos de novo para a derrota eleitora...
a vida de playboy do Traecius nao resiste a metade de uma arapongagem, coisa que o petralhismo eh especialista...