Vem aí a ANC, Agência Nacional da Censura.

Da Folha de São Paulo:

A primeira versão do projeto do governo para o setor de telecomunicação e radiodifusão prevê a criação de um novo órgão, a ANC (Agência Nacional de Comunicação), para regular o conteúdo de rádio e TV. A Folha teve acesso à minuta da proposta, batizada de Lei Geral da Comunicação Social. O texto tem cerca de 40 páginas e vem sendo mantido em sigilo. É resultado do grupo de trabalho criado há seis meses e coordenado pelo ministro Franklin Martins para discutir um novo marco regulatório para o setor. A nova agência para regular conteúdo substituiria a Ancine (Agência Nacional do Cinema) e teria poderes para multar empresas que veicularem programação considerada ofensiva, preconceituosa ou inadequada ao horário.

O presidente da Ancine, Manoel Rangel, disse à Folha que não tem "opinião formada" sobre a mudança. O texto prevê ainda a proibição que políticos com mandato sejam donos ou controlem rádio e TV. A atual legislação proíbe apenas que eles ocupem cargos de direção nas empresas. Não está claro no anteprojeto se a vedação atingiria quem já tem concessões. Levantamento da ONG Transparência Brasil aponta que 160 parlamentares têm concessões de rádio e TV. O ministro já afirmou que o governo Lula não vai encaminhar o projeto ao Congresso, e sim entregá-lo a Dilma Rousseff como sugestão. Caso Dilma decida enviar a proposta ao Congresso, o texto pode sofrer alterações e passar por consulta pública. Se a lei for aprovada, o funcionamento da agência será detalhado em decreto. Na semana passada, Lula disse, em entrevista, que Dilma fará a regulação.

O processo de outorga de novos canais ou renovação também passará pela nova agência, além do circuito Ministério das Comunicações-Congresso, e se tornaria mais transparente, com o passo a passo publicado na internet. A Folha apurou ainda que a proposta incorpora vários pontos do PL 116, que cria novas regras para o mercado de TV por assinatura e de conteúdo audiovisual, mas não trata de regras para cumprimento do limite de participação de capital estrangeiro nos meios de comunicação. Será mantida a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que cuida de questões mais técnicas, como a elaboração de planos e distribuição de canais. Para o governo, a agência não significa censura, porque o conteúdo será analisado depois de veiculado. Representantes do setor, porém, avaliam que a proposta abre brechas para cercear jornalismo e dramaturgia. Além disso, dizem, a Constituição já prevê punição para os abusos. A criação da agência para regular conteúdo tem apoio de entidades que defendem o "controle social da mídia".
..................................................................................
Comentário: A questão de político não poder ser dono de veículo de comunicação é apenas um bode na sala pois, obviamente, além dos 160 parlamentares que possuem concessões, outros tantos têm como donos que as têm. O escandaloso é o entendimento que, como não haverá controle prévio de conteúdo, não haverá censura. O problema não é ser prévia ou posterior. O problema é atacar a liberdade de expressão, que é um direito constitucional. É bom lembrar que o governo tem absoluta maioria no Congresso para aprovar o que bem entender. 
..................................................................................
Para o comentarista que fez referência à expressão "bode na sala". Ela é mais velha do que mijar para frente e cagar sentado. Também poderíamos utilizar "boi de piranha". Se o Coronel usou a expressão na mesma oportunidade que o Reinaldo Azevedo não é plágio, é coincidência. Ou coerência. Até porque hoje levantei mais cedo do que o Tio Rei, basta ver a hora da publicação dos posts.

20 comentários

Coronel.
Vamos rasgar e jogar no lixo a nossa Constituição.
Não pode ser jogada no meio da rua, pois é de lá que virá a "justiça achada nas ruas".
Quem sabe teremos "justificativa" para fazermos o mesmo que os que estão no poder hoje fizeram ha meio século atrás?

Reply

Bom dia a todos.

Eu nao concordo com a censura,mas fico aqui pensando se alguns jornais fechassem,se algumas radios falissem,se muitos jornalistas ficassem desempregados.....

No fundo eu acho que nao iria ficar triste de ver esses lambe bunda do petismo desempregados.

Reply

"Bode na sala"? O Reinaldo usou a mesma expressão no post dele sobre o mesmo assunto. Coincidência????

Reply

O nome disso tudo, tirando a tentativa que eles utilizam de escolher palavras de duplo sentido para gerar ambiguidades é simplesmente censura. Lembrem-se de "recursos não contabilizados", dossiê virou "banco de dados". No caso do Irã, pena de morte, virou "não ser a favor de apedrejamento" e por ai vai.

Reply

Coronel, não fica dando explicação pra idotas, manda eles pro c·$%&//((

Reply

Coronel,

é praticamente o conteúdo do PNDH, que tanto advertimos, que está sendo colocado em prática. Se segura, gente!!!

Reply

Coronel, ao invés de se preocuparem em dar uma escola com elevada qualidade de ensino às nossas crianças, com a segurança e a saúde da população, as preocupações dessas hediondas e velhacas ratazanas são: a compra de um caríssimo avião para a Dilmona. Uma censura total e ferrenha na nossa já combalida imprensa. A volta da safada e inaceitável CPMF. Esse é o PT, o Partido das Trevas!!! Cuba, seremos você amanhã!!!!!

Reply

Bem, comentar o quê a respeito? Ninguém aqui deve estar surpreso. Para aqueles que acreditaram e votaram no PT, por ingenuidade, bairrismo ou manutenção de uma bolsa-esmola, só posso dizer: VOCÊS SÃO RESPONSÁVEIS POR ISSO, NÃO VENHAM CHORAR NO MEU OMBRO. AS INTENÇÕES DESSA GENTE ESTAVAM BEM CLARAS, EM ALGUNS CASOS ATÉ REGISTRADO EM PAPEL!

Ontem comentei no RA sobre a razão do governo lula pressionar a ONU para que países não sejam condenados por violações de direitos humanos. A minha explicação para isso é bem simples, só posso concluir que o núcleo duro de extrema-esquerda no governo vislumbra a possibilidade de aplicar aqui medidas de exceção no futuro, com supressão de direitos e garantias fundamentais, pelas quais o país certamente seria condenado e marginalizado.

Vamos ver até onde vai a farra. A gastança com obras faraônicas e o inchaço da máquina estatal vão ser sentidos mais cedo ou mais tarde. Isso vai afetar as eleições, quero ver o que essa turma vai fazer na iminência de perder o poder.

Reply

tô na área
E eu diria
AI MEUS SAIS!!!
fui...

Reply

O maior dos absurdor é a criação de um orgão público de enorme magnitude e tão grande poder decisório ser "criado" em sigilo.
Uma coisa dessas tem que ser discutida na Central do Brasil ao meio-dia.

Reply

na boa? eu quero mais é ver o circo pegar fogo.

Reply

Como já disseram, rasgaram a constituição.
Agora quero ver o que farão. E os petistas do whisky o que dirão?

Eu torço para que eles fo_am com a Rede Globo de Televisão.

Reply

Bode na sala é a expressào perfeita para o caso. E há casos em que, quando se reclama muito do bode na sala, o sujeito põe um segundo bode, apenas para poder tirar um deles e ser aplaudido.

Reply

Prá mim, controle prévio ou posterior, É CENSURA SIM, ou êles acham que tôdos os brasileiros são burros, como seus eleitores???

Talvez em breve, não estaremos mais aqui, comentando ou dando nossas opiniões.

Enão teremos mais o direito, de usar o contrôle remoto, quando não gostarmos de algum programa.Êles decidirão por nós.

Izabel

Reply

Ah... sim, o estado poderá concentrar tudo o que quizer...
ele carrega a bandeira comunista...

Reply

Que é isso Coronel!!!

A mim você e o Reinaldo Azevedo são dois ícones da luta contra a corrupção no Brasil.

QUERO MAIS É QUE VOCÊS FAÇAM PARCERIAS (um dá o passe o outro manda pro gol).

Grande abraço e felicidades a todos nós, NÃO ELEITORES DE LULA (OU PARCELA NÃO IDIOTA OU VENDIDA DO BRASIL).

Reply

Coronel,
nem precisar. Já estão todas devidamente $$$ enquadradas.

Reply

Eheheheheeh! Será que ainda poderemos exercer a nossa "atividade subversiva" aqui no blog????

Cada uma viu!

Reply

O ovo da serpente... E salve o valoroso FAL!!!Hmmm, sera q ainda poderei homenagear..........

Reply

Coronel;
Seu blog, como os de Reinaldo Azevedo, Augusto Nunes,Gente Decente, Lucio Neto,Ucho e, tantos outros em defesa da democracia e da liberdade de imprensa são necessários, úteis e verdadeiros pilares para sociedade poder desfrutar de uma verdade inconteste sobre o governo corrupto do lula e,a continuação do desastre que vai ser o de Dima. Mas, pergunto-me porque 44% de votos, ou sejam 44 milhões de pessoas, não poderiam se unir e comprar uma TELEVISÃO E UM JORNAL EXCLUSIVO DE OPOSIÇÃO? Tenho certeza de que milhões de pessoas decentes e democráticas não deixarão de assinar e colaborar com tal empreendimento. Porque não lançar a idéia?
Já estamos fartos de sermos solapados pelos jornais e tvs que aí estão. É hora de pensar no Brasil antes que êle afunde.

Reply