Mercadante vai comandar as verbas de pesquisa. Será por isso que a "academia" está calada enquanto ele vira doutor?

Aloizio Mercadante (PT-SP), cotado para ser Ministro da Ciência e Tecnologia, vai defender a sua tese de doutorado na Unicamp, no próximo dia 17 de dezembro. Alguns aspectos cercam este momento histórico, tendo em vista que Aloizio Mercadante, nas eleições de 2006, foi desmascarado quando afirmou que tinha doutorado pela Unicamp. Estava mentindo. Não tinha. Vamos relacionar alguns destes aspectos:
  • Mercadante cursou os créditos e finalizou o seu mestrado em 1989;
  • Está usando os mesmos créditos para fazer a defesa de uma tese, mais de 20 anos depois;
  • O regulamento interno da Unicamp prevê que um doutorando tem quatro anos para cursar os créditos e defender a tese, não podendo prorrogar tais atividades por mais de 50% deste tempo. Ou seja, deve fechar créditos e defesa em 6 anos, no máximo.
  • Dilma Rousseff, por exemplo, cursou os créditos, mas foi jubilada por não cumprir os prazos. Se Mercadante puder fazer a defesa da tese, Dilma também poderá.
Portanto, Aloizio Mercadante é um aluno jubilado, pois "estourou" todos os limites regimentais. Se quisersse ser doutor, deveria cursar os créditos novamente e passar por todas as etapas, pelo menos é o que ocorreria em qualquer universidade de prestígio e têm-se a Unicamp como tal.  Deveria cursar os créditos. Deveria ter um mínimo de produção científica, com artigos publicados em periódicos indexados.  Deveria participar de seminários de tese. Deveria enfrentar um qualifying. Mas Aloizio Mercadante vai virar doutor sem ter produção científica. Nem mesmo currículo registrado na Plataforma Lattes ele possui. Agora, para finalizar, analisem o título da tese que Aloizio Mercadante vai defender na Unicamp:

"As Bases do Novo Desenvolvimento: Análise do Governo Lula."

O título acima parece mais um estudo de caso do que uma tese acadêmica. Um artigo do Professor Doutor José Oliveira Siqueira, da FEA-USP, intitulado " Caracaterísticas Fundamentais de uma Tese de Doutorado em Ciências Sociais". A íntegra está aqui. É estarrecedor que o meio acadêmico não se manifeste para ao menos saber se o futuro Ministro da Ciência e Tecnologia reúne condições legais e técnicas para receber o título de doutor. Ou os nossos doutores estão com medo de não receber mais verbas de pesquisa do CNPq, que será comandado por Mercadante?

45 comentários

Coronel, O ensino basico deveria ser o carro chefe deste Brasil, ao contrario a verbas vão para a Universidades Publicas, TRISTE BRASIL, até doutorado querem ROUBAR.

Reply

Pelo andar da carroça, o próximo doutorado a ser conferido pela Unicamp vai para a Dilmerenice: "As bases do falso desenvolvimento: análise do PAC".

Reply

O governo Dilma entra para a história antes mesmo da posse: É o primeiro governo formado literalmente por derrotados.

Reply

Mercadante deveria defender uma tese da qual ele de fato entende, com sobras: a tese de derrotas eleitorais humilhantes em primeiro turno.
Ele é PHD no tema.

Reply
Socialist bastards mod

Rendimento do FGTS é o pior desde a sua criação
Pelo segundo ano consecutivo, os trabalhadores com registro em carteira terão pesadas perdas em suas contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Neste ano, o rendimento das contas será de apenas 3,62% -o menor rendimento desde que o fundo foi criado, em 1966-, ante inflação de 5,63% pelo IPCA (índice usado na meta de inflação).

. No ano passado, as contas do FGTS renderam 3,90%, ante inflação de 4,22% pelo mesmo índice. Para os dois cálculos, consideram-se os créditos feitos nas contas nos dias 10 de janeiro a 10 de dezembro de cada ano -nesse caso, o comparativo é com a inflação de dezembro de um ano a novembro do seguinte.

www.polibiobraga.blogspot.com

*Perguntem ao Mercadoria Andante, se a ciência dele explica isso aí.

Ah! Não se esqueçam "pequeno" detalhe: o PAC, em sua maior parte é "calcado" exatamente em cima do FGTS. Trabalhadores do Brasil, podem ir dando adeus ao seu suado dinheirinho - a tungada já desponta no horizonte...

Reply

Por isso que o Brasil não tem sequer um prêmio Nobel, a nossa produção científica é ridícula, nunca chegaremos a ter uma Harvard na Banânia. Estamos cada dia mais jecas.

Reply

Lamenável.

Reply

10/12/2010 - 10h06
Prefeito de Jandira (SP) é morto a tiros


O prefeito de Jandira (SP), Braz Paschoalin (PSDB), e seu segurança e motorista foram mortos a tiros por volta das 8h desta sexta-feira, quando chegavam à Rádio Astral FM para um programa semanal do prefeito.
Da Folha on line

Reply
Mensageiro do Apocalipse mod

Em oito anos, luis inacio e sua quadrilha subverteu a ordem que, a duras penas, as nossas fraquíssimas instituições tentam estabelecer, pelo menos para sermos ouvidos no restante do mundo civilizado com um mínimo de respeito...

O mais impressionante é constatar que corações e mentes podem ser comprados em todas as esferas e classes sociais, inclusive no seleto universo acadêmico onde, até bem pouco tempo, dormitavam em berço esplêndido as bases de nossa cultura tupiniquim.

Basta o mais leve aceno com uma verba pública (lógico) que as opiniões e LEIS se transmutam do chumbo ao ouro como se expostas ao toque mágico de uma pedra filosofal.

Mangabeira Unger é o produto mais claro e evidente dessa corrompida alquimia PTralha.

E o povo brasileiro assiste complascente os Nicolas PTralhas, distribuindo ao deus-dará da "cumpanhêrada" o chumbo do trabalho do povo transmutado no ouro das "taxas de sucesso" que pelo visto, também chegaram as universidades comprando títulos e diplomas...

Cegos pelo brilho resplandescente do dinheiro fácil, não mais percebem que nem tudo que reluz é ouro e, no caso de PTralhas, o ouro será SEMPRE o ouro dos tolos.

Reply

A verdade mais pura é que ninguem denuncia porque estão todos nas universidades com medo de ficar "marcado" pelo CNPq. E isto existe, basta dar uma olhada nas distribuicões das bolsas de pesquisas para se perceber como o alinhamento ideoligico é mais importante que a qualidade
Eu mesmo fui marcado, e deste então não consigo uma bolsa de financiamento de projetos, só porque as minhas opniões eram "tucanas" demais
(não coloco meu nome por questoes obvias)

Reply

Vergonha... daqui uns dias ele estará euforicamente cantando:

Quando é questão de esculacho
Olha aí, sai de baixo
Que eu sou dotô!

Reply

"WikiLeaks: EUA relatam que Dilma Rousseff roubou bancos e cofre de Adhemar de Barros na ditadura"

É preciso que a imprensa de fora divulgue isto, porque se for esperar pela imprensa no Brasil não sai nada disto.
É por isso e outras coisas que a imprensa no Brasil está merecendo ser tutelada e censurada pelo governo, oh, imprensa vendida!!!!!!

Reply

Acho que devemos entrar no STF exigindo DIREITOS IGUAIS para TODOS!

Se essa ANTA pode cursar um Doutorado em 20 ANOS, por quê eu não posso?

Reply

Se eu fosse ex-aluno da Unicamp iria liderar o movimento do "TAMBEM QUERO!!!". Afinal, se um pode, por quê outros não...

Reply

Mercadante é uma vergonha, não dá uma dentro... Êta partidinho de pilantras...

Reply

Excelentíssimo Coronel,

O que tenho a dizer?

Eita gente rápida no trambique!
É... Mas agora vai!!!
Vai virar tudo mentirinha nas pesquisas científicas brasileiras e ao em vez de ter-mos mensalão, será lançado o semanão, de tanto que vão roubar a pátria!
Me informaram que o Mercadante, vai ter como orientador do seu doutorado pirata, o Doutor Pinóquio PTralha, PHD em Mentiras Desenfreadas.
É por isto que a juventude do Brasil está cada vez pior... Só recebem maus exemplos dos seus governantes e aliados.

Reply

Dança do siri – Divulgados na manhã desta quinta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, os números relativos à economia no terceiro trimestre deste ano mostram que a bolha de virtuosismo vendida ao mundo pelo messiânico Luiz Inácio da Silva tem vida curta.

http://ven.to/e5_

Reply

Há uma polêmica sobre a presença do Sr Ministro da defesa na solenidade de formatura dos cadetes da AMAN e seu discurso.

O Gen Rocha Paiva comenta:

" No trecho onde fala "nós não construímos o futuro pensando no passado", pelo contexto, não me parece que se referia ao Presidente Médici, pois está ligado à parte anterior, em que fala sobre "aperfeiçoamento profissional", e à posterior em que se refere a algo relacionado à História dos Conflitos. Aqui caberia a dúvida se ele teria cometido algum equívoco, pois o passado serve sim para construir o futuro desde que saibamos tirar suas lições e não pretendamos copiar soluções. Mais adiante ele comete um erro de conteúdo, muito comum a ele que sempre o repete, mas também a muitos outros, inclusive militares. Trata-se da idéia de "SUBORDINAÇÃO DO PODER MILITAR À AUTORIDADE CIVIL DEMOCRÁTICA INSTITUÍDA NO PAÍS". Na verdade, as FA SE SUBORDINAM AO PODER DE ESTADO, que não é civil nem militar. Este argumento de que o Poder Militar se subordina ao Poder Civil é invencionisse, pois para fins legais nenhum dos dois existe. É preciso contestar esta ideia ridícula sempre que a ouvirmos.".

Reply

Coronel,

No gov. LULLA será criado, pela primeira vez na história do mundo, o título academico de "DOUTOR HONORIS CAUSE" pelos bons serviços prestados ao PT.
A UNICAMP vai prestar esse "serviçinho" ao PT e ao mundo!
JulioK

Reply

Um Brasil sem ciência e tecnologia,sem pesca,sem economia,sem transporte,sem vergonha etc,etc,etc,,,.Mas, com uma imensa,insana e arrebatadora Máfia institucionalizada!!!.Quem é que vai produzir? "Este é, realmente o desGOVERNO mais corruPTo que já usurpou o Brasil!!!.fonseca.

Reply

ISSO É VERDADE , CONHEÇO PESSOAS QUE FIZERAM DOUTORADO NA UNICAMP POR ANOS A FIO INCLUSIVE COM A PASTA NA CADEIRA TENDO PRESENÇA NA LISTA DO DIA. QUEM ACHA QUE LÁ É SERIO DEVE REVER SEUS ONCEITOS , A UNICAMP É UMA ZONA......

O MERCADANTE MEREÇE O DOUTORADO DE LÁ!!!

ISSO NÃO VAI MUDAR NADA EM REFERENCIA A ZONA QUE É.....

Reply

OFF TOPIC


lULA MENTIU SOBRE O PRÉ-SAL

http://ucho.info/lula-o-messianico-admite-que-mentiu-sobre-o-petroleo-existente-no-pre-sal

lULA NÃO TEM MORAL PARA DEFENDER ASSANGE

http://ucho.info/lula-da-silva-nao-tem-moral-para-defender-julian-assange-criador-do-wikileaks

Reply

A semvergonhice esta se institucionalizando no Brasil dia apos dia.
Acorda Brasil!

Reply

Kremlin sugere WikiLeaks fundador para o Prêmio No
Fundador WikiLeaks Julian Assange deve ser indicado para um prêmio Nobel, uma fonte do Kremlin disse à RIA Novosti (agencia estatal de noticias Russa) nesta quarta-feira.

"As organizações não-governamentais e governamentais devem pensar em maneiras de ajudá-lo. Talvez ele pudesse ser atribuído um prêmio Nobel", disse a fonte.

O fundador do site controverso denúncia foi detido em Londres na terça-feira. Ele era procurado pela Suécia por acusações de agressão sexual.

Um mandado de prisão para Assange foi emitido pelo Ministério Público sueco na semana passada, poucos dias depois de seu Web site publicou o primeiro lote de mais de 250.000 cabos confidenciais diplomática dos EUA.

Os líderes mundiais e diplomatas minimizou o impacto do vazamento de informações sobre as relações internacionais, mas muitos têm questionado os benefícios do projeto, alegando que alguns dos vazamentos poderia "ameaçar vidas".

O australiano de 39 anos, atualmente lidera uma votação online da Time Person of the Year. A escolha será feita pelos editores da próxima quarta-feira.

BRUXELAS, 8 dez (RIA Novosti)

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/S-500_%28missile%29&ei=oTwCTfOVOIL48Aao-rHtAg&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=13&ved=0CGYQ7gEwDA&prev=/search%3Fq%3DS-500,%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26biw%3D1024%26bih%3D631%26prmd%3Div

Reply

Isso é um absurdo!!!
Um título de Doutor da Unicamp é coisa séria, desse jeito vira papel de embrulhar pão!!
Ministério Público para investigar essa irregularidade!

Reply

E' uma grande desilusao essa notìcia, mas nos tempos de hoje estou acostumada com a desmoralizaçao em todos os setores...depois de lula presidente, dirceu solto nas ruas etc, nao deveria me decepcionar com mais nada.

Reply

Estamos nas mãos de verdadeiros gangesters.

Formados, com mestrado e doutaorado, na arte de mentir, de enganar, pessoas capazez de tudo pelo poder e pelo dinheiro.

Agora, têmos que somar mais uma decepção, a muitas outras.

O que será, que a unicamp,recebeu em troca??? será que valeu a pena??

Ganhou uma nòdoa que jamais será apagada.


Izabel

Reply

O Dr. Fakedante vai defender a tese; Os juros aloprados dentro da atual conjuntura mundial.

Reply

"As Bases do Novo Desenvolvimento: Análise do Governo Lula."

Título típico de trabalho vagabundo.

Reply

Coronel.
Vê se pode ser isso.
Mercadante é professor concursado da UNICAMP.
Ele deu aula na UNICAMP e na PUC.
Ele só deixou de dar aula depois que ganhou como senador.
Ele foi deputado de 90 a 94. Em 94 ele foi vice do Lula, Lula perdeu ele ficou fora da camera. Em 98 ele voltou como deputado e, em 2002 ganhou como senador.
Eqto ele era deputado, ele só dava aula na UNICAMP, de 94 a 98 deu na PUC e na UNICAMP.
Será que isso não conta? Ele praticamente só se desligou na UNICAMP nos 8 anos qdo foi senador.
Será que essas aulas que ele deu na UNICAMP, não são abatidas nesse tempo que ele se desligou, da UNICAMP.
Ele saiu p/ ser senador, será que é isso.
Pode até ser legal, mas não é moral?

Reply

Discordo do que disse o anônimo acerca de que jamais teremos uma Harvard no Brasil.
Há aqui muita gente boa, muita força de vontade.
É possível fazer isso e quanto mais o seja se deixarmos de brandir a ira em comentários neste blog e buscar uma ação concreta.
Esse discurso de que o governo faz tudo errado (ainda que se aproxime da verdade com os petralhas no comando) é ridículo.
Ficamos aqui bradando palavras de ordem que só os nossos lerão, sem qualquer efeito prático e a carrugem toca seu rumo, eles continuam roubando, mercadante se doutora e nada muda.
Não adianta esperar até as próximas eleições, e nem mais cobrar dos políticos tem dado resultado visto ser feito isoladamente por uma míngua de pessoas que nada significa em termos de voto.
Disse um jurista amigo meu uma frase dotada de grande sabedoria.
"O segredo agora não é mais reclamar dos políticos, nem reclamar com eles. Se os políticos não fazem alguma coisa, nós fazemos. Estamos na era da atuação da sociedade civil organizada."

Reply

Tese de Doutorado do Merdaandante: “O relativismo do Irretratável e do Irrevogável..”

Reply

Este é o PT. Esperavam algo diferente disso?

Reply

Tese de Doutorado do Merdaandante: “O relativismo do Irretratável e do Irrevogável..”

Reply

Tese de Douturado do Merdaandante:”A vida e obra do alquimista Duda Merdança, aquele que transformou merda em ouro”

Reply

Tese de Douturado do Merdaandante:”Ibope – Uma análise macro de como obter mais que 100% nos índices de popularidade”

Reply

Tese de Douturado do Merdaandante:”Lulla- Anos de Ouro – IBGE - Como turbinar o cálculo do PIB”

Reply

"As Bases do Novo Desenvolvimento: Análise do Governo Lula."

Tema bom para uma monografia de final de graduação. Ou, vá lá, uma dissertação de mestrado. Tese de doutorado, que ainda por cima exige tema inédito, nem pensar. E mais: uma tese deve ter uma hipótese a ser provada. Nesse caso, será que ele demonstrou o óbvio? (Como as bases para o desenvolvimento no governo Lula foram criadas no governo FHC). Será? Se nem isso fez, o "estudo" tá furado e a ilustríssima banca, com toda o seu conhecimento, teria por obrigação reprovar o cara.

Reply

EU SEI QUE A DITADURA MILITAR OU QQ QUE SEJA NÃO É BOA ,PORÉM OS MILITARES INVESTIAM MUITO EM a PESQUISA.Tenho um pensamento que pode choca-los mas a ditadura acabou pq os militares nã quizeram mais ou não aguentavam mais,eu me arrependo de não ter me enfiltrado em algum grupo e ido embora ,pois agora teria uma bela aposentadoria ,a do bula era em 2006 R$4500 reais ,eu levaria um pouco mais.

Reply

Doutorado fajuto na UNICAMP?
Os egressos não se manifestam?

Reply

Com quem será que ele tá dormindo pra ganhar um doutordo assim,heiM?Vamos ficar de olho nos nomes da banca e cair matando em cima dos picaretas.
Por outro lado...
Bem,por outro lado fica mais fácil jogar Cv no lixo,né não?Se tiver lá Mestrado e doutorado na Unicamp,pode apostar que foi arranjo,podem até arrumar emprego,mas com Unicamp no CV as pretensões salariais murcham.Ficam mais baratinhos no mercado[ante].
Vamos poder zoar com os pós-graduados de lá a doidado e nem poderão reclamar,já que nada estão fazendo pra impedir tamanha prostituição acadêmica.De certaforma é bom acabar com certos mitos de excelência onde não tem.Outra que tem mais propaganda do que qualidade é a USP,difícil lá só o vestiba da Fuvest.E mesmo assim uma vez,não faz muito tempo,o tema da redação vazou,ne não?
O próximo mito da fila a levar um strike é o ITA? depois dos rafales,é bem provável que a fama de excelência lá,nosso orgulho junto com a Embrapa,vá pra canaletas...

¬¬

Reply

CEL. permita-me um recado às FA se considerar adequado. Caso contrário, censure-me!

Se todo mundo tudo pode e a desordem é geral, vocês também podem virar de ponta cabeça! Essa coisa de ser "todo certinho" em obediência cega, já era!!!!

É revolta Coronel, é revolta!!!!!
"Garcinha Azul"

Reply

Coronel,
nada mais justo este governo ter um doutor de mentirinha. Pelo menos um. Mesmo que seja na tranbicagem, o que é mérito para esse governo.

Reply

Esse cara é uma sacana! Deveria ter vergonha de comprar um diploma de doutorado na cara dura. Respeito zero por ele, principalmente porque sou pesquisadora. E pensar que o MCT/CNPq/CAPES vão cair nas mãos de uma sacana desse!

Reply

A Unicamp que já era o "lar" da esquerda-sem-diploma nacional, agora vai dar abrigo a mais um mendigo: Mercadoria Andante. Com isso fará o impossível acontecer: rebaixar o nível da lama!!!

Reply