Em política, como na natureza, o maior engole o menor. A diferença é que espécies se extinguem no mundo animal, enquanto no mundo político os dinossauros ficam vagando pelos corredores do Congresso. O DEM nanico não vai fazer fusão alguma. Vai ser engolido pelo PSD, pelo PSDB e por outros partidos. Vão sobrar alguns demos sugando o fundo partidário e negociando pelo melhor preço o sangue de um partido: os segundos na TV. Em sã consciência, qual a vantagem para um prefeito, um deputado, um senador ou um governador continuar no DEM, cuja linha é de confronto irrestrito e de ataque total ao governo federal? Ou não foi apenas este espaço político radical que sobrou para o partido, no momento em que saíram berrando que o partido do Kassab era o "partido da boquinha" e o "partido sem decência"?Desde quando um prefeito ou um governador ter uma postura de negociação junto ao governo federal é adesão, submissão, alinhamento político? Depois de eleitos, eles representam todo o eleitorado, seja o que votou a favor, seja o que votou contra, ou não estamos em uma democracia? Eles têm a obrigação de negociar em nome de toda a população da sua cidade e do seu estado, o que não significa que os deputados e senadores, no Congresso, não irão lutar para defender o programa partidário.
Estão falando, neste momento, na fusão do DEM com o PSDB. Quanta bobagem. Alguém pode vislumbrar um Marco Maciel (DEM) submetido aos delírios de um Sérgio Guerra(PSDB), no Pernambuco? Alguém imagina que ACM Neto(DEM) possa conviver com Jutahy Magalhães(PSDB), na Bahia? Alguém pode supor que um Raimundo Colombo(DEM) vá estar sob os desígnios de um Leonel Pavan(PSDB), em Santa Catarina? E mais: alguém pode sonhar que um destes líderes, em nome do bom senso, vá entregar o seu espaço regional para o outro? Por fim: quantas fusões de partido já ocorreram no Brasil, tirando, talvez, o Prona do Enéas?
O DEM cavou o próprio buraco e é uma pena que bons políticos como José Agripino Maia (DEM-RN) e Ronaldo Caiado(DEM-GO) não tenham percebido que a dinâmica era outra. Se estivessem do lado certo, teriam impedido que os perdedores, os sem voto, os estafetas de Aécio, tivessem destruído o partido. Considerado o último prego no caixão, a saída de Raimundo Colombo, governador de Santa Catarina, o maior nome do Democratas em cargo executivo, é apenas uma questão de tempo. Não há explicação plausível para a sua permanência. E assim será no Brasil todo. A maioria irá para o PSD, para não correr o risco de perder o mandato. A única coisa que pode estar impedindo que o movimento seja imediato é a dúvida jurídica sobre o tempo na TV. No momento em que isto ficar resolvido, sobrará para os demos sobreviventes vagar por aí, como tristes remanescentes dos Maias. Não é maldição. É a mais pura realidade. Infelizmente.
16 comentários
tô na área
ReplyMas que coño!!
¿Cuantos generales existem neste ejercito cubano?.
Según el vídeo uns trocentos....
saludos
fui....
COMENTO:
ReplyA relação entre os entes federados (União, Estados e Municípios) é INSTITUCIONAL e estamos num país dito DEMOCRÁTICO.
O fato de criticar, com veemência, os petistas (o que nós também fazemos) que SEMPRE foram um MAL para o Brasil, mais que um DIREITO, é um DEVER.
Aliás, foi a OMISSÃO das oposições em denunciar esta FRAUDE chamada petismo que criou este MONSTRO que está na praça!
NO MAIS, "negociar" o quê com o governo federal?
O que é bom para o Brasil se vota, como o DEM votou e vota várias vezes durante o governo petista, ao contrário do que andam alardeando Kátia Abreu e Kassab.
O que o pessoal do PSD anda procurando é uma justificativa para seu alinhamento com o PT e seu governo espúrio.
Commo disse, estamos num regime DEMOCRÁTICO e a RELAÇÃO entre os entes é INSTITUCIONAL!
PRINCÍPIOS não se negociam em troca de "vantagens".
Pela Pátria:
ReplyMuito fácil para o ACM Neto desancar a Dilma quando o DEM não é nada na Bahia, no Executivo. O mesmo vale para o Rodrigo Maia, no Rio. Já o Agripino é bem mais comedido, você não acha,tendo em vista que a Rosalba, do DEM, é a governadora? E por que você acha que o Paulinho Bornhausen deixou o mandato em Brasília para ser secretário de governo em Santa Catarina? Porque aqui o DEM é governo e a sua postura não poderia ser a mesma no plenário. Aécio, o responsável pela EXTINÇÃO do DEM, sempre teve as melhores relações com Lula. Assim como Anastasia que, aliás,amanhã vai estar medlahando a Dilma, tem. O que ocorreu com o DEM foi que quem ficou queria vender o partido para o Aécio Neves. Venderam. Venderam mas não vão conseguir entregar.Foi um calote político. O PSD? Pelo que li e ouvi vai defender o seu ideário liberal. Votando de acordo com ele. Kátia Abreu votou pelo salário mínimo da Dilma porque entendeu que estaria ferindo a responsabilidade fiscal se fizesse diferente. Em seguida votou contra o empréstimo do BNDES e o trem-bala. Juntou 25.000 agricultores em Brasília para peitar o governo federal. Por falar nisso, onde anda o Rodrigo Maia que nem mesmo no twitter aparece? Está deprimido como o José Eduardo Dutra?
Um abraço.
Coronel
Pela Pátria:
ReplyFala aí alguma vantagem que o PSD recebeu ferindo os seus princípios?
Coronel
É com certeza a Madição dos Maias junto com o traíra do Aécio.
ReplyImplodiram o DEM!!!!!!!!
Você está certo, Coronel.
ReplyMas se Kátia Abreu e outros liberais se renderem ao governo, com certeza o PRI ressucitará aqui.
Corone!!! reinaldo Caiado bom político? esqueceu-se que não queria largar o osso tempos atrás????
ReplyBRAVO CORONEL BELOS TEXTOS ATÉ NOS COMENTÁRIOS.
ReplyDepois do leite derramado, não tem jeito. Mas, parece, que não houve muito esforço para manter o partido, recuperar o partido, direcionar o partido. Como pode um partido liberal, estar numa situação dessa, exatamente quando as classes médias estão emergindo desde o Plano Real, ou seja, graças às medidas implementadas no período 1994/2002? Muita coisa deve estar errada além da incompetência. Ir para outro partido, amorfo, sem programa, não resolve.
Replyo MENSALÃO DO deM JÁ TEM UAM PROMOTORA QUE FOI PRESA E INCLUSIVE FOI PRESO TAMBÉM O arrUDA . E O MENSALÃO DO lula?
ReplyCorona, quero, respeitosamente, discordar da essência do post. Dá a entender que o problema maior do DEM é o confronto com o governo federal, quando sabemos que o que está destruindo o partido, na verdade, é o ego de alguns de seus líderes associado à submissão ao projeto Aécio Neves, que se caracteriza justamente pela falta de confronto com o governo e com o PT.
ReplyTenho certeza absoluta que o PSD deixará ressabiado o eleitorado oposicionista se insistir em colocar esse papo de diálogo com o governo federal (algo que já acontece naturalmente nas esferas executivas) como foco de sua atuação política. Não podemos nos esquecer que o adversário se chama PT. Não existe diálogo em termos republicanos no confronto político com um partido desonesto como o PT. Os 44 milhões querem brigar com o PT e não dialogar com quem age para fortalecer o PT. É essa linha que o PSD deve adotar. É essa linha que falta ao DEM e ao PSDB. Diálogo por verba prá construir ponte e asfaltar rua é coisa para PMDB e fisiológicos quetais.
O Dem é só uma "casca de partido " que será assumida pelo PSDB, o único partido do mundo que acredita mais na propaganda oposicionista anti-psdb do que nos próprios quadros, o número 45 é muito alto e muito eleitor não sabe contar tantos números, 25 é vaca no jogo do bicho e facilita colocar na cabeça dos recém classe média que o FHC pretende conquistar. Os petralhas são galo (13) e jacaré (15) e ficará mais fácil a propaganda política. o velho nome é enorme, retirando social democracia brasileira e apenas ser democracia, com uma mudança feita na justiça eleitoral no nome, pode-se dizer uma correção ortográfica ou nome.
ReplyO trabalho de usar um partido morto para colocar os PSDB istas que têm vergonha do seu partido, eu prefiro uma atuação social não socialismo.
A falta de criatividade, competição aão "pecados mortais" do socialismo pois o autor não recebe quase nada por suas idéias e invenções, no comunismo ( impossível ) todos teriam o mesmo salário e ninguém iria renovar ou criar nada para não ficar diferente dos demais da sociedade, semelhante a rebanhos de ovelhas e carneiros, o pecuarista (líder do partido) é o único beneficiário do socialismo real.
As ditaduras ou democracias imperfeitas são ruins por concentração excessiva de renda e excesso de corrupção política e empresarial. o socialismo chinês é uma ditadura comum apenas com a casca do antigo maoísmo igualitário e igualmente cruel com seu povo.
RAIMUNDO COLOMBO vai ficar sendo um dos ultimos caciques do DEM , mas ao que me parece ele é bom moço demais, estilo Geraldo Alquimim, educado,inteligente,polido, para fazer algum tipo de oposição ferrenha ao PT que é o que precisamos para acabar com os petralhas.
ReplyO PSD parece que não vai ser oposição ferrenha. E também, a julgar pelo que dizem, nem será situação ferrenha. Se trouxer, pelo menos, algum descontrole ao PT já será de bom tamanho. O problema é que em política, não há nenhuma esperteza que não seja detectada.
ReplyViva o PRI do ditador que bebe todas!
ReplyA oposição mais ferrenha contra o PT são os petralhas radicais, especialmente os petistas e ligados ao MST e movimentos semelhantes, isto mostra que os petralhas nada fizeram em nove anos. Nada de reforma agrária e muito dinheiro aos banqueiros.
ReplyPETRALHAS GO HOME.