Muita calma nessa hora.

Por que Gilberto Kassab (DEM-SP), vendo o seu partido ser entregue na bandeja para Aécio Neves (PSDB-SP), deveria aceitar passivamente que isto acontecesse, ficando sem espaço político? Por que deveria ficar refém de um acordo entre Geraldo Alckmin(PSDB-SP), que concorreria à reeleição, cedendo a Aécio a vaga para concorrer à presidência? Kassab estará sem mandato a partir de 2012. Sua projeção política foi fruto de um acordo PSDB-DEM ao qual ele nunca traiu. Sua fidelidade a José Serra(PSDB-SP) sempre foi exemplar. Ou alguém pode dizer que ele foi um mau aliado? Existem mágoas tucanas pelo fato de que ele derrotou Alckmin em 2008? Ele teria sido eleito se não fosse o apoio de Serra? Kassab não apoiou Alckmin em 2010? Não fez campanha para Serra? Então, onde é que está o problema? Quem tem mais valor partidário? Kassab ou Rodrigo Maia, um deputadinho mal votado no Rio de Janeiro, que está destruindo o único partido efetivamente de oposição no Brasil? Alguém viu Rodrigo Maia fazendo outra coisa a não ser minar a candidatura de José Serra, a mando de Aécio Neves? O papel que Kassab está cumprindo, neste momento, é de líder político. Poderia fazer isso sendo presidente do DEM, que é para onde deveria ir.  Não tendo esta possibilidade e sem mandato poderia ir para o partido que bem entendesse, sem a mínima preocupação em criar um novo onde os descontentes do DEM poderão estar. Ele quer ser governador de São Paulo, mas é óbvio que só fará isso se Alckmin concorrer à presidência. E se  Serra não quiser concorrer.  Se pensar diferente, terá que conseguir o que quer no voto, convencendo o eleitor, no jogo democrático. Toda esta espuma na imprensa contra Kassab é jogo do Projeto Minas, que quer um DEM fraco , submisso e sob controle para 2014.  Que todos fiquem subjugados ao traidor das oposições. Muita calma nessa hora. Há muita especulação, mas uma coisa ninguém pode afirmar:  que existe traição de Kassab à oposição. Poderá haver? É óbvio que sim, se a oposição não der a ele o espaço relevante que um ex-prefeito de São Paulo merece.  Aliás, ontem, ao final da reunião com Dilma, quem saiu rasgando elogios para a presidente e seu domínio dos números foi Geraldo Alckmin.Muito estranho e completamente desnecessário. Como disse a senadora Kátia Abreu(DEM-TO), "a oposição agoniza".
.................................................................................
Há outros pontos-de-vista, como este, do Editorial do Estadão deste sábado. Clique para ampliar e ler:

37 comentários

Querido Coronel,

é admirável seu conhecimento desta teia de aranha chamada política.

Fantástica sua interpretação e antevisão dos fatos tão intrincados que regem esse jogo chamado poder.

Que Deus o ilumine e proteja - sempre.

Abraço fraterno,

Flor Lilás

ABAIXO A DITADURA
ABAIXO O PT

Reply

Argumento pra lá de fraco coronel.....muito fraco.....se fosse por esse argumento, você poderia justificar uma saída do Aécio para fundar um novo partido porque o Aécio supostamente foi jogado de lado pelo PSDB nas últimas eleições......você tá tentando justificar o injustificável......desavenças partidárias se tratam internamente procurando superar obstáculos aqui e ali.......como você somente sabe bater pesado no PSDB e no Aécio , não bate pesado no Kassab , na Kátia Abreu e no DEM......O fato é o seguinte.....com todos os problemas do PSDB; com todo mundo criticando o PSDB, inclusive você, o PSDB tá lá !! AÉCIO, SERRA, ALCKMIN estão lá ainda defendendo a única oposição desse país....você tem que buscar outros argumentos pra essa atitude covarde do KASSAB e do DEM.....O Kassab deve sua carreira politica ao SERRA !! Serra bancou o KASSAB e o DEM na cidade de SÃO PAULO !! Batendo de frente com o PSDB....e é isso que o KASSAB retribui ao SERRA e ao PSDB ? Covardes o KASSABE e o DEM !!

Reply
Martim Berto Fuchs mod

Esse é um bom momento para incluir na reforma política o fim dos partidos políticos.
Não precisamos deles para nada que preste.
É possível sim a política sem os partidos. O único problema é que ninguém aceita discutir essa questão. Não conseguem enxergar a nova realidade que seria nos livrarmos dessas organizações criminosas que se auto intitulam "Partidos Políticos".
Com eles, duas ou três pessoas dominam todas as regras no Brasil.
Com eles, nada mudará. Se mudar será para pior, tipo voto de lista.

Reply

Meu caro Anônimo das 10:14

1. O Serra ou o Alckmin ou o Aécio já se manifestaram contra Kassab? Cite uma só manifestação deles contra o que está acontecendo.

2. Cite uma só traição do Kassab ao Serra.

3. Desde quando o Aécio, que é aliado do PT e do PSB em Belo Horizonte, defende projeto de oposição em Minas Gerais? Quandoé que a oposição ganhou uma só eleição naquele estado?

4. O que você acha do governador tucano Teotônio Vilela, de Alagoas, defendendo a volta da CPMF?

5. Quem, nestes anos todos, foi oposição no Brasil, efetiva e direta? O DEM ou o PSDB?

6. Quem é mais DEM? Jorge Bornhausen, Marco Macial ou Rodrigo Maia e ACMinho Neto?

7. Quem tem mais força para ser presidente do DEM? José Agripino ou Gilberto Kassab?

São apenas algumas questões. Parece que muitos bons políticos deste país cansaram de ser sparring do PT em benefício da tucanada covarde.

Um abraço.

Coronel

Reply

minha cidade a partir de 2012 vai ser governada pelo DEM( Demóstenes Torres). Por razões que a razão desconhece, iris rezende cedeu GYN aos usos e frutos do pt. Vamos extirpar

Reply

Cel.

Sorry! Mas este seu post está um pouco controverso em relação ao outro: "Partidos não valem nada no Brasil". Naquele há críticas ao Kassab por querer deixar o partido, e neste há elogios.

Diante disso, vou aguardar os acontecimentos para ver o que, de verdade, aconterá!

Se há espuma, notícias plantadas, ou seja lá o que for, o tempo irá demonstrar, quem é quem.


Chris/SP

Reply

De vez em quando aparece um post meio esquisito que me deixa atrapalhado mas não confuso. Ao invés de estarmos aqui discutindo as bobagens, os roubos, os desvios de recursos e as maracutadias da bandidagem do Planalto Central, estamos entrando num "disse não disse" que só atrapalha as oposições. Disse e não disse assim como roupa suja, se lavam em casa. Se o Kassab for para qualquer outro partido perderá muitos votos, a começar pelo meu. Kassab esta onde está graças ao PSDB.

Reply

O problema com isso Coronel, é o que se cogitava inicialmente: a ida de Kassab para o PMDB.
Na prática, isso o tornaria um governista e colocaria a cidade de São Paulo novamente nas mãos do PT. Seria uma traição vergonhosa da população da cidade, que votou para afastar o PT.

Se Kassab quer formar um novo partido para ter mais espaço e poder concorrer a um cargo em 2012, que o faça, é um direito dele. Mas o direito que ele não tem é trair quem o elegeu.

Reply

FLOR LILÁS

Vejo seus comentários por aqui, e pergunto:

Você esteve no movimento da Av. Pauista (prox. Masp) hoje, sábado, marcado para as 09h00?????

Não pude ir devido a um contratempo doméstico.

VOCÊ TEM ALGUMA NOVIDADE, ou alguém aqui do blog????


Chris/SP

Reply

Parabéns Coronel, você acertou em cheio no seu comentário.

Apoio sem duvida a fundação de outro partido como quer Kassab, pois no lugar dele, não aceitaria nada menos que a Presidencia do DEM, já que é sem duvida o melhor prefeito que SP já teve, pelo menos nesses ultimos 25 anos, sendo um administrador e lider nato.

Podem falar o que for, mas ele é fiel ao PSDB de Serra, caminha junto com pessoas integras, como AFIF, COTAIT, entre outros. Simples vejam as suas secretárias e as subprefeituras que deixaram de ser currais de Vereadores e hoje são comandadas por EX-CORONEIS DA PM, onde o trabalho é levado a serio.

Teve peito de criar leis que outros não criariam como a CIDADE LIMPA, pois ordem em locais dominados por Camelos, fecha restaurantes em condições irregulares, expõe SP a todo momento como uma capital preparada para receber os maiores eventos.

Sou contrário a um possível união ao PSB. Ao PPS de Roberto Freire, acredito que seria muito mais facil de se justificar.

Reply

Chris/SP,

não sou de São Paulo...

Estou com a CBN ligada a manhã inteira e nada ouvi a respeito.

Vamos aguardar notícias. Espero que algum Coturneiro possa nos dizer como foi a situação.

Abraço!
Flor Lilás

Reply
Martim Berto Fuchs mod

"Via torta para o adesismo".

Por favor leiam e depois respondam para si mesmos: - Para que Partidos Políticos ?

Reply

Coronel
Penso exatamente da mesma forma como muito bem argumentastes.

Reply

estimado Coronel...

Kassab e sua turma (se ele ja tem uma turma, ja poder ser considerado uma liderança) podem ir para o partido que quiserem, desde que nao usem a brecha da nova legenda para depois de acasalarem como os socialistas do Campos...

Kassab nao tem espaço no DEM?

nao tem mesmo!

quer sair para criar outro partido?

TEM O MEU TOTAL APOIO!

mas faca a coisa seria, não me tire pra palhaço de montar um partido trampolim para depois virar colega do cara que comanda o estado que deu esmagadora maioria de votos para a múmia...

você sabe que um partido novo eh o que nos aqui mais queremos!

mas sem truques...sem querer nos passar a perna...

Reply

EM QUANTO CADA CADA CUIDAR DOS PRÓPRIOS INTERESSES E NÃO SURGIR UM ESTADISTA DE VERDADE NO BRASIL, ISSO VAI SER SEMPRE ASSIM... NADA MAIS ALÉM DO QUE SIMPLES JOGO DE INTERESSES.

A POLÍTICA É ASSIM MESMO E TODOS SABEMOS COMO A COISA FUNCIONA, MAS... SEMPRE HÁ UM MAS...
ALGUÉM PRECISA SURGIR, E SE INSURGIR CONTRA O MESMISMO DESSA POLÍTICA DO COMEÇO DO SÉCULO XX, QUE AINDA IMPERA NO BRASIL.
SERRA PODE SER ESTA PESSOA, MAS JÁ NÃO CREIO TANTO QUANTO ANTES, ESTE É UM FATO NOVO PARA ALGUÉM COM VISÕES DO SÉCULO XXI, SEM RANÇO DO PASSADO, TALVEZ O INDIO DA COSTA, OU MESMO O BOLSONARO, OU COMO VENHO PEDINDO, O GENERAL HELENO, QUE POR NÃO ESTAR ATRELADO A POLÍTICA E NEM DIRETAMENTE A POLÍTICOS, E POR SER UM LIDER NATO PODERIA SE APOSENTAR DA FARDA E SER ESSE ESTADISTA QUE, ELEITO PELO VOTO POPULAR, PORIA A NAÇÃO EM 8 ANOS (CASO SE REELEGESSE) NOS TRILHOS DO VERDADEIRO SUCESSO E A ENTREGARIA AO POVO A ONDE SEMPRE DEVERIA ESTAR DIANTE DO MUNDO.

Reply

Aos que insistem em dizer que o neto de Tancredo foi sacaneado no PSDB deviam é se queixar com os eleitores que em TODAS as pesquisas de intenção de voto o colocavam abaixo até da GovernANTA botocada.

Mas é possível que o eleitorado estivesse receoso porque o último mineiro eleito presidente não assumiu e entregou ao Sarney a incumbência ...

Reply

Sinceramente nao sei o que passa na cabeça do kassab se ele fizer bobagens , SP nao ira lhe perdoar por isso.
Nao tem nada ver a saída dele do Dem, com o Aécio.

Reply

Vamos por os pingos nos is.

Kassab assim como Bato Richa, mesmo sendo de oposição, nunca fizeram uma oposição "VIGOROSA"' como diz Aécio a Lula e ao PT.
Sempre fizeram uma oposição moderada, ao ponto de Lula dizer, se Martha não chegar ao 2º turno nos vamos apoiar Kassab.

Esses Dias mesmo li no blog do Fabio Campana, que Beto Richa e Paulo Bernardo estavam no maior dos amores descendo o pau no Requião e, elogiando Lula. O elogio partiu do Beto Richa.
Por tanto, se Kassab for da base aliada não é de se esttranhar.

Agora que ele foi fiel a Serra não há como negar.Se ele ficou conhecido, foi graças a Serra.

Agora o estranho é FHC elogiar Dilma.
Muito provavel vai subir a rampa do planalto. Mais estranho ainda é Alckmin fazer elogios rasgados a Dilma.
Vai na cotramão de tudo o que Serra diz.

Alckmin disse que Dilma é competente, tem todos os numeros. entende de tudo.
O PT deve estar gravando todas essas declarações.
Caso Alckmin seja candidato e Dilma for p/ a reeleição, já é uma arma contra Alckmin.
Depois não adianta se queixar.

Reply

Coronel,

É preciso compreender o cenário que antecede e que conduz a esse desaranjo que vemos.

No quadro pré eleitoral de 2010 o DEM se colocava como uma agremiação de Centro Direita enquanto o PSDB se queria de Centro Esquerda.
Nesse cenário era mais que natural que os Tucanos representados pelo Aécio formassem a massa de confluência com os demistas representados pelos Maias.

Acontece que o embate eleitoral obrigou o Serra, até então visto como um respeitado esquerdista no PSDB, a uma vigorosa e destemida guinada à direita.
Os Maia, raposas que são, aproveitaram para turbinar o movimento, indicando o Indio para compor a chapa.

Espanta o desconhecimento que o Serra demonstrou acerca dos nosso conservadores.
Hoje Fiespes, CNIs, CNTs, CNAs, querem se livrar o mais rápido possível das bandeiras empunhadas pelo Serra na última eleição.

Está aí a Kátia Abreu e o Alckmin fugindo da paranóica proposta de SM defendida pelo Tucano candidato.

Vejo que os nossos conservadores sem pedigree, mas pragmáticos, elegeram o PSB, um partido claramente de Centro e com viés direitista, como canal para suas demandas.
Os históricos, os portadores das bandeiras mais fundamentais, continuarão com o DEM, mesmo que comandado por um cacique dos Maia.
Mas para ambos uma coisa é fundamental: esquecer, apagar, a campanha eleitoral de 2010.

É o que vejo; não o que gostaria de ver.

Jacutinga

Reply

Coronel, não concordo com sua argumentação. Por ela a saída de Eduardo Paes do PSDB para o PMDB de Sérgio Cabral é justificável, assim como uma possível saída de Aécio Neves para o partido que ele quiser também o seria. Quer dizer então que os políticos deveriam pensar única e exclusivamente em seus próprios futuros políticos ao invés de em um projeto de nação que montam com os partidos a que pertencem e aliados que mantêm? É exatamente essa a base de tudo que existe de mais podre no sistema político brasileiro. Parecem ratos abandonando um barco fazendo água. Por que diabos Kassab precisa concorrer a algum cargo executivo nos próximos anos? Por que não pode concorrer a deputado federal ou ao senado para ganhar experiência?? Chegou onde chegou por indicação e compadrio, e não por esforço próprio. Se ele quer ser um político respeitável e seguido, ele que se empenhe em seguir as etapas mínimas exigidas. Acho bom ele baixar a bola, concorrer a alguns cargos no legislativo, perder algumas eleições, ficar parado algum tempo, fazer oposição e aí concorrer a algum governo ou cargo mais elevado. Senão vai ficar parecendo um menino levado e teimoso, achando que é o dono da bola e saindo batendo o pé quando vê que ninguém quer brincar com ele.

Reply

Meu problema com Kassab, não é sua saída do DEM, mas sim o fato de que aparentemente seria fundado um novo partido que depois iria se fundir com o PSB e virar... governista! Hein hein hein! como assim?

Agora, se Kassab realmente quer sair do DEM contaminado, fundar um partido e começar uma oposição de verdade... aí são outros 500! Tem meu total apoio.

Quanto a senadora Kátia Abreu, expliquesse ela como quiser, mas para mim não pegou bem ela se abster de votar no SM. Que sim, que não, mas que deixasse claro o que pensa. Abstenção significa que o negócio não importa, que tanto fez e tanto faz, que qualquer resultado presta... e estamos )ou estávamos) falando do SM. Fiquei com o pé atrás com essa senhora. Vamos ver os próximos capítulos.

Reply

Coronel,
o DEM que se exploda. Partido do faz de conta é pior que o adversário. Os sérios do PSDB devem fazer o mesmo, sem aderir a corja.

Reply

Quem começou roendo a corda das oposições foi a direção do DEM que começou a jogar solo. No PSDB houve Aécio Neves que também, iniciou jogo solo, inclusive fechando acordo com o PT para eleger um candidato do PSB para prefeito de Belo Horizonte. Mas, isso tudo seria superável caso não houvesse uma vontade imensa de aderir ao governo. Essa é que é a realidade. Há um adesismo pouco disfarçado. O que ocorre é que Kassab e os que o acompanharem na migração, podem até estar corretos devido a essas coisas mal explicadas. Só que todos estarão com um pé no ostracismo político. E pior, fazendo o jogo do PT.

Reply

Dois trastes políticos da "oposição": Kassab e Rodrigo Maia, o filho do coveiro do dem no RJ.

Reply

A senadora Kátia Abreu, deveria entender que ela estava ganhando muita projeção pelas suas atuações firmes e fundamentadas. Estava ganhando até militância na rede. Agora, está indo para os lados do PT.

Reply

Falaram aqui que Kassab foi o melhor prefeito de SP? Só pode ser piada. SP com todo o dinheiro que tem , está feia e decadente, com cara de terceiro mundo. Vou a SP a mais de 30 anos e acho que a cidade está muito abandonada.

Reply

Caro zoot-26 de fevereiro de 2011 17:23. Trata-se de uma Metrópole cosmopolita, com mais de 11 milhões de habitantes. E mais cerca de 4 milhões no seu entorno, a Região Metropolitana. No todo, cerca de 16 milhões de pessoas. Considerando o processo de conurbação, está cada vez mais ligada ao Rio de Janeiro, a segunda Metrópole do País. Há falta de acerto em muitas coisas, mas, o Kassab saiu-se melhor do que era esperado. Falta um pouco de arrojo, no sentido de frear a ocupação do solo, apertar na punição sobre o lixo jogado nas ruas etc. Além dos casos de prédios que poderiam ser ocupados para moradias, abandonados e invadidos. E ser mais enfático em defender a cidade dos ataques dos petistas que a colocam abaixo de zero. Agora, como ele está indo para o apoio ao governo do PT, não fará mais isso mesmo.

Reply

Cil-26 de fevereiro de 2011 15:53. Concordo plenamente. Não precisaria aderir a um partido tampão como é o PSB, auxiliar do governo. Se ele for realmente fundir com o PSB ele desaparecerá da vida política.

Reply

Quem precisa tomar cuidados é o Alckmin, tentando fazer política de boa vizinhança com o PT. Na primeira oportunidade a presidente o deixará falando sozinho. Ela tem todos os números? Uma ova. Quem tem de ter os números é o governador. Os números da presidente quem tem de ter é o ministro de cada área. E no geral, o ministro da Casa Civil. Assim, não haveria porque o Alckmin falar algo nesse sentido. Precisa afirmar-se o governador. Quem votou nele, votou, na maioria em Serra, fez a dobradinha e não em Dilma. Assim, os votos que ele recebeu devem ser respeitados. Ele trem de defender o Estado e quem votou nele. O Governador não é subordinado ao presidente da República. É um poder autônomo. Depois não reclame quando começar a ser vaiado e atacado. O mesmo pode acontecer com Kassab.

Reply

Coronel até concordo que o Kassab forme um novo partido, com gente de nome, mas se aliar ao PSB de Eduardo Campos(PE) e o partido de Ciro Gomes, do Chalita, Paulo Skaf, acha que ele terá espaço para concorrer ao governo do Estado de São Paulo, com estas raposas? Será que Áecio não esta por trás disso, incentivando ele a se unir ao PSB, para depois deixarm ele no caminho?

Reply

Coronel, fico triste, pois não estou nem um pouco preocupada com toda essa imundice política que nosso país vem atravessando.
O que mais me deixa desesperada nessa história toda é que não teremos mais oposição.
Rumamos diretamente ao chavismo brasileiro.

Reply

zoot-26 de fevereiro de 2011 17:23

Vem a São Paulo de onde? De Munich? Estocolmo? Kyoto? Melbourne? De que paraíso metropolitano você vem a Sampa para dizer que a cidade está decadente, feia e abandona? Comparando com o resto do país isso aqui é primeiro mundo companheiro. Tem seus problemas, como toda grande metrópole tem, mas dizer que está decadente e feia é opinião subjetiva logo irrelevante e dizer que está abandona é coisa de ignorante mesmo.

Reply

Coronel,

Sua visão e conhecimento sobre política é surpreendente.

Eu não tinha observado a situação
por este ponto de vista, talvez
Kassab consiga salvar a oposição do naufrágio.

Seria bom ver um novo partido de oposição que reúna nomes fortes
como: Kassab, Katia Abreu , José Serra ( este foi traido por boa parte do PSDB) e etc.

Gabriel

Reply

Ninguém falou nada sobre Masp e qualquer fato próximo. Mesmo a 1km de uma faculdade de jornalismo,a Cásper.
Dilma Kadafi rousseff odiaria se um jornal publicasse qualquer menção à passeata ou concentração.
Se um bêbado ou um skin head matador de homossexuais fosse achado no meio do povo concentrado, diriam no máximo que no meio de um bando de pessoas um skin head teria sido preso por desacato à policia e por resistência à prisão.
IMPRENSA PETRALHA OU AMEDRONTADA NADA noticiam sobre insatisfações reais da população, aumentam nos outros países que em São Paulo está como em Trípoli (Líbia) devido à leniência em combater a violência, os desequilíbrios sociais, etc...
Nunca comentam que em SP o Salário mínio é de 600 reais (610 nivel médio e 620 para nível superior).

Reply

A coisa mais idiota do Kassab foi banir a publicidade das ruas de SP. A cidade virou uma roça. Mostrou a feiúra dos prédios paulistas. Mal conservados e decadentes. A cidade ficou mais cinza do que é. Imginem esse incompetente como prefeito de Londres, Tokyo ou NY. Acabava com os neons e os luminosos destas cidades e proibia o Times Square. SP não merece um idiota desses como prefeito. Acabou com o cosmopolitismo de SP! A Av. Paulista está literalmente APAGADA!

Reply

Vejo o Sen.Itamar Franco como o único político com capacidade para liderar oposição séria e verdadeira,formando um paredão para não deixar a mediocridade do Pt comandar este país por cem anos.
Essa turma tucana liderada pelo pelo pessoal de São Paulo, por Aécio Neves, são adesistas, adoram uma boquinha e por isso ficam rondando quem está no poder.
Com tucanos e demos na oposição o Pt não vai deixar o poder tão cedo e esses quarenta e tantos milhões de eleitores que votaram no Serra estão orfãos de pai e mãe.

Reply