Da Folha de São Paulo:
Apesar da decisão da presidente eleita, Dilma Rousseff, de jogar o anúncio sobre os novos caças da Aeronáutica para depois da posse, o ministro Nelson Jobim (Defesa) pressiona para que o processo seja concluído ainda no atual governo. O comandante da FAB, Juniti Saito, relatou anteontem, durante almoço com os três comandantes militares, temor de que haja um apagão na defesa aérea brasileira caso o processo emperre. O ministro respondeu que o adiamento não estava decidido e que ele e Dilma voltarão a discutir a questão, possivelmente amanhã. O apagão a que se referem é a aposentadoria, a partir de 2014, dos 12 Mirage-2000 que fazem a defesa primária do espaço aéreo da capital do país. Dilma acertou com o presidente Lula, no domingo, que a compra dos 36 aviões a um custo que pode superar R$ 10 bilhões era algo muito complexo e ela precisaria de mais tempo para decidir -a despeito de o processo ter um parecer da FAB há um ano.
................................................................................
Comentário: Quando a compra suspeitíssima dos Rafale estava decidida, nenhuma autoridade falou em apagão na defesa. Está cheirando à chantagem. Se os Rafale não forem comprados, os Mirage não voam mais. E se os americanos oferecerem 12 F-18 emprestados, no pacote, para que os Mirage possam parar de voar, o que será que eles vão dizer?
21 comentários
Boa dica, bem que os EUA poderiam fazer isso...
ReplyMas dúvido que o Brasil aceitasse, mesmo que fosse de graça.
A questão é política (dindin no bolso), de Jobin e cia.
Faltou combinar com a Dilma.
Coronel.
ReplyComento sobre seu post da mulher de Beto Richa, que vai assumir uma secretaria em seu governo.
A lei descaracteriza a pratica de nepotismo para cargos de secretaria, sendo assim sua nomeacao e' legal.
Porem, na minha humilde opiniao, nao e' etico. Me sinto um pouco desconfortavel com familiares de politicos em cargos remunerados.
Existem pessoas fora da esfera familiar, com muita competencia para ocupar tais cargos. Como a primeira dama do estado do Parana', esta senhora deveria se dedicar a apoiar o marido nas areas sociais, porem sem remuneracao.
Ser uma porta-voz do governo junto a entidades de caridade, arrecadando fundos de empresas privadas e assim por diante.
Existem muitas funcoes nao remuneradas junto a entidades de assistencia sociais que poderiam ser desempenhadas por ela.
Seria uma coisa justa, limpa e com certeza mais nobre. E' de atitudes mais autruistas por parte dos politicos, e neste caso seus familiares, que o Brasil precisa neste momento.
Obrigado!
Em resumo, há corrupção no caso. Jobin nunca prestou.
ReplyCORONEL, e tudo por dinheiro uma divida desse tamanho deixara milionarios so com os 10% da comissão.
ReplyOS BANDIDOS DEVEM ESTAR LOUCOS POR DINHEIRO.
tudo muito suspeito... não confio nos oficiais generais da FAB, tradicionalmente sempre foram propensos a lobbies, comissões, bons empregos privados..... e muitos mais, apesar do menor efetivo, que exército e marinha. ademais, tirem suas conclusões.
Replyhehe !!!! jobim é ainda o mesmo anão moral dos tempos em que participava de vendas de terrenos nas areias da praia, ainda quando ADV em Santa Maria e vizinhança.... que ministro, o negocista de sempre !!!!
ReplyDurante a campanha não falaram que o Vant (avião sem piloto) era o máximo para vigilância aérea? Que tal colocar Vant para voar, aposentar os Mirage e não comprar Rafale? Peixe morre pela boca.
Replynão existe nada em que o PT meta a mão que não haja corrpução
ReplySeria uma boa idéia os americanos fazerem isso. E duvido que o governo petista aceitaria, antiamericano como é. Isso pode tornar mais óbvia a interferência política no assunto, em prejuízo do país.
ReplyEssa estória de transferência de tecnologia também é conversa mole. O governo francês não controla as tecnologias dos fornecedores de componentes dos rafale. E o que faríamos com ela? Do jeito que estamos em matéria de educação na área de matemática e ciências exatas, não vamos ter muitos engenheiros e técnicos daqui a alguns anos para tirar proveito disso. A não ser que deem um jeito de projetar um caça com sociólogos, historiadores e outros humanistas...
Um governo sério permitiria que quem entende do assunto, os militares da aeronáutica, decidissem sobre o modelo.
É só botar um microfone na boca destes "humoristas" e lá vem piada.
ReplyEles devem empenhar-se para impedir um possível apagão na aviação comercial, isso sim.
Sei lá, baseados em que teorias eles estão tão preocupados com este, suposto, apagão na defesa aérea do país.
Ou pretendem declarar guerra aos imperialistas americanos, ou estão com medo que a China invada esta joça pra levar nosso minério...hehe
Ao que parece, eles estão preocupados com a POUPUDAS COMISSÕES que irão receber, principalmente o Lulinha.... que já deve até ter gasto por conta no Natal....
ReplyO que mais impressiona é o vestal de sumidade do Genérico Jobim, que se faz parecer um Fake de um Juiz da Suprema Corte Americana.
Um elemento deste que faz parte de bando(da mesma forma como o Lula se refere aos generais...), e enxertou artigo na constituição de 88...
Nossos politicos sempre com aquele ar de quem acabou de sair do banho... rs, mas sujos até a medula.
Rogério Morais (SP)
A questão(caracteristica) brasileira, é o patrimonialismo, onde o privado se confude com o público, herança maldita Lusitana.
ReplyOnde os Imperadores(Pedro I, Pedro II e ... Lula VI) fazem do público o privado.
O povo ????, nosso povo está interessado com Taça Brasil, América, Libertadores...
E quem paga imposto e é esclarecido(minoria infima), que sifu!
Solução, aeroporto.
o maior castigo que nossos generais melancias terão por não fazerem o serviço de casa, será bater continencia e se perfilarem para a terrorista Dilma.
Em terra de sego quem tem um olho é rei,...são 8.511.965 km2 de terras Brazucas,à serem vigiados com as forças armadas que temos, ....não tem como fazer grandes coisas,...se 12 aviões dexarem de voar, creio não fazer tanta diferença,....temos que contar mesmo é com as boas intenções de nossos visinhos, enquanto nossos jovens vão cheirando o pó e fumando a maconha deles,....
ReplyCaro Coronel,
ReplyEsta questão dos aviões caça, já virou uma novela mexicana ou um programa de humor negro! Como tenho comentado aqui, ao meu ver, o Brasil por causa da sua importância estratégica no continente e por conta da sua pujança territorial, precisa de pelo menos 20 caças Gripen que "supostamente" podem operar em pistas mais curtas e até improvisadas, e mais os 36 caças de última geração, tais como os F-22 Raptor (que os EUA ainda não cederam a nenhum dos seus aliados). De outro lado, sabe-se que na verdade os F-18 também possuem sérios problemas... Um deles foi descoberto pelos autralianos: Estando este avião, supostamente entre os melhores do mundo na sua classe, na Austrália, por exemplo, notou-se que os radares dos F-18 Hornet australianos made in USA eram incapazes de identificar muitos aviões potencialmente hostis operados pelos países da região, e apesar da Austrália ser dos mais fiéis e incondicionais aliados dos EUA não só na região, mas no mundo estes não confiavam nela o bastante para lhes ceder os códigos e a Australia acabou quebrando os mesmos mediante espionagem... Imagine então como os EUA nos tratarão. Armamento estratégico é algo extremamente delicado e complicado de se lidar... Uma coisa que têm me vindo a mente ultimamente, é que talvez não exista nenhuma falcatrua de dinheiro na possível compra dos Rafale (sem entrar no contexto de ser boa ou ruim a sua compra), o que poderia estar acontecendo é que na verdade, o Brasil estaria comprando mais do que 36 aviões anunciados e por motivos de estratégia militar, tal fato estaria sendo omitido, mas, por enquanto, isso é só achismo meu...
Na verdade o apagão aéreo já está em andamento.
Reply1) Os EMB 326 Xavantes estão sendo desativados, não ficando nenhum jato de treinamento em operação.
2) Dos 54 F-5 que iriam ser modernizados, menos de 20 receberam nova eletrônica.
3) A moderbização dos AMX está só no papel.
O governo acha muito dinheiro a compra dos caças, mas ...
Replyninguém achou caro pagar R$ 5,2 bi por cinquenta helicópetros ultrapassados.
Se "uzamericânu" fizessem isso, o governo viria com a seguinte BRAVATA: "ondijáciviu" um "guvêrnu" com avião de defesa emprestado?
ReplyClaro, vale mais a pena PAGAR MAIS CARO PELO PIOR!
GOVERNO VAGABUNDO!
Quanto será que o Jobim vai levar?? está tão insistente que dá pra desconfiar.
ReplyAté quando a dilma vai aguentar a pressão???
Izabel
Engraçado... a Rainha de Copas não era ministra da casa cóvil e braço direito de Vossa Tirania. Como assim ela precisa de mais tempo para estudar a operaçã complexa????
ReplyAgora, quanta boa vontade do gobierno brasileno. Hoje são 12 caças protegendo o nosso espaço aéreo e querem saltar para 36 rafaeles??? Ah tá sei... Petralhas... arrrghhh!
Já compramos submarinos, vamos agora comprar caças e o Aerodilma do Sarkozy. Rola na imprensa francesa o escândalo da assim chamada "retro-propina" na venda de submarinos, não lembro se para a India ou o Paquistão. O preço é aumentado X%, metade do X fica com o comprador, a outra é devolvida para o vendedor como dinheiro não-contabilizado...
ReplyHá algumas décadas houve algo semelhante: os americanos gravaram encontros entre franceses e importadores de armas, vazaram o conteúdo para os jornais. Se bem me lembro, os primeiros haviam aprovado uma nova e severissima lei contra oferecimento de propinas por seus fabricantes.
Mas que bobagem,
Replypra quem esperou 12 ANOS, esperar mais 6 meses ou 1 ano não vai fazer diferença nenhuma. O país tem os F-5 e os AMX, que dão conta tranquilo da defesa do espaço aéreo. Isso está parecendo chantagem mesmo, agora, quanto mais o tempo passa, mais distante fica o acordo com a DASSAULT.