Será que Mercadante vai virar doutor? Ou tem mais treta na parada?

Da área de comentários:

“As Bases do Novo Desenvolvimentismo: Análise do Governo Lula” é o título da tese de doutorado que o senador Aloizio Mercadante (PT), escolhido como ministro da Ciência e Justiça do governo Dilma Roussef, defende na próxima semana no Instituto de Economia (IE) da Unicamp. A banca reúne alguns dos principais nomes do panorama econômico nacional: Maria Conceição Tavares, João Manuel Cardoso de Mello, Delfim Neto e Bresser Pereira, os dois últimos ex-ministros da Fazenda. Conceição Tavares e Cardoso de Mello, a exemplo de Mercadante, foram docentes do Instituto de Economia da Unicamp. O orientador da tese é o professor Mariano Laplane, também diretor do IE-Unicamp."

Do site do Instituto de Economia da Unicamp:

Não consta nenhum aviso. Não está no calendário de defesas de teses. 
Atualização: Agora já consta e foi atualizado após as 15:16 horas.

Para defender a tese, Mercadante deve ter cumprido:

a) Requisitos

Para obter o título de Doutor em Economia é preciso cumprir pelo menos 120 créditos em disciplinas de pós-graduação o que exige três semestres. Cada disciplina vale 12 créditos e estudantes em tempo integral cursam normalmente três disciplinas por semestre. É preciso também elaborar uma tese de doutorado equivalente a outros 150 créditos.

b) O período de integralização

O curso de Doutorado em Economia deve ser integralizado em no máximo 48 meses.

Caso Aloízio Mercadante tenha interrompido o seu curso desde 2007, está jubilado e não poderá receber o título. Terá que reingressar e passar por todo o processo de seleção e de conquista dos créditos. Era só que faltava a Unicamp estar quebrando regras por causa de um futuro ministro. Deveria ser mais rígida com ele do que com alunos normais, sob pena de perder o prestígio. Será que o Mercadante passou pelo qualifying? Como funciona o número mínimo de artigos publicados por um doutorando na Unicamp? Comentaristas bem informados, por favor, postem detalhes. Além do mais, o título da "tese" sugere um "estudo de caso". Isto está mais para dissertação, não é mesmo? Queremos ver ineditismo...
..............................................................................
Atualizando, veja o "time" que vai "doutorar" o Mercadante... É ou não é uma festa?

Fomos até a Plataforma Lattes localizar o currículo do doutorando Aloízio Mercadante Oliva. Não está lá. Assim, não podemos saber se cumpriu ou não as publicações mínimas que qualquer doutorado exige. Tampouco sabemos quando se matriculou e quando interrompeu. Aí tem!

49 comentários

Que é isso Coronel, a Unicamp quebrar regras? Nunca, aliás a regra mestre será sempre respeitada, qual seja:
Cumpanheiro é cumpanheiro.

Então é assim, O Merdadante vai lá e faz de conta que escreveu ao menos a dedicatória. A banca faz de conta que pergunta. Aí nós faremos de conta que acreditamos.

Mas não se preocupem "a história me julgará..." como no Brasil os livros são todos escritos (ao menos os publicados) por cumpanheiros, a PETRALHADA TÁ TODA TRANQUILA, afinal oposição fraca e tímida é o que temos. nâo é mesmo?

Reply

“As Bases do Novo Desenvolvimentismo: Análise do Governo Lula”

Xiiii.... pela tese escolhida o cara só vai falar merda. Afinal, esse é o tipo da coisa que quanto mais mexe mais fede. A realidade é que uma análise precisa do governo Lula, acusará um excesso absurdo de coliformes fecais. Isso tudo não está me cheirando nada bem.

Reply

Coronel, eu não entendi muito bem, acho melhor o senhor verificar, penso que o correto seria:
"As Bases do Novo e Incontrolável Desenvolvimentismo da Corrupçao: Análise do Governo Lula”

Reply

Consta sim do calendário do IE:

Doutorado em Economia
17/12/2010

Área: Política Social
Titulo: As Bases do Novo Desenvolvimentismo: Análise do Governo Lula
Autor: Aloizio Mercadante Oliva
Orientador: Mariano Francisco Laplane
Data: 17/12/2010
Local: Auditório prédio principal
Hora: 10h
Banca de Defesa
Docentes do Intituto de Economia

João Manuel Cardoso de Mello - Titular
Maria da Conceição de Almeida Tavares - Titular
Carlos Alonso Barbosa de Oliveira - Suplente
Eduardo Fagnani - Suplente
Banca de Defesa
Docentes Convidados (Externos)

Luiz Carlos Bresser Pereira (USP) - Titular
Antonio Delfim Neto (USP) - Titular
Ricardo Abramovay (USP) - Suplente

Hereticus

Reply

ahahaha...

arranjaram a banca mais companheira e camarada possivel...

não tem como não passar...

porra, todo mundo deveria pedir amigos, parentes e companheiros nas suas defesas de doutorado e mestrado daqui pra frente...

Reply

Hanhan... Ele vai defender uma tese sobre o Lula? E na banca estará a Maria da Conceição Tavares? Então o doutorado já está no papo. E com louvor!

Reply

de novo: olhem a turma da banca...

o coitado do Tiririca foi submetido a teste mais difícil...

Reply

Como é que é ? Ministro da Ciência e Justiça ?!!!
É uma piada atrás da outra...

Reply

Cel.

Pela sua explanação, pode ser até diploma arranjado com a anuência da banca, para enganar a opinião publica.

Os que forem alunos Unicamp, poderão dar maiores detalhes. Colaborem com o Cel., por favor !!



Chris/SP

Reply

Que aloprado terá redigido a tese para ele?

Reply

Vergonha! Uma verdadeira "ação entre amigos". Não dá para levar a sério uma universidade que permite uma pantomima destas. Vergonha.

Reply

Coronel, isso é coisa de de PT , de PETRALHA. Conseguem tudo na MÃO GRANDE. Com o senador irrevogável do PT , não seria diferente. VAI SER DOUTOR NA MÃO GRANDE MESMO.

Quando a faculdade facilitar, não vejo nenhuma novidade. Os caras já dominaram tudo. Judiciario, puliça, parlamentares, UNE, OAB, jornlistas, não vão comprar uma faculdadezinha? CLARO QUE JA COMPRARAM!
PARABÉNS "DÔTO" MERCADORANTE!

Reply

Os nomes dos membros da banca já indicam que a nota será "dez com louvor".

Reply

Será que além dos tradicionais "disque-ADIN" e "disque-Habeas Corpus" do Supremo, agora o PT vai inventar o "disque-Diploma de Pós-Graduação" para os cupinchas?...

Reply

Ai, que vergonha para a UNICAMP! Vou parar de enviar meus bons mestrandos para fazer doutorado lá. Fazem aqui mesmo, na minha instituição. Tudo para ele virar Ministro da Ciência e Tecnologia com um doutorado. Fajuto. Agora tem que inventar um Lattes rápido. E bem fornido. Como o CNPq exige de nós. Quero ver o caro ministro avaliar a pós no Brasil depois desse doutorado fajuto.

Reply

AMIGOS,
Em sua tese o (d)outor(m)ercadante, ou será (d)outor Merdaandante (termo mais parecido com ele)vai ensinar ao povo brasileiro como se faz para transformar ignorantes/analfabetos em doutores; como se transforma palhaço em deputado federal; como se produiz dociês; como se constroi mensalões; ensina ainda que para virar ministro de merda, em país de bosta, servindo a governo de putas e ladrões, é só perder a eleição em SP; e o pulo do gato é como se faz para adormecer e enganar 53 milhões de pessoas... É a tese do século!!!!

Reply

Essa turma do PT gosta de fraudar diplomas, que coisa!
(são "bons" em tudo que não presta)
De repente, surge um diploma expedido pela Harvard University do Luiz Pingaço da Çilva.
"é nóis na fita"

meire*

Reply

Hoje assisti na TV notícias sobre o estado do HU daqui da minha cidade (interior do PR). Gente morrendo nos corredores. Sem vagas de UTI, Sem dinheiro para comprar remédios. Estranho. Não consegui ter pena do povo reclamando. Cada povo tem a Saúde que merece.

Reply

Depois,quando os mestrados e doutorados no Brasil perderem completamente a credibilidade .....vão dizer que é preconceito com os países pobres. Que rico não quer que ospobres cresçam e aquela balela vindas dos ixxxssssspertos.....

Reply

Isso é cuspir na cara de nós, alunos de Mestrado e Doutorado, pobres mortais...
O LATTES é obrigatório para quem segue um programa strictu sensu, pois sem ele não há como mapear a produção.

Reply

Eheheheeh!!!!!!!! Olha o 171 aí gente!!!!!!!!!!!!!

Reply

Coronel,
Se qualquerum vira doto, eu quero no minimo um pós dotorado, será qui eu tenho xanche? . É prá acaba, depois falam mal do Tiririca. hehehehe

Reply

Na esquerda brasileira, todos são formados em estelionato e o diploma é emitido pelo "mistério da educação"...

Reply

Prezados,
o doutorado do Mercadante vai ser igual ao da Dilma.UMA FARSA>
O pior mesmo é a UNICAMP começar vender título de doutorado pelo telefone. SOCORRO!!!!!!

Reply

“As Bases do Novo Desenvolvimentismo: Análise do Governo Lula”

Na pressa, se enganaram. O título é:
“As Bases do Novo Desenvolvimentismo: O MENSALÃO NO Governo Lula”

Reply

Sem contar a banca, que é para lá de chapa branca.

Reply

Não aceito a academia de quatro ...

Reply

A próxima tese da unicamp deve ser do luis inácio: "Eu sou o cara: Nunca antes na história desse país: o governo do maior presidente que o Brasil já teve e o mundo já viu". Banca: doutor mercadante, doutor suplicy, doutora dilma (honoris causa), suplente: doutor FHC. É o fundo do poço!

Reply

Ele pode ter sido docente mas nunca foi decente.

Reply

Vamos todos na Unicamp na FEA neste dia e mostrar nossa indignação com esta palhaçada...vamos chamar a imprensa e denunciar mais esta do governo corrupto do PT...agora comprando diploma de doutor...que vergonha Unicamp...

Reply

É o esculacho petista invadindo novas fronteiras. Esqueceram de chamar o MST para compor banca!

Reply

A academia está dominada; de há muito. Até aí, novidade alguma. Se é amigo, pode tudo.... isto é o caríssimo ensino superior brasileiro, com graduações sem interesse público ou mercado, com pós-graduações fartas para os amigos e assemelhados, tudo dentro da mesma "PANELA", que compartilham as mesmas ideologias.... se desafinar, aplicam-se as regras.... a unb é useira e vezeira nessa.... A UNICAMP, PARECE, "ADOTOU O SISTEMA"......os temas são dirigidos ao "companheirismo".... tristes trópicos....

Reply

IRMAOS
VAMOS ENCHER O CONTATO DO IE-UNICAMP COM MENSAGENS CHAMANDO-OS AOS BRIOS
http://www.eco.unicamp.br/contato.php

Reply

Coronel,

Em 2006 o Sr. Mercadante lançou um livro sobre o governo Lula. Aconteceu em uma festa no DF, à qual somente os petistas compareceram. A tese deve ser uma atualização dessa publicação que ninguém leu. O material da tese deveria ser inédito, não?

Reply

TÍTULO DE DOUTOR DO ALOÍSIO MERCADANTE

Aloísio Mercadante é condecorado a Doutor 51 honoris causa socialista.

O Iletradíssimo professor de "enologia de fermentados de Cana de açucar, 40°GL confere a Aloísio Mercadarnte o grau de Doutor em sociologismo socialista etílico 51.

ASSINAM ESTE DIPLOMA


Luiz 51 ignorantácio Mulla da Silva. assinatura digital 51515151515151515151 EL BORRACHO.

José Dirceu ASS - jdirceu 171 171

José Ribamar Sarney 157 171


**o presente comentário uma grande piada, O mamado só assina com a assinatura eletrônica digital, com o teste de DNA como autenticação.

Reply

O Mercadante deve ter baixado a tese dele no Zé Moleza.com.br.

com uma banca dessas...

Reply

Em qualquer universidade, para defender a tese é obrigatório ter sido aprovado no exame de qualificação. O que se sabe sobre essa aprovação do Mercadante na qualificação para o doutorado? Tá esquisito isso. A UNICAMP precisa divulgar, os jornalistas devem procurar saber, é função deles fazer isso. Afinal, o cara vai ser Ministro da Ciência e Tecnologia. E mesmo que não fosse, todos os alunos são iguais, tem obrigações iguais a cumprir. Que vergonha! Vai ver que, se não fez o exame, vão inventar um qualifying ainda, antes da apresentação arranjada do estudo de caso, ops, da defesa de tese. Essa gente não tem mesmo limites.

Reply

Mais uma farsa montada pelo lulopetismo. Está na cara! Com a banca de autoridades em grande parte comprometidas e dependentes do desgoverno federal, é um circo armado, com o currículo Lattes devidamente excluído do acesso público, para evitar outro vexame como o desmascaramento do outro "doutorado", o da Dilma Doussieff...

Reply

Agora sim , estou satisfeita , NINGUEM pode FALAR do Tiririca , se um senador faz isso ...................................

Reply

O Mercadante aprendeu com o atual Reitor da UnB, Jose Geraldo, que após quase 20 anos de "doutoramento" na mesma Faculdade de Direito da UnB onde é professor, "fez" uma tese em 3 meses a 12 mãos para poder ser candidato a reitor no "vazio" deixado pela soberba do ex-reitor Timothy.

Reply

Outro problema que essa "tese" dele deve ter é que trabalhos de doutorado devem obter ao chamado rigor de pesquisa científica: ou seja, a tese deve ser “testada” e não necessariamente “comprovada”, o importante é que seja uma análise teoricamente isenta, com base na teoria científica existente.
Com esse tema sugerido pelo título, é pouco provável que o Mercadante tenha sido imparcial ao analisar o governo do chefe da quadrilha da qual ele mesmo faz parte. Ainda mais com o olho gordo que ele está para cima de um mistério do governo do poste sucessório!

Reply

TEORICAMENTE, não tem como se "doutorar" sem o Lattes. Uma pena, mas wuem diria até minha ex-querida Universidade se sujou de m......

Reply

TEORICAMENTE, não tem como se "doutorar" sem o Lattes. Uma pena, mas wuem diria até minha ex-querida Universidade se sujou de m......

Reply

Com uma banca destas, com tudo facilitadinho pelos companheiros para um presentinho, o grau de "dotô" para o Mercadante, quem já se assanhou e também quer o dele é o Tiririca...

Reply

Olha o que descobri hoje. Um cara da Casa Civil, IPEA e pró-mercadante entrega o ouro: http://migre.me/2Y4Fa

Reply

È este ato, realmente mostra como pode ser a proposta da D.Dilma de como acabar com o analfabetismo no Brasil,é comprando titulos,obtendo certificações sem merecimentos e etc...assim vai!!!!!

Reply

Isso é um absurdo! O cúmulo da injustiça, COMO isso pode acontecer. Só quem faz uma pós, cumprindo créditos e tendo que entregar artigos sabe como é complicado, e esse senhor tem aval para passar por cima de tudo isso, e ninguém vai fazer nada? É MESMA coisa que passar na universidade, sem prestar vestibular, e sem ir à aula! O Instituto de economia já tem curso à distância ééé? É fazer todos os alunos da pós de PALHAÇOS! Contra isso ninguém faz flash mob, beijaço, greve, ou cartaz com palavrão...

Reply

VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA! VERGONHA!

Reply

UNICAMP, você é uma piada.

Pra quem quer saber o que o mercadante publicou, http://scholar.google.com.br/scholar?q=aloizio+mercadante+oliva&hl=pt-BR&btnG=Pesquisar&lr=

Vergonha :/

Reply