Um DEM mais longe de Aécio Neves e mais perto do eleitor.

A frase do fundador, Jorge Bornhausen, o maior opositor do PT, depois do acordo sacramentado ontem, é muito clara:

"Agora sob nova direção, vamos virar a página e buscar um novo rumo para o partido."

Espera-se que o novo rumo do DEM seja em direção a um projeto próprio, que culmine com uma candidatura à presidência da República. O DEM, sozinho, tem 2 minutos e 47 segundos na TV. O PV tinha menos da metade deste tempo nas últimas eleições. É impossível que um partido conservador não alcance, no mínimo, 20% dos votos do país. Se Marina Silva fez 20 milhões de votos, o seu oposto, Kátia Abreu, por exemplo, poderá fazer no mínimo esta votação. Basta que o partido comece a trabalhar este projeto desde agora. Basta um DEM mais próximo do seu eleitor e mais longe de Aécio Neves, como parece que ficou, a partir do acordo feito ontem. O DEM precisa mostrar a sua cara e não a dos outros. DEMorou.

Atualizando, às 11:38:


César pai tenta passar a mensagem de que continua com as rédeas do partido? Se for isso, perdeu. O filho caiu. Se está tentando dizer que as mudanças não trarão mudanças, perdeu de novo. O partido deu a si mesmo a chance de buscar um caminho próprio, deixando de ser um satélite. César pai deveria, em vez de dividir, arranjar um futuro político para si. Talvez em um novo partido, o que não seria novidade para quem começou no PCB, pulou para o PDT, depois para o PTB e, finalmente, chegou ao DEM. Haja versatilidade ideológica. Afinal de contas, ele, como político, mudou, mudou, mudou, mas continuou como está.

34 comentários

A causa ambiental perpassa todo o espectro do eleitorado.

A causa dos valores "conservadores" também faz o mesmo trajeto.

Valores estes bem explicitados na campanha de Serra.

Valores que devem permanecer e conduzir a oposição de batalha em batalha somando apoios e conquistando espaços.

Avante!

Reply

Penso que o melhor é um candidato único da oposição para presidente. Oposição precisa unir-se e fortalecer-se. Cada um pode ter seu candidato no 1° turno e unir-se no 2°, o que é bom. Mas bom mesmo é um trabalho consistente, profissional, efetivo deste o primeiro momento por um único nome. Penso que o momento é de união, reconhecendo as identidades.

Reply

Cel

Sou igual São Thomé só vendo para crer!

QUE O SENHROT TENHA PIEDADE DE NÓS!

Átila

Reply

E fazer uma campanha pra presidencia não pra prefeitura "federal".
Um novo projeto de desenvolvimento para o país,centrado na propriedade privada ,na livre iniciativa e no empreendedorismo.

Reply

Cel,

Tomara, que sob nova direção, o DEM consiga ter um novo rumo e uma nova identidade.

Estamos esperando!


Chris/SP

Reply

UFA... EM FIM UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL!
VAMOS ESPERAR E APOIAR, SE ELES SE MANTIVEREM A DIREITA NA PÁTRIA.
NÃO DÁ MAIS PRA SUPORTAR TANTO ESQUERDISTA NO PODER, ISSO É UM PÉ NA ORELHA!

Reply

Para quem ia ser "extirpado"(vontade do velhaco),mandaram bem.Vamos ver se haverá continuidade.

Reply

Espero que o DEM consiga se reestruturar e que possa ter um projeto proprio de poder. O partido não pode se transformar em satelite de outros partidos.

Reply

Alguém precisa falar para os bons políticos que não adianta boas intenções nem bons planos de governo, pois quem ganha eleição no Brasil é quem tem o melhor marqueteiro e menos limitações em mentir devido ao modelo do horário político na tv. "Só prevalecerão as melhores propostas se acabar com os shows de imagens e músicas que não tem nada haver com o que interessa, só tem feito sair vencedor quem faz o show mais bonito, mais emotivo." O horário politico na tv deveria limitar-se ao candidato apresentando suas propostas e argumentações, sem imagens de fundo ou musíquinhas chicletes. Os bons políticos deveriam lutar por isso. Aí vão dizer que o povo já não assiste o horário político como está e se tirar os shows então... Mas não acabaram com os showmíssios e muita gente continua indo a comíssios?

Reply

Gostei!.
Para começar a nova vida do DEMOCRATAS, esqueçamos o diminutivo "dem". A mim, me parece, sem consistência, não traduz o seu ideal.
Doravante, quando nos referirmos a esse "novo" partido, que, penso e espero, tratará o ser humano brasileiro, de norte a sul, de leste a oeste, como gente e não como "um voto" comercializável por "30 dinheiros", digamos alto e em bom som: DEMOCRATAS!
Que essa "nova direção" ofereça o que uma grande parcela da população busca: um partido firme,resoluto, consiente dos problemas brasileiros, com principios democráticos sólidos.
Espero que o (novo) DEMOCRATAS agregue os bons politicos, antigos e novos , "raçudos", "invendáveis", lutadores, que "peitem" o(s) Executivo(s) e que não se rastejam por uma "emendazinha". Mas tamém que dê exemplo de rigor, em seu dia-a-dia.
Yes, we can! Lembremo-nos.
Sibila, de Campinas/SP

PS: vou (re)pensar em afiliação.

Reply

Até que enfim uma postagem edificante sobre o DEM.
As pessoas que querem fazer oposição ao desgoverno dos PeTralias precisam saber que DEM é DEM, PSDB é PSDB. O DEM não tem obrigação de apoiar candidatos do PSDB a presidencia, precisa é ter um candidato próprio(de preferencia), ou apoiar alguem da mesma linha ideológica,após acordo político estabelecido pelas partes.

Reply

"Deverasmente" como diria o Odorico Paraguassú não entendí a sua interpretação dos fatos. O link colocado nos leva a algumas constatações: a "nova direção" no contexto significa o apaziguamento do DEM com a exclusão do Kassab,o "menino prodígio" tratado já como carta fora do baralho; Bornhausen emplacou as suas peças;e quem ganhou com isso foi o Aécio conforme o próprio texto diz e todos nós já sabíamos. Portanto o DEM até agora continua o mesmo,só indo para uma nova direção com a "nova direção". Continuará no cabresto sendo puxado pelo psdb pois a legenda já não é a caricatura nem mesmo do PFL e ARENA.Perdeu toda a sua liderança de força,o seu espaço no nordeste e um ou dois que restam não fazem verão.O que se vê hoje é a preocupação de parlamentares do DEM como o ACMezinho preocupados em colocar o psdb via Aécio nos espaços que ocupava anteriormente. E será sempre assim.O DEM para sobreviver chegou à seguinte conclusão: para não acabarmos só nos resta a escravidão;que seja benvinda. Assim continuam sonhando com uma futura vice presidencia da república o que não é impossível.Vai depender, claro,do papel que o PSB possa vir a desempenhar nos planos do Aécio.Afinal,o Eduardo Campos é o Eduardo Campos. Essa infelizmente é a realidade desse DEM que poderia ser a opção que no momento o país precisa na falta de uma outra.Tem bons quadros novos.Mas são novos; não mandam.

Reply

De Miriam Leitão

"Caixa e Belo Monte tomam decisões erradas e agora arcam com os custos"

"O Panamericano tem R$ 197 milhões de patrimônio. Isso é o dinheiro de uma pequena financeira"

"O outro abacaxi é a construção da usina de Belo Monte. Um belo monte de dinheiro público foi colocado através de empréstimo subsidiado do BNDES, participação de estatais e arranjos econômicos para que o consórcio ganhasse a concorrência. O governo fez uma interferência indevida e quis que o grupo saísse a qualquer preço para o contribuinte".

Reply

Estou com o Átila, só vendo para crer.
Por enquanto parece a mesma lerda e esse papo de ser mais próximo do povo não faz sentido: o "povo" que eles querem já tem dono. Melhor tentar ampliar o povo que quer mudar, o povo que não quer bolsa e sim seriedade.

Mago

Reply

É importante até mesmo para a esquerda que o Brasil tenha um partido de direita forte, que não tenha medo de se assumir e parta para o debate de idéias.
Não existe democracia sem o contraditório, e a oposição tem fugido vergonhosamente do confronto. Espero que o DEM volte a assumir sua agenda liberal (não sei porque mudaram de nome).

Reply

Kátia de Abreu já pode contar com o meu voto.

Reply

Saiu agora há pouco no Twitter do Vicentinho:

SP13_ SP13_
RT @VICENTINHOPT: Pessoal, eu acabei de receber uma ligação da Presidenta Dilma que me deixou muito emocionado! Obrigado companheira Dilma.
VICENTINHOPT VICENTINHO 1390
by SP13_
Ela me parabenizou pela "coerência, coragem, honra e defesa competente e firme da política de crescimento do Salário Mínimo".

Reply

Cel

Agora falta o PSDB sacramentar um acordo com termos parecidos com o do DEM, colocando Aécio longe da direção do partido. Ele adora uma CIZÂNIA.

Pelo meu ponto de vista, o principal item neste acordo é que seus membros sempre devem mostrar a maior UNIÃO, PENSAMENTO e POSTURA para a mídia. Exemplo: Nada de comentar se é favor ou não da liberação das drogas, aborto, etc.

O FHC também deve ter esta postura. Ele se acha uma prima dona e costuma gerar muita polemica quando fala na mídia. Sempre contra o PSDB.

Átila

Reply

Aguarda-se comentários do Coronel quanto ao empréstimo de R$4 bi à PDVSA, sem garantias, por vinte anos, para participar de um mega projeto em conjunto com a Petrobras em uma refinaria.

Poderia tem emprestado à qualquer um, a mim, ao Coronel, por quê não?! Desse jeito tá fácil.

Agora, vá um cidadão honesto tentar recursos junto ao BNDES ... sem a caixinha para o Partido, daqui a trinta anos o cidadão ainda estará esperando.

É a cara do Brasil corrupto!!!!!

Reply

Finalmente alguém quer adotar os 44 milhões de votos contra o PT!

Eu faço campanha para o candidato do DEM!

Reply

Coronel,
perfeito. O DEM ou assume sua ideologia ou fecha. O eleitor que votou contra os Petralhas & Cia continuará contra e não votará nos traíras e canalhas do PSDB e DEM.

Reply

Com esse nome , DEM , nunca vai passar fôrça aos eleitores , é um nomezinho frouxo e a palavra democracia não significa nada .
A RDA , rep. democrática da Alemanha , p/ex , era justamente a comunista.
E essa turma egressa dos partidos de esquerda , votam no PT , mas são de "oposição" . A oposição é composta de laranjas da esquerda.

Reply

Se o DEM se assumir como de direita, não vai só levar os 20 milhões. Vai levar os 44 milhões de almas, ansiosas por uma representatividade.
Eu defendo, inclusive, a saída de José Serra do PSDB e o ingresso no Democratas, com Kátia Abreu para vice.

Reply

O DEM tem que expulsar o Cesar Maia do partido. Esse homem é o coveiro do DEM no Rio de Janeiro. Seu nome em qualquer legenda só dá prejuízo.

Reply

Sr. Bornhausen,
Tome as rédeas do partido, expulse os VAGABUNDOS "ALMOFADINHAS do papai" que não aguentam muito tempo fazer OPOSIÇÃO de VERDADE, que estão loucos para fazer uma "oposição propositiva" e quem sabe, poder voltar a mamar em algum cargo público no futuro, expulse os TRAIDORES, o que já se mostraram INCOMPETENTES e por aí vai.

O papel do DEM não é fazer "oposição propositiva", e sim OPOSIÇÃO SÉRIA e de VERDADE!

Deixa para o TRAÉCIO essa função, não se alie aos SANGUESSUGAS da política nacional!

Às vezes é melhor recuar 2 passos para poder prosperar no futuro.

Reply

Coronel,
No Rio de Janeiro o César Maia JÁ ERA! É PASSADO! Não arruma mais NADA!

A única coisa que sobra a ele é cuidar da frota de táxis que ele arrumou quando era Prefeito! Mais NADA!

Reply

Coronel
Sabe alguma cois do Ucho Info? Quando se acessa a resposta é que a conta foi suspensa.

Reply

O negocio é o seguinte:

O DEM vai conseguir caminhar só, sem o PSDB de Aécio ou Serra?

O DEM. vai conseguir conter a debandada?

O DEM vai por nos seus quadros pessoas mais confiaves?. É bom lembrar que o DEM é o partido que 2° o TSE tem mais politicos cassados. Muitos desses politicos são cassados juntos com os tucanos por conta das alianças.

Esses dias mesmo o Achieta Jr foi cassado e o vie é do DEM. Voltou ao poder com uma liminar , mas está na corda bamba.

Katia Abreu pode ser uma Marina como pode ser uma Heloisa Helena.

Não gosto de nenhuma das duas.
Mas Marina fez uma campanha leve, não agrediu ninguém. Teve um comportamento ético. Heloisa Helena ao contrario, partiu pra baixaria, saiu muito menor do que qdo entrou.
Tinha 12% acabou com 6%.

Katia Abreu é do DEM que tem politcos de varias tendencias.
Alguns mais agressivos outros menos.
Marco Maciel, Kassab(se ficar) Afif Domingues ) Claudio Lembro, Raimundo Colombo. São mais moderados.

Agora tem os radicais. Ela tem que causar boa impressão. Ela não é tão conhcida como Marina e Heloisa Helena.

Uma foi uma grande decepção, a outra uma surpresa agradavel. Foi a responsavel por levar a eleição ao segundo turno.

Katia Abreu pode ser uma grande surpresa. Só depende dela e do partido convencer o eleitor.
Heloisa Helena não convenceu.

Reply

Cito de memória, mas Maia tb foi do PMDB, antes de chegar ao PFL. Creio q foi pelo PMDB q ele concorreu a prefeitura do Rio em 1992, sendo o primeiro partido dele deposi de brigar com o doninho do PDT, o Brizola.

marco loss

Reply

César Maia = brizolista
É tudo que tenho a dizer.

Reply

Kátia Abreu para presidente!
Kátia Abreu para presidente!
Kátia Abreu para presidente!
Kátia Abreu para presidente!
Kátia Abreu para presidente!
Kátia Abreu para presidente!
Kátia Abreu para presidente!
Kátia Abreu para presidente!
Kátia Abreu para presidente!
Kátia Abreu para presidente!

Reply

Coronel,
O Kassab não merece fazer parte do mesmo partido de Kátia Abreu e Bornhausen.
Ele é um tremendo mentiroso.
Anunciou que não colocaria dinheiro público na construção de um estádio, ainda mais privado, e está colocando mais de 300 milhões.
Está dando CIDs (títulos públicos) de 10 anos e dizendo que não está colocando dinheiro público. E eu pensei que o PT que iria fazer a festa com a Copa, mas o Kassab e o Alckmin deram o pontapé inicial.
Uma verdadeira vergonha!

MRV

Reply

As soluções infelizmente ficaram no passado, quando um bando de eleitos foram, na espectativa do momento alçados à condição de poderem dar uma Constituição ao pais,e colocaram foi uma trava dificil de tirar!
Vejam que na economia em seis anos conseguimos essa inspiração que foi o Plano Real.
E a reforma politica?
Essas coisas têm validade própria. Passados mais alguns anos e não trará mais resultados objetivos.
E aí passaremos a achar que é outra coisa, que também não chega a tempo, e por aí segue-se sem dar a medida certa para aquele momento histórico.

Reply

Ver um asqueroso desses citar o grande Tomasi di Lampedusa me embrulhou o estômago, Coronel.

Reply