O negócio dele é com ditadores.

Marco Aurélio Garcia é um expert em relacionamento com ditadores assassinos como Fidel Castro e com outros que seguem pelo mesmo caminho, como Evo Morales e Hugo Chávez. Coube a ele interpretar que a presença do embaixador da Itália na posse de Dilma Rousseff foi uma prova de que não existe crise entre os governos. No que foi imediatamente secundado pelo novo Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota que, ao concordar com o dinossauro Garcia, dá provas de que será um Amorim com alguns centímetros e quilos a mais. A diplomacia italiana é muito melhor do que a brasileira. Imaginemos se o embaixador italiano não tivesse ido à posse da Dilma. Garcia seria o primeiro a colocar o Brasil no papel de vítima, vendendo ao mundo uma Itália raivosa e vingativa, que estaria atacando a soberania brasileira e cometendo uma grosseria imperdoável. A Itália, ao contrário, agiu com naturalidade, deixando os dois imbecis totalmente desarmados. A partir de hoje, a democracia italiana começa a tomar as suas decisões e, para isso, tem o apoio de toda a comunidade européia, que articula um protesto conjunto contra a decisão brasileira. A especialidade de Marco Aurélio Garcia é com ditadores, de preferência aqueles com acusações de assassinatos na biografia. Quando tem que manter relações com democracias, ele não consegue perceber que a truculência e a grossura não fazem parte das melhores tradições diplomáticas.

Clique e amplie para ler o Editorial do Estadão de hoje.

19 comentários

A propósito, está chegando ao fim (quer dizer, mais ou menos) a briga de compadres entre a petista Falha de S. Paulo e o petralha Comparato. A coisa tá assim:

CONJUR, 31/12/2010 - (...)
O caso teve início com o editorial “Limites a Chávez”, de 17 de fevereiro de 2009, que adjetivou a mais recente ditadura do Brasil de “ditabranda”. O termo causou indignação de leitores e a Folha divulgou manifestações que recebeu. Uma delas foi de Fábio Comparato, jurista festejado como um dos arautos da democracia, publicada no Painel de Leitores. Comparato, endossando manifestação publicada pela Folha, afirmou que "... o autor do vergonhoso editorial de 17 de fevereiro, bem como o diretor que o aprovou, deveriam ser condenados a ficar de joelhos em praça pública e pedir perdão ao povo brasileiro, cuja dignidade foi descaradamente enxovalhada....”.

O jornal, por sua vez, em nota da redação, disse que respeitava a opinião dos leitores, mas destacou o nome de Comparato porque, figura pública, nunca expressara repúdio a ditaduras de esquerda, como a vigente em Cuba. Considerava, portanto, cínica e mentirosa sua indignação.

Comparato ajuizou ação de indenização alegando que o jornal, se não gostou do que ele disse, deveria ter recorrido à Justiça e não respondido ao ataque. Ou seja, segundo o eminente jurista, ele poderia ter criticado o jornal, mas o jornal não poderia ter criticado o jurista.

Coube à juíza da 21ª Vara Cível de São Paulo, Alessandra Laskowski, a responsabilidade pela decisão do caso. Ao negar o pedido de Comparato aquela magistrada fundamentou sua decisão dizendo que, apesar da carga pejorativa dos termos "cínico", "mentiroso" e "democrata de fachada", atribuídos a Comparato na troca de farpas que se seguiu ao editorial, a agressão inicial foi do próprio Comparato, que se excedeu ao expressar sua discordância: “... não respeitou a liberdade de pensamento, (...) não se limitou a expressar sua opinião sobre a ditadura, mas também apresentou sugestão de humilhação ao réu."

Na apelação interposta contra a decisão, o desembargador Paulo Alcides Amaral Salles, relator do processo, entendeu que a resposta da Folha foi proporcional à reação de Fábio Comparato."

Reply

eu so discordo quando os jornalistas dizem que a situação eh "grave"...

colegas, nada mais eh grave nesse pais...

tudo que Lula fez e que foi considerado gravíssimo nao deu em nada e parece que o mundo também se contaminou com o "deixa pra la" bem tipico dessas terras...

me digam alguma patifaria protagonizada por Lula que resultou nas consequências catastróficas que muitos imaginavam que viriam?

o mundo esta petralhado tambem...

eh uma merda...

Reply
Imbecil e Ignorante mod

Coitado do MAG, a dentição podre afetou seu cérebro.
Eles não perdem por esperar, Berlusconi não vai deixar passar em brancas nuvens, alguma a Itália vai aprontar para esse bando de sacanas e espero que seja breve.
Na minha opinião a primeira seria cassar a cidadania da Famiglia.

Reply

O boca de bueiro tinha que se manifestar! Noojeento!

Reply

A Itália parece não saber que está lidando com radicais esquerdistas latino-americanos, e não com políticos de esquerda como os europeus. Para os primeiros, a ida do representante italiano à posse de dilma foi vista como um sinal de fraqueza.

Espero que a Itália reaja a altura esta semana. Mas cabe a nós também nos mobilizarmos no Brasil para apoiá-los. Devemos iniciar o quanto antes o movimento "fora Battisti!" para seguir o rastro desse canalha se ele for libertado, negando-lhe meios de subsistência e mantendo as autoridades italianas informadas a respeito do paradeiro. Assim que ele pisar no uruguai ou argentina, podemos fazer pelos italianos o que fizeram por nós no caso Cacciola: alertar a interpol.

Reply

É HORA DA PETIÇAO FORA BATTISTI

Reply

Já postei um comentário aqui no blog em que disse que bandidos,criminosos,traficantes,mafiosos tem em todo lugar.Mas só no Brasil é que os tais se "acomodam" melhor,pois têem a anuencia do governo.Tio Sam sempre tira casquinhas conosco em seus filmes policias.Os meliantes(personages)nas cenas finais dizem:"Vamos fugir para o Brasil"!Lembram-se de Crow o Magnífico com Steve Mcquen?Pois é,é assim.É só procurar,pois há outros filmes cujo final é assim.Casquinha?Sim,mas tem um fundo de verdade.

Reply

Na Folha de S.Paulo de ontem, o boca mole do Suplicy veio na coluna do leitor defender o bandido italiano dizendo que o processo na Itália foi forjado. Resumindo o Battisti é um anjinho de presépio.
Também falando em asilo, gostaria de ver o "grande" senador defendendo a deportação dos "criminosos" atletas cubanos deportados pelo Brasil.

Reply

Depois que vi a presidente na posse trocando abraços com a Erenice...
Battisti pode dormir tranquilo com o sono dos justos garantido por uma justiça totalmente aparelhada.

Reply

Espero, desejo e estimulo que a Italia e o povo italiana façam uma retaliação.
Como disseram, MAG e sua dentição podre, e acrescento, sua falta de carater já escumallhou muito o Brasil
Não há oposição, nem tampouco Forças Armadas.

Reply

A Itália perdeu duas vezes.

1> Não conseguiu a extradição de um maldito e contumaz assassino.

2> Deu cidadania italiana aos Lulinhas. Dois elementos que, se a nossa Receita Federal funcionasse pra valer, estariam mofando na cadeia.

Reply

O interessante é que todos que falam pelo governo e alguns dos acólitos, deram para dar lições de direito italiano...aos italianos.
O Suplicy discorda até do processo que condenou o Battisti e se diz disposto a provar para os italianos que a condenação está errada, pois, foi dada com base em delação premiada e julgamento à revelia. Como pode um absurdo destes???

Reply

Coronel, cade a oposição. Pelo que tenho visto e lido por aqui a oposição nao existe mais. Estamos mesmo nas maos desses ladroes, assassinos, e corruptos. Pobres brasileiros.

Deixar o Battisti ficar livre no Brasil é um absurdo.

Suplicy cala a boca mole tá.

Vamos fazer um manifesto contra Battisti...

Nao podemos aceitar todas essas loucuras de boca fechada...

Acordem brasileiros.....

Reply

O "suplicio" tá caduco e gagá,deve-se tê-lo na condição de ininputável.Infelizmente é um senador.O saco mesmo é ouvi-lo discursando no senado.Aconselho aos que sofrem de insônia,ouví-lo após às 22 horas na Tv senado(é óbvio,se tiverem saco).Se já tomaram remédios e não foram curados,ouçam-no.É um "santo remédio".

Reply

Pois é, a petralhada está longe de saber o que é elegância. Não é a tóa que o Defunto detesta FHC!

Reply

A que ponto chega um desgoverno: não cumprir um Acordo Internacional para abrigar um merda que só ficou conhecido pelos seus crimes! E que aqui pode representar a perda de muito milhões de euros. É o fim!
Li hj que a União Européia vai reagir. Tomara que cancele todos os acordos comerciais para a dilma ter que implorar pelo gravíssimo prejuízo que será causado.

Reply

Eu escutei na Rádio Band News que o Batisti custa R$1.800,00 por mês e que quando for solto, irá morar com a namorada brasileira em um apartamento em São Paulo. E, o mais engraçado, ele diz que vai se sustentar com a renda da venda dos 18 livros que escreveu...
A Band elogia muito o Lula, mas, em relação a esse caso, está botando a boca no mundo... ainda bem. Semana passada, o Joelmir Beting fez pronunciamento criticando a posição do governo, em nome doGrupoBandeirantes.Espero que eles não recebam nenhum tipo de represália da petralhada.

Mudando de assunto, na Baixada Fluminense (RJ) as passagens de ônibus já aumentaram .... mas o povo, continua feliz...

Stelapig

Reply

Com certeza se o embaixador italiano não fosse à posse, elles utilizariam o fato para posar de vítima e atacar a Itália.
Correta a posição do governo italiano. A partir de agora devem seguir os trâmites democráticos contra a decisão do governo brasileiro.
Os babacas não estão acostumados com a diplomacia democrática. Vamos aguardar, esse caso ainda vai dar o que falar.

Reply

Coitado do Suplicy! Se ele se atrever a ir à Itália para defender o Battisti vai tomar uma que não vai esquecer nunca mais! Isso se ele não levar uma pedrada na cabeça de algum manifestante (aqui se faz, aqui se paga)... Se aqui ele é tratado como um idiota no Senado, na Itália a coisa é bem pior... Lá você pode falar mal à vontade... é só assistir aos programas de TV italianos. Podem ter certeza que os brasileiros que vivem na Itália já devem estar sendo espinafrados... Será que Suplicy está tão esclerosado que esqueceu que o Direito Italiano vem direto do Direito Romano? Ou será que Suplicy vai pra Itália ensinar o PADRE NOSSO pro VIGÁRIO? Ou seja, ensinar DIREITO pros juízes ITALIANOS?

Reply