Depois de dividir DEM e PSDB, Aécio "planta" boato de fusão entre partidos.

Ontem, no twitter, começou a "pipocar" o boato da fusão entre PSDB, DEM e PPS, pela mão de aecistas da ala jovem. Hoje já tem até editorial na Folha de São Paulo, conforme abaixo. É Aécio em ação, fazendo o que mais sabe: trair as oposições.

Vácuo liberal 

Crise no DEM deve contribuir para rearranjo no panorama partidário, dominado por polarização PT-PSDB e certo consenso social-democrata 

"Somos o último partido liberal da política brasileira, a única legenda em condições de defender os princípios liberais como formulação partidária." A frase do novo presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), soa quase como confissão ou apelo de quem busca se agarrar a alguma identidade no momento em que o partido atravessa sua maior crise. De um lado, os fundadores da agremiação, insatisfeitos; de outro, o filiado com maior número de votos, o prefeito Gilberto Kassab, de saída para um Partido Democrático Brasileiro, em gestação. Eis, na definição do ex-ministro Alceni Guerra, o contexto em que se realizou a convenção do DEM.

Para além desse enredo melancólico, parece estar em curso no país uma reacomodação partidária nada desprezível. Seus atores ainda não podem saber, exatamente, qual a sua configuração final. Mas há indícios no ar. Além da cogitada fusão entre o PDB de Kassab e o PSB de Eduardo Campos, da qual nasceria uma legenda capaz de rivalizar com o PMDB, surgem especulações sobre outra fusão, entre PSDB, DEM e PPS. Não é algo certo nem tampouco seria para já. As articulações mais sérias da oposição a Dilma Rousseff devem ocorrer só após as eleições municipais de 2012, tendo a sucessão de 2014 como pano de fundo. O senador mineiro Aécio Neves, cujas relações com a cúpula do DEM já são estreitas, assumiria o comando, em prol de sua candidatura.


Estaria nessa fusão a origem de um novo partido, mais afinado com as bandeiras liberais, mas ao mesmo tempo robusto o bastante para disputar a hegemonia política do país com o PT? É possível. Há uma base social difusa, nas camadas médias dos grandes centros urbanos e nas fronteiras do empreendedorismo de Estados mais jovens, que parece sub-representada politicamente. Redução da carga tributária, Estado mais enxuto, gestão empresarial dos recursos públicos, estímulo ao desempenho e às liberdades individuais -são todas demandas que não encontram acolhida ou tratamento preferencial por parte do governo petista e andam desguarnecidas no front partidário.

O PT tomou do PSDB e, de certa forma, saturou o espaço simbólico do que se pode chamar, com boa vontade, de "social-democracia brasileira". Nela, um amplo colchão social convive com a condução ortodoxa da economia, assim como convivem, acomodados sob as asas do mesmo Estado, sindicalistas e velhos caciques da política patrimonial. É possível que, no futuro, o PSDB, com Aécio ou Geraldo Alckmin, venha a se afastar do atual "consenso social-democrata", no qual se encontra em óbvia desvantagem em relação ao PT, e possa capitanear uma alternativa de poder de perfil mais "social-liberal"

4 comentários

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2011/03/17/interna_politica,215722/eleicoes-municipais-marcam-briga-pela-lideranca-da-oposicao-entre-aecio-e-serra.shtml

Reply

"Social-Liberal?"

Que diabo seria isso? Reduzir gastos públicos e impostos e aumentar gastos com bolsa-família? E quem paga a conta? A mãe do Aécio Neves?


PSDB nunca mais. DEM nunca mais. PPS ainda se salva.

Votem no COMUNISTA (Oh Lord!) Aldo Rebello, ele sabe mais sobre as necessidades da agricultura nacional que os mauricinhos do PSDB/DEM (Katia Abreu e Demóstenes Torres são as exceções que confirmam a regra)

Reply

Social-Democrata. O termo é esse. O jornal está até criando a formulação política do partido. Já deu a social-democracia ao PT!!! O partido do governo não tem formulação alguma. A única formulação deles é: o que Lula fala e manda. Estão submetidos a um personalismo. Não há formulação política alguma. Há máquina eleitoral forte. É disso que se trata: eles ganham eleições e fazem o que querem. O PSDB não perdeu a formulação. Perdeu a vontade de ser partido forte, definido, na situação ou na oposição. Perdeu a vontade de vencer eleições. Social-Democrata. É isso.

Reply

Social Democracia - nada mais nada mesnos que sinonimo de traira, confuso e sem definição ideológica. É o cara que tem medo de ser comunista ou de ser confundido com Nazista. Caluna do meio, o que não é homem nem mulher, o meio gravido e muralista ( não sai de cima do muro ). Por isto mil vezes enfrentar um comunista, este pelo menos tem lado, não é largaticha. Ass. Gaucho do Marambainha.

Reply