Dilma vai meter a mão na Vale: é a reestatização da gigante que lucra 30 bilhões por ano.

Leia aqui(assinantes), na Revista Época, os motivos pelos quais a situação de Roger Agnelli no comando da Vale ficou insustentável. Antes visto como uma espécie de monarca absoluto na condução da mineradora, seu poder vem sendo desafiado seguidamente nos últimos meses por pessoas ligadas ao governo federal. Há pouco mais de uma semana, segundo noticiou o jornal O Estado de S. Paulo, o ministro Guido Mantega, da Fazenda, foi até o Bradesco informar que o Palácio do Planalto pretende substituir Agnelli em breve. Foi o Bradesco que, como acionista, indicou aquele que em 2001 era um de seus executivos mais promissores para presidir a Vale – e, desde então, sempre deu respaldo a sua gestão.

Nos últimos tempos, porém, os sinais que partem do banco não são animadores para Agnelli. Seus constantes choques com o governo Lula e com o PT não foram bem recebidos no Bradesco, onde impera uma cultura de relação discreta com a política. Na última sexta-feira, o jornal O Globo publicou em seu site que o banco já concordara com a saída de Agnelli. Em nota, Agnelli disse que não se envolve em questões políticas: “A decisão sobre a escolha do diretor presidente da Vale compete exclusivamente aos acionistas controladores da empresa. O que tenho feito nos últimos dias é o mesmo que fiz ao longo de toda a minha carreira: trabalhar. Não tenho envolvimento com qualquer questão política relativa a este assunto”. A depender dos planos da presidente Dilma Rousseff, expressos na atitude de Mantega, Agnelli deverá deixar a empresa em maio, ao final de seu mandato.

A seguir, os principais pontos da reportagem (clique nas imagens para ampliar)



Os movimentos públicos do governo para tirar Agnelli da Vale causaram indignação na cúpula da empresa. Ao longo da semana, diretores nos três níveis da hierarquia começaram a articular um movimento de demissão em massa, em repúdio ao que chamam de “intervenção estatal” na mineradora. Na Vale não há vice-presidente. Abaixo de Agnelli estão os diretores executivos. Em seguida, os diretores globais (a Vale está presente hoje em 38 países). Por último, os diretores de departamento. Segundo executivos da companhia ouvidos por ÉPOCA, cerca de 30 diretores já teriam manifestado intenção de deixar a empresa. Alguns cogitaram passar a usar uma faixa preta no braço, em sinal de luto. Eles começaram a chamar a ação do goveno de “venezuelização” da Vale, numa referência ao estatismo do presidente Hugo Chávez.

A operação do governo para apear Agnelli do comando da mineradora não deve ser simples. De acordo com porta-vozes da Vale, os 61% do capital da Valepar nas mãos de Previ, fundos de pensão e BNDES não são suficientes para isso. Pelo acordo de acionistas, diz a assessoria da empresa, a troca exige pelo menos 75% do capital controlador. O governo necessitaria, portanto, do apoio de pelo menos um dos outros dois sócios para substituir Agnelli. A Bradespar, do Bradesco, detém 21,3% do controle; e o grupo japonês Mitsui, 18,24%. Ainda que consiga esse apoio, há outro complicador para os planos do Planalto. O acordo de acionistas exige que mudanças na diretoria executiva respeitem um ritual. Primeiro, a companhia precisa contratar uma empresa internacional de seleção de executivos (head hunting). Essa empresa, então, apresenta uma lista com três nomes. A relação tem de ser incluída na pauta da reunião do Conselho, a quem cabe a escolha de um dos nomes. E esse assunto não consta da próxima pauta do Conselho, marcada para o dia 31.

A situação de Agnelli está longe, muito longe de ser confortável. No final do ano passado, entre o primeiro e o segundo turnos da eleição presidencial, quando já se falava em sua substituição, ele afirmou ao jornal O Globo: “Tem muita gente procurando uma cadeira. E é geralmente gente do PT”. Nas próximas semanas, as ações do governo para substituí-lo dirão se – e quanto – ele estava certo.

65 comentários

Coronel
Quando voê noticiou o primeiro "boato da troca de comando na Vale, eu comentei.

A Vale é um dos últimos redutos onde a PeTezada ainda não se refestela.

Aquilo lá é visto como um futuro Guarda roupas" de empregos, e não cabide, tal o seu potencial.

Aqulo que antes só dava prezuízo, por má gestão e desvios, além de salários milionários para os apaniguados nada fazerem, se tornou a SEGUNDA maior mineradora do mundo. Com lucros sempre crescentes a partir do primeiro ano de gestãoa privada.

Então você acha que o PT vai deixar isto dando sopa???

Ora, eles querem é mais colocar a mão nesta cumbuca, fazer um pouco de falcatruas, umas concorrências viciadas, coisas normais deta PeTralhada suja que paira acima de qualquer suspeita.

Pobre Brasil.

Pior governo é este que só trabalha na noite e nas sombras.

Fiquemos atentos, pois estão fatiando o PNDH3 para ser aprovado aos poucos, quando vermos, já foi.

GEneral Maximus Decimus Meridius
Curitiba-PR

Reply

Cel, inteligência/eficiência/competência são categorias ausentes e abominadas pelo PT.
Não há um único nome no PT no qual se possa identificar ou reconhecer inteligência/eficiência/competência. São apenas oportunistas que exploram a riqueza nacional representada pela ignorância do povo brasuca. JGuedes

Reply

Se FHC tivesse privatizado direito essa merda não teríamos essa comédia de agora. Fica claro agora que o mundo não queria o Brasil na época; então o arranjo na composição acionária foi o possível para que a União saísse do negócio. Penso que não havia dinheiro privado disponível.

Reply

Estão querendo colocar a pelegada na maior empresa privada do Brasil!!!

Estão querendo destruir a Vale, igual fizeram com a Petrobras.

Acho que eles pensaram que seria muito fácil trocar o presidente da Vale...pensavam que era apenas pedir pro Agnelli sair da sala e colocar um pelego no lugar.

Roger Agnelli é um dos melhores presidentes de empresa privada do Brasil, foi sob sua administração que a Vale investiu valores que seriam impossíveis se a empresa estivesse nas mãos do governo, além disso, transformou a Vale em uma empresa global invejada, umas das maiores mineradoras do mundo.

Espero que Agnelli não saia. Isso seri muito, muito ruim para a empresa e acionistas.

Reply

Coronel,
não saciados com as benesses das polpudas verbas das estatais e instituições governamentais, essa corja quer mamar nos lucros da Vale. Coitado dos acionistas que embarcaram no conto do FGTS. Os otários que elegeram e reelegeram essa canalha que tenham prejuízos para sentir no bolso, lugar que mais dói no corpo humano, o que é votar em bandidos.

Reply

"Fica Agnelli" vira campanha de internautas no Twitter:

http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/noticias/fica-agnelli-vira-campanha-de-internautas-no-twitter

Reply

Agora, como é caracteristica do pt, eles colocarão um companheiro
fanfarrão,que fará tudo que eles quiserem. Mesmo que ferre a Empresa e seus acionistas.

ESSA É maneira de governar do pt.


Izabel/sp

Reply

A bandidagem quer botar as patas imundas na Vale. Ela é lucrativa e nas mãos (patas) da bandidagem petista/sindicalista passará a dafr prejuízos que nós iremos pagar. Não podemos e nem devemos permitir.

Reply

Off

Coronel, li um artigo no Jornal do Brasil que fala sobre História Oficial e Comissão da Verdade. O autor insinua que estariam dando sumiço nos ossos, pelo menos foi o que entendi. Já enviei um comentário, não sei se irão publicar algo que contrarie as nossas elites.

http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2011/03/18/o-brasil-sem-historia/

Reply

Coronel


O BRASIL CONTA COM O COTURNO!

O Mensalão prescreve em agosto!

http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,prescricao-do-crime-de-formacao-de-quadrilha-esvazia-processo-do-mensalao,697674,0.htm?p=1

Reply

A privatização da Vale, foi um negócio grande e feito conforme regras e contexto da época. FHC não tem nada a ver com a falta de capacidade gerencial do governo atual. Se fosse hoje, lógico que seria diferente. Virou mania falar mal da privatização da Vale. Agora, todos sabem o motivo. Se a Vale ainda fosse estatal não teria a dimensão e credibilidade que tem. Então interessa ao governo entrar em algo lucrativo. O que está ocorrendo, agora, não é nem reestatização. É pior. É uma intervenção do governo numa empresa privada. Isso gera insegurança. Por que não reestatizou a Vale? Porque não interessava ao governo. Serai desgastante. Interessava, sim, fazer pressões políticas e ganhar votos esculhambando com as privatizações. Como pode o governo intervir numa empresa privada sem explicar os motivos? Com base em quê? Por que quer trocar o presidente da empresa? Quem vai colocar no lugar? Dessa forma, quem acredita que a empresa poderá realizar negócios com base em seu planejamento de empresa global e não com base em interesses políticos?

Reply

O próximo alvo dessa corja imunda do PT será a Embraer, querem apostar?

Reply

O esquema é parecido com o de Santo André, quando o tal Sombra ia enfiar a arma na cara dos empresários para extroquir dinheiro.

O Sombra, o não tão sombra agora, chama-se Guido Mantega, que não usa arma, mas usa o poder de Estado.

Reply

Agnelli esqueceu de comprar uma frota de Land Rover para distribuir entre petistas.

Eu se fosse ele fechava um mega contrato e compraria a produção de um ano todo da Discovery 4, versão full.

Reply

Agora, se vão substituir o Agnelli, meu voto é que o cachaceiro, ops, desculpe, nosso competente ex Presidente da República, Luiz Inácio da Silva, assuma a cadeira vaga.

Afinal, para quem transformou o Brasil na maior potência econômica, militar, nuclear de todas as galáxias, tocar a Vale é fichinha.

Reply

Calma ,senhores , que ainda importaremos minério de ferro, e daquí a pouco tempo.

Reply

Tudo em nome do roubo, da apropriação indevida, do apadrinhamento de escrotos e marginais sindicanalhistas;

Cadê as FFAA ? Vamos pedir outra Marcha seguida de aniquilamento dessta putada toda. Desta vez com serviço completo, nem haverá necessidade de anistia posterior porque quem poderia ser anistiado por crimes contra o Estado estará MORTO, esquartejado, mutilado, calcinado, jogados em alto mar.

Reply

E o empresariado baba ovo, que paga propina, deve estar alucinado achando aquilo uma maravilha.

Reply

"Farmácia Popular tem fraudes de R$ 4,19 mi" (Folha)

Bom ... é isso o que faltou na Vale, alguma fraude milinária.

Reply

Essa é a cara do Brasil petralha: empresario honesto e trabalhador não tem vez. É por isso que tem uma empresas ai que tão faturando alto.

Reply

Dilma é Chávez de saia.

Reply

Dilma é Chávez de saia.

Reply

Cel.

Por favor, lance, aí numa coluna ao lado, uma campanha "FICA AGNELLI".

Será possível fazermos alguma coisa para impedir esta pouca vergonha do governo federal????


Chris/SP

Reply

Tudo se encaminha nos conforme comunistas.

Reply

Cel.

Nosso país não é sério!!!!

Veja a matéria abaixo:

Prescrição do crime de formação de quadrilha esvazia processo do mensalão

http://migre.me/47BfI


Chris/SP

Reply

Mais um passo em direcao a Venezuelizacao do Brasil. Estamos regredindo dia apos dia. Tirem seu dinheiro do mercado de acoes enquanto e tempo.

Reply

AGNELLI,
Pega o teu chapeu, e aproveita e sai do Bradesco, que também esta virando um braço dos PTs, te muda deste Brasil, pois para pessoas competentes, esta terra ainda não esta preparada.
Alberto Magno

Reply

AGNELLI,
Pega o teu chapeu, e aproveita e sai do Bradesco, que também esta virando um braço dos PTs, te muda deste Brasil, pois para pessoas competentes, esta terra ainda não esta preparada.
Alberto Magno

Reply

É; a Mulherzinha está atacando na calada da noite e embaixo dos panos.

Temos que fazer campanha:
A Vale, Vale mais sem o PT
Fora PT na Vale
Vale sem PTista rende mais
Pelegada na Vale, não vale

e por aí vai....

Reply

Cel

Brasileiro tem memória curta!

Em 1967 a LIGHT era uma empresa privada, então os militares, políticos e os intermediários resolveram estatizar e venderam para opovo que esta seria a melhor opção. Sigiaki Ueki então Ministro das Minas e Energia estatizou por US$ 1 bilhão.

Posteriormente, no governo FHC vederam ao povo a idéia que o melhor seria privatizar a Light. E assim foi feito.

Alguns anos depois a CMIG comprou a Light, estatizando de novo.

Por onde anda Sigiaki Ueki?

SABE COMO EXISTE A COMISSÃO DE QUEM VENDE E DE QUEM COMPRA. QUEM PAGA É O POVO.

SÓ TEM LADRÃO!

Átila

Reply

Quem viu rolar o Mensalão e não fez nada, o que vai fazer agora?
O povo foi vitima da propaganda com o dinheiro publico e uma pequena maioria elegeu a DilmANTA, de ficha prá lá de suja, para suceder o Apedeuta sem escrupulos.

Reply

Este mês vou cancelar meu cartão de crédito do Bradesco.

Reply

Compras no exterior terão IOF maior :

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20110326/not_imp697597,0.php

Somos otários !!!!!

Reply

Até quando temos que aceitar um partido tomando o Brasil?

Estamos ficando sem Pátria...

Que o Bradesco finque o pé e todos os acionistas também.

Reply
Barao do Cambijú mod

A Quadrilha quer meter a mão na Vale para solapar como no; BB,CEF, EBCT, Petrobras e outras que garantem o Cx II, dos petralhas.

Reply

Coronel,

Sem comentários!!

JulioK

Ps.: taí o preço para a guinada do Itamaraty na politica externa!! essa mulher é mais perigosa que o velhaco, pois faz tudo na surdina!!

Reply

Para onde estamos indo. As práticas do pt e partidos aliados ao governo em muito se aproximam daquelas empregadas na China e na Rússia e ao modus operandi comunista. O Brasil, com a conivência da oposição está indo por um caminho muito perigoso. Quando acordarmos, será tarde.

Reply

Coronel e amigos,

É assim que funciona o Comunismo e o Neosocialismo, pois a ganância dos que governam nestes sistemas é muito maior do que em qualquer democracia tipicamente capitalista.

Pensem nisso: O berço do comunismo, foi a Rússia, pergunte se a maioria do povo russo e das demais nações que por anos viveram sob a bandeira da extinta União Socialista Soviética, querem a volta do comunismo em suas Pátrias. Eu tive familiares perseguidos pelos comunistas!
Segundo a história, o nazismo matou 40 milhões de pessoas no mundo, contando as guerras. O comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas!
No entanto, hoje em dia os comunistas são considerados heróis, e gente de bem, por muitas pessoas, que jamais passaram pelo que passaram os povos que sofreram com o comunismo em suas nações.
Os petistas agem exatamente sob a cartilha de um neocomunismo.

O governo ptista, está ampliando a fiscalização sobre a população, está aumentando os impostos, freando gastos com coisas necessárias para a nação, está sucateando e tentando desmoralizar as Forças Armadas, deixando impunes seus camaradas pilantras, e pior, esse governo ptralha está deixando o MST e a Liga dos Camponeses Pobres se armarem sem nenhuma intervenção. Em fim, estão fazendo só cagadas e tentando dominar tudo e a todos e ninguém está percebendo no que isso vai dar.

ACORDA E REAGE BRASIL!
SOCORRO GENERAL HELENO ANTES QUE SEJA MUITO TARDE!

Reply

Ká Ká Ká Ká Ká, tá faltando cabides? Porque está cheio de petralhas querendo tomar conta de mais esse cabide de empregos.

Reply

Fidel, Raul e Hugo Chávez, também adoram estatizar empresas. Só falta agora, o índio cocaleiro estatizar aquele oceano de sal na BOlívia. Porque a cocaína ele já estatizou.

Reply

Quem MANDA no Brasil são os bilionários fundos de pensão. O Brasil não se livra dessa sina nem daqui a 200 anos!

Reply

Fora Bradesco! Eta banco cagão! Não tem peito para enfrentar a pressão? Então vamos encerrar a conta lá. O bancão vai ficar muito chapa-branca. Saudades do Amador Aguiar.

Reply

A China é o país que mais compra minério de ferro do Brasil. Estarão os Chineses por trás de disso tudo? É bem provável. Basta ler o artigo no RA chamado: O leninismo de resultado: petistas criam empresa para fazer negócios da China. E tiveram o apoio de Lula. Nesse endereço: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-leninismo-de-resultado-petistas-criam-empresa-para-fazer-negocios-da-china-e-tiveram-o-apoio-de-lula/

Reply

Tenho uma dúvida !
Quando mencionam Reestatização ,
A matéria se refere a possibilidade
de transformar a Vale numa sociedade
de economia mista ou estatiza-la totalmente ?( quase 100% das ações pertenceriam ao Estado)

Reply

Coronel

Permita lançar uma campanha para a não interferência do governo em empresas privadas.

Se começam a pressionar o Bradesco, que é um dos maiores bancos do Brasil, para a saída do homem que transformou a Vale na potência que é hoje, o que não farão com o resto.

E tudo por motivos políticos, daquele Ex reacalcado, que se achou ofendido com o que o Agnelli falou: o PT está de olho na minha cadeira.

A campanha é quem tem conta nio Bradesco fecha sua conta, muda para o itau, Santander, o banco que quizer. Mas o motivo do fechamento deve ficar bem claro:

Em razão de o Sr Lázaro de Mello Brandão estar apoiando a interferência do governo em uma empresa privada.

Vou fazer isto nesta semana, Tenho duas contas no Bradesco, vou fechá-las e mudar para o Itaú.

Avante Coturneiros. Se não tivermos uma ação agora, depois será muito tarde.

Esta PeTezada está aumentando o seu poder. Depois não adianta reclamar.

Intenção sem ação é nada.

General Maximus Decimus Meridius
Curitiba-PR

Reply

Cel.

O Sr. Lazaro Brandão é um cagão mesmo, como já disseram aqui.

Que problemas ele teria de enfrentar este governo corrupto!

Temos que lançar uma campanha no facebook,twitter, e onde mais for necessário.

Não podemos nos curvar e aceitar estas pouca vergonha!



Chris/SP

Reply

Atrás de toda essa trama asquerosa deve estar o Nosferatu petista, José Dirceu. Não há nenhuma ação que prejudique o país em benefício do partido mais corrupto que já se teve notícia, que esse senhor das sombras não esteja envolvido.

Reply

Façam como eu, é merréca mas é o que tenho - nunca tive ações da Petrobrás pois não confio; na segunda feira estou vendendo meus R$500,00 de ações da Vale; entrando o governo em tres anos não vai valer mais nada.

Reply

Agneli,

Não sai não, vai pra imprensa, denuncia esses safados, os 44 milhoes estão com voce.

E pode contar com o coronel.

Reply

Apesar de não constar item específico pode o assunto entrar no final da pauta como "Outros Assuntos". Se consta da constituição da Vale a norma de que para a admissão de novo Presidente é preciso a apresentação de 3 nomes a ser escolhido não acredito que se tratanto vão abertamento escolher um novo presidente sem pelo menor camuflar essa exigência. E entre esses 3 nomes a serem apresentados imagino que pelo menos um nome é fartamento conhecido de todos nos e frequentador do Planalto e queridíssimo do ex-Presidente Lula cujo Paí foi Presidente da Vale há muitos anos atrás quando a mesma era deficitária. Imagino que a essa altura todos já descobriram quem é a peça. Não precisõ lembrar de sua ex-linda mulher que desfilou na avenida há alguns anos atras com uma gargantilha larga com seu nome escrito em brilhantes ou cristais . Advinharam né?...

Reply

As companhias privadas que foquem de olho porque se isso acontecer acaba com a segurança jurídica podendo a qualquer instante o estado tomar o que é seu. Não é a Dilma a artíficie desse golpe. Tudo que esta acontecendo estava escrito é vem acontecendo lentamente. Ninguem duvide que os mensaleiros serão absolvidos de alguma maneira. Nem que o Lula vá pessoalmente ao STF e negue, portanto será a testemunha do Zé Dirceu. E os 11 Ministros para não envergonhar o molusco vãi fingir que acrreditam e os dois Zé e Moluco sairão para comemorar. Só espero que o nosso Jobim permaneça do Ministerio da Defesa. Passamos a gostar do Jobim.

Reply

vão destruir a empresa...

Reply

O PT é um câncer fétido que se expande em metástase por toda a sociedade brasileira. Nada pode ser mais repugnante.

Reply

Bom dia amado Coronel e Coturneiros
Falando em Bradesco. É impressionante como as pessoas comuns pensam pequeno ao deparar com
valores pífios de "2 ou 3 bilhão" de resultados.
Na Alemanha tem um banquinho (deustsland bank,) cujo ativo circulante utrapassava a cifra de Us$ 1 Trilhão e 300 Bilhões de Dólares.
E olha que não é o maior banco do mundo.
O Mitsubishi UFJ é 10 vezes maior que o Itaú, o Banco do Brasil e o bradesquinho juntos.
Abraço a todos.

Reply

O capitalismo brasileiro é um animal híbrido : corpo de galinha, pé de pato e cabeça de pombo!

Reply

E se a petrralhada estiver pensando em colocar Lula no lugar? Afinal, êle tem TODAS as credenciais. Desbancou todos os grandes economistas das grandes universidades americanas e européias na gestão da crise econômica 2008 e a pobrezinha só chegou aqui como uma morolinha. Agora que o tal Roger Agnelli merece o que está colhando, lá isso merece. Passou os último dois ou três anos só fazendo exercício de curvar a coluna para agradar Lula e a petrlhada, tentando escapar da degola. Agora viu o que ganhou. Vai querer fazer pacto com cascavéis escorpiões! paraxp

Reply

A Luma de Oliveira?

Reply

E Luma de Oliveira já foi casada com Eike Batista.

Reply

Olha, já passou da hora das oposições começarem a reagir no Parlamento ao menos. Há assuntos importantes demais para serem tratados. Convoquem coletiva de imprensa, convoquem ministros, falem em praça pública. Enviem cartas aos cidadãos. Enfim, façam alguma coisa além de torcer pelo sucesso da presidente.

Reply

Os petralhas conseguiram um mote fortíssimo para a campanha das próximas eleições presidenciais: A Vale agora é nossa!, de todo o povo brasileiro, e não só da elite-burguesa-capitalista-direitista-golpista. O FERRO agora é nosso, de todo o povo brasileiro, sem exceção!!!

Reply

Negócio de banqueiro é DINHEIRO. Fazem a corte até para um HITLER se isso gerar caixa e lucro para eles. Os banqueiros nunca foram tão FELIZES quanto agora no governo PETRALHA. Se soubessem que seria tão bom, o PT já estaria governando há 20 anos. Só a conversão da dívida externa (juro baixo e dolar depreciando) para dívida interna( juro alto e real valorizando); verdadeiro presente petralha para os banqueiros tupiniquins, foi uma dádiva de alguns bilhões adicionais de lucro. De alguma forma, como agradecimento, o BRADESCO tem que arriar as calças para o seu patrão generoso, o Partido do Trambique. E a hora foi essa!

Reply

Saber que tem gente bem informada sobre a carga fiscal absurda e com noção do tamanho da corrupção
e da roubalheira nesse país de ladrões é um consolo. Mas saber que essas pessoas talvez não cheguem a 3% da população, dá uma angústia danada. O Brasil está nas mãos de uma perigosa máfia, apoiada por um povo ( a maioria) que aprova e aplaude suas mentiras e pirotecnias. ESTAMOS FU....OS!

Reply

Se estiver acontecendo isso , chegamos num ponto irreversivel. Ai precisaremos sair do teclado e comecarmos a fazer algo mais contundente .

Reply

Os petralhas querem mais um caixa pra meter as mãos.

Reply

As notícias dizem que executivos da própria Empresa vão ocupar a presidência e as diretorias. Mas até quando vão aguentar as pressões da corja petralha? E até quando o PT não vai forçar a barra para colocar fulaninhos "alinhados" com a política (ou melhor, politicagem) da gentalha do governo petista obtudo, incompetente e ladrão?

Já era a empresa privada e produtiva Vale. Vai entrar no mesmo buraco sem fundo (ou entupido) que a estatal Petrobras, enfiada até o pescoço por essa petralhada irresponsável.

Reply