Dilma deveria ser agradecida aos militares que aprovaram a Lei da Anistia.

O general de Exército José Elito Carvalho Siqueira, 64, novo ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), graduou-se na mesma época e na mesma brigada de paraquedistas que combateu a Guerrilha do Araguaia (1972-1975). Nomeado para o primeiro escalão de um governo que se diz disposto a construir narrativa oficial sobre as mortes e desaparecimentos na ditadura, Elito assumiu o cargo na segunda-feira se posicionando contra a criação da Comissão da Verdade e dizendo que os desaparecidos são um "fato histórico" do qual "nós não temos que nos envergonhar ou vangloriar".

A declaração deu origem a um pedido de explicações da presidente e ex-guerrilheira Dilma Rousseff e criou mal-estar no governo. Dilma aceitou a alegação de que ele teria sido mal interpretado. Procurado pela Folha, Elito não esclareceu se atuou ou não no combate à guerrilha. O currículo de Elito divulgado pelo GSI omite a data da passagem do oficial pela brigada que combateu no Araguaia. Diz apenas que, após se tornar oficial, em 1969, foi "classificado no Regimento Escola de Infantaria, sediado no Rio" e cita os cursos "básico de paraquedista, ações de comandos, mestre de salto, forças especiais e salto livre", sem precisar onde ele atuou.

Livros sobre a Guerrilha do Araguaia descrevem que até 330 paraquedistas da unidade, contemporâneos de Elito, atuaram no conflito, que resultou na morte de 59 guerrilheiros do PC do B, de 16 soldados do Exército e de dez moradores da região, segundo o jornalista Elio Gaspari. Elito entrou no Exército aos 17 anos, como cadete, 15 dias após o golpe de 1964. A Folha apurou que Elito atuou na Brigada de Infantaria Paraquedista da Vila Militar do Rio entre 1970 e 1973, quando virou instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras. A informação foi confirmada por três oficiais: um general da ativa (que pediu anonimato), um general e um coronel da reserva.

Ao mesmo tempo, Elito graduou-se no curso de Forças Especiais, tropa de elite do Exército treinada em técnicas de contraterrorismo e ações contra guerrilha. O período de Elito nos paraquedistas coincide com boa parte da participação da brigada no Araguaia -de 1971 a 1975. Um colega de turma de Elito confirmou que o general atuou com os paraquedistas ao tempo em que houve o combate à guerrilha, mas disse que ele não integrou as equipes levadas ao Araguaia. O coronel da reserva Lício Augusto Ribeiro Maciel, que combateu por mais de um ano no Araguaia, elogia Elito, mas acredita que o general não lutou no Araguaia. 

"Todo mundo o coloca como trabalhador, honesto, ético. Acho que não vai se dar bem nesse governo, não vai se submeter a um governo de uma guerrilheira. É um desperdício", declarou Maciel. O oficial da reserva Sebastião Rodrigues de Moura, o "major Curió", disse não se recordar do nome de Elito, mas observou que havia uma separação de comandos entre o Serviço Nacional de Informações, no qual ele estava lotado, e os paraquedistas. (Fonte: Folha de São Paulo)
.................................................................................
O general Elito deu a declaração mais equilibrada sobre o tema, em todos os tempos. Ninguém deve se orgulhar de um período da história sobre o qual já houve um tratado de paz, denominado Lei da Anistia. Foi a Lei da Anistia que permitiu que uma guerrilheira que participou de grupos armados que mataram, torturaram e assaltaram para implantar o comunismo no Brasil chegasse à presidência da República. Ela, em primeiro lugar, deveria ser agradecida por isso. E enquadrar não um general patriota, mas sim o bando de vagabundos oportunistas que a cerca e vive querendo abrir a ferida para ganhar mais dinheiro do que já receberam dos cofres públicos, a título de indenizações e pensões.

20 comentários

Coronel,
Essa revanche vem de longa data! O Foro de São Paulo assim determinou. No Uruguay e Argentina ocorre a mesma discussão.
Para um esquerda, os inimigos "deverão" ser aniquilados!
JulioK

Reply

chega de adesismos!

gente seria e honesta tem que cair fora na primeira patifaria a que forem submetidos...

fazer parte de um governo eh uma coisa...

fazer parte de um grupo de patifes eh outra completamente diferente...

Reply

A Lei da anistia foi ampla, geral e irrestrita. The end.

Reply

O general Elito não deveria ter aceitado o convite para integrar o governo.
Tendo aceitado, agiria bem se entregasse o cargo, reagindo altivamente a qualquer tentativa de humilhação.
Não são umas gracinhas, esses ex-terroristas do governo? Eles podiam matar, soltar bombas, executar, assaltar, roubar, fazer o diabo a quatro. Fazendo isso, eram heróis. Os militares, agindo em defesa da democracia, na salvaguarda da Constituição e preservando os valores da Pátria, ameaçada na época de se tornar um satélite comunista do ruinoso império soviético - que décadas depois, apodrecido, desmoronaria sozinho -, os militares, como ia dizendo, são vilões. A Lei de Anistia deve ser revista para puni-los, ao mesmo tempo em que se glorifica - e se gratifica em bilhões com dinheiro público - aqueles que pegaram em armas e explosivos para fazer do Brasil uma ditadura comunista. Sei...

Reply

Bravo General. Espero que não seja enquadrado pela terrorista. Caia fora antes, com dignidade.

Reply

Pura inversão de valores...

- Consciências compradas com o dinheiro público...
- Vagabundos recebendo passaportes reservados a Agentes de Estado...
- Agentes de Estado fazendo a segurança de vagabundos...
- Vagabundos usando o patrimônio do Estado e,

Me vem um outro vagabundo na mídia amestrada dizer que isso é ínfimo, coisa dos 3% que acham que o des-governo de luis inácio foi ruim ou péssimo...

Reply

Quando um beócio repreende aspirantes a oficias da AMAN por terem escolhido, e muito bem, o nome do melhor e maior Presidente da República que o Brasil já teve, não me surpreende se mais dias ou menos dias o Gen Elito for demitido "a bem da cloaca aberta" do governo Dilma.

Em governo petralha, pessoas de bom caráter e honestas não deveríam fazer parte.

Reply

Apesar até pouco tempo eu Confiar e ter Esperanças nas FFAA,
hj não mais,
acho que eles meerecem mesmo essas carraspanas da dilma,
se aceitam,
seja se sujeitam,
tem mais é que tomar umas boas carcadas, pra aprender que Milico não Cumpre Ordens de Paisanos, já que se colocaram nessa condição todo castigo é Pouco...

Reply

Começou o confronto com os militares. Aguardem que o pirão irá engrossar. Os comunistas gostam disto.

Reply

mas...uma dúvida continua no ar....o general Elito é ou não uma Cagão?? Mijou ou não prá trás diante da "presidenta"???

Reply

Dilma sabe das coisas.
Pelo menos no caso dela, sabe direitinho do que ela e cumpanhêros
são capazes ... Ah, sabe !!!
Convém nos acautelarmos.

Reply

Toda vez que estiver despachando com a presidente Dilma, o general José Elito pode e deve estar pensando, de acordo com o que ele mesmo declarou publicamente: “Como é que eu posso estar subordinado a essa mulher, que deveria estar desaparecida?”

E Dona Dilma, que convidou para a própria posse, 11 pessoas, prisioneiras como ela (nada surpreendente), que fique imaginando sem palavras: “Não sei o que esse general era há 40 anos em termos de hierarquia. Mas pelo que falou, adoraria que eu tivesse DESAPARECIDO”.

Os dois pensamentos silenciosos, perfeitamente imagináveis. Ela deve chegar pelo menos a 2014, ele, se tiver vida profissional mais longa, constrangimento duplo e diário.

Hélio Fernandes - Tribuna da Imprensa

Reply

Restposta muito boa!

Reply

O general Elito foi corajoso ao dar a declaração contrária à criação da Comissão da Verdade. Percebe-se que representa exatamente o que ele pensa, diferentemente dos PeTistóides de plantão, uns mentirosos que só abrem a boca para falsear TUDO. Porém...pedido de desculpas??
Não gostaria de julgá-lo porque não sei os motivos que o levaram a esse ato, mas ele está muito recente no cargo de ministro-chefe do GSI, não daria para resistir um pouco?? É claro que agindo na resitência e com dignidade, seria rapidamente execrado pela corja aboletada nesse (des)governo. No entanto, não é aceitável que se trabalhe com essa gente aceitando absurdos e humilhações, a menos que seja para sobrevivência.

General, não se entregue assim. Metade dos brasileiros esperam isso do Senhor, e não somente 4 % deles, como quer fazer acreditar a súcia de delinquentes, com sua propaganda enganosa BIlionária e às custas dos nossos suados impostos e da ignorância ou má fé dos ditos 87%.

Reply

Sempre fui FÃ dos MILITARES e muito agradecido a todos eles!

O Brasil não tem mais jeito com essa QUADRILHA de VAGABUNDOS no Poder!

Reply

Faz sentido.

A entrevista com Gabeira durante a campanha presidencial foi uma verdadeira aula da história política do Brasil.

“Hoje, Fernando Gabeira falou à Folha com a autoridade de alguém que militou na extrema-esquerda, atuou em grupos terroristas e, com o passar do tempo, soube fazer a necessária crítica a esse passado reprovável. Gabeira, hoje, não tem receio de apontar os erros do seu passado, que são, também, os erros do passado de toda essa esquerda brasileira que hoje está no poder. Leiam com atenção o que ele disse:

"Todos os principais ex-guerrilheiros que se lançam na luta política costumam dizer que estavam lutando pela democracia. Eu não tenho condições de dizer isso. Eu estava lutando contra a ditadura militar, mas, se você examinar o programa político que nos movia naquele momento, [ele] era voltado para uma ditadura do proletariado. Então, você não pode voltar atrás, corrigir seu passado e dizer que estava lutando pela democracia. Havia muita gente lutando pela democracia no Brasil, mas não os grupos armados, que tinham como programa esse processo de chegar à ditadura do proletariado. A luta armada não estava visando a democracia, pelo menos em seu programa",(Gabeira)
Sobre Cuba
“ Cuba é uma ditadura.Os presos políticos de Cuba estão resistindo com dignidade e mereciam respeito do Brasil que o presidente não expressou. Não tenho nenhum sentimentalismo a respeito da passado nem a respeito de Cuba.”(Gabeira)

Concluiu
“Primeiro avaliar o seu próprio passado...segundo avaliar a relação se tem com o que se lutava no passado a relação que se tem com o chamado” socialismo”. E finalmente, nenhuma condescendência com a ditadura de esquerda.”(Gabeira)

Homens que tem capacidade de reconhecer seus erros fazem história

Entrevista na integra:

http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/confira-a-integra-da-sabatina-com-fernando-gabeira-pv-04029C3360C08153C6?types=A

Reply

Pelo visto ele vai cair fora antes que seja humilhado!

Reply

conversando com um grupo de colegas interessados no tema e 100% endossam a postura do Gen Elito e de outros que estão levantando a voz contra o grupo de oportunistas que pretende dividir o país e nele reinar por 100 anos ...

Reply

Depois de terem matado tanta gente, esse bando de cangaceiros devia pedir desculpas ao povo brasileiro mesmo.

Reply

"Acho que não vai se dar bem nesse governo, não vai se submeter a um governo de uma guerrilheira."

Brilhante declaração! Declarou o óbvio. Agora, se é assim, porque o coronel aceitou? Isso sim é curioso. Mas as definições de valores nesse país estão tão niveladas pelo baixo do mais baixo calão, que não dá brincar. Vai que o coronel "se renda" aos caprichos da Rainha de Copas.

Reply