Nova temporada de caça.

Por conta da situação fiscal preocupante e de dúvidas sobre a melhor opção, a presidente Dilma Rousseff definiu que a compra dos novos caças da FAB pode até ser decidida no fim deste ano, mas qualquer gasto só será feito a partir de 2012. Com um corte em estudo que deve superar os R$ 40 bilhões no Orçamento e o trauma gerado pela tragédia no Rio, seria politicamente difícil para o governo decidir por um negócio tão caro neste momento em que o discurso é de austeridade. A compra dos 36 aviões de combate não sairá por menos de R$ 10 bilhões. Será financiado, mas requer uma parcela imediata. Dilma também já havia decidido colher mais informações. O antecessor, Lula, havia concentrado o processo nas mãos do ministro Nelson Jobim (Defesa).

Além de ter feito questão de uma conversa a sós com o comandante Juniti Saito (Aeronáutica), ela também entregou documentos ao ministro do Desenvolvimento, seu amigo Fernando Pimentel. Dilma quer ouvir setores fora do governo, principalmente a Embraer, e criar um grupo interministerial que examine a questão, reanalisando os argumentos da FAB (pró-Gripen sueco) e da Defesa (pró-Rafale francês). A negociação de preço provavelmente só ocorrerá após a escolha de um dos três concorrentes -o terceiro é o F/A-18 dos EUA- e não há hoje a possibilidade de reabertura do negócio a outros concorrentes. O adiamento confirma a enfraquecida posição do francês Dassault Rafale, preferido de Lula e de Jobim. Mais caro dos aviões oferecidos e o último na preferência da FAB, ele sairia por US$ 8 bilhões (R$ 13,3 bilhões ontem), mas Jobim diz ter conseguido abater US$ 2 bilhões (R$ 3,3 bilhões) do valor.

Crescem, por consequência, as chances da opção mais barata, que era a escolhida pela avaliação técnica da FAB, o sueco Saab Gripen -cujo pacote custa US$ 6 bilhões (R$ 10 bilhões). E um reforçado lobby norte-americano recolocou no páreo o Boeing F/A-18, cuja venda com armas e logística foi ofertada por US$ 7,7 bilhões (R$ 12,9 bilhões). Dilma ouviu o lobby pessoalmente do senador John McCain, na semana passada.
Disse a ele que o avião seria considerado, se houvesse uma manifestação explícita do Congresso americano de que não haveria veto à transferência de tecnologia de componentes do caça. Até aqui, argumenta, a garantia é do governo dos Estados Unidos. O senador americano disse que conseguirá uma carta com manifestação do Congresso americano. A instituição já aprovou a proposta da Boeing, mas pode haver vetos no futuro. O maior derrotado no processo, contudo, é Jobim, que buscava uma decisão rápida. Ele defende a consonância com a parceria já estabelecida com a França, que vendeu submarinos e helicópteros por mais de R$ 20 bilhões no ano retrasado. (Da Folha de São Paulo)

18 comentários

Caro Coronel. A Ave sueca não existe!!! Seríamos o único operador, imagine a dor de cabeça logística! Sim, temos opções melhores, mas a sueca com o NG não o é.
Joaca

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Imbecil e Ignorante mod

O velhaco e o Joban devem ter ficados putos com a decisão, ficaram sem os 6%.

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Para mim, tudo isso é jogo de cena. O ex deixou sua criatura com tudo montado. Ela não nomeou nem a copeira do Planalto sem autorização. Tem pleno controle de suas ações. Ela iria mexer em negócio fechado com os franceses sem aval? Não acredito. Isso aí é mais uma conversa para boi dormir, do tipo "sou católica", "sou contra o aborto", "sou a favor da liberdade de imprensa".

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Prezado Sr. Cel:

Talvez essa manobra até vá incluir o retorno dos "brothers" russos, (paixão dos petistas, Viegas que o diga) que já colocaram no EB, para operar na Amazônia, seus helicóPTeros MI35, aqui chamados de Sabre. Outra negociação aeronáutica,esta curiosamente com pouca divulgação pela mídia amestrada, mas também cheia de nebulosidades...

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Cel

Qualquer caça que o país comprar virá com a tecnologia ultrapassada!

O BABACA do Lula não negociou para entrar no consorcio RIC (Russia, India e China) que esta projetando o caça de quinta geração para concorrer com o consorcio RAPTOR formado pelos EUA, Inglaterra, Australia, Israel e outros por que estou esquecendo agora.

Átila

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Cel.

Não entendo de aviões, e muito menos de caças. Mas, gostaria imensamente de ver o velhaco e o jobin darem com os burros n'água. Os dois patetas ficarão sem a taxa de sucesso (6%), que deve estar incluida no preço. Caso contrário, por que ambos estariam tão empenhados nessas latas ???


Chris/SP

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Coronel, isso esta me parecendo mais um arranjo combinado com o molusco porque estamos a banca rota. Esse ano por causa do dinheiro gasto com a eleição do poste nao sobrou nem centavos para nada. Ai essa desculpa esfarrapada para analisar o que o ex chefe cachaceiro ja decidiu. Ganhar tempo para entrar dinheiro no caixa... Agora nao podem comprar nem aviao de aeromodelismo.

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Coronel e Amigos,
O lulladrão e o jobinho deram entrevista ontem à noite, esclarecendo que a peferencia deles pelos caça rafale não é política, não! A escolha é puramente técnica, fudamentada na seguinte especificação: "Se o preço do rafale é muito maior do que o preço dos concorrentes, é porque o rafale é melhor. Alguém já viu um Celta zero km custar mais caro do que uma BMW zero km?"
Eu concordo com essa explicação técnica e, acim de tudo, muito lógica.
ABAIXO A LIBERDADE DE IMPRENSA!!!!
VIVA A NOÇA DEMOCRACIA!!!!
(Obs. Aina tô esperando o depósito da minha comissão, naquela conta bancária que eu já informei pro chefe da Casa Vil da presidência).

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o dinheiro acabou ....
Para eleger sua sucessora o Nullo acabou com todo o dinheiro!!

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Coronel,

assim como a Chris /SP eu também nada entendo disso...

O que me pergunto é: e como fica a DEFESA do espaço aéreo do Brasil??

Nossas FFAAs desfalcadas e os soldados mal-tratados, com alimentação e vestimenta (inclusive seus coturnos!!) ruins, armamento defasado!
Que seria de nós se houvesse algum confronto com outro país?

SOCORRO!

Flor Lilás revoltadíssima


COTURNEIRO FLUENTE EM IDIOMA ESTRANGEIRO
ESCREVA PARA A IMPRENSA INTERNACIONAL
QUEBRE o PT pela MÍDIA
FOTOGRAFE e DENUNCIE

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Coronel, como fica o Sarcorryso que promete bolsa champanhe vitalícia para os sócios nersão chopim e a nulla ululante? O camelô francês não vai gostar nem um pouquinho.

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Caro Coronel
A Fatura de EADS é alta é além dos dos A330MRTT que estão na linha de produção da Airbus, com cliente confidencial, na configuração REVO/VIP (REVO-Reabastecimento aéreo), há fortes boatos que o Eurofighter será o ganhador, principalmente por ser EADS e pela Inglaterra estar desativando 55 com 3 anos de uso, para contenção de despesas. Senhores, acompanhem os programas militares, somente EADS, FIAT e Embraer continuarão!

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Coronel,
O cachaceiro registrou em cartório os mal"feitos" do seu governo, certo? Se o país já está correndo risco com a inflação, juros aumentando, o governo pegando empréstimo para ajudar as vítimas das enchentes, etc, etc, não é possível processar o sujeito por falsidade ideológica ou por não ter cumprido aquilo que registrou?

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Flor Lilas

"Como fica a DEFESA do espaço aéreo do Brasil??"

Até temo fazer a mesma pergunta que você fez acima, porque se estes irresponsáveis e incompetentes ocupantes do governo federal não foram capazes de prevenir e nem de dar conta da tragédia na região serrana RJ, o que diria defender uma nação inteira de ataques inimigos.

Por sorte, não temos inimigos estrangeiros declarados para nos preocuparmos, por enquanto, com este tipo de beligência. Caso contrário, morreríamos todos.


Chris/SP

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Flor Lilas

"Como fica a DEFESA do espaço aéreo do Brasil??"

Até temo fazer a mesma pergunta que você fez acima, porque se estes irresponsáveis e incompetentes ocupantes do governo federal não foram capazes de prevenir e nem de dar conta da tragédia na região serrana RJ, o que diria defender uma nação inteira de ataques inimigos.

Por sorte, não temos inimigos estrangeiros declarados para nos preocuparmos, por enquanto, com este tipo de beligência. Caso contrário, morreríamos todos.


Chris/SP

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Barão do Cambiju mod

-No andar da carruagem, quando esses aviões chegarem no Brasil, servirão apenas para serem repassados à Força Aerea Guarany, como indenização da Guerra do Paraguai.
rsssssssss

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Chris/SP,

a Izabel escreveu algo que pode nos consolar, e hoje estou precisando muito de consolo com todas essas atrocidades:

Não há mal que sempre dure, nem bem que não se acabe".


Tudo passa...
Temos mesmo que ter paciência. E coragem!
Hoje sinto coragem zero...

Flor Lilás desacorsoada...


NADA COMO UM DIA ATRÁS DO OUTRO

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Eu não sei quantos aqui são servidores públicos, mas em toda licitação ganha-se o mais barato, desde que este cumpra as exigências do edital de publicação.

Fico pensando porque o "gobierno do defunto" insistiu tanto na compra desses caças franceses, que são mais caros!

Se a questão é transferência de tecnologia, e eu não sei porque toda essa insistência, o Brasil poderia muito bem ficar com os aviões mais baratos e participar do desenvolvimento de uma caça que está sendo feito em conjunto com os outros três países do BRIC, até onde sei. A Rússia, pelo menos, já foi uma grande potência bélica e transferência de tecnologia velha por tecnologia velha, melhor a russa.

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